Watchmen

Watchmen Alan Moore...

Resenhas - Watchmen

Mari 30/06/2020

Meu primeiro graphic novel! Agora entendo pq as pessoas gostam tanto desse formato! Não é só enredo q é importante, mas todos os pequenos detalhes que fazem parte de um pequeno quadrinho!
A história é muito envolvente, não é a toa q watchmen, depois de todos esses anos ainda é considerado tão atual no mundo de hoje!

02/07/2020

Quando li Watchmen, já sabia de sua magnitude. Não vou me alongar muito, mas com certeza essa foi e continuará sendo uma das melhores graphic novela que já li. A narrativa abordando "super heróis" da forma mais mundana possível dentro dos contextos sociais, possibilitou uma crítica política muito bem construída. Os personagens tem várias dimensões, sendo totalmente humanos e cheio de erros - não há espaço para mocinhos nem vilões e a linguagem é forte e muito bem rebuscada. Li porque queria finalmente ter contato com a hq e tinha ficado entusiasmado para a série (uma continuação indireta) - que honra o legado do material original. O universo construído por Alan Moore é genial e de fato, uma verdadeira obra prima!

Alisson 26/03/2021

Uma HQ sem igual.
Após concluir a leitura desse quadrinho, me senti na necessidade de voltar no início e repetir tudo de novo, para conseguir captar tudo que essa história tem a oferecer (coisa que certamente farei em breve) e, mesmo assim, imagino que não conseguiria captar tudo.

A HQ nos leva a um mundo distorcido. Não um mundo colorido dos heróis escoteiros, mas um mundo cinza e sombrio, assim como alguns de seus "heróis".

Uma história complexa, riquíssima, com uma grande construção narrativa e um desenvolvimento de personagens sem igual.

Uma obra prima impecável do gênio Alan Moore e, com certeza, uma das HQ que mais me tocou.

bardo 05/08/2021

A primeira coisa que chama a atenção ao ler Watchmen é o quanto essa HQ em dado momento se tornou novamente perturbadoramente atual. Talvez hoje ela seja inclusive mais atual do que quando foi lançada e isso é no mínimo inquietante. Outro ponto que chama a atenção é o quanto um de seus personagens é carismático a ponto de simpatizarmos com ele, o fato dele ser o narrador principal e o fio condutor da narrativa potencializa essa impressão, o que nos pode fazer esquecer de que para efeitos práticos ele não é um herói ao contrário. A citação de Nietzsche em certo ponto deixa isso muito claro.
A despeito da leitura relativamente fluída; com exceção da narrativa que se interpõe à principal, a do náufrago, que quebra o ritmo por diversas vezes e num primeiro momento pode parecer não fazer sentido; é uma HQ extremamente complexa com diversas camadas e subtextos que podem não ser tão óbvios numa primeira leitura. Pode-se dizer que grosso modo cinco visões de mundo dialogam aqui e pelo menos dois duplos: Comediante/Rorschach e Dr Manhattan/Ozymandias. Definitivamente é uma HQ que dá muito o que pensar, mas que não agradará a todos. Aos incautos vale ainda a advertência de que a HQ põe a nu preconceitos e ideias que hoje são, pelo menos a luz do dia, rechaçados.

Mar 07/10/2021

Incrível
Difícil encontrar outro adjetivo para essa obra.
Assisti ao filme e de cara se tornou um dos meus favoritos. Demorei para ler a HQ, mas sem dúvidas valeu a pena. A leitura foi daquelas que despertam diversos sentimentos, mas o principal foi a ansiedade por chegar logo até as próximas páginas.
Sem dúvidas entra para uma das minhas obras favoritas.

Diego.Rates 26/10/2021

Watchmen é essencial e revolucionário
História espetacular, traços maravilhosos, personagens densos, bem construídos e complexos. Uma história absolutamente essencial e completamente revolucionária

A forma que a trama se desenrola é fluida, envolvente, cativante e passa toda a atmosfera criada pelos autores. Um mundo gigante, com conflitos e dilemas gigantes, por onde deuses e pessoas andam ao mesmo tempo, todas mostrando noções deturpadas de ética e moralidade duvidosa, no mínimo. História perfeita e genuinamente a melhor HQ de todos os tempos

Marcelo.Castro 26/12/2021

Obra indispensável
Depois de algum tempo na minha estante, finalmente consegui concluir a leitura desse clássico, e, como era de se esperar, não me decepcionei. A importância da obra é inegável, tornando um título obrigatório de qualquer um que quer ter uma biblioteca de HQs. A arte é fantástica, e o roteiro magistral, apresentando um panorama da época em que foi escrito, mas com críticas que facilmente podem ser transpostas pros tempos atuais.

Vitor.Castel 07/01/2022

Watchmen
Considerado, até onde sei, uma das maiores HQs da história, se não a maior, Watchmen esteve comigo durante mais ou menos uma semana, com uma história legal, personagens interessantes

Em geral achei bom, mas nada (pelo menos atualmente) surreal. Talvez na época em que foi publicada tenha sido mais assim, como Matrix foi em 99

Fernando 17/02/2022

Quem vigia os vigilantes?
Essa pergunta é parte essencial do obra. Ao se questionar sobre o papel dos super-heróis num mundo decadente, chegamos a conclusão de que "bem e mal" são visões superficiais. Heróis e vilões são visões superficiais.

Tudo que a HQ não é. Fiquei admirado com a criação de mundo, cauteloso nos mínimos detalhes. Podemos apenas acompanhar o enredo, ou podemos ler os textos dos jornais e livros publicados dentro daquele próprio mundo.

Por fim, é uma história horrível e decadente - escrita e desenhada de forma magistral. Um clássico.

Edward Stardust 19/02/2022

É Watchmen.
Isso é tudo que você precisa saber. Se você não leu ainda ou vc não se importa de perder uma das HQs mais influentes e bem escritas de todos os tempos ou vc sabe usar seu tempo pra coisas produtivas bem melhor do que eu. Nos dois casos eu tenho inveja de vc pq sou eu que estou soando como um nerdão agora...

Barbs 23/02/2022

Enredo genial
Já tinha visto o filme e a série mas decerto ler a HQ é imprescindível e ainda surpreendente. Os capítulos em Marte são meus favoritos.
A forma como a história é contada, os questionamentos, como o tempo se passa, as citações e referências...Mas a coisa mais admirável é a construção de cada personagem dotado de uma personalidade única e complexa, onde até mesmo o vilão não pode ser considerado a personificação do "mau". Além disso as consequências sociais, políticas e culturais da presença de justiceiros e de um "deus" na terra são minuciosamente bem delineadas, caso fosse real.
Não tenho propriedade pra falar de quadrinhos ou de super heróis, mas é evidente (e posso afirmar com certeza) que Watchmen é uma das maiores HQ's de todos os tempos.
rtpedro 23/02/2022minha estante
ja volto lendo um review desses
braba

Barbs 23/02/2022minha estante
Já leu?

rtpedro 03/05/2022minha estante
nop

Nany 03/04/2022

Escrita: Alan Moore
Ilustração: Dave Gibbons

A HQ a nos conta sobre ex-heróis, ambientado no ano de 1985 nos EUA, onde uma possível terceira guerra pode acontecer contra a URSS (Guerra nuclear). A um total de 12 histórias em quadrinhos, onde altera entre cinco personagens principais, dr. Manhattan, Espectral (caso do d. Manhattan), Coruja, Rorschach e o comediante.
Na história temos um assassino de heróis, onde se inicia com a morte do herói mais conhecido, o comediante, o crime está sendo investigado pela polícia e por Rorschach, o único vigilante ainda atuando depois que o governo proibiu a atuação deles, sendo a única exceção o dr. Manhattan, que possui poderes impressionantes sendo de manipulação de matéria ao nível subatômico.
Acompanhamos a origem, decadência, intrigas, drama de cada personagem, como cada um está depois de serem vigilantes. O objetivo central é mostrar a desconstrução do mito super-heróis, mostrando a real miséria do coração do homem (principalmente no personagem comediante), dentro do ambiente a história, para o contexto do mundo com heróis.
Se vivemos em um mundo decaído, o quão surreal/decadente ele seria com a existência de vigilantes? Esta hq responde isto lindamente, vemos governo se aproveitando e vencendo suas guerras, homens em sua depravação fazendo o que queria e quando queria, mortes de pessoas inocentes injustificáveis de uma tamanha crueldade. Watchmen nos narra homens comuns com trajes vestindo uma persona para se sentirem vivos. O único a perceber a decadência do mundo é Watchmen, onde inicialmente ele se junto a outros vigilantes, mas seus modos operantes mudam depois de um caso, e se torna temido entre heróis e vilão.
O que achei: A hq é incrível, pois mostra a natureza do homem, e que tudo se pode para poder alcançar seus objetivos, incluindo o governo nisto, e o que o homem pode fazer para terminar a guerra? Até onde se pode ir. Recomento ler para ontem.

Letilcia 15/05/2022

puta que pariuuu que tapa na cara kkkk nossa nem sei se vou superar esse tapa ??? pqp quadrinho bom da poha

lorran_dossantos 10/07/2022

Masterpiece.
Difícil resumir o que essa HQ representa. É um marco que divide HQs mais infantis e HQs mais adultas. Uma história que foge do convencional de heróis e nos apresenta seres humanos imperfeitos e com problemas reais, como traumas de infância e crises globais. Meu destaque vai pros momentos em que o Dr. Manhattan fica reflexivo, pois são sempre monólogos primorosos.