Os Colegas

Os Colegas Lygia Bojunga

Resenhas - Os Colegas

1 | 2 | 3 | 4

Eduardo 22/12/2009

Gostoso, delicioso. São esses os adjetivos ideais para os livros de Lygia Bojunga. E para este "Os colegas" não é diferente: uma história bonita, escrita na prosa viciante da autora.
Os colegas do título são os cães Virinha, Latinha, Flor-de-Lis; o coelho Cara-de-pau e o urso Voz de Cristal. A história começa com Virinha e Latinha, então desconhecidos, atracando-se por um velho osso, para em seguida, iniciarem uma parceria. Aos poucos, surgem os outros, cruzando os caminhos e se juntando. Logo o grupo se forma: cinco caminhos cruzados. Cada um com uma história diferente, mas em comum, o desejo de ser livre e feliz. É isso que os une, por isso eles são colegas.
Lygia trabalha com grandes temas que permeiam toda a sua obra: a liberdade, o dilema inépcia versus ação, a luta, o sonho. Todos eles estão presentes em obras como "O sofá estampado" ou "A casa da madrinha". O ato de lutar e vencer os medos é uma bandeira que percorre toda a obra de Bojunga, inclusive em "Os colegas". Eles passam por muitas dificuldades e infortúnios. Vencê-los é a missão desses colegas. Desses amigos.
A prosa é viciante pois é escrita numa linguagem muito moderna. Só Bojunga consegue prender seu leitor de forma tão vibrante: um capítulo puxa o outro, palavra puxa palavra. A linguagem é simples, leve, sem deixar de ser elaborada e inteligente.
Livro recomendado para todos. Delicinha da colega Bojunga.

Assis Editora 26/12/2009minha estante
Lygia Bojunga é dessas escritoras que não queremos parar a leitura. Parabéns, Eduardo, pelas suas observações.

Lívia 14/12/2009

Quando li este livro eu tinha por volta de 8 anos.
É um ótimo livro para se iniciar no mundo das leituras.
Leitura facil e super agradavel. Recomendo....

Darien 26/11/2009

A vida social numa visão animal
Mais uma vez Lygia dá show com esse livro. Percebemos o quanto nós somos preconceituosos,e o pior, conosco!

Embora as personagens principais sejam animais, sentimos como se fosse normal que animais (no sentido literal da palavra) interajam com todos os que aparacem a sua frente. O mais impactante é o fato de que em certos momentos a própria sociedade que os aplaude, é aquela que os aprisiona, os delimita, os oprime.

Mesmo sem riquezas, ou ainda sem amaparo familiar algum, as personagens mostram que a força de vontade e a força da amizade e confiança são necessárias para todos aqueles que têm interesse por melhoras, independente de quaiquer sejam ela.

1 | 2 | 3 | 4