Quatro Estações

Quatro Estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Pam 13/08/2023

Mais um livro do King finalizado.

Quatro Estações é uma coletânea com quatro contos do King, neste não temos só terror, temos ficção com pitadas de suspense psicológico e drama.

Particularmente o primeiro conto Rita Hayworth é a Redenção de Shawshank foi o meu favorito e sua adaptação, Um sonho de liberdade, é tão incrível quanto o conto.

O que menos gostei foi O Corpo, que serviu de inspiração pro filme Conta Comigo.

King ao contrário do que é vendido, é um autor muito versátil do qual pode escrever o que quiser e a cada obra que leio dele, fica comprovado isso.

Januska 09/08/2023

Aluno Inteligente - o melhor
Já conhecia as histórias de Shawshank e O Corpo, através dos filmes, que são excelentes. Os contos também não ficam para trás, porém, pra mim o conto do Aluno Inteligente foi o melhor do livro. Perturbador bem de uma vibe King. O método respiratório também é muito bem feito.

Márcio Felipe 31/07/2023

Nossa, esse livro superou minhas expectativas sempre foi bastante elogiado, mas nunca dei muita bola e que arrependimento de não ter lido isso antes, é uma coletânea de novelas ou contos como queira falar que se passa em cada estação do ano, são histórias totalmente diferentes uma da outra, mas uma coisa em comum é que sempre tem contador de história no meio, Aqui a gente tem um King abordando temas que até então não eram muito conhecidas ainda, já que ele escreveu as novelas quando era consagrado somente como mestre do terror. Agora falando um pouco breve do que achei de cada conto.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
Eu adorei essa história, você simplesmente torce pelo protagonista Andy Dufresne mesmo você não sabendo muito bem se ele de fato cometeu esses crimes ou não, (claro que na sinopse, já entrega muita coisa), acho que você puder evitar de ler a sinopse você vai ter uma experiência um pouco melhor. Mas a questão não é só essa, a jornada na verdade é tudo que ele passa dentro da prisão, e a ambientação como sempre especular e ele melhora ainda mais quando ele for escrever a espera de um milagre (apesar de eu não ter lido ainda), mas muita gente elogia muita escrita dele, e o interessante a história é narrada na expectativa do amigo de Andy, então muita coisa que ele conta é ou ele mesmo viu ou ouviu falar de alguma pessoa da prisão ou até mesmo ele especula.

Aluno Inteligente
Aqui temos uma novela muita louca porque eu não estava esperando que chegasse a esse nível, enquanto a primeira novela é um drama que você se comove muito, aqui nessa história temos um terror psicológico, chega ponto de você torcer que o protagonista (nem sei se classifico assim) Todd Bowden morra, não quero entregar em muitos detalhes, muita gente detesta essa novela ou gosta mais ou menos, eu vou na contramão eu simplesmente amei, é tipo de terror psicológico que gosto (apesar de certos momentos eu tive que parar de ler um pouco), já adianto que é perturbador e entendo quem não gosta.

O corpo
Minha novela favorita do livro sem sombra de dúvida, ao ler me voltou aquela lembrança de quando eu estava lendo it.Tem umas reflexões muita emocionantes e como king sabe colocar protagonistas crianças de peso, gostaria que tivesse mais páginas, e adorei as histórias contadas dentro da histórias.

Método respiratório
Mais uma vez uma história contada dentro da outra, e adorei a novela totalmente bizarra, e esse eu classifico um terror meio gore, comprada as outras 3 novelas essa é a mais fraca na minha opinião, mas claro que não tira o mérito de ser boa também.

carol.8 27/07/2023

São contos meio grandes na minha opinião para serem contos mas enfim são muito bons, o segundo conto é de cair o queixo, do começo ao fim esse conto me prendeu e me deu ódio e nossa, bom demais.

euluizarosa 20/07/2023

?????? Quatro Estações - Stephen King ??????
Espetacular. Para ler se deliciando aos poucos. Histórias tocantes, comoventes, nem sempre no bom sentido. Traz a nós sentimentos ruins, como repugnância e injustiça, mas nada em vão, tudo enlaçado em uma envolvente narrativa.
Meu conto favorito foi o primeiro, me encheu o coração de esperança, aquilo que mais precisamos para nos mantermos firmes em quaisquer situação.

Mandy 15/07/2023

Gostei bastante.

Os quatro contos são bons, te prendem do início ao fim.
A escrita de King nesse livro é bem gostosa de se ler.
Super recomendo.

Chana.Deon 12/07/2023

Começou bem
Nosso amei a primeira novela, gostei bastante da segunda a terceira já não foi tão legal e a quarta achei bem ruinzinha.

Daniely.Chernioglo 09/07/2023

O King sempre arrasa e com esse livro não seria diferente.
Nele temos 4 contos. O que eu menos gostei foi o terceiro conto, mas os demais eu amei de forma absurda.

Liliane.Goncalves 09/07/2023

Muito bom!
📚 Quatro Estações (Stephen King)

Um livro com quatro histórias que são grandes demais para serem "apenas" contos e "curtas demais" para serem um livro cada uma. Fugindo um pouco do habitual, em Quatro Estações King entrega 4 histórias de pessoas comuns.

Esse livro me marcou de maneiras diferentes e não teve uma história que não me deixou pensando sobre ela depois que acabei de ler.

Nas palavras do próprio autor, o livro é sobre uma fuga não convencional de uma penitenciária, um velho e um garoto ligados por um relacionamento hediondo baseado em parasitismo mútuo, um quarteto de garotos do interior empenhados numa viagem de descobrimento e um conto de terror sobre uma mulher decidida a parir seu filho de qualquer maneira.

Quem vê assim não parece nada demais, mas as histórias são excelentes! Os personagens e os seus relacionamentos são muito bem trabalhados, os diálogos são muito bons e existe uma linha sutil de suspense que atravessa todo o livro fazendo com que, mesmo nos momentos mais parados, a gente fique atento para o que vem a seguir.

Três dos quatro contos foram adaptados para o cinema e as duas adaptações que assisti são maravilhosas. Os contos adaptados foram Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank que deu origem ao filme Um sonho de Liberdade com Morgan Freeman e Tim Robbins e foi indicado para vários prêmios (Prime Vídeo). Aluno Inteligente deu origem ao filme O Aprendiz, que tem no elenco Ian McKellen e Brad Renfro.
E por último, Conta Comigo que é a adaptação do conto O Corpo e tem no elenco River Phoenix, Kiefer Sutherland e John Cusack. Filmão, gostei muito dos atores, da ambientação e da trilha sonora. Adorei ver Kiefer Sutherland novinho e saber que River Phoenix era irmão mais velho de Joaquim Phoenix (Netflix).

O que eu mais gosto nesse livro é que ele é consistente, todas as histórias mantêm um nível muito bom, mesmo que a gente goste mais de uma do que de outra.

Por fim, o posfácio é uma grata surpresa! Gosto muito de ler o King falando sobre os próprios livros. Aqui temos também ele falando sobre o rótulo que tem de ser um escritor de terror e o motivo pelo qual ele escolheu o título Quatro Estações.

#quatroestacoes

site: https://www.instagram.com/resenhalovers/

Liliane.Goncalves 09/07/2023

Muito bom!
📚 Quatro Estações (Stephen King)

#quatroestacoes

site: https://www.instagram.com/resenhalovers/

Madu Godoy 09/07/2023

?Até nos vermos novamente,mantenha a calma,leia bons livros?
?Mas me apaixonei também por cada uma dessas histórias, e acho que alguma parte de mim sempre estará apaixonada. Espero que tenha gostado, leitor; que tenham lhe feito o que uma boa história deve fazer
fazê-lo esquecer de suas preocupações e levá-lo a um lugar aonde nunca foi. É a mágica mais gostosa que conheço.?

Amei muito esse, são quatro contos que me prenderam muito, eu estava trabalhando pensando nesse livro, ia dormir pensando nele, meus amigos que experiência.

@raqueldreger 09/07/2023

Eu gostei bastante. Principalmente o último conto. Embora em nenhum momento parecesse que estava lendo King, essa leitura foi diferente de tudo que já li do autor. Os contos são fluidos, e despertam curiosidade.

Alexia181 07/07/2023

Os contos poderiam ser melhores. São bons, mas eu senti que faltava alguma coisa? fiquei com um gostinho de ?poderia ser melhor?.

Fernanda631 05/07/2023

Quatro estações
Quatro estações foi escrito por Stephen King e publicado 27 de agosto de 1982.
Nem só de terror vive o mestre do gênero. Quatro Estações, coletânea de contos, mostra uma outra faceta de Stephen King, voltada para dramas cotidianos em que a monstruosidade pode estar escondida em pequenos atos, dentro de nós mesmos ou ao nosso redor. A obra traz algumas das melhores narrativas de King e rendeu os mais que consagrados filmes Um Sonho de Liberdade, Conta Comigo e O Aprendiz.
Quatro Estações é um livro de contos de Stephen King. Como o título sugere, são quatro contos, cada um deles com foco em uma estação do ano. Não exatamente que se passa em apenas uma estação, pois dois deles tem uma duração de alguns anos, mas são marcados mesmo por uma estação em questão.
Apesar de nós associarmos contos como histórias curtas, que vamos ler rapidamente, os de Quatro Estações são como a maioria das obras de Stephen King: longos e complexos, praticamente pequenas novelas. Mas não longos de forma que parece nunca acabar e nem complexos de forma que é difícil de entender. King simplesmente não consegue escrever uma história sem dar complexidade aos seus personagens e ao ambiente que os cerca, de forma que acabamos emocionalmente muito envolvido com eles.
A Primavera Eterna – Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank
A história de abertura de Quatro Estações é uma ode à persistência. Condenado injustamente pelo assassinato da esposa, o banqueiro Andy Dufresne não abaixa a cabeça para as engrenagens do sistema. Num universo carcerário oprimido por interesses e abusos, e sem perspectivas, ele mantém acesa a chama da esperança e mostra que paciência e persistência são virtudes essenciais em determinadas situações.
Narrado por um prisioneiro chamado Red, o conto conta a história de um homem, Andy, que foi preso pelo assassinato de sua esposa e o amante, fala do dia a dia na prisão de Shawshank, da vida dos presos, dos guardas, do funcionamento da prisão, e de como era o dia a dia de Andy e Red.
Red, é o cara que consegue qualquer coisa dentro da prisão. Ele vai nos apresentando o funcionamento e a rotina diária de Shawshank ao mesmo tempo em que fala sobre sua relação de quase amizade com Andy.
O cenário do presídio construído por King é perfeito e já antecipa qualidades que mais tarde viriam a ser comprovadas em À Espera de Um Milagre. A narrativa flui num ótimo ritmo e chegamos a um final brilhante e surpreendente. Este conto rendeu o filme Um Sonho de Liberdade, estrelado por Tim Robbins e Morgan Freeman.
Verão da Corrupção – Aluno Inteligente
Aluno Inteligente é daquelas histórias que vão crescendo a cada novo desenrolar dos fatos e desembocam numa sequência final perturbadora. O aluno inteligente é um jovem obcecado pela Segunda Guerra Mundial e pelo nazismo descobre que um idoso morador de sua cidade é na verdade um ex-oficial nazista, e decide chantageá-lo de revelar sua identidade a polícia em troca de saber em detalhes como era a vida nos campos de concentração.
O garoto Todd é aficionado pelas histórias envolvendo o nazismo e seus campos de concentração. Ele passa a devorar livros e revistas sobre o assunto até o dia em que descobriu que seu vizinho é um ex-oficial de Hitler, conhecido por sua extrema eficiência em matar, isso deixou o jovem muito animado e assim poderia saber de assuntos e temas que nunca poderia ser escritos em livros, os assuntos seriam contados por um oficial real que viveu e fazia tudo aquilo nos campos. Todd confronta Dussander e a chantagem para não revelar sua identidade é ouvir detalhadamente absolutamente tudo sobre a rotina de morte do nazismo: como operavam os campos, como eram as mortes, os mecanismos, os testes, o sofrimento.
King nos leva para um passeio pela natureza sombria do homem e pelo que escondemos em nosso interior. A relação desenvolvida entre Todd e Dussander, cheia de reviravoltas, é envolvente e nos faz questionar onde estão os limites entre o simples conhecimento de algo e o sadismo e a loucura. Este conto foi adaptado para o filme O Aprendiz.
Outono da Inocência – O Corpo
Quatro meninos ouvem um rumor sobre um corpo de um menino que faleceu e que pode estar escondido em uma floresta e decidem ir lá para ver. O local é longe da casa deles então levaria mais de um dia de caminhada para chegar lá e depois mais outro para voltar. Enganando seus pais falando que não vai dormir na casa do outro eles vão para essa aventura.
A jornada de um grupo de amigos para matar sua curiosidade em ver alguém morto parece um enredo simples, mas King a transforma num rito de passagem da infância. É o momento em que questionamentos aparecem e é preciso um mínimo de maturidade, mesmo ainda não sabendo o que é isso, para encara-los e responde-los. Uma história sobre como os laços de amizade se formam, fortalecem e enfraquecem, e como isso influencia no adulto que vamos nos tornar. Temos aqui mais uma prova da capacidade de Stephen King em construir excelentes e convincentes personagens infantis e, através deles, nos emocionar.
Sendo narrado por um dos meninos, ele tem um clima bastante nostálgico de volta à infância e à inocência. As aventuras dos meninos duram apenas dois dias, porém são muitas emoções e é um conto bastante divertido.
Talvez seja a história mais famosa por ter gerado o filme Conta Comigo, um dos clássicos da Sessão da tarde.
Inverno no Clube – O Método Respiratório
Única história com leves sugestões de sobrenatural, O Método Respiratório.
Um grupo de homens se reúne numa espécie de clube para contar histórias macabras, e a história mais assustadora de todas é sempre reservada para ser contada na véspera do Natal. No conto, acompanhamos a narrativa de um dos membros, um médico, conta uma história antiga, cuja paciente grávida estava disposta a tudo para dar à luz em segurança. Tudo corre bem até a parte final que soa estranha e bizarra.
Esse é o único conto de Stephen King livro que realmente tem algum fator sobrenatural que geralmente encontramos em suas histórias. É o mais curto dos contos, contado também em primeira pessoa, e o mistério com que é narrado faz ler do início ao fim segurando o fôlego.
Quatro Estações, que é das melhores que o mestre do horror já produziu.
Quatro Estações é um livro que tem contos muito diferentes entre si, mostrando bastante diversidade de escrita do autor. Temos momentos para rir, chorar, ficar enojados… é uma boa recomendação para quem tem curiosidade de ler o autor e ainda não o conhece pois existem muitos elementos bem clássicos da escrita dele.