Laranja Seleta

Laranja Seleta Nicolas Behr

Resenhas - Laranja Seleta

simonemagno 23/03/2009

Antologia comemora 30 anos do primeiro livro do autor
Laranja seleta é uma antologia que também comemora os 30 anos da edição de seu primeiro livro, Iogurte com farinha, um best-seller da geração mimeógrafo. Dono de uma poesia fácil de ler, entender e incorporar, Nicolas Behr escreve em Ribeirão do ouro, publicado originalmente no livro Menino diamantino: "atravessar o ribeirão/ pulando entre as pedras é fácil/ difícil é tirar aquelas pedras do lugar/ viver é tirar pedras do lugar/ recordar é tentar colocá-las de volta". Nicolas Behr brinca com o próprio talento em Poema desprezível, do livro Peregrino do estranho: "eu gosto de você/ porque você acha meus/ poemas incríveis quando/ sabemos são sofríveis". Laranja seleta traz ainda inéditos, alguns deles sobre Brasília, como este: "a profecia dizia que quando jk/ visse uma coruja buraqueira,/ pousada num cupinzeiro,/ devorando um rato/ que segura um carimbo,/ aí seria o sítio ideal/ para erguer sua capital/ e assim se fez". Em A missa, também de Menino diamantino, o poeta recorda a infância misturando a leitura de uma celebração católica com os devaneios de um menino que vai jogar bola.