O Elemental

O Elemental Vanessa Bosso




Resenhas - O Elemental


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Vanessa Vieira 12/01/2018

O Elemental - Vanessa Bosso
O livro O Elemental, da autora Vanessa Bosso, nos traz uma história repleta de ação e aventura. Dotado de criatividade e envolvendo os quatro elementos da natureza, o enredo possui um clima envolvente e repleto de adrenalina, além de personagens jovens e muito corajosos.

William Owen não é um garoto muito sociável e isso faz com que ele enfrente muitos problemas na escola, além de se envolver em várias encrencas. Após sofrer um grave acidente, sua vida monótona passa por uma grande reviravolta. O jovem conhece a sede da Luminus e descobre que os seus membros são muitos mais do que meras pessoas normais. Descobre também que ele é algo muito além do que sempre imaginou e julgou ser.

Luz e Sombras se encontram em guerra há muito tempo e somente Will é capaz de colocar um fim nos planos maquiavélicos do mundo inferior de acabar com o nosso planeta. Contanto com a ajuda dos guardiões dos quatro elementos da natureza - ar, água, fogo e terra - ele precisará despertar o primeiro dos seres criados pela deusa Gaia, ou seja, Will irá precisar despertar o Elemental.

O Elemental é um livro repleto de fantasia, ação e adrenalina e uma leitura indicada para quem aprecia esse tipo de aventura. A autora soube conduzir a história em um ritmo bacana, não apressando os fatos e também não enchendo linguiça com o desenrolar da trama, o que criou uma uniformidade interessante no enredo. Apesar dos personagens serem bem corajosos e dispostos, confesso que não nutri muita conexão com eles, o que acabou atrapalhando minimamente a minha leitura. Narrado em terceira pessoa de forma clara e objetiva, o livro de Vanessa Bosso é criativo e rico em magia e aventura.

Will sempre foi um garoto problema e já passou por várias escolas devido às encrencas em que acabou envolvido. Após sair da sala da diretora acompanhado da mãe, os dois sofrem um grave acidente que acabou deixando Jessica em coma. Desnorteado por presenciar o único membro da sua família no hospital e se sentindo culpado pelo ocorrido, Will vê o chão ruir sob seus pés, principalmente quando é avisado que ele pode ir para uma instituição de caridade à qualquer instante, visto que Jessica não se encontra com o quadro de saúde estável para cuidar do filho. Totalmente desamparado, ele é acolhido por Arthur e os demais membros da Luminus, que o resgatam de uma situação um tanto quanto estranha e embaraçosa no estacionamento do hospital e alertam o jovem de sua verdadeira missão. Will amadurece bastante ao longo da história e mesmo não tendo engolido toda a história da Luminus de primeira, se mostrou um amigo leal e corajoso para com eles. Em pouco tempo, ele se vê envolto em uma batalha entre a Luz e as Sombras e segue firme o seu propósito. Não consegui me conectar com os demais personagens da história como eu gostaria, apesar de ter apreciado bastante o enredo, em especial toda à mitologia acerca da deusa Gaia.

Em síntese, O Elemental se mostrou uma aventura empolgante e repleta de fantasia e magia. Vanessa Bosso conseguiu arquitetar um enredo interessante e incrivelmente criativo, tendo como base os quatro elementos da natureza e suas particularidades e conduziu a história com um ritmo envolvente e uniforme. Mesmo não tendo me afeiçoado tanto com os personagens quanto eu gostaria, é impossível não notar a coragem e a destreza deles na trama, principalmente a julgar por suas tenras idades. A capa do livro é bem atrativa e representa bem o cerne da história e a diagramação está bem favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de revisão. Não deixo de recomendar, apesar das pequenas ressalvas.

site: http://www.newsnessa.com/2018/01/resenha-o-elemental-vanessa-bosso.html?m=1
comentários(0)comente



Rox 09/11/2015

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
Essa é uma história bem rápida, acredito que possa ser considerada como uma novela, inclusive. A trama gira em torno do fim do planeta Terra que pode ser ocasionado pela passagem de um planeta e é estrelado por aqueles que possuem a esperança de fazer algo para salvar a humanidade: Aron, o Elemental e os quatro Guardiões dos elementos. Para tentar impedi-los, a Ordem de Neferus, que nesta história representa o mal, faz de tudo para que os planos da Ordem Mística de Gaia não se concretizem.
O livro tem uma narrativa em terceira pessoa e seu tempo é o presente. Eu, pessoalmente, prefiro a narrativa no passado, mas nesse quesito "O Despertar do Elemental" não chegou a me incomodar. De fato a escrita é de boa qualidade, com boa revisão.
A temática em si foca na luta entre o bem e o mal e nos faz pensar sobre a relação do ser humano com a natureza e em como muitas vezes nos prendemos à sedução de uma vida que se resume a cuidar apenas dos nossos interesses egoístas, sem pensar na vida terrestre como um todo. Não é um dos meus estilos de literatura favoritos, mas gostei da experiência.

Para saber mais sobre a minha opinião, acesse:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/11/livro-o-despertar-do-elemental.html
comentários(0)comente



Vitor Emmanuell 26/09/2013

A resenha de hoje é mais que especial, é de uma autora que confesso ser fã de carteirinha e tudo, o nome dela é Vanessa Bosso, que escreve desde comédias românticas ao fim do mundo, que é o tema deste livro maravilhoso, que contarei tudo o que achei sobre o mesmo.

O Despertar do Elemental tem uma leitura rápida, simples, e o que mais me impressionou, a narrativa impecável, acho que baixou uma deusa na autora e a deixou mais bela do que de costume. Na verdade, O Despertar do Elemental, é a segunda edição de O Elemental. Digamos que a mesma história, porém com outra roupagem mil vezes melhor!

“— É por isso que Neferus não pode vir em pessoa aniquilar a face do planeta. Tornando-se humano, perderá a memória e se esquecerá do que vinha fazer por essas bandas. Também perderá seus poderes e diferente do Elemental que pode despertar, o soberano do inferno não tem essa vantagem.”

Na Internet, Vanessa Bosso é conhecida por seus leitores como Doomsday Writer, ou simplesmente Autora do Fim do Mundo. Por um motivo bem simples, Vanessa escreve diversas histórias sobre o fim do mundo, sempre inovando, com características e uma narrativa que torna esta, uma autora única.

Aron é um garoto como qualquer outro, acorda sozinho num beco escuro e não se lembra de nada. Imagine a situação do garoto. Ele não sabe nem quem ele é. Mas ele ainda não sabe que tem uma grande missão na terra, uma missão que pode garantir o futuro de nossas vidas. O planeta terra está em suas mãos.

“— O Elemental só despertará quando os quatro elementos primordiais forem resgatados. O primeiro grão de areia, a primeira gota de água; a primeira faísca do fogo; o primeiro sopro de ar.”

Mas o que Aron pode fazer para salvar o mundo? Pode fazer tudo o que um humano normal não pode fazer. Reunir os quatro elementos primordiais da natureza e despertar o Elemental. Só assim, Aron poderá derrotar Neferus, nosso vilão que é doido de pedra. Com um enredo maravilhoso, Vanessa Bosso consegue nos mostrar o fim do mundo numa nova roupagem, totalmente perfeito na visão de seus leitores. O que na minha opinião, é um de seus melhores livros sobre o fim do mundo. Tá, depois de Senhor do Amanhã e Possuída, que são meus favoritos! Leitura mais que recomendada!

“— Diferente de nós, você é o único e foi criado para ser um protetor, um comandante, um ser capaz de controlar os quatro elementos da natureza. Você é o que chamamos de Elemental.”
comentários(0)comente



Julia Rabelo 01/05/2013

Mais resenhas em bleeding-hist0ries.tumblr.com
O livro logo no começo me encantou pelo nome, pela capa e pela sinopse, pois desde pequena eu me encantava com coisas elementais e de fantasia. Depois fiquei ainda mais impressionada pelo livro ser brasileiro e representado no Brasil, pois eu nunca havia vido um livro brasileiro que parecesse ser tão bom nesse tipo de história.

Quando comecei a ler, me afeiçoei bastante com Will e depois com o personagem Arthur, porque os dois me fizeram pensar em um personagem de um livro que escrevo.

Porém, depois de um tempo lendo, percebi uma coisa entre os personagens que me deixou um pouco… Não sei dizer. O fato é que há paz demais e bondade demais nos personagens. Na minha opinião, os personagens deveriam ter alguma característica negativa, algum defeito, afinal, mesmo sendo os guardiões que em vidas passadas eram Seres da Luz e tudo o mais, eles estão em uma encarnação humana, e uma coisa que vivem mostrando no livro são os defeitos humanos. A única que foi um pouco assim, foi Lisa, que era bem nervosinha, mas com um único pedido da rainha das sereias, ela mudou rapidamente, estando cheia de paz, sendo que com nós humanos, uma mudança desse tamanho não ocorre assim tão rápido.

Uma outra coisa, foi quando os casais se formaram. Ok, eu adorei os casais, e principalmente a história de desde sempre os espíritos deles, os seres que são terem se amado, em várias vidas, achei isso bem legal. Mas me pareceu que a escritora quis representar todo esse amor fazendo-os estar sempre colados, se beijando toda hora, sempre abraçadinhos, e isso se tornou um pouco meloso. Isso ficou um pouco forçado, ainda mais com os personagens tendo entre quinze e dezesseis anos, que é uma idade onde tudo é mais “liberal”, mais relaxado, mais solto. O amor entre eles foi bem legal, o amor verdadeiro, mas ficou um pouco demais em ficarem juntos.

Mas mudando o foco, eu admito que me deu vontade de chorar quando Will despertou o Elemental, principalmente porque pensei que não seria mais William Owen, aquele personagem em quem me afeiçoei tanto, que não seria a mesma coisa. Mas logo depois me acalmei, vendo que ele continuou praticamente o mesmo.

O final possui revelações realmente surpreendentes, e eu adorei a última cena, com Will e Jasmin e ela cantando e tocando no violão.
comentários(0)comente



Diego Matos 22/03/2013

Uma aventura muito singela.
O livro narra à vida de um jovem que após uma tragédia tem sua vida alterada, pois em envolvido numa trama de magia e que o colo como peça fundamental para a salvação do planeta.
O Livro possui um texto simples e dinâmico com belos momentos, descrevendo locais lindos e interessantes, mas na minha humilde opinião, falta ação. A história acaba se tornando de certa forma um conto de fadas moderno e singelo, culmina em algo extremamente delicado.
É um bom livro, mas não recomendo aos fãs de boas histórias e ação e magia clássica, com combates épicos violentos, pois se sentirão um pouco frustrados, uma vez que o livro não trás nada disso.
É uma boa história especialmente se você tiver o hábito de ler para seus filhos. Recomendo este livro para essa finalidade.
comentários(0)comente



M. Scheibler 21/03/2013

O livro pertence ao gênero fantástico e apresenta a história de um garoto problemático, que não consegue se fixar em nenhuma escola. Após um acidente, sua mãe entra em coma e ele é encaminhado a um orfanato, mas algumas pessoas o abordam e o levam para um lugar fascinante, onde descobre algo inimaginável a respeito de sua vida e da história da humanidade.

Uma batalha entre o bem e o mal é o ápice da obra, mas após ler outros livros com esse mesmo tema, creio que faltou emoção nessa parte. Batalhas épicas, com muitos detalhes e um enredo que não deixam o leitor piscar eram partes desses livros, mas aqui não foi bem explorado. Isso não tira a qualidade da obra, que engrandece ainda mais a tão excelente literatura fantástica brasileira.

Adolescentes são os principais personagens da trama e algumas passagens dessa fase da vida são exploradas metodicamente, como o amor e a rebeldia. A ganância e o ódio, que infelizmente maculam o ser humano, são apresentados por alguns personagens na ânsia pelo poder, o que justifica a batalha entre o bem e o mal.

“O Elemental” pode ser degustado por pessoas de qualquer idade. A trama é fluente e a leitura anda sem obstáculos, o que torna a obra muito fácil de ler.
comentários(0)comente



Maria 04/06/2012

O elemental é um bom livro, destinado para o publico jovem, pela facilidade de leitura, também pelos tantos diálogos que podem ser encontrados em meio a trama.

O livro chama atenção pela linda capa e o tema fantástico no estilo Percy, mas se não fosse tantos diálogos repetitivos e a personalidade fraca de Willian, eu daria nota 5.
comentários(0)comente



Marinho 16/02/2012

Elemental
O livro não me prendeu, não gostei da história, senti um grande esforço no livro para copiar Percy, O personagem principal William é meio desorganizado e besta nas suas palavras. Os capítulos foram curtos demais, a parte na mansão era pra ser mais trabalhada, os dialogos são confusos e as vezes sem fundamento!

Mac foi quem mais me agradou pelo seu modo sarcástico, mas fora isso nada me prendeu no livro, demorei pacas para terminar a leitura, abandonei o livro em vários momentos, definitivamente O elemental não agrada.

Pelo alvoroço que esse livro causou eu esperava mais dele, mas me decepcionei amargamente, Vanessa bosso desculpe-me, mas o seu livro é um tremendo fracassso!!!!
comentários(0)comente



kely 02/01/2012

02/01/2012
Decidi fazer a primeira resenha aqui no skoob, assim como todo e qualquer livro todos nós temos algo a retirar e acrescentar farei apenas algumas criticas construtivas afinal, O elemental é realmente de uma leitura excelente, o livro de Vanessa Bosso tem muitos pontos fortes mas, os fracos foram o que me deixaram bastante confusa, o que me fez dá apenas 3 estrelas aqui no skoob, e nota 5 por me entrosar com a história, a princípio a semelhança com o livro Percy Jackson e o ladrão de raios me fez quase desistir da leitura ele tinha déficit de atenção o que não foi mais enfatizado no decorrer da leitura, e ele já tinha sido expulso de outros colégios, o motivo do acidente e o acidente em si não me comoveram como eu esperava, aconteceu tudo muito rápido não deu tempo de eu sequer conhecer bem o personagem Willian. Os capítulos eram bem reduzidos, no fim acabou dividindo- se 38 capítulos em 347 páginas, a adaptação dele na mansão foi rápida de mais, e o tempo cronológico de conversas e dias não foram muito convincentes.
A procura pelos quatro elementos foi realmente uma aventura, a idéia que Will teve para despertar cada um dos elementais foi de uma criatividade e tanto, eu realmente me empolguei com a leitura. Os elementos eram representados da seguinte forma terra por Jasmim, água por Lisa, ar por Gabriel e fogo por Mac. Apeguei-me bastante no personagem representante do fogo, o Mac é uma pessoa extremamente divertida e brincalhona eu ri alto em alguns momentos, outro personagem que também gostei foi Lisa desde o início, eu me via nela, era um defeito para alguns, mas, foi essa personalidade forte que adorei mesmo depois de ela ter se descoberto de verdade com o "Anjo".
Enquanto Jasmim e Gabriel eu não me identifiquei muito talvez por eles terem tido mais afinidade com Will, eu infelizmente não gostei do personagem de Will, ele chorava em alguns momentos e não me passava nenhuma emoção, e Jasmim era serena de mais, eu esperava da terra algo tão forte como da água, eu achei muito meloso o romance de Will e Jasmim, a conclusão do livro achei bastante apelativo eles dois, eu preferia um outro final se tivesse concluído o livro ele se despedindo da mãe já estaria ótimo, achei que o personagem Jorge ficou em aberto apesar de ter ficado bem, enfim com certeza recomendo, li em pouco mais de um dia e adorei a leitura, espero relê ainda este ano *-*
comentários(0)comente



Paula.Serkonos 06/12/2011

Eu ♥ Resenhas: O Elemental
Eu lembro quando eu recebi o meu exemplar de O Elemental e prometi a Van que faria uma resenha, sabe o que eu pensei em seguida? Não, né? Pois bem, foi um belo "Me fodi". Isso mesmo, me fodi.

Vocês provavelmente não entenderam, então me permitam explicar: particularmente, não me acho boa em resenhas. É sério. E outra, a Van é uma amiga. Minha amiga. E se eu não gostasse do que estava lendo? E se eu realmente odiasse? O que eu escreveria? Eu poderia, simplesmente assim, vir aqui e mentir, falar que gostei para simplesmente parecer bem aos olhos dela e dos leitores?


Eu sou capaz de várias coisas, mas magoar por esporte não é a minha praia, então eu pensei "Foda-se, eu vou escrever uma resenha sincera, contando se eu gostei ou se não gostei e porque". Seria injusto com a Van. Muito injusto. Ela não merece uma resenha filha da puta, ela merece uma puta resenha, isso sim. Então cá estou eu, às três da manhã, minutos depois de terminar a leitura de O Elemental.


Antes de começar, eu gostaria de deixar bem claro que esta é a minha opinião sobre o livro e que você não deve se basear nela para decidir se lê ou não o livro. Resenha é uma merda pessoal, caras. São as palavras desta que vos escreve - se bem que com certos blogueiros, é palavras de terceiros -, pensamentos da sua linda aqui. Se quiser formar uma opinião, compre o livro com a Van e ganhe autografado.


O Elemental conta a história de William Owen, um garoto americano que veio morar no Brasil com a mãe há alguns anos. Ele, apesar de adolescente, não é o típico que me faz querer ter uma arma, não, Will não é um irritante pé no saco como qualquer jovem nessa maldita idade. Eu o achei bem maduro, por assim dizer. Meio tímido e sem jeito com outras pessoas, mas tudo bem, pois ele tem Jorge, seu amigo brasileiro e Jéssica, sua mãe.


Ou melhor, estava tudo bem. Logo após confusões no colégio em que estudava, Will e sua mãe discutem enquanto ela opera uma máquina de grande peso - vulgo, um carro -, e vocês sabem que não se deve fazer essas coisas, né? Aparentemente, Will e Jéssica não sabiam, o que resultou num terrível acidente de caro, causando assim o coma de Jéssica.


Com isso, o nosso pequeno herói se vê sozinho no mundo, sem mãe, sem qualquer família além dela: sem nada. Eis que surge Lara, uma suposta assistente social que planeja colocá-lo num orfanato, pois sem guarda, Will torna-se um problema do nosso adorável Governo.


Claro que o jovem não estava de acordo com isso, mas por falta de opções, se vê sendo encurralado pelo gato do mal - coisa típica que a minha gata faria, entendam. Estava tudo bem, Will já havia sido liberado do hospital e Lara estava lá para levá-lo até a sua casa para pegar algumas roupas e então partir para a sua nova moradia: o orfanato. Foi aí que o tabuleiro virou.


Will se descobre um garoto especial. Nada de um simples humano, não. Ele é o Elemental, filho de Gaia. Ele é o herói que nos salvará a iminente tragédia. As forças do mal estão planejando destruir o mundo como conhecemos e dominar o universo e Will é o único que poderá impedir isso de acontecer. Mas não sozinho, o Elemental é foda, mas nem tanto. O jovem contará com a ajuda de seus novos amigos, cada um representando um elemento - Ar, Terra, Água e Fogo - na jornada por lugares fantásticos na busca para a reunião dos elementos e o despertar do elemental.

Leia mais em > http://www.eucoracaolivros.com/2011/09/eu-resenhas-o-elemental.html
comentários(0)comente



Nanuka Andrade 22/11/2011

O Elemental
O Elemental conta a história de William Owen, ou simplesmente Will, um menino cheio de problemas quando o assunto é comportamento. Desde que é acometido por um grave acidente, que coloca a sua mãe em coma, o menino passa a viver sob os cuidados do Governo Brasileiro, onde descobre, entre outras coisas, que o seu verdadeiro “eu”, uma criatura adormecida e poderosa, está prestes a despertar. Como? Ora, Will é o Elemental, uma criatura que vive desde tempos imemoriais, o que dá título ao livro. Mas não pensem que o despertar do Elemental é tão simples quanto parece. Will só é capaz de assumir sua verdadeira identidade através da ajuda de mais quatro jovens, cada qual representando um elemento da natureza (fogo, água, terra e ar), que, junto a ele, embarcam numa jornada perigosa em busca de artefatos que representam estas referências que compõem toda a matéria e energia do mundo. Imaginem, pois, constatar, que, depois de assumir o Elemental, o jovem Will terá de salvar o mundo de um mal iminente?

Impressões

O que me chamou a atenção foram as alegorias utilizadas pela Vanessa sobre a criação do universo. Uma mitologia emprestada de outras tantas, que deixaram a narrativa ainda mais rica e interessante.

Os arquétipos do herói, assim como os do bem e do mal, são bem delineados, mas com certo pendor para a superficialidade, o que é perfeitamente aceitável quando se trata de lendas ou mitos. No caso do livro, evidenciada por poucas descrições de cenário e da psiqué das personagens.


A autora

Vanessa Bosso é publicitária, e escreve desde 2009. É de um carisma singular, e uma personagem à parte, encantadora!

Tive a oportunidade de conhecê-la justamente através da divulgação de seus livros, que, aliás, são muitos! E desde então estamos aqui, trocando impressões sobre os nossos.
comentários(0)comente



Morenalilica 26/10/2011

Para todas as idades!
Bom, depois de tudo o que meu filho disse sobre o livro, fica até difícil acrescentar algo ao que ele disse, mas vou tentar ser imparcial quanto à opinião dele. O livro conta a história do jovem Will Owen, um garoto que veio dos Estados Unidos com sua mãe para morar e estudar no Brasil. Já no início do livro, ocorrem fatos que o tiram de sua vidinha normal e o jogam direto num mundo totalmente desconhecido. Os quatro elementos, terra, água, ar e fogo devem ser encontrados por seus guardiões para juntos despertarem “O Elemental“. O mal, aqui personificado pelas sombras, avançam assustadoramente pelo planeta Terra e só o elemental e seus amigos podem nos salvar. Gostei bastante da ambientação ter sido principalmente no Brasil e acho que esse é mesmo o diferencial dos livros nacionais, pois sempre gosto de imaginar o local onde a história se passa. A Vanessa, assim como disse o Túlio, descreve na medida certa toda a sequencia de acontecimentos, fazendo com que o leitor entre de cabeça na aventura de Will e seus amigos. Há também muito mistério e segredos envolvidos durante o curso da história, como por exemplo, quem é a Sombra? Onde estão os quatro elementos capazes de despertar o Elemental? Curti bastante todo esse clima de mistério e também o clima de romance que se estabelece em determinado momento do livro.
“O Elemental” é com certeza um grande livro e é indicado para todas as idades A Van está de parabéns! Conseguiu me conquistar com “O Elemental“!
P.S.: Adorei o fato de ter uma personagem com o nome de Lilian no livro *.* Ainda que ela só apareça nos capítulos finais, ela assume um papel de grande importância para a história
comentários(0)comente



Gisele Galindo 24/10/2011

Surprise
Surprise!!!!

Foi o que ficou brilhando como um luminoso na minha frente enquanto lia O Elemental, de Vanessa Bosso. O crescimento da autora, desde a última obra que eu havia lido, foi incrível. Fiquei maravilhada.

Bosso realmente me surpreendeu. E quero deixar claro aqui também, meus parabéns as revisoras Priscila Loiola e Nanie Dias, pois o trabalho beirou a perfeição. Na verdade, os poucos erros que encontrei (bem poucos mesmo), foi mais de digitação. No quesito técnico a obra está muito, muito boa.

A capa é linda, indiscutível. Aliás, o André só vem evoluindo cada vez mais.

Como inverti o texto, porque de costume falo primeiro sobre a história e depois da parte técnica. Vamos a história!

O Elemental é um livro direcionado para a faixa etária dos pré-adolescentes. Mas, nada impede que os mais velhos não se entretenham e também reflitam um pouco sobre o que Vanessa expõe durante sua narrativa.
Bem, como já passei a muito da idade a que o livro se destina, falarei para eles, o foco, os que realmente apreciarão com deleite. Leiam! A obra é muito boa! A autora reserva os detalhes para a imaginação dos leitores, por isso a escrita flui recheada de diálogos.

Cada personagem possui suas próprias características bem definidas. No caso dos principais, bem próximas aos elementos a que cada um corresponde e, claro, a suas idades aparentes (isso, vocês entendem quando lerem, rs).

Nesse livro, Bosso, permanece com a visão espiritualizada e a reflexão se faz necessária. Para mim ficou claro que essa é a linha da autora. Uma linha muito bem estabelecida e linda, de um pensamento iluminado. E aí está a magia da coisa. Apesar dessa visão, a história é criada e escrita maravilhosamente bem. Nada de autoajuda, lições de moral... Nada disso. É ficção, aventura e um toque de romance bem proporcionado.

O universo que a autora criou é belo e incrível, ou devo dizer os universos?! Para variar a criatividade rolou solta.

Enfim, aconselho a leitura.

Parabéns Vanessa Bosso!!!!!!
comentários(0)comente



Vivi 10/10/2011

Me encantei pela escrita da Vanessa quando li 2012. Então acho que comecei a ler O Elemental já esperando a linguagem simples e despojada da Van. Bem, vamos lá...

Willian Owen é um garoto tímido e com dificuldades de aprendizado, muda de escola quase como muda de roupa e ainda tem a dificuldade com o idioma pois mudou-se para o Brasil há apenas 5 anos.

Após um acidente onde a mãe de Will fica gravemente ferida e acaba entrando em coma, Will já então recuperado é encaminhado à um orfanato porque não tem parentes vivos que possam se responsabilizar por ele. Só que a pessoa que vai até o hospital buscá-lo não é a assistente social, então após um resgate rápido e sem feridos Will é levado a sede da Luminus, lá ele descobrirá que sua vida está longe de ser normal.

Já na Luminus, Will conhece sua verdadeira história e a importância de seu papel para a humanidade, então ele e mais quatro adolescentes irão iniciar uma busca pelos quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo para que assim O Elemental possa ser despertado e possa assim salvar o planeta da Sombra (musiquinha de suspense).

A busca pelos elementos é vivida em vários ambientes do planeta (e fora dele tbm) criando uma ligação deliciosa entre o leitor e o livro. Como toda boa estória que se preze O Elemental, além de aventura, conta também com uma boa dose de romance.

Em "2012" Vanessa nos ensina uma "Lição" Em O Elemental também vivemos mais um valioso aprendizado, que se bem observado pelo leitor poderá ser aplicado ao nosso cotidiano, e com certeza o Amor é a chave para tudo de bom que há em nossas vidas!!

"Sete adolescentes surgiram no corredor dos quartos rumo à varanda da piscina. Will ficou observando quando o caos se instaurou na mesa de almoço. Todos falavam ao mesmo tempo e ninguém havia notado que ele estava ali. Coisa normal de acontecer." Pág 45
comentários(0)comente



tiagoodesouza 06/10/2011

Hoje vou falar sobre o livro que ganhei no blog Vida de Leitor. A história tem uma temática que eu gosto, e tinha tudo para que eu adorasse o livro, mas... algo não funcionou. Pelo menos, não para mim.

Will é um adolescente americano que mora no Brasil com a mãe. E ele não conhece o pai. Após um terrível acidente de carro, sua vida muda completamente. Enquanto sua mãe está em coma no hospital, Will é resgatado por um estranho grupo chamado Luminus. Na sede desse grupo, Will descobre que ele e os outros adolescentes que estão ali, incluindo Marcelo, Jasmim, Gabriel e Lisa, são mais do que aparentam ser.

Will precisa descobrir como liberar os poderes dos guardiões dos elementos. Assim, eles poderiam localizar os elementos da Terra, Água, Ar e Fogo e despertar o Elemental, o ser capaz de lutar contra as sombras que querem dominar o mundo.

A autora conseguiu criar uma história muito rica, mas várias coisas não me agradaram. A narrativa me incomodou algumas vezes por ser simples demais e por usar uma linguagem coloquial que eu não costumo ver em livros narrados em terceira pessoa, mesmo juvenis.

"Ele sentiu vontade de matar o safado que ameaçava tirar a vida de seu grande amor."
Pág. 269.

Outra coisa quanto à narrativa foram os diálogos. O livro é carregado deles e isso, para mim, não enriqueceu o texto. Muitas vezes eu tive que reler as falas para saber quem estava falando o quê, porque não havia uma ação entremeada indicando que personagem era aquele que falava. Eu acho que diálogos ajudam a fluir bem o texto e eles devem trazer consigo informações importantes sobre os personagens. Não senti isso. Gosto quando a narrativa é bem dosada com diálogos e a voz do narrador contando o que acontece.

Por conta das poucas descrições, eu não consegui visualizar os personagens. Também não me identifiquei com eles. Talvez com Gabriel, mas só bem no comecinho. E durante quase toda a leitura do livro tive a sensação de estar lendo e não "assistindo" o que acontecia ali, se é que vocês me entendem. Um exemplo de descrição simples foi quando Will e seus amigos visitam esses lugares no mundo em busca dos elementos. Parece-me esquisito que alguém tenha uma visão superficial de um mundo "estranho".

"A cidade lá embaixo era imensa. Havia casas, prédios, veículos e muito, muito fogo por todos os lados." Pág.264

Creio que coisas que tinham que acontecer mais rápido demoraram para passar e coisas que tinham que demorar foram solucionadas rápido demais. A Vanessa tinha um material excelente em mãos e acho que teria sido muito melhor aproveitado numa série de livros. Trilogia talvez. O Elemental deixa abertura para continuação, mas eu teria gostado mais se esse livro tivesse sido melhor desenvolvido. Creio que faltou um olhar mais crítico sobre a história.

Espero que me entendam e não me apedrejem. Essa é a minha opinião; com certeza alguém que já leu outros livros da Vanessa e tenha gostado não concordará comigo.

http://ocapitulodolivro.blogspot.com/
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR