Os Colegas

Os Colegas Lygia Bojunga

Resenhas - Os Colegas

1 | 2 | 3 | 4

Cinara... 05/03/2022

"Cara-de-pau começou a se sentir um bocado bem. "Troço bacana que é ganhar do medo" pensou.
E, de medo perdido, ele começou a ter logo uma porção de ideias."

Enredo perfeito para filme de animais da seção da tarde! Como por exemplo A incrível jornada, onde sempre um cachorro tem que salvar os outros, superando medos e encarando os perigos da vida, no caso aqui cachorros, coelho e urso. E claro com um toque de Brasil e carnaval no meio disso tudo.
Leitura levinha para antes de dormir.

Maira139 10/12/2023

OS COLEGAS
Mas, de repente um relâmpago clareou tudo e ele pôde olhar bem dentro da cara da noite. Foi um instantinho só, mas deu muito bem pra ele ver que ela tinha a maior cara de mentirosa do mundo. Resolveu que era hora de um desafio:
? Não acredito em nada do que você tá dizendo, ouviu? Ouviu bem?
Duvido que não vá mais ter sol. Duvido que o mar vá secar e ninguém da minha turma vá voltar.
A noite então fez desabar o temporal que vinha preparando, fez o vento soprar ainda mais forte, e foi cochichando no ouvido de Cara-de-pau tudo de muito triste que ia acontecer dali pra frente.
Mas ele ficou firme:
? Duvido, duvido, duvido ? ia respondendo.
E respondia de cabeça erguida e olho bem aberto. Sem piscar. Os dentes trincados. A cara tão fechada que nem chave de fenda abria.

Jannine1 23/07/2022

Comecei a " maratonar "os livros d Lygia já faz um tempo, e eu simplesmente não consigo parar! Ela tem uma criatividade enorme e uma escrita sem nada de complicado, uma verdadeira gostosura de se ler! E nesse livro não é diferente. Não é exatamente o meu favorito, mas tá beem longe de ser ruim

Eduardo 22/12/2009

Gostoso, delicioso. São esses os adjetivos ideais para os livros de Lygia Bojunga. E para este "Os colegas" não é diferente: uma história bonita, escrita na prosa viciante da autora.
Os colegas do título são os cães Virinha, Latinha, Flor-de-Lis; o coelho Cara-de-pau e o urso Voz de Cristal. A história começa com Virinha e Latinha, então desconhecidos, atracando-se por um velho osso, para em seguida, iniciarem uma parceria. Aos poucos, surgem os outros, cruzando os caminhos e se juntando. Logo o grupo se forma: cinco caminhos cruzados. Cada um com uma história diferente, mas em comum, o desejo de ser livre e feliz. É isso que os une, por isso eles são colegas.
Lygia trabalha com grandes temas que permeiam toda a sua obra: a liberdade, o dilema inépcia versus ação, a luta, o sonho. Todos eles estão presentes em obras como "O sofá estampado" ou "A casa da madrinha". O ato de lutar e vencer os medos é uma bandeira que percorre toda a obra de Bojunga, inclusive em "Os colegas". Eles passam por muitas dificuldades e infortúnios. Vencê-los é a missão desses colegas. Desses amigos.
A prosa é viciante pois é escrita numa linguagem muito moderna. Só Bojunga consegue prender seu leitor de forma tão vibrante: um capítulo puxa o outro, palavra puxa palavra. A linguagem é simples, leve, sem deixar de ser elaborada e inteligente.
Livro recomendado para todos. Delicinha da colega Bojunga.

Assis Editora 26/12/2009minha estante
Lygia Bojunga é dessas escritoras que não queremos parar a leitura. Parabéns, Eduardo, pelas suas observações.

Tabata32 01/12/2021

meu primeiro livro da vida
As 5 estrelas vai pelo o enorme carinho que tenho nesse livro. Eu ganhei ainda na infância e foi meu primeiro livro da vida. foi com ele que aprendi como é ser e ter amigos, já que é o enredo principal da história. é um livro lúdico, encantador e merece todo o amor que os leitores conseguir dar. Agradeço demais a existência dessa história.

André Hausmann 31/08/2021

Livro que se tornou um clássico da literatura infantil brasileira abordando o valor da amizade, trabalho em grupo, respeito e coragem para realizar seus sonhos.
A autora utilizando de animais como protagonistas dessa série de aventuras consegue tratar temas importantes que tocam os jovens leitores, ainda mais por utilizar de uma linguagem vibrante e direta.

21/12/2020

Essa foi uma releitura de um clássico da minha infância.
Durante toda a leitura parecia que estava na escola... Adorei a experiência!

de Paula 09/06/2023

Família nós escolhemos
Essa foi a primeira história em prosa, sem muitos desenhos, que li na minha infância e uma das que mais me marcaram na vida. Lembro-me do orgulho que tive aos 7 ou 8 anos de ler esse livro várias e várias vezes e como, a cada releitura vemos nuances não vistas antes, o que posso dizer dessa releitura feita 20 anos depois? A emoção ao adquirir o livro foi tamanha que a minha amiga, que estava comigo na livraria, falou que deveria ter registrado o momento em que eu peguei esse exemplar em mãos, porque o outro era da biblioteca da minha escola. Foi como reencontrar comigo mesma e esse poder, só a literatura tem.

Quando eu li Os Colegas pela primeira vez, me apaixonei pela história, mas, principalmente pela Flor, que cachorrinha corajosa, destemida e abnegada, que se colocou de volta na situação que mais temia pelos amigos, a fim de resgatá-los e voltarem a ser a família não sanguínea que tinham se tornado. Eu admirei tanto essa personagem que escrevi histórias sobre ela aos 9 anos, até que adotei a minha primeira cachorrinha, que obviamente foi homenageada com o nome Flor de Lyz (liberdade poética para mudar a grafia). Minha cachorrinha viveu 13 anos e não tinha como esquecer o quanto esse livro influenciou neste amor (sim, estou chorando enquanto escrevo, de saudades e carinho pelo livro da Lygia que mudou de certa forma minha vida).

O que eu não tinha percebido nas primeiras leituras e só vi quando adulta é o poder dessa história. Aqui temos 5 bichinhos abandonados que se encontram e com isso, passam a viver, mesmo que as condições não sejam as melhores. Eles fazem o que amam, não serão mais tratados como se não fossem nada, como o caso de Virinha e Latinha, afinal, agora eles são sambistas. Eles não serão mais abandonados ou esquecidos, como Cara de Pau, ou sofrerão cuidados não solicitados que só fazem mal, como a Flor. Não haverá mais prisão para Voz de Cristal, seja pelas jaulas do Zoo ou por um relacionamento tóxico (veja a força dessa mensagem num livro infantil: se alguém não te ama do jeito que você é ou pelo que gosta de fazer, talvez você não deva estar com essa pessoa). Eles serão o que sempre precisaram e encontraram uns nos outros: uma família, que não abandona ou enjaula.

Essa história é muito marcante e poderosa para mim, meu sonho é que seja passada para as futuras gerações e que permaneça no coração de cada criança, principalmente com todos os itens de cultura brasileira, como o samba e o carnaval, que permeiam partes importantes da narrativa. Uma leitura excelente para qualquer idade. Flor sempre estará viva nestas páginas e no meu coração, a princesa corajosa que foi a personagem e a verdadeira!

Lívia 14/12/2009

Quando li este livro eu tinha por volta de 8 anos.
É um ótimo livro para se iniciar no mundo das leituras.
Leitura facil e super agradavel. Recomendo....

Asure 30/12/2021

^-^
Este livro foi o meu passaporte no mundo da leitura, foi o primeiro que transformou a minha opinião sobre todo esse universo. Agradeço eternamente a Lygia pelas aventuras que vivi lá nos meu 12 anos. Graças a esse livro a biblioteca virou meu porto seguro!

Catarine Heiter 27/02/2022

Este é um daqueles livros que diverte, ensina e nos convida a refletir; tudo isso sendo feito de forma suave e colorido pela dinâmica da amizade! Não fui uma criança que conheceu esta história na infância e confesso que não esperava muita coisa desta leitura. No entanto, me surpreendi ao ser cativada por um grupo de animais tão representativos, vivendo problemas que reconhecemos tão bem e que, mesmo assim, conseguiu provocar boas gargalhadas! Destaco aqui o ursíssimo Voz de Cristal, meu personagem preferido.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2022, na categoria ‘Animal como protagonista’

Luiza2684 01/01/2024

Os 5 colegas
Esse livro, no começo eu realmente não estava gostando, estava até chato e demorando muito ,mas aparti do meio ficou cada vez melhor

JAlia 19/07/2021

Um livro, que, como todo livro destinado ao publico infantil, trás de maneira simplificada, está carregado de mensagens.
A amizade e a persistência é o pricipal valor do livro, trazendo nele muita música, imaginação e poesia também.

1 | 2 | 3 | 4