Mar inquieto

Mar inquieto Yukio Mishima

Resenhas - Mar Inquieto

Luiz Souza 26/07/2023

Bora pescar o peixe !!!
O livro conta a história de Shinji e Hatsue que vão formar um casal mas eles terão que lutar contra o pai da moça que vai desaprova essa união e ainda tem que lidar com as vilanias de Yasuo um jovem que também gosta de Hatsue e faz de tudo para se casar com a jovem.

A história se passa numa ilha , a Ilha Utajima , o livro mostra o cotidiano do lugar como as pescas no alto mar.

Uma parte engraçada do livro foi quando Hiroshi irmão de Shinji voltou de sua viagem e não falava nada de sua visita aos pontos turísticos e só reclamava do trabalho enervante kkk.

Gostei bastante do livro , primeiro lido de um autor japonês.

Ótima leitura.
Rubens.Memari 26/07/2023minha estante
Quero ler. Coloquei na minha lista.

Luiz Souza 27/07/2023minha estante
Tenha uma boa leitura ?

Toni 04/02/2021

Leitura 07 de 2021
Mar inquieto [1954]
Yukio Mishima (Japão, 1925-1970)
Cia. das Letras, 2002, 166p.
Trad. Leiko Gotoda

Que me perdoe o ser humano que escreveu a orelha para esta edição de Mar inquieto, mas sugerir aproximações entre o romance de Mishima e Romeu e Julieta é uma leitura bem preguiçosa, eurocêntrica e colonizada. Amores "proibidos" são tão antigos quanto a invenção da contação de histórias: o próprio Shakespeare teria se inspirado no texto do frade italiano Matteo Bandello, que possivelmente se inspirou na obra ‘Amanti Veronesi’ de Luigi da Porto, que certamente tirou o argumento de Masuccio Salernitano (nascido quase um século antes do bardo inglês). E a genealogia não para aí: há tanto uma matriz árabe quanto uma matriz indiana para o texto de Salernitano.

Resolvi começar com a contestação acima porque aprisionar ‘Mar inquieto’ à uma história de amor é muito pouco para o tanto de reflexão que o escritor japonês conseguiu inserir ali dentro. O livro é de uma delicadeza quase brutal e, sim, claro, gira em torno do relacionamento entre dois jovens, um pescador e uma mergulhadora, Shinji e Hatsue, ambos moradores de uma minúscula ilha na baía de Ise, Japão. A vida na ilha de Utajima (Kamishima, na realidade) encontra-se indissociável dos humores do mar e da atividade pesqueira, e a prosa de Mishima incorpora elementos naturais e paisagem aos sentimentos e ações de suas personagens. A prosa é tão cristalina e envolvente que em dois dias a leitura chegava ao fim, e meu desejo por algo leve finalmente encontrou vazão.

Mas o livro, assim como o mar, é traiçoeiro. Por trás da simplicidade do enredo há um projeto de exaltação idílica, de valorização da vida simples não corrompida pelo alvoroço das grandes cidades nem impregnada pelo materialismo ocidental, veementemente condenado pelo autor. Neste romance, Mishima alimenta sua obsessão por uma essência japonesa que, aliada a seu posicionamento controverso em defesa da tradição e de valores éticos nipônicos “intrínsecos”, nos deixa amargando entre seu talento narrativo repleto de imagens deslumbrantes e um discurso sub-reptício **deveras problemático** de celebração da pureza.

Joao Felipe 22/02/2022

Mar inquieto
Em meio uma historia de amor em construção, cheia de percalços que nos deixam com um pequeno aperto no coração ao decorrer da leitura, nos vemos em uma ilha aonde o mundo externo tem pouca influencia e em um lugar talvez quase perfeito.
Ele tem um ritmo lento mas não maçante, curto porém com uma intensidade marcante, livros assim deixam uma indagação em mim, e eu amo as sutilezas nas pequenas coisas.
Um texto com muito significado.

Monica Grezzi 17/09/2023

Romance gostoso e bem leve, a história se passa numa vila pesqueira pequena, onde um pescador conhece a filha do burguês da cidade e se apaixona. Esse romance adolescente é alvo de ciúmes e intrigas, o que faz eles se distanciarem. Porém, uma disputa marítima sela o destino do casal, que recebe aprovação dos pais e se casam.

Ricardo Rocha 21/07/2011

O que ele tem que possa interessar?
Os movimentos do mar sempre têm inspirado grandes autores. O barulho do mar; sua eternidade e inconstância. Eis aqui Shinjo. Eis Hatsue. Com pouco de Romeu e Julieta e muito da vida universal que o mar simboliza. Centro de tudo na ilha e no mundo. A paz que o amor, longe de trazer, destrói – ao menos num inevitável primeiro (ou segundo) momento. A insegurança. A impotência da própria força. O que ele tem que possa interessar a sua amada? É o que tem o universo que nos atrai e junto nos mantém.

Johnny Blue Heart 24/05/2018

O farol e o mar...
Cada cena deste livro é um convite ao deleite do belo. Pessoas comuns que habitam uma pequena ilha e superam as dificuldades do convívio num mundo em que pouca coisa nova acontece. A chegada de Hatsue, com sua beleza, desperta o amor na alma de um jovem e equilibrado pescador: Shinji. Yasuo, um filho de família rica, é a quem se promete a mão de Hatsue. Uma luta da tradição do que sempre foi na pequena ilha contra algumas das influências externas, associada ao panorama das descrições idílicas das paisagens marítimas, são o recheio desta narrativa primorosa e encantadora. Altamente recomendado!

Marcos606 24/03/2023

O mar fez com que o menino encontrasse a menina em uma ilha japonesa autossuficiente, Uta Jima. O herói, Shinji, um jovem e pobre pescador de caráter nobre, apaixona-se por Hatsue, bela e boa filha do rico marinheiro mercador Terukichi. O ciúme complica o romance quando a infeliz estudante Chiyoko retorna de suas férias em Tóquio.

É o exterior de uma história de amor, o barulho ao seu redor, como o som das próprias ondas. É a obra mais acessível de Mishima

Olgen 27/02/2024

Muito bem escrito, lindo e poético. O estilo amável e cândido do texto desenha o romance dos personagens e te afunda na realidade da ilha que o livro se passa. Por ser casto, completamente heterossexual, e ter temas levers, é muito diferente de tudo que li de Mishima. Nem por isso esse é um livro ruim, apenas funciona como um "descanso" de toda a obra.

Alicia 10/08/2022

Trata-se de uma narrativa curta, bem escrita e contextualizada.
Todos os personagens são bem explicados e a leitura flui muito bem.
Gostei muito da leveza da história, da inocência dos personagens, do romance e do desenrolar da história.
Para além disso, gostei também da relação dos personagens com a natureza, da rotina simples e as belas paisagens tão bem descritas.
Leitura leve e envolvente, vale a pena!

iara 21/05/2023

Mar inquieto é de uma delicadeza sem igual. estou começando a me aventurar de verdade nos clássicos da literatura japonesa e, de longe, esse livro do mishima é o mais leve e ao mesmo tempo delicado que já li até agora. o romance entre shinji e hatsue é gostoso de se acompanhar, tem aquele quê adolescente e o lance de ser um romance "proibido" o deixa ainda mais envolvente. além disso, yukio mishima ainda era diretor/dramaturgo e essa profissão dele acaba influenciando a escrita, quando a descrição dos cenários e paisagens lembra muito a lente de uma câmera varrendo o espaço em que se derramam os acontecimentos.
Rosie 22/05/2023minha estante
Esse livro é de uma poesia surreal, cada elemento dele é magnífico. Sou apaixonada

Valério 11/12/2015

Ternura
Os personagens de Mar Inquieto são bem marcantes. Uma história simples, mas nem por isso desinteressante. Muito pelo contrário, o autor consegue imprimir sentimentos em uma narrativa minimalista.
Uma pequena vila de pescadores, um jovem e valoroso protagonista e sua paixão imediata pela filha do rico comerciante marítimo do local.
É preciso muito talento para fazer deste enredo simplório um grande livro.
E é exatamente o que faz Yukio Mishima.
Livro que toca a sensibilidade.
O bom autor não precisa de grandes tragédias ou aventuras para criar algo sublime. O sublime está no mínimo.
Mar inquieto nos faz imaginar, nos coloca no lugar do personagem. Como se soubéssemos exatamente os sentimentos do personagem, sem que Yukio sequer precise descrevê-los.
O pouco que escreve se desenvolve, se revela em nosso íntimo.
Há muito sentimento em palavras não escritas. Subentendido. Cada leitor completa a história.
Lindo livro.
170 páginas redentoras, que multiplicam-se.

Ellie 12/09/2023

Leveza
O amor de uma maneira calma, sem pressa e sem cobranças. A paciência, o contato com a natureza e com o mar faz com que o final seja o esperado.

Aline330 20/02/2022

Senti que a história era mais sobre a ilha do que sobre o jovem casal. Os paralelos que as descrições do lugar e dos personagens trazem são muito bons, além de que esse clima de Japão tradicional é muito bonito.

Rosie 09/04/2023

Não pensei que esse livro acabaria sendo meu favorito haha

A escrita do Yukio é muito poética e lírica. Me senti acolhida o tempo todo durante a leitura.
Os personagens são comuns e vivem vidas simples e cotidianas.
A pequena comparação com o Romeu e Julieta de Shakespeare, mas contada de forma contemporânea e com personagens asiáticos também é um charme para esse livro.

A todo momento eu torcia para que Shinji e Hatsue pudessem desfrutar do amor simultaneamente. O romance deles foi rápido, o que não é algo incomum de se ver em romances asiáticos onde tudo é muito muitoooo rápido, mas ao mesmo tempo foi um amor que cresceu de forma saudável e gradualmente. Ambos adolescentes, ambos ingênuos e ambos descobrindo as sensações pela primeira vez. O pai de Hatsue foi muito perspicaz quando tomou a atitude de separar os jovens apaixonados.

E mais que tudo, a ambientação litorânea da ilha de Utajima foi o mágico dessa história. A cereja do bolo para mim. Não poderia imaginar uma história igual em Osaka ou Tokyo, por exemplo.

Infelizmente darei 4 estrelas pelo motivo de que acho que seria justo +100 páginas no mínimo para um desenvolvimento melhor do Yasuo. Acredito que ficou um pouco (muito) aberto o final dele.

- Quero ler mais livros desse autor, já tenho até alguns na listinha.
- Tenho uma sensação estranha ao gostar desse autor, já que ele foi uma pessoa meio problemático enquanto vivo, mas as melhores artes são de pessoas problemáticas (infelizmente?)

"O justo sempre vence, mesmo sem se justificar."

obg por ler, se cuide ;)

bjs bjs

Lusia.Nicolino 06/02/2021

Singelo
É singelo o romance que nasce entre Shinji e Hatsue, na orla da praia de Utajima, a ilha em que vivem no Japão.
Ela, mergulhadora de beleza ímpar, de volta depois de um tempo fora, filha de um dos homens mais ricos da pequena vila de pescadores. Ele, um jovem pescador de mãos ásperas, responsável pela mãe e pelo irmão menor desde a morte do pai.
Os conflitos são nós difíceis de desatar porque quando molhadas as cordas resistem, mas, pouco a pouco, as dores vão encontrando suaves caminhos.
E é um prazer descobrir a cultura de tempos e lugares longínquos e o fato de que nem toda história precisa vencer os doze trabalhos de Hércules para merecer seu epilogo.
Essa, precisa vencer Yasuo e o mar inquieto.

Quote: “A mãe de Shinji, uma das mais experientes mergulhadoras, sabia que esse ambiente submarino sombrio era o mundo feminino. O escuro interior da casa em pleno dia, o sofrimento opaco do parto, a penumbra do fundo do mar— tudo isso era parte integrante de uma cadeia soturna, comum a todas as mulheres.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole