A Crise do Islã

A Crise do Islã Bernard Lewis

Resenhas - A Crise do Islã:

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Crise do Islã: Guerra Santa e Terror Profano" é um livro do renomado estudioso Bernard Lewis que busca analisar as origens e motivações dos movimentos extremistas islâmicos. O autor defende que a crise atual no mundo islâmico não é apenas resultado de fatores externos, como a influência ocidental, mas também de problemas internos como a falta de modernização e desenvolvimento econômico.

Lewis inicia o livro apresentando um histórico do surgimento do islamismo e suas principais divisões, como sunitas e xiitas. Em seguida, ele analisa a evolução do islamismo ao longo do século XX, abordando o surgimento de movimentos fundamentalistas e extremistas, como a Irmandade Muçulmana e o Talibã.

O autor destaca a importância da religião no mundo islâmico e como ela se relaciona com a política. Segundo Lewis, a falta de desenvolvimento econômico e a corrupção nas instituições governamentais são fatores que contribuem para a ascensão de movimentos extremistas que pregam a implementação da sharia, a lei islâmica, como forma de solucionar os problemas sociais e econômicos da região.

Ao longo do livro, o autor analisa a relação entre o mundo islâmico e o Ocidente, destacando a influência da colonização e das políticas ocidentais na região. Ele também aborda o surgimento do terrorismo islâmico, como os ataques de 11 de setembro, e as consequências desses atos para a imagem do islamismo no mundo.

Por fim, o autor apresenta algumas possíveis soluções para a crise no mundo islâmico, como a modernização das instituições políticas e econômicas, a promoção da educação e a construção de um diálogo inter-religioso entre as diferentes crenças.

Conclusão:

"A Crise do Islã: Guerra Santa e Terror Profano" é um livro importante para compreender as origens e as motivações dos movimentos extremistas islâmicos que têm marcado o mundo contemporâneo. Bernard Lewis apresenta uma análise profunda da religião islâmica e da política na região, mostrando como a falta de desenvolvimento econômico e institucional é um fator importante na ascensão do extremismo.

O livro também aborda a relação entre o mundo islâmico e o Ocidente, destacando a influência das políticas ocidentais na região e a importância de um diálogo inter-religioso para a promoção da paz. Por fim, Lewis apresenta possíveis soluções para a crise, mostrando a importância da modernização e da educação para o desenvolvimento da região.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Jose.Neto 11/03/2022

Leitura necessária para entender o mundo muçulmano
Uma leitura agradável, bem explicada e simples.

Neste livro, o autor nos explica o porquê do 11 de setembro, entre outros ataques terroristas.

Ensina também sobre cultura, ideologia e crenças do islã que muitos de nós não conseguimos entender.

Recomendado

Lu 08/09/2021

Um livro muito interessante e elucidativo a respeito do oriente e da questão islâmica. Muito bom para entendermos o atual contexto de crise.

Lucas 01/05/2018

Islã
Um livro com poucas páginas mas que nos mostra como é a visão islâmica do Ocidente e de si mesmo.
Muito interessante.

Rafael 30/11/2016

A guerra santa e os EUA
Lewis traz um panorama sobre a história do islã com o intuito de elucidar como a “guerra santa” se originou e se mantém, sobretudo, com a relação cada vez maior dos Estados Unidos nos países árabes. E após os atentados do world trade center - o debate intensificou-se e necessitava de reflexão.

O livro começa mostrando a história de Maomé, que foi o personagem central para disseminar o islã, na Arábia, no século VII. Sua história se confunde com a própria formação do povo muçulmano – uma teocracia – Maomé, portanto, era ao mesmo tempo profeta e chefe de estado. Com essa dificuldade em separar as instituições o problema persiste até hoje – dificultando o desenvolvimento dos muçulmanos.

A guerra santa ou “Jihad” existe desde o início do islã – e tem o intuito de defender a herança da cultura muçulmana, seja nos costumes ou por meio da guerra física, utilizando-se de práticas violentas e terroristas – é o que vigora no século XXI. É uma cultura estritamente irracional cuja finalidade é expandir o califado para o mundo.

Os Estados Unidos começaram a ter uma relação mais próxima do oriente médio no século XX. O interesse pelo petróleo através do acordo com a Arábia Saudita; a revolução iraniana; a guerra do golfo, foram alguns episódios dessa aproximação. A aquisição de informações sobre a cultura norte-americana (degenerada, infiel) fizeram com que o povo muçulmano nutrisse ódio pelos americanos, e grupos terroristas como a Al-qaeda ganharam forma. Assim, os ataques terroristas e, sobretudo, o ataque às torres gêmeas ganharam espaço no debate público sobre o islã.

O livro, portanto, insere-se dentro do debate atual sobre o islã. Escrito para dialogar com os ataques às torres gêmeas de 2001, ele, porém, continua atual. A Jihad continua a fazer vítimas no continente europeu, nos Estados Unidos; e saber como se traduz a cultura islâmica, revela-se o “modus operandi” da guerra santa. Dessa forma, o islã, cuja base é a irracionalidade tende a gerar a barbárie e a miséria em nome de Alá. Eis a sua herança.