Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Brenner 08/02/2021

Apresenta um ótimo ponto de vista sobre a realidade dos heróis, mas pela fama e hype, esperava bem mais...

Gabriel 23/02/2021

O que aconteceu com o sonho americano? Virou realidade... Você tá olhando pra ele...
Como falar do "Cidadão Kane" das HQ's, Alan Moore entrega o que para mim e para muitos e sua obra prima com a arte IMPECÁVEL de David Gibbons. Watchmen aborda o universo dos heróis de uma forma menos fantasiosa possível com personagens cheios de camadas e um final digno de explodir cabeças, assisti primeiro ao filme quando mais novo e mesmo sendo incrivelmente fiel a HQ o final é BEEEM diferente, porém com a mesma proposta, o que fez a minha experiência de leitura ser ainda melhor que o filme (Que é meu filme preferido de herois), com certeza virou a minha HQ favorita, recomendo infinitamente.

leandrobuas 01/03/2021

Obra-prima!
Uma das graphic novels mais influentes de todos os tempos e um eterno bestseller, watchmen só cresceu em estatura desde sua publicação original, como minissérie, em 1986. Esta edição de luxo, com capa dura, papel especial e formato diferenciado, traz a lendária saga escrita por alan moore e desenhada por dave gibbons, totalmente recolorida digitalmente por john higgings, o colorista original. Não apenas isso, o volume de 460 páginas também apresenta uma quantidade de extras jamais vista no brasil, trazendo trechos do roteiro original, esboços de gibbons, comentários sobre os personagens, textos dos criadores e mais. Uma edição primorosa que não pode faltar na estante de nenhum colecionador. O ano é 1985. Os estados unidos são uma nação totalitária e fechada, isolada do resto do mundo. A presença de arsenais nucleares e dos chamados super-heróis mantém um certo equilíbrio entre as forças do planeta. Até que o relógio do fim do mundo começa a marchar para a meia-noite e a raça humana para um abismo sem-fim. A sombria e inigualável trama tem início com ilusões paranoicas do supostamente insano herói rorschach, um dos watchmen que patrulhavam os eua décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis -- ou, pior ainda, milhões de civis inocentes? fugindo da lei, rorschach junta-se a ex-companheiros do passado em uma desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas. E o que acabam descobrindo, além de abalar suas estruturas, poderá alterar o próprio destino do planeta terra. Seguindo duas gerações de heróis mascarados, desde a segunda guerra até os tensos anos da guerra fria, surge esta pioneira epopeia de ódio, amor, reencontros impossíveis, grandes reviravoltas e muita ação, como só a criatividade de alan moore e dave gibbons poderia conceber. Watchmen foi considerada pela revista time uma das cem melhores obras em língua inglesa de todos os tempos.

renatodsp3 03/03/2021

Clássico absoluto
Nessa obra, o mago dos quadrinhos Alan Moore cria não só uma trama envolvente e riquíssima de detalhes como desconstrói o próprio gênero super-heróico. Leia com bastante atenção pois cada quadro, cada balão de texto e cada parágrafo de prosa servem à narrativa, numa forma primorosa de contar uma história de decadência de um mundo e do próprio ser humano. Em Watchmen, o mundo brilhante dos super-heróis encontra o cinza do mundo real. Recomendação máxima.

Alisson 26/03/2021

Uma HQ sem igual.
Após concluir a leitura desse quadrinho, me senti na necessidade de voltar no início e repetir tudo de novo, para conseguir captar tudo que essa história tem a oferecer (coisa que certamente farei em breve) e, mesmo assim, imagino que não conseguiria captar tudo.

A HQ nos leva a um mundo distorcido. Não um mundo colorido dos heróis escoteiros, mas um mundo cinza e sombrio, assim como alguns de seus "heróis".

Uma história complexa, riquíssima, com uma grande construção narrativa e um desenvolvimento de personagens sem igual.

Uma obra prima impecável do gênio Alan Moore e, com certeza, uma das HQ que mais me tocou.

Guilherme.Oliveira 30/03/2021

Alan Moore e seu desenvolvimento crítico e denso.
Sensacional, porém com final previsível.
O que não tira o primor da obra.

RORSCHACH é sensacional!

Henry 15/04/2021

Um verdadeiro milagre termodinâmico
Enfim, tomei coragem e retirei Watchmen da prateleira para iniciar a leitura.

Seria algo repetitivo limitar-me a uma sinopse prolongada da história e abordar pequenos pontos que me chamaram a atenção. Dito isso, farei ao contrário, darei uma breve exposição da sinopse e falarei mais detalhadamente sobre o que me tocou. Deixando claro, TUDO QUE EU DIGO AQUI É DE MEU GOSTO, NÃO PARA FAZER MÉDIA COM O MAJORITÁRIO PÚBLICO QUE COLOCA WATCHMEN NO PÓDIO, mesmo eu entendendo o porquê.

Watchmen é uma HQ roteirizada pelo mago Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons. A história gira em torno da cidade de Nova York sob os cuidados dos vigilantes mascarados. Apesar do grupo de "heróis" nacionalistas representarem a paz, o povo demonstra um sentimento de repulsa e medo dos vigilantes.

Inicialmente, quero ressaltar a escolha da paleta de cores. Dave Gibbons marcou um golaço! A utilização das cores passou a impressão de ser algo mais clássico e, mesmo que haja passagens temporais no decorrer da história, permanece sendo bem representada.

Alan Moore buscou criar uma HQ que abordasse qualquer tipo de tema complexo na humanidade, sendo alguns deles: Embates políticos entre o comunismo e capitalismo, a cultura do estupro que é intrinsecamente ligado ao machismo estrutural, a indiferença do ser humano para com o semelhante (inclusive o desprezo pela morte), traumas infantis, feminismo, racismo, dentre muitos e muitos outros da forma mais brilhante e orgânica possível.

Apesar dos temas pertinentes e os diálogos ricos terem sido grandes aspectos da obra, devo ressaltar que a condução em determinados capítulo se tornou arrastada para mim. Monótona, cansativa. Porém, eu entendo que isso seja uma característica da filosofia implementada que torna o quadrinho mais rico, mas para mim, acabou sendo uma barreira para que minha leitura não fluísse mais facilmente.

Rorschach e Ozymandias roubam as cenas e, na minha humilde opinião, são a alma dessa rica obra-prima. Personagens com ideologias e personalidades fortes, calculistas e desiguais aos demais.

A figura dos justiceiros mascarados é vista como um tipo de opressão, ou seja, extremamente mal vista e questionada pelo povo. Eles se classificam como protetores da sociedade, mas de quem eles estão protegendo essa gente, se num olhar mais amplo, eles são as verdadeiras ameaças. Daí a frase "Who watches the watchmen?" (Quem vigia os vigilantes?)

Finalmente, watchmen é uma obra prima, merece ser lida com atenção e refletida após o desfecho que, aliás, sem dúvidas alguma, é um dos maiores finais que já vi, em qualquer tipo de mídia, em roda minha vida. É duro e brilhante. Obra que ficará eternizada nos anais das histórias em quadrinhos.

Re-co-men-da-dís-si-mo!

Marina.Castro.F 18/04/2021

HQ Brilhante
Todo o universo de Watchmen é incrível. Os personagens, o enredo, as questões sociais e políticas que perpassam a história, as descobertas... É uma história sensacional que, com total razão, está eternizada na história das HQs.

@leituras_sa 01/05/2021

"Não importa quem ordene fazer vista grossa. Nos não fazemos essas coisas porque é permitido. Fazemos porque temos de fazer. Fazemos porque somos compelidos".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ A sombria e inigualável trama tem início com ilusões paranoicas do supostamente insano herói Rorschach, um dos vigilantes que patrulhavam os EUA décadas atrás. Mas ele estaria realmente insano ou na verdade teria descoberto uma sórdida conspiração para assassinar super-heróis - ou, pior ainda, milhões de civis inocentes? Fugindo da lei, Rorschach junta-se a ex-companheiros do passado em uma desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas... e o que descobrem poderá alterar o destino do planeta Terra!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Nós últimos anos, "Watchmen" sempre esteve na minha lista de desejos, mas o preço altíssimo da edição definitiva sempre foi um empecilho. Um outro ponto que quero colocar é que, o que edição definitiva tem de bom, por conta dos extras e da capa dura, ela acaba não sendo tão prática para ler e segurar, já que essa edição tem capa dura. Falando sobre a história, ela consegue apresentar inúmeros questionamentos a respeito da atuação dos super-heróis e utilizando uma linguagem mais séria e profunda, além de excelentes ilustrações, que conseguem transmitir o que o autor quer passar para o público. Eu entendo ela ser colocada como um clássico das HQ's, até por conta da época em que foi lançada, e pelo fator de já ter sido adaptada para um filme e uma série, mas confesso que esperava mais dela, acho que no meu ponto de vista, faltou um algo a mais para que ela pudesse ser realmente marcante.
Por @dangomesn
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

site: https://www.instagram.com/p/CN8em8pD95V/

Luis.Gengibre 18/05/2021

A única coisa que não tem volta foi a inocência
Posso dizer com propriedade que leio e releio Watchmen a quase uma década, e somente hoje consegui alcançar um pouco mais de entendimento da obra. Alan Moore em sua narrativa detalhista alcança um nível tolkiniano de criação de mundo através de imagem e texto que almejam a forma mais sublime de um produto que revolucionou a indústria como um todo, para o bem de alguns e maus para outros (principalmente nós que nos tornamos reféns de pessoas que somente conseguiram ver a violência sadística e a subversão de alguns arquétipos, e tentaram ao maximo reproduzi-las em histórias de arcos confusos, com personagens esteriotipados e hiperssexualizados nas décadas seguintes).
Eu consideraria uma obra perfeita que continua a me inspirar dia a dia a tentar encontrar outras formas não convencionais de narrativas, como também me influencia a criar as minhas próprias.

Watchmen é um soco e um chute de filosofias contraditórias em embate até seu final aterrador e inesquecível.

Lorrany 22/05/2021

"Ainda são as mais antigas ironias que nos trazem maior satisfação: o homem, ao se preparar para uma guerra sangrenta, prega em alto e bom som, da maneira mais eloquente, a paz."

Já conhecia o enredo de "Watchmen" por causa do filme e da série, mas foi minha primeira vez lendo o quadrinho. Allan Moore entrega uma história complexa e sombria sobre uma Nova York fictícia e mostra a verdadeira face dos heróis fantasiados estadunidenses desse universo. Escrita nos anos 80, a HQ casa aspectos políticos da vida real com a ficção, fazendo uma bela construção de narrativa e desenvolvendo bem os personagens. Em algumas partes, achei que a história fica um pouco lenta, porém reconheço o trabalho primoroso do autor e das artes de Dave Gibbons. Acredito ser aquele tipo de história que, quanto mais se relê, mais se aprende sobre/com ela.

Rodrigo.Macedo 27/05/2021

Alan Moore
Sob a preocupação de uma possível guerra nuclear os governos estão investindo a maioria de seus recursos financeiros em armamentos nucleares.
O povo das cidades ficaram sem segurança e a violência imperou. Nesse contexto, surgem os heróis mascarados com o objetivo de combater a injustiça. Mas eles vão perceber que o problema é muito maior do que parece.
A trama tem um mistério que te segura até o fim, quando tudo fica muito bem explicado e justificado. O vilão com seus propósitos se destacou no fim, fazendo vc pensar seriamente se essa não seria uma boa saída. Duas ressalvas finais: 1) Rorschach é o meu personagem favorito, acho que talvez seja porque ele mantém suas convicções até o fim. 2) A estória dos piratas que é contada paralelamente a estória principal é muito top. Têm momentos em que fica mais legal a estória dos pitatas do que do Watchmen.

Didho 04/06/2021

Demorei muito a ler, mas valeu
Gosto muito de ler quadrinhos, mas com Watchmen descobri que prefiro obras independentes, talvez até pela temática. Apesar disso gosto muito de observar em quadrinhos o uso de cores, fontes diferentes e a variação dos balões de fala e o que os artistas e editores quiseram passar com isso.
Watchmen é uma história bem completa, que compartilha a realidade que vivemos com a fantasia. Demorei mais de ano pra ler rs porque a história não me prendia, apesar de gostar.

Marcos Wlrich 14/06/2021

Releitura
Obra prima. Reler Watchmen sempre traz novas percepções filosóficas e novos questionamentos sobre a humanidade. Essa HQ nunca deixará de ser atual.

Dri 17/06/2021

Impecável
Uma obra atemporal que se torna cada vez mais atual a cada leitura.
A possível eclosão de uma nova guerra, a corrida nuclear, heróis humanizados e violentos, um ser que personifica a ideia de um deus, e um dos vilões mais geniais da literatura mundial.
Alan Moore nos leva mais uma vez por um enredo que abraça o leitor e aperta com toda força possível, nos deixando sem ar do começo ao fim.
Imprescindível para quem é fã do gênero.