O Jardineiro Fiel John le Carré

Resenhas - O Jardineiro Fiel

Spy Books Brasil 05/08/2022

Um dos melhores de John Le Carré
Via de regra, eu nunca assisto um filme antes de ler o livro que o originou. Com O Jardineiro Fiel, porém, eu quebrei essa regra.

Quando o filme foi lançado, em 2005, havia toda uma celebração em cima da direção de Fernando Meirelles – cultuado pela direção de Cidade de Deus.

Além disso, eu havia acabado de voltar da minha primeira viagem à África, onde havia conhecido o Quênia – cenário da história – e visitado um campo de refugiados sudaneses mantido pela ONU (neste link, você encontra um resumo de uma reportagem que publiquei na Revista Cláudia, na época).

Fazia todo sentido, então que eu assistisse ao filme no seu lançamento. Mesmo sem ter lido o 19º livro de John Le Carré, publicado em 2001.

Fui ler o livro só agora. É um dos melhores, de todos os que ele tinha escrito até então. Mas antes de explicar o motivo dessa conclusão, vamos conhecer um pouco mais sobre a trama.

A Trama – A história começa com a notícia, no primeiro capítulo, do assassinato brutal de Tessa Quayle, esposa de Justin Quayle, primeiro secretário da representação diplomática britânica em Nairobi, capital do Quênia.

A partir da investigação do crime, inicialmente atribuído a Arnold Bluhm, um médico negro de origem belga que a acompanhava e está desaparecido, Le Carré reconstrói os passos de Tessa desde que chegou a Nairóbi com seu marido.

Ativista dos direitos humanos na África, ela se colocou no caminho de uma grande corporação da indústria farmacêutica e a trama se desenvolve em torno das ligações dessa corporação com a morte brutal de Tessa.

Para ler a resenha completa, com análise de personagens e os pontos altos da técnica do autor, visite o blog Spy Books Brasil.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

Mai.lendo 19/09/2021

Tive muita dificuldade em finalizar essa leitura, abandonei uma vez, e confesso que finalizei apenas por uma questão de ?honra?.
A temática do livro é maravilhosa, fala sobre a África, sobre o ?lixo? que se despeja lá, as experiências com as pessoas e a falta de respeito com elas, sobre países que agem como sendo superiores, e fala tbm sobre amor, lealdade, amizade?
O grande problema da obra é que as coisas demoram muito para acontecer, a leitura não engrena, as histórias ficam soltas, e até a metade do livro, essa é a sensação. A metade final tem um pouco mais de ação, as coisas realmente passam a acontecer, mas mesmo depois de tanto esforço, o final não fica claro, fica a critério da imaginação de cada leitor.
Não tenho problemas com finais em aberto, mas com uma obra tão arrastada, achei que o final precisava ser mais claro.
Enfim, infelizmente minha experiência não foi boa.

Pâmela 08/06/2021

"O Jardineiro Constante".
O livro conta a história de Tessa e Justin Quayle. Eles estão em Loki, Turkana & Nairóbi, ambos no Kenya. Ela é uma ativista que defende os direitos dos pobres na ÁFRICA, e tenta expor os erros das grandes corporações, como a morte de WANZA, uma garota que acabou de ter o bebê com apenas 15 anos, e acaba sendo assassinada por isso. Ela está indo para um lugar com um amigo, quando o Jipe é parado por assassinos. As portas são mantidas fechadas para evitar que HIENAS comam os corpos. A morte de Tessa tanto quanto de Wanza têm haver com uma droga chamada Dypraxa, as corporações estão usando a ÁFRICA e o povo Africano como cobaias. O marido Justin, busca JUSTIÇA. O mais perto que ele consegue, são os depoimentos dos culpados.
Apesar de Tessa estar morta, acabamos reencontrando-a através das memórias de Justin no decorrer do livro.

Sue 19/12/2020

Sobre doenças e remédios que não curam
Muito bom livro. Não é um "espião que saiu do frio", livro que me fez me apaixonar pelo jeito de escrever thriler , mas ainda assim culto. Se apega muito em discussões machistas, fica muito centrado no relacionamento amoroso pouco convencional, quando a história fala de farmacêuticas e seus inescrupulosos testes em regiões menos favorecidas do planeta para drogas pouco testadas e que mais fazem morrer do que curar. Alguns fatos não são nada críveis e me lembra James Bond. A ideia da história é ótima, a história é ótima, mas dessa vez John estava com pressa para entregar e não nos presenteou com toda sua habilidade de construir personagens e enredos mais complexos. Mas vale a leitura, vá em frente.

Clarice.Einhardt 17/12/2020

Enrolado
Livro cheio de mistérios, promete bastante. Mas não entrega nada. Particularmente, não gostei.

katiadantas 10/04/2019

@cadalivroqueleio
Odeio desistir de um livro. Sempre tento até não suportar mais olhar pra ele. E foi o que aconteceu com “O Jardineiro Fiel”. Eu já havia abandonado esse livro uma vez, em 2010, mas realmente acreditei que dessa vez a leitura iria fluir.

O início do livro foi particularmente mais difícil, pois a escrita de John Le Carré é bem diferente de tudo que tô acostumada. A história simplesmente demora MUITO pra desenvolver. Lá pela metade do livro é que se descobre o real enredo da história, o que faz com que tudo que foi lido até ali pareça absolutamente dispensável.

site: https://www.instagram.com/p/Bv4bO4-gBjm/

Simone de Cássia 30/12/2017

Meta para 2018: seguir mais minha intuição quando desejar um livro...Se ela balançar, devo desistir na hora!
Eu não tenho mais paciência pra dar tempo pra um livro "melhorar"!! Ou ele começa bom e me ganha ou eu pulo fora na hora! Aliás, as inúmeras experiências do caminho me fazem hoje pensar que eu devia ter agido assim com pessoas também... rs rs rs
Enfim, sinto muito... aliás, sinto nada!! Sinto nadadinha!! Abandono e pronto!
Claudia Cordeiro 30/12/2017minha estante
Adorei Simone!!!!! Aplausos e mais aplausos!!!!

Simone de Cássia 31/12/2017minha estante
Vc é do meu time, Cláudia... rsrs

Claudia Cordeiro 31/12/2017minha estante
Tmj! rssss

Artax 17/05/2017

A diplomacia britânica como você nunca viu antes!
Quando recebi esse livro pra ler (uma amiga da minha mãe que é apaixonada por livros, ocasionalmente, pega algum da estante dela e me empresta, sem eu pedir. Legal, né?), a primeira coisa que pensei foi: Jardinagem? Hehe! Eu sei que não tenho que levar os títulos todos ao pé da letra, mas confesso que esse me enganou e me desempolgou um pouco. Comecei a ler assim meio sem ânimo, sem expectativa...Até que a história deslanchou e me surpreendeu.

Foi interessante ver o lado podre da diplomacia. O lado que só pensa em poder, status e que utiliza o trabalho diplomático como forma de satisfazer interesses meramente pessoais. Eu fiquei meio chocada e descrente, não tinha parado pra pensar no quanto esse mundo também pode ter suas falcatruas. O personagem principal, Justin, compartilhava com essa ingenuidade. Foi partindo em busca dos assassinos de sua mulher que ele finalmente enxergou o que estava acontecendo, e a sua vida começou a ir bem além do seu jardim.

O livro também faz referência ao problema das indústrias de medicamentos que utilizam africanos como cobaias. Os medicamentos são lançados com grande publicidade, como revolucionários da medicina, mas na verdade tudo não passa de uma cruel etapa de teste em humanos. Esses medicamentos só são comercializados no restante do mundo se eles passarem no teste "África". E a população, é claro, não sabe disso.

Apesar de tudo, O Jardineiro Fiel não deixa de ter seu lado romântico. A obstinação do Justin pela morte da Tessa é comovente. Ele abraça a causa da esposa e sofre as consequências...Sem arrependimentos. Outro ponto interessante é ver como alguns relacionamentos fazem duas pessoas se tornarem estranhas uma pra outra, por causa da rotina. O estilo "zumbi" de viver a vida, sem realmente enxergar a pessoa que está do seu lado. O Justin sofre com isso depois de perder a esposa, o que o motiva ainda mais a cavucar sobre a vida dela.

Recomendo com milhões de estrelinhas.

Debyh 09/07/2015

Justin trabalha para o governo e com isso é enviado para trabalhar em Nairóbi, capital do Quênia, na África, lá Tessa começa seu trabalho tanto como advogada quanto na caridade, e com isso descobre vários crimes que outros países cometem no Quênia.
Depois que Tessa é assassinada, Justin parte em uma jornada, tanto física quanto mental com as lembranças de seu passado com ela, a história se passa em várias cidades além de Nairóbi. E, claro, como estamos falando sobre algo que envolve o governo há muita corrupção, propinas e todo esse lixo que sempre rodeia lugares com muito poder e dinheiro.
O Jardineiro Fiel narra a história de Justin e sua jornada para saber a verdade sobre a morte de sua esposa Tessa. Justin é um típico inglês que sempre viveu a vida de um modo pacato e comum, até conhecer Tessa, afinal todos acharam loucura ele se casar com uma mulher muito mais nova que ele, tão nova que mal havia se formado na faculdade. Justin sempre confiou em Tessa e mesmo com muitos rumores negativos sobre ela – traições e outros – ele nunca desconfiou da lealdade dela. Tessa é do tipo de mulher que sempre quis fazer o que era certo, mas fazer o que sempre é certo nunca agrada a todos.

Há vários personagens secundários, mas quem se destaca além de Justin e da falecida Tessa são: Sandy, Gloria e Ghita. Sandy é o típico homem de meia idade trabalhador do governo o qual acha que todas as mulheres se insinuam para ele (sério dava até vontade de rir). Gloria é esposa de Sandy e age como se ainda estivesse em Londres, não se preocupa nem um pouco com a pobreza que vê bem a sua frente, o importante para ela, além de fofocar sobre a pequena sociedade de estrangeiros que vivem em Nairóbi, são as aparências, festas luxuosas (enquanto pessoas a pouca distância passam fome) e claro, ela tem a “super preocupação” em saber o que Elena, a arquipiranha, vai pensar sobre tudo isso, ela é tão fora da realidade que chega a ser engraçada. Ghita é indiana e também trabalha em um dos departamentos onde Sandy trabalha, é amiga de Tessa, mas pouco antes de Tessa morrer ela foi “excluída” sobre o que Tessa andava pesquisando e isso para própria segurança de Ghita. Ghita tenta agir como Tessa sobre vários aspectos, mas não possui coragem/loucura suficiente.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/o-jardineiro-fiel-john-lecarre/

Sheppita 05/11/2014

O Jardineiro Fiel
Muito bom! Hipnotizante e agressivo. Boa história.

Rodrigo 18/03/2013

O Jardineiro Fiel
Uma história extensa, cansativa e confusa, que é salva por seu enredo, que além de interessante é muito bem argumentado. Um final um tanto a desejar, mas condizente com a realidade.
Pollyana 12/06/2013minha estante
Também achei que o final deixou muito a desejar!

Evy 20/01/2011

Amor de verdade.
"No momento em que ela fosse à polícia queniana, teria que oferecer uma lista de seus inimigos, reais e potenciais. Sua perseguição ao grande crime seria abortada na hora. Seria obrigada a desistir da luta. Jamais faria isto. O grande crime era mais importante para ela do que sua própria vida.Bem, é importante pra mim também. Mais importante do que minha vida".

Assisti o filme umas cinco vezes e finalmente ganhei o livro e pude reconfirmar, lendo suas páginas, meu amor por essa história simplesmente tocante, não só porque enreda a pobreza e sofrimentos do povo africano, parte da nossa humanidade, mas também pelo amor fiel que Justin devota a Tessa e Tessa devota a sua causa humana e à Justin. Deixo aqui minha admiração pelo diretor Fernando Meireles, que foi extremamente fiel ao livro.

A cada linha do livro, eu ficava mais apaixonada por Justin, o jardineiro de personalidade serena, bombardeado por todos os lados com a insistência de que sua jovem esposa não apenas ajudava o médico jovem e bonito em sua ong e trabalhos humanitários, mas sim tinha um caso com ele. Fiel à memória de Tessa, ele começa a investigar os fatos sórdidos de seu assassinato, não se deixando esmorecer pelo fato de parecer que todos ao seu redor sabem mais sobre Tessa e no que realmente trabalhava nas longas noites em seu laptop ou nas viagens que fazia com Dr. Blum, do que ele mesmo.

E ele mergulha com toda sua fé no que ela escrevia e lia e refaz todos os passos dela, descobrindo finalmente a verdade. E faz dessa verdade a sua própria verdade, como fica claro no trecho acima citado, indo até o fim no trabalho de amor à humanidade que ela havia iniciado. Isso, com toda certeza, é amor de verdade.

Super recomendo a leitura!!
Léia Viana 21/09/2010minha estante
Eu fiz algo errado a respeito... primeiro assisti ao filme e detestei!
Por isso a minha relutância em lê-lo.

Evy 16/05/2020minha estante
Acho que talvez não vá gostar do livro então, infelizmente Léia. Como escrevi na minha resenha, eu vi o filme 5 vezes ANTES de ler o livro, e eu AMEIII o filme.... e o diretor Fernando Meireles foi bastante fiel, mas bastante mesmo ao livro. Quando li o livro, parecia que estava vendo o filme de novo, então eu amei demais, mas pq amei a história e tudo que envolve esse livro!!!

Kika 21/07/2009

Na verdade não li o livro e talvez nem venha a ler. É que consegui assistir ao filme e achei maravilhoso, embora a situação na África seja chocante. Não sei porque, mas tenho tendência a não gostar da segunda opção entre livro e filme. É sempre assim: se leio um livro e depois vejo o filme, acho que o filme não foi legal; ou se vejo o filme e depois leio o livro, não acho o livro bom.