Interview with the Vampire

Interview with the Vampire Anne Rice

Resenhas - Interview with the Vampire

Lucas 24/04/2012

Li Finalmente A Entrevista com o Vampiro
Resenha apresentada no vlog Li Finalmente, para ver o vídeo basta copiar o link abaixo e colar no navegador:

O mau é sempre possivel. A bondade é uma dificuldade.
-Anne Rice

A ENTREVISTA COM O VAMPIRO

Autora:
Anne Rice é uma das autoras mais lidas e mais célebres dos Estados Unidos da America. Nascida dia 4 de outubro de 1941, pra quem não fez a matemática, ela tem 70 anos de idade hoje (outubro de 2011).
Anne escreveu coisa de 28 novelas, sendo seu maior sucesso as crônicas vampirescas (Lestat, óbviamente, o melhor deles).
Notas interessantes do trabalho dela, ela é dona de todos os direitos de seus livros, portanto, a menos que ela diga o contrário, nenhum filme ou seriado ou quadrinho será produzido!
Ela não gosta de “crepúsculo”! Pra ela é uma história clichê ridiculamente batida (romance feminino padrão) onde imortais vão para o colegial (que imortal em sua sã mente iria para o colegial?!).
Em 2002 ela, até o momento atéia, se converte ao crisitanismo depois de passar por algumas experiências pessoas e muitas dificuldades de saúde.
Em 29 de julho de 2010, ela renuncia ao crisitanismo, porque não aguenta mais tanta agressividade e hipocrisia em um grupo que se diz “acolhedor” mas que só faz criar fronteiras entre pessoas e culturas, que é contra gays, contra métodos contraceptivos, contra o secularismo, etc.
Hoje ela vive e trabalha no deserto da Califórnia, e ela até hoje ODEIA do fundo de seu coraçãozinho ficções criadas por fãs usando suas personagens (porque transformam suas personagens em promíscuos e devassos, e na boa, ela exige respeito à suas personagens).
Ela ainda ama e apoia seus fãs das cronicas vampirescas. ;)

Sinopse
Nota interessante: Esse é um dos poucos “bestsellers” que é realmente bom, vendeu 8 milhões de cópias no mundo inteiro até hoje, senão mais.
Um vampiro chamado Louis conta sua história de 200 anos de vida a um reporter, que busca dar voz aos anônimos da cidade de Nova Orleans.
Em 1790, Louis era um jovem dono de uma plantation no sul de Nova Orleans, Louisiana. Perturbado com a morte de seu devoto irmão, ele busca a morte de qualquer forma possível. Louis é então abordado por Lestat, um vampiro que deseja a companhia de Louis.

Diferenças drásticas do livro pro filme
Ok, aqui contem informações que você pode considerar spoiler, então se você não quer ouvir, clique aqui...

ok, pontos que devem ser considerados:
A relação de Louis e Lestat é de dois amantes, o filme mostra que um gosta do outro, mas coloca o Louis como vítima de um relacionamento “abusivo” e o Lestat como “o malvado” ou “possessivo”.
A relação de Louis com Cláudia é incestuosa e de certa forma pedófila (porque a Claudia é uma garotinha de o que?6~8 anos?) no livro deixa claro as passagens em que a relação amorosa deles é algo entre dois amantes, e considerando que ele foi pra ela, por muitos anos, um pai, é bastante incestuosa, enquanto que no filme a relação deles foi diluida a ponto de parecer um amor de irmãos.
No livro demora um pouco mais para encontrarem outros vampiros.
A história foi muito adaptada para passar para o cinema, mas quando chega ao teatro dos vampiros a coisa muda tanto que não é mais possível comparar o livro com o filme.

Pontos fortes e fracos
Fortes
O livro te prende em um briga contra os desejos mais primais de uma pessoa amaldiçoada.
A maldição vampírica interpretada por Anne Rice foi o pilar dos “vampiros modernos”, como você ser visto nos seriados True Blood, nos títulos de RPG da WhiteWolf e de várias outras empresas.
Você consegue entender, ao menos unilateralmente, o desprendimento da sexualidade e do amor como é conhecido pelos mortais quando ele se torna vampiro, o que passa a importar é a pessoa e o que ela pode te oferecer e não o seu sexo.
A maldição vampirica realmente é uma maldição, ele tem que matar pessoas para sobreviver, ele tem que dormir em caixões, ele não se adapta às mudanças sociais, ele está estagnado, preso no tempo em que foi “abraçado”. Ele MORRE se entrar em contato com a luz do sol e ele SOFRE para controlar seu desejo por sangue.
Fracos
Anne Rice perdeu o toque quando descreve a viagem de Louis em busca de outros vampiros... chega a ser tão massante quanto a parte mais massante que você havia encontrado no livro antes dessa.
Louis tem um gênio tão melancólico e depressivo que você chega a ter vontade de bater na cara dele e gritar - vira homem e engole o choro! - em alguns pontos do livro.

Conclusão
Se você gostou do filme, vai gostar ainda mais do livro, se você não gostou do filme, é porque ele não chega aos pés do livro, leia, você não irá se arrepender, e ele trás alguns assuntos, principalmente sobre sexualidade e sobre o sofrimento e terror pessoal que são muito bem representados e de uma forma muito natural.

Se você quiser criticar o livro, sinta-se a vontade para fazer sua própria resenha, para perguntas, meu formspring está livre para isso.
Formspring: http://adf.ly/7lgCL
meu vlog Li Finalmente: http://adf.ly/7lgI6
meu blog Li Finalmente: http://adf.ly/7lg9E

Henrique 07/11/2009

Uma grande aventura vampírica
As histórias sobre vampiros costumam nos fascinar, especialmente quando nos apresentam novidades.

Neste livro, Anne Rice nos convida a enxergar o sombrio mundo dos imortais sob o ponto de vista de um vampiro. A narração é envolvente e o leitor pode sentir e entender as emoções de Luis, o vampiro entrevistado.

Ao longo do livro, nota-se que estes seres são movidos por algo mais intenso que o sangue humano: a paixão pela vida.

Vale a pena acompanhar a aventura de Luis em sua busca por conhecimento, paixões e sentido para a eternidade.

O título me encantou e foi responsável por adicionar a autora, Anne Rice, à minha lista de favoritos.

Alê Xenite 21/07/2009

Anne Rice é incrível!
Numa época de modismos vampirescos, esse clássico conquistou meu gosto literário numa história sensual, envolvente, apaixonante, sombria e sobretudo explendidamente narrada! Indico!!