O Pianista

O Pianista Wladyslaw Szpilman

Resenhas - O Pianista

Gabriel12330 28/10/2019

O livro te toca, ensina e mostra o sofrimento humano! Incrível!

Felipe 26/12/2018

Excelente relato
Eu quis ler esse livro depois de ver inúmeras vezes o filme. Achava o filme muito interessante e "até parece história de ficção" (bem que gostaria que a 2GM fosse isso, apenas ficção). O livro saiu antes do filme, claro, mas posso dizer que a adaptação pro cinema foi fantástica. Conforme lia, as cenas passavam na minha cabeça. É mais um relato impressionante sobre os horrores desse período. A gente chega a não acreditar tamanho sofrimento sofrido, tamanhas atrocidades cometidas, tudo relatado pelo autor. Ele esteve no "olho do furacão". Vimos diversos relatos de sobreviventes de campos de concentração, de pessoas que conseguiram fugir dos países invadidos etc. Esse é um relato de um sobrevivente que ficou dentro do país. Que se escondeu, que se sujeitou a tanta coisa unicamente para sobreviver. É "difícil" a leitura, no sentido da crueldade de tudo. Já na escrita, é muito gostosa. Recomendado!

Shirley Borges 02/09/2018

Incrível
Wladyslaw sobreviveu a essa terrível guerra e conseguiu contar nesse livro como foi sua vida durante os 6 anos que sofreu por causa da II Guerra Mundial. São relatos incríveis e tristes, nunca seremos capazes de sentir o que ele tenta passar-nos nesse livro. Os acontecimentos desumanos que viu e nos descreveu são inimagináveis. Como o ser humano foi capaz de tanta atrocidade? Em vários trechos parei para imaginar a cena que Szpilman presenciou, com certeza, eu já teria infartado se estivesse vendo aquilo pessoalmente.
Anne, de O Diário de Anne Frank, relatou sua sobrevivência no esconderijo, já Wladyslaw relatou toda sua sobrevivência nas ruas e nos diversos esconderijos por onde passou. São vivências totalmente diferentes de uma mesma guerra.
Szpilman foi um guerreiro por sobreviver por muitos anos à fome, sede, medo, frio e outras coisas que não posso comentar porque seria spoiler. Por ser um excelente pianista, sua paixão pela música foi a única esperança para sobreviver a guerra e voltar para sua profissão. Isso me fez ter a certeza que todo ser humano precisa de uma paixão para se manter vivo!
Recomendo muito para os amantes de histórias reais, mas cuidado, O Pianista se passa no meio de uma guerra que muitos inocentes morreram. Szpilman não poupa alguns detalhes. Seja forte!

Simone de Cássia 05/04/2018

Pode parecer insensibilidade, mas não é. É fato puro, uma avaliação bem realista: o livro é apenas mais um relato da mesma história. Claro que cada um tem a sua vivência pessoal e por isso os depoimentos diferem, mas no geral é o horror que marcou a humanidade contado por pessoas diferentes e de ângulos diferentes: uns foram para os campos de concentração, outros se esconderam durante toda a guerra...Para mim, o melhor livro sobre o assunto continua sendo "Irmãs em Auschwitz".

Mr. Jonas 03/02/2018

O Pianista
A história do jovem e talentoso pianista Wladislaw Szpilman - ele mesmo autor do livro e judeu sobrevivente do Gueto de Varsóvia - é narrada nesta obra. Em 1939, no exato momento em que as bombas começaram a cair na capital polonesa, Szpilman executava ao piano o 'Noturno em dó menor' de Chopin, na Polskie Radio. Seis anos depois, terminada a guerra, tocou a mesma peça musical para marcar a retomada das atividades da rádio.

Taisa.Tiago 03/02/2018

Mais estrelas
História ótima..pena que não dá pra dar mais estrelas.. fascinante

Bianca 16/10/2017

Relato de um sobrevivente judeu trás uma nova perspectiva. Estamos acostumados aos relatos daqueles que foram pros campos de concentração, mas e daqueles que não foram? Como sobreviveram? Qual foi a tática para fugir deste sistema? Qual a dor de se ver livre enquanto os seus são mandados para a morte todos os dias?
Szpilman mostra toda sua fibra nesta história.

Lis 11/09/2017

História comovente
O livro conta a história de um judeu pianista que sobreviveu a toda a guerra, se escondendo em Varsóvia, coração da Polônia. O autor do livro é o próprio judeu e, por isso, o livro não é nenhuma pérola literária. No entanto, o relato é bastante comovente, real e nos mostra que a sobrevivência nesse cenário é realmente um golpe de sorte, aliado à disciplina, autocontrole e ajuda de amigos e conhecidos.

Edenize 15/12/2016

O livro "O Pianista" de Wladyslaw Szpilman conta a triste e apavorante história de um polonês judeu que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial.
Ele morava com sua família em Varsóvia e era um talentoso pianista, ele trabanhava na rádio da cidade tocando suas belíssimas canções. Vivia uma vida normal, porém sua carreira de pianista teve de ser interrompida graças à guerra que assustava a população e exterminava judeus sem motivo. Antes mesmo da guerra começar eles já sofriam com o anti semitismo, e então o que restava era lutar pela sobrevivência.
Wladyslaw Szpilman perdeu sua família, todos foram levados num trem, menos Szpilman, para o campo de concentração onde seriam exterminados. Ele teve de prosseguir sua vida e lutar pela sua sobrevivência, passou muita fome, frio e medo. Ficou escondido os seis anos do decorrer da guerra até sua cidade ser libertada, sofreu todos os tipos de infortúnios possíveis, e ele venceu. Um judeu corajoso e guerreiro, que escreveu este livro logo que acabou a guerra com a emoção a flor da pele, assim podendo nos transmitir seus sentimentos, assim nos fazendo refletir sobre a existência do que as outras pessoas chamam de amor ao próximo.

Aline 26/10/2016

O Melhor Pianista Escritor
Mais de 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a leitura de “O Pianista” nos dá uma visão mais apurada da magnitude do genocídio judeu: Deportações de 50.000 pessoas por vez (o equivalente à quase metade da população da cidade onde eu moro). Cerca de 400.000 pessoas confinadas ao Gueto, apenas em Varsóvia. 6 MILHÕES de judeus mortos. A ordem de grandeza desses números é digna de causar choque e, aliada à barbárie e crueldade nazista, resulta em um dos eventos mais hediondos da História. Wladyslaw Szpilman narra todo o processo de confinamento, abuso, extermínio e luta pela sobrevivência sob o ponto de vista da população judia. Spilzman ainda traz uma dose extra de comoção ao aproximar-nos de um ambiente familiar, uma vez que tudo é muito mais doloroso quando envolve pai e mãe, pessoas que amamos, crianças e bebês.

Se você quer entender melhor o que aconteceu e está disposto a sorver toda essa carga de desgraça, é um ótimo livro. Avaliei em 4 estrelas. Não dei 5, porque senti um certo vazio literário, uma impressão no decorrer de todo o livro de que faltava alguma coisa em termos de escrita. No entanto, essa sensação é explicada logo no prefácio, com o esclarecimento de que Wladyslaw Szpilman era pianista e não escritor. Que bom para ele: Wladyslaw Szpilman, o pianista que deixou o mais precioso legado literário da história.

Isa 29/08/2016

Maravilhoso!
O melhor livro sobre a segunda guerra que já li. Uma história triste, mas envolvente.. Quem começar a ler não irá se arrepender

Nena 13/02/2016

Um dos melhores livros q já li sobre a segunda guerra, e um dos poucos livros em q o filme é fiel a obra. Szpilman nunca esteve em um campo de concentração, mas conta em detalhes como sobreviveu à perseguição nazista, fome, doenças, perda de toda sua família e as muitas vezes em q esteve cara a cara com a morte. No final do livro tem cartas e um relato emocionante sobre o capitão Hosenfeld, único alemão q o ajudou em seus últimos meses de confinamento.

daiane.borges.94695 03/01/2016

muitto bom

sabris 03/10/2015

Wladyslaw Szpilman não é qualquer polonês que viveu durante a Segunda Guerra, Wladyslaw Szpilman é pianista, viveu durante a Segunda Guerra, viveu no Gueto de Varsóvia com sua família, vendeu suas coisas para não morrer de fome e frio, testemunhou mortes terríveis, viu sua família viajar para a morte, presenciou bombardeios bem de perto e se escondeu na cidade fantasma de Varsóvia. Wladyslaw Szpilman, o pianista, é uma história real de luta, desespero e sobrevivência, mostrando grandes detalhes e as dificuldades do Gueto de Varsóvia. Um dos melhores livros escritos logo depois da Segunda Grande Guerra, com outra visão, sem campos de concentração, mas na cidade e que eu posso dizer, Graças a Deus, virou filme! (e eu tenho amores! :D)
Um dos meus livros favoritos sobre o assunto, ele apresenta muito sobre tal natureza humana e sobre a própria guerra, muitos dos fatos te deixam surpresa e pensando "como uma pessoa sobreviveria a isso?", sinceramente, essa mesma pergunta passou várias vezes pela minha cabeça. Os capítulos não são muito longos, a letra flui suavemente e você nem percebe que a história está passando, porém, as vezes pode se tornar meio cansativa, por que levando em consideração o livro inteiro, acontece muita coisa, mas duvido alguém não gostar ou se emocionar com essa história. Além, de que, a minha edição é de bolso, o que deixou a leitura mais gostosa, portanto, eu recomendo muito esse livro!