Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Lukinhas 18/12/2020

De tempos e tempos gosto de reler algumas obras que me impactaram. E nenhuma saga de quadrinhos me impactou mais do que Watchmen. Watchmen é uma série em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela editora estadunidense DC Comics entre 1986 e 1987. No ano de 2009, Zack Snyder adaptou essa maravilha para os cinemas. O resultado não poderia ser diferente, uma obra-prima; na minha opinião, o 2° melhor filme de heróis, perdendo apenas para Batman o cavaleiro das trevas, do meu diretor favorito Christopher Nolan.
Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923.
Watchmen é certamente uma das melhores histórias que já li. Reflexiva e real de maneira divertida, obscura e assustadora. Uma obra atemporal que merece não ser apena lida, mas venerada e degustada com calma. Uma realidade gráfica muito mais próxima da nossa, do que imaginamos.

Tamiris 18/12/2020

Essa foi a terceira vez que comecei a ler Watchmen, e não sei por quê, mas foi a primeira vez que terminei. Eu sempre parava na parte em que Jon vai para Marte e narra acontecimentos de tempos diferentes de forma a nos fazer entender perfeitamente como ele percebe o tempo. Eu nunca conseguia passar daí, como se nada pudesse ser tão incrível e prosseguir fosse... Não uma perda de tempo, mas quando uma história chega ao topo, o único caminho é para baixo. A qualidade de Watchmen nunca vai para baixo. É uma constante de momentos intrigantes e perfeitamente amarrados, de forma que é impossível decidir qual parte é a melhor.

Rafael.Pereira 19/12/2020

O Relógio do Apocalipse
Watchmen conseguiu superar todas as minhas expectativas. Ao retratar um mundo marcado por vigilantes e super heróis a Graphic Novel consegue alcançar uma abordagem mais adulta e real do tema.

A obra consegue transformar esse tema em um plano de fundo para outras discussões, como o caráter autodestrutivo da humanidade e a maldade presente em muitas das relações humanas, sem se perder naquele clichê de retratar o homem como unicamente um monstro, se aprofundando também a complexidade e a profundidade de muitas manifestações que podem ser significativas para a humanidade e indiferentes a um ser maior e mais poderoso.

Além disso Watchmen também se destaca pelo processo criativo envolvido para a constituição da obra, em que o roteiro de Alan Moore, sendo incrivelmente detalhista e complexo, conseguiu ser transposto de forma maravilhosa pelo traço talentoso de Dave Gibbons.

Dessa forma, Watchmen é uma obra prima com uma mensagem poderosa e com um enredo complexo e envolvente do início ao fim.

Manuela 24/12/2020

Roteiro muito bem amarrado. Cheio de personagens com origens, personalidades e motivos expostos de forma incrível e nada simplista.
Dave Gibbons podia dar na minha cara com os desenhos dele. O trabalho feito por ele eleva Watchmen de uma maneira absurda.
A harmonia entre o roteiro e o visual é perfeita. Cada painel da história me prendeu por um bom tempo.

Larissa 30/12/2020

Obra prima
Como eu amo essa história! Ahhh, não sei se gostei mais que o filme porque o vi antes, mas realmente o synder soube executar perfeitamente.

Luis Felipe S. Correa 31/12/2020

Desafio Skoob concluído em grande estilo
Sem dúvidas, foi uma leitura perfeita para encerrar o ano. A inserção do super-herói no mundo real, e sua interação com a sociedade e os poderes, aponta hipóteses para questionamentos bem comuns. O primeiro deles: como o mundo reagiria a seres capazes de protegê-los ou dizimá-los? Além do mais, essa continuidade declarada à obra 1984 - Gerge Orwell deixa tudo mais profundo e interessante. Desafio Skoob concluído em grande estilo.

Vitor J. 02/01/2021

Foda pa garai !!!!
Como uma HQ Graphic Novel me prendeu tanto na trama ? Watchmen merece e demais ser uma das histórias em quadrinhos mais influentes de todos os tempos ?? sempre ouvi falar sobre a série e do ano passado prá cá, tive o interesse de conhecer a série e não me arrependo de forma alguma. Para os leitores de HQ nem preciso recomendar né ? Superclássico !!!

Pedro Matias 02/01/2021

Bom e divertido
Um quadrinho baseado na possibilidade de um mundo em que heróis com fantasias passaram a existir, inspirados nos quadrinhos. Fala sobre quais seriam as consequências disso. Bem divertido!

Ross.Lopes 04/01/2021

Obra Prima
Realmente é tão bom quanto todo mundo fala. Todos os detalhes, personagens e elementos da história sao construídos de maneira maestral. O desfecho é genial, tudo é fantástico. Altamente recomendado.

Matheus 23/01/2021

“(...) e se contemplas o abismo, a ti o abismo também contempla”
Watchmen é uma graphic novel canônica roteirizada por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, cuja proposta é apresentar aos leitores, de forma realista, um mundo semelhante ao nosso, porém coabitado por heróis mascados e super-humanos. Na contramão das convenções narrativas mais rentáveis da época, Moore arquiteta uma trama focada em questões políticas e existenciais, na qual os supostos justiceiros precisam lidar com um mundo polarizado prestes a ser destruído por uma guerra nuclear.

A tensão global da Guerra Fria permeia todos os arcos da trama. Os EUA, uma bomba relógio prestes a “implodir”. Os avanços tecnológicos e bélicos atrelados à ascensão dos heróis, personificados principalmente na figura do Dr. Manhattan, criam uma atmosfera caótica no país, na qual poder e colapso se equilibram numa corda bamba. Nesse cenário, por consequência, não existem vilões ou mocinhos, à medida que os heróis, supostos paladinos da moral e da honra, se mostram tão amorais ou cruéis quanto seus antagonistas. O bem e o mal, tornam-se relativos, assim como o paradigma do tempo na era pós-Einsteiniana.

Se precisasse escolher o principal elemento que torna “Watchmen” inesquecível, diria que são seus personagens brilhantes. A essência e as contradições de cada um deles, em especial Rorschach, Ozymandias, Comediante e Dr. Manhattan, são o motor que torna o enredo da HQ tão profundo e fascinante. Enigmas ambulantes, de atitudes imprevisíveis, que a cada virada de página suscitam novas provocações. Eles são tudo, menos heróis convencionais: às vezes indiferentes, outras demasiadamente humanos.

Nas palavras do Ozymandias: “Meu novo mundo requer menos heroísmo óbvio”. E como não poderia ser diferente, o desfecho subverte expectativas, pintando uma irônica interrogação em nossa cara. Ao mesmo tempo catártico e sufocante, o encerramento dos arcos deixa o leitor com um gosto amargo na boca. Até onde você estaria disposto a ir para salvar a humanidade? E se a conquista de um mundo melhor exigir um cálculo utilitarista em que as vidas das pessoas estão em jogo? E afinal, até o derradeiro desfecho, estariam os heróis apenas alimentando uma máquina de violência e ressentimento com suas nobres missões? Essas foram algumas das perguntas que remanesceram comigo.

“Watchmen” é uma obra-prima em todos os sentidos. Leia.

Aresandio 26/01/2021

Uma das melhores quadrinhos que já li, o universo se watchamn foi muito bem calculado.

Aresandio 26/01/2021

luizote 03/02/2021

"Nós todos somos marionetes, Laurie. A diferença é que eu enxergo minhas cordas"
Leitura ok. A obra foi revolucionária para a época, mas a temática dos heróis imperfeitos e a arbitrariedade do certo e errado já foi tão explorada na cultura pop hoje em dia que em algumas partes que senti a leitura meio cansativa. Além disso, a cultura incel mgtow channer que inunda a internet hoje me impede de sentir qualquer tipo de conexão com Rorschach e odiá-lo mais do que Alan Moore pretendia. No final das contas é uma hq com umna história boa.

sharline 08/02/2021

revolucionário e impressionante
tenho muito interesse em assistir o filme e a série da hbo, mas antes resolvi ler o quadrinho que é um grande clássico. eu gostei bastante da experiência, gostei da narrativa e da construção dos personagens, o quadrinho em si é ótimo, só não dei nota máxima porque em alguns momentos >eu< achei bem arrastado, mas é algo bem pessoal.

recomendo a leitura, vale super a pena!