Jesus

Jesus José Antonio Pagola

Resenhas - Jesus - Aproximação Histórica

Júnior 21/01/2023

Lixo
Esse livro visa buscar o Cristo Histórico, o "verdadeiro", longe de toda e qualquer "invenção" de fé das comunidades cristãs primitivas. Contudo, para se partir em busca desse intento, já se tem como premissa que o testemunho dos primeiros cristãos, ou seja, os Evangelhos, são falsos.
Livro repleto de heresias (que fizeram com que o autor, sendo católico, tivesse que ir a Congregação para a Doutrina da Fé dar explicações). Não recomendo a nenhum católico que queira estudar cristologia.
A tentativa de encontrar o chamado "Cristo Histórico", tão presente na Academia hj em dia, é balela.
Pra um autor que bate tanto na fé, me admira querer escrever livros para quem tem fé.

Dênis 30/12/2020

Aproximações e distanciamentos
O livro fala de Jesus gente, humano entre humanos... ou como diria frei Betto, "era tão humano que só poderia ser Deus". Desmistifica nos distanciando de um Jesus folclórico, ao mesmo tempo que nos aproxima de Jesus humano. Ao terminar a leitura a vontade é de conhecer ainda mais a pessoa de Jesus e as obras de Pagola.
Obs: as notas de rodapé do livro são um espetáculo a parte!!

Elcio 31/12/2012

Desmistificador
Gostei desse livro justamente por lançar um olhar desmistificador sobre o Jesus da história, apesar da fé confessa do autor, que se resguarda de impo-la, para que seu trabalho de historiador não ficasse totalmente comprometido. Mostra Jesus como um artesão, inicialmente discípulo de João Batista, que depois com um toque pessoal passa a proclamar o reino de Deus, um reino factível alimentado pelo amor e respeito solidário aos seus semelhantes em especial aos "últimos", finalmente morto por causa dessa postura não só teológica mas também ideológica. Só é um pouco nebuloso e relutante ao falar da "ressurreição", mas aí você já ganhou o principal do conteúdo. Muito bom.

André 19/11/2012

Um livro excelente e necessário!!!
Que livro fascinante! Com o desejo de despertar no leitor o desejo de conhecer melhor a pessoa de Jesus Cristo, o autor expõe, sem fantasias ou subterfúgios e com clareza e fundamento este personagem fascinante! Ele recorre aos evangelhos e às fontes mais antigas a mencionarem Jesus, mas recorre também aos estudos mais recentes e autorizados a respeito de sua pessoa. Não deixa de abordar com muita perspicácia o ambiente histórico e sócio-econômico em que Jesus viveu. Resulta daí esta obra esplêndida que é recomendadíssima para quem deseja conhecer melhor a pessoa de Jesus Cristo. Eu pessoalmente, mesmo já tendo lido muito a respeito de Jesus, fui surpreendido com a aproximação ainda maior que este livro me deu da sua pessoa... Nestes tempos em que se escreve tantos absurdos a respeito de Cristo, este livro é pertinente e até necessário!!!

Benedito 13/10/2012

Linguagem simples
Estou lecionando Cristologia para uma turma do ensino religioso e encontrei neste livro uma linguagem fácil para pessoas que não são da área de teologia. Qualquer pessoa que quiser conhecer melhor a pessoa de Jesus e sua humanidade,encontrará neste livro um excelente caminho.

Carlo 10/09/2011

Desejado

>>>Estava hoje ((10/09/2011)) em uma palestra sobre o Exodo ((15-18)) referente ao mês da Bíblia e o livro JESUS ((Aproximação Histórica)) foi citado, embora o valor pesado ao bolso...estou afim de ler essa boa indicação.