Entendes o que Lês

Entendes o que Lês Gordon D. Fee

Resenhas - Entendes o que lês?

Daygor Vessozi 02/06/2024

Entendes o que lês?
O livro "Entendes o que lês?", traz uma proposta de explanar os principais fatores relevantes para um estudo apropriado e profundo da bíblia, demarcando os pontos da hermenêutica e da exegese que se fazem próprios a esse objetivo. De tal forma, cada capítulo trata de um aspecto específico que deve ser utilizado em uma leitura proveitosa da bíblia, focando em boa parte de suas páginas na diferença entre os estilos de escrita em cada livro, tal modelo de discussão relembra a obra ?Como ler a Bíblia livro por livro". O estudo deste conteúdo é relevante aos leitores iniciais das Sagradas Escrituras e também aos indivíduos que desejam inovar sua maneira de ler a mesma.
A lógica argumentativa é trabalhada com a apresentação de uma base bíblica e lógica, além de seguidas explicações sobre os conceitos a serem considerados, se obtendo então um texto que deixa claro a compreensão da lógica/opinião dos autores. Além disso, é perceptível a presença excessiva de momentos em que o autor busca manifestar a validade dos argumentos, através de demonstrações em um formato específico, que usa a demonstração de erros advindos de uma abordagem contrária aos raciocínios propostos, ou seja, traz para a realidade a aplicação do que está sendo citado.
Porém, o uso de uma linguagem mais formal e de termos das línguas do texto bíblico original (hebraico e grego), acabam dificultando a fluidez do texto, principalmente pela rasa explicação das palavras hebraicas e gregas, o que resulta em uma leitura mais lenta e muitas vezes na repetição do mesmo trecho para melhor compreensão. Outrossim, o uso de subdivisões além do comum não possui sua funcionalidade da melhor maneira, como texto dividido em título do capítulo, títulos internos, subtítulos, assuntos separados em cada subtítulo e enumerações nos assuntos, é causada a sensação de pausas excessivas e de dificuldade de progressão no assunto.
Em suma, a leitura atenta do presente livro é de grande valia, podendo adicionar técnicas de leitura que possibilitem a obtenção de sentidos mais profundos no texto bíblico e o entendimento dos conceitos discutidos ainda auxilia na análise das interpretações/discordâncias existentes em diversas passagens. Por fim, o indivíduo que tiver acesso a esta obra poderá estar inteirado de assuntos de difícil acesso por outros meios, podendo aplicar noções básicas de exegese, hermenêutica, comparação de traduções, etc., sem a necessidade de ter acesso a um curso teológico superior.
Porém, vale o destaque a dificuldade de aplicar as exegeses desenvolvidas em princípios hermenêuticos coerentes com o texto, problema advindo da cosmovisão particular dos autores, isso deve trazer uma percepção atenta e precavida a consideração do texto presente como "verdades absolutas" declaradas pelo texto bíblico, devendo as conclusões serem vistas mais como interpretações que podem ser utilizadas.

Chrys 07/05/2024

O livro tem uma proposta excelente, porém traz conteúdos densos e complicados para uma quantidade pequena de páginas, o que torna sua leitura um pouco mais difícil, mas os temas e a abordagem em geral são muito boas.

Daniel Sampaio 31/03/2024

Excelente guia de exegese e hermenêutica bíblicas
A obra consiste de um guia bem completo para se empreender uma análise exegética e hermenêutica de todos os livros da Bíblia. O livro possui capítulos dedicados à análise dos diferentes grupos de livros da Bíblia e de seus gêneros literários. Excelente. Recomendo.

Léo_Martins 01/03/2024

Entendes o que lês?
"Entendes o que lês?" Essa pergunta foi feita por Filipe, há muitos anos, a um eunuco, alto oficial da rainha da Etiópia, que estava lendo o livro de Isaías sem nada compreender. Em Atos, Lucas revela a resposta desafiante do eunuco: "Como posso entender se não há ninguém para me explicar?".

O tempo passou e o desafio permanece, pois não são poucos que, a exemplo do eunuco, admitem não conseguir entender a Bíblia. Foi pensando nessas pessoas que Gordon Fee e Douglas Stuart escreveram este livro.

Nesta quarta edição, o texto foi atualizado segundo os recursos e estudos mais recentes. As alterações incluem:

Linguagem atualizada para melhorar a facilidade de leitura.
As referências bíblicas agora aparecem somente entre parênteses no final das frases ou dos parágrafos, ajudando o leitor a ler a Bíblia como se estivesse lendo qualquer outro livro sem os números no meio das frases.
Diagramas redesenhados e atualizados.
Lista atualizada de comentários e recursos de estudo recomendados.

Itaciano 06/02/2024

Livro essencial para ter uma melhor interpretação das Escrituras. Livro aborda os gêneros literário que a Bíblia contém e como devemos realizar a hermenêutica e a exegese em cada gênero.

Gabsam 25/12/2023

Te faz questionar se realmente entendemos o que lemos ou estamos agindo no piloto automático esse livre né arremeteu a outros livros. Para nos entender a ler a palavra nos da muitas dicas boas.

Bianca 26/07/2023

Livro necessário
Entendes o que lês é um livro extremamente importante para quem quer estudar a Bíblia de todos os ângulos. Durante o livro podemos acompanhar os livros da Bíblia divididos segundo os seus gêneros literários, algo que me chamou atenção durante a leitura. Em minha opinião eles foram organizados na hora de estruturar o livro e muito coerentes em seus argumentos. O livro é ótimo para aprender mais sobre hermenêutica e exegese já que ele ensina na prática como fazer isso! Acho um livro extremamente necessário pois nos mostra ensina a forma mais coerente de lermos a Bíblia sem descontextualizar nada!

Jorge320 08/07/2023

Um livro muito técnico! Trata-se de um guia básico para o estudo da interpretação, recomendo, ele abre a sua mente e te dá um ponto de partida para para o estudo das escrituras!!!

livrosdabarb 07/03/2023

Essencial
Excelente livro introdutório quanto à exegese e à hermenêutica. Com certeza revolucionou minha maneira de ler e de ouvir as escrituras Sagradas. Cada capítulo é apresentado uma maneira singular de ler cada tipo literário encontrados na Bíblia: epístolas, narrativas históricas, evangelhos, parábolas, leis, proféticos, salmos, sabedoria e apocalipse. Além disso, apresenta uma lista de recomendações de comentários bíblicos para enriquecer ainda mais a leitura das escrituras.

Sara277 08/02/2023

Uma boa introdução
Uma ótima introdução ao assunto, um pouco raso no capítulo sobre os Salmos, mas muito bom para o começo do zero.

Obs: Os autores não são de linha reformada, são pentecostais, porém tive discordâncias apensas quando davam um exemplo ou outro de aplicação do princípio apresentado, porém, sabiamente não entram em questões demasiadamente polêmicas.

Ana 04/01/2023

Esse livro pra mim é um must read. Ele de certa forma é simples, mas abre portas para um entendimento bíblico mais aprofundado. Recomendo!

Davi29 09/12/2022

E aí ? Entendes o que lês?
Entendes o que lês? Será que realmente entendemos o que lemos nos textos Bíblicos? Como podemos encontrar a verdade através de uma boa leitura
Como já dizia um pastor " não gosto de dizer que lemos a bíblia, mas que a estudamos" é nisso que o livro em questão se foca lá leitura sadia e eficaz da bíblia e deixando bem claro que os autores não possuem todas as respostas.
Trazendo desde coisas básicas e conceitos teológicos fundamentais para ler a Bíblia até uma contextualização especial sobre cada livro bíblico a fim de que todos possam lê-lo. O que nos deve lembrar que o livro não dará interpretação de mão beijada sobre os livros Bíblicos.
A função desse livro é ser apenas mais tipo de norte especial e orientação para uma leitura sadia e atenta da palavra, mas não podemos esquecer que a verdadeira interpretação deve ser buscada através do próprio autor, ou seja, através do Espírito Santo de Deus.
A parte na qual mais me estranhei foi a leitura das revelações ( Apocalipse) por causa de um grande foco na contextualização atual, contudo pouco foi o foco escatológico dado aos acontecimentos sendo dado apenas no final. Mas também esse era o intuito do livro de adaptar do contexto daquela época para um contexto atual. Se você quiser algo mais profundo em relação aos livros você pode buscar aos comentários citados nas páginas finais ou em outros que também são aceitos, ressaltando novamente que sempre dependemos do Espírito Santo e da sua palavra.
Em suma, foi uma boa leitura e eu recomendo para quem quiser ter uma noção de como ler e INTERPRETAR de forma correta e sadia a palavra de Deus.

Assim como Felipe faço uma pergunta:
" E aí? Entendes o que lês?

Felipe 06/12/2022

Confesso, livro de questões mais técnicas portanto de leitura mais demorada, o que não significa falta de qualidade.
As dicas que o autor fornece são ótimas para que possamos aproveitar mais a Bíblia, identificar ensinos equivocados e aplicar seus princípios em nossos dias.
Um livro para ser lido em conjunto com a Bíblia saboreando e aplicando tais explanações.

Mateus.CesArio 18/08/2022

Um verdadeiro clássico.
"Entendes o que lês?" É um clássico da exegese hermenêutica bíblica, é uma porta de entrada fenomenal para qualquer leitor das escrituras, um panorama geral de interpretação de toda Escritura de acordo com seus generos literários, e esse é o maior mérito do livro, mostrar com uma linguagem acessível a qualquer cristão como ler os diferentes estilos, aprendendo a ler poesia hebraica com seus paralelismos, literatura de sabedoria de maneira probabilística e não como promessas, ajudando a fazer as perguntas certas ao ler as epístolas, se atentar aos pontos principais das narrativas e como entender a mensagem por trás dos escritos apocalípticos, esse livro deveria ser lido por todos os cristãos independente da idade, ainda mais no Brasil onde devido a qualidade do ensino básico, a interpretação de texto é tão precária, ler as Escrituras como elas pretendem ser lidas é essencial para uma interpretação bíblica saudável .