Quatro Estações

Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Nina Pina 10/10/2022

Adorei
Amei esse livro, alguns contos foram adaptados para o cinema. Como sempre o autor não deixa seus leitores na mão.
O livro é ótimo, é uns dos livros mais renomados de Stephen King, mergulhando no mais profundo da natureza humana, onde se encontra os medos, inseguranças, traumas de infância, desejos bons e ruins, esperanças.
E que a crueldade aparece desde criança, e vai crescendo, crescendo até se tornar algo muito perigoso. Mas, a bondade fortalece o ser humano.

eliane_nuvens 09/10/2022

Mais um King finalizado e que livro meus amigos! Este é um livro com quatro contos e já adianto que não são de terror, mas alguns têm um pouquinho de sobrenatural.

Eles narram histórias nas quais o que mais se destaca é o lado humano dos personagens, suas tendências para o bem ou para o mal. Os contos são:

PRIMAVERA ETERNA - Rita Hayworth e a redenção de Shawshank: de longe foi o meu favorito. Conta a história de Andy, um banqueiro que foi condenado por assassinar sua mulher e o amante. Mostra sua vida no período em que esteve na prisão.

VERÃO DA CORRUPÇÃO - Aluno Inteligente: é a história de Todd, um garoto que descobre que Arthur, um senhor da sua cidade é um nazista fugitivo e assim passa a ameaçá-lo, criando uma relação de dependência mútua e brutal. Todd e Arthur são personagens asquerosos que beiram a psicopatia. O conto é muito bom e possui um final de explodir a mente.

OUTONO DA INOCÊNCIA- O corpo: conta como quatro crianças vivem as mais incríveis aventuras ao decidirem ir até o local onde um corpo de um garoto desaparecido foi encontrado. King constrói uma relação de amizade muito bonita e escreve a inocência da infância como ninguém.

INVERNO NO CLUBE - Método respiratório: narra a história de um médico e sua paciente ou narra como um homem foi convidado a fazer parte de um clube misterioso? Se eu afirmar com certeza, estarei enganada. É uma narrativa excelente que incita a curiosidade e deixa o leitor curtindo suas próprias interpretações.

Não é preciso dizer que a minha experiência de leitura foi maravilhosa. Além de que nesse livro existem muitas referências a obras do próprio King, entregando assim muito fan service.

Recomendo este livro para quem nunca leu nada do King, quer conhecer sua escrita e não quer começar por um livro de terror.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Lorena.Arantes 06/10/2022

Esperança, Ódio, Descobrimento, Força
Esse é um livro de contos um pouco mais longos do King e que representa cada um desses sentimentos.

Primavera eterna
Este conto é narrado por um preso, ele sabe o que o que ele fez é ruim, sabe que está f*****, que vai passar anos intermináveis presos e por isso coleta histórias e conta a história de Andy Dufresne e sua fuga.
O narrador conta em detalhes o que aconteceu a Andy para ser preso e a sua saga na prisão é um relato cruel da realidade prisional, os detalhes são bem explícitos, estão ali para incomodar e gerar um sentimento de empatia pelo Andy e indiretamente pelo narrador.
E o que é mais peculiar que na metade do livro ele já conta o que aconteceu ao personagem principal e você quer terminar porque se importa. Andy é tão inteligente, cuidadoso e humano, passa por poucas e boas durante anos e no final consegue que ninguém esperava, trazer esperança a Red. As referências históricas que estão ali fazem com que o conto seja mais crível, isso é muito importante.

Verão da Corrupção
Esse é um conto em que um garoto encontra um nazista e como o próprio King disse é um relacionamento parasitário como se uma influenciasse o mal do outro e gostasse do mal no outro. Tanto que o Todd pede para que o Dussander todos os detalhes do que acontecia nos campos de concentração.
O paralelo entre o novo e o velho é bastante interessante, tanto que começa o pesadelo em um, depois começa com outro, a maldade aflora em um e depois no outro.

O King tem um dom escrever personagens odiosos e você os odeia do começo ao fim e este é um conto em que você odeia os personagens do começo ao fim, isso é genial.

Outono da Inocência
O terceiro conto da coletânea é sobre quatro garotos que vão em busca de um corpo uma criança que eles conhecem que morreu atropelada ou não pelo trem.

São quatro crianças únicas com suas personalidades e suas singularidades que fazem com que você queira acompanhar a história do começo ao fim. Você entende as suas ações porque eles são rodeadas de péssimas figuras masculinas e femininas.
São crianças sendo crianças mas indo atrás de uma situação bastante adulta e todos eles têm falas muito adultas durante todo a história, por isso que é uma história de descobrimento, principalmente o Chris que é um personagem maravilhoso, um dos melhores que o King já criou. Ele sabe onde ele está, ele sabe sua situação e se nega a ser o que querem ou que pensam que ele seja e isso é muito louvável.

Eu acredito que esse conto tenha muito do King nele, principalmente o personagem narrador que é um autor e que se sente impressionado por poder conseguir viver da literatura de horror e também que fala que ficou impressionada em fazer milhões com seus medos da infância
Tem uma fala muito linda no próprio conto que é o seguinte "coisas mais importantes são mais difíceis de expressar, pois as palavras a diminuem".

Inverno no Clube
É uma história dentro de uma história.
David, que participa de um clube muito interessante, que é um lugar que é perdido tempo e no espaço. Nesse clube se contam histórias, e as histórias sobre o sobrenatural são reservadas para o Natal e um dos participantes do clube, chamado MacCaron, conta sua história sobre o método respiratório.
Eu me surpreendi bastante com esse conto achei que ele ia ser um dos que eu menos gostasse mas muito pelo contrário eu adorei. Achei muito emocionante.

Ao todo, eu gostei bastante do livro é um livro denso, é um livro pesado, um livro gráfico e não muito fácil de ser lido, mas eu espero ter te convencido a lê-lo. Vale a pena.

Pedro 05/10/2022

Quatro estações, quatro contos
Comprei esse livro por muitas pessoas falarem bem dele, e por já gostar de outras obras do mestre do terror, Stephen King
Admito que demorei um pouco pra pegar o ritmo no primeiro conto, esse livro tem muitas referências mais antigas, então fiquei um pouco perdido com nomes, localização e afins, mas como já conhecia o filme, foi fluindo
Preciso destacar que já li muitos livros do King, e francamente, a escrita dele é muito incrível em outros gêneros além do terror.
Se no final de cada conto, estivesse escrito "baseado em uma história real" eu teria acreditado facilmente
O último conto pra mim foi o que mais prendeu, eu não consegui parar de ler até terminar
Recomendo para todos lerem, mas destaco que pode despertar muitos gatilhos, o segundo conto por exemplo tem muito destaque as terríveis práticas nazistas, então deixo aqui o aviso.

Gabriela - @livrosdegab 28/09/2022

Me indicaram começar Stephen King por esse livro de contos e agora que finalizei só posso constatar uma coisa: comecei errado!
Famoso pelas historias de terror, ele não colocou nada disso em nenhum dos 4 contos desse livro.
Li o primeiro conto em setembro do ano passado e quase acompanhei mesmo as estações do ano.
O conto da primavera foi a história que deu origem ao filme "Um Sonho de Liberdade" e ele me iludiu porque comecei o conto do verão na mesma empolgação do primeiro e o negócio não foi tão interessante.
Não melhorou muito ao longo do outono e inverno, por isso dei intervalos tão longos entre eles e só terminei agora.
Enfim, tô em busca do meu "primeiro" de Stephen King de novo. Aceito sugestões.
Alê | @alexandrejjr 29/09/2022minha estante
Te indicaram muito errado mesmo. Nessa coletânea ele se desliga da temática horror/terror pra calcar o pé em histórias mais humanas, com meditações mais ligadas à condição humana e menos ao sobrenatural.

Gabriela - @livrosdegab 29/09/2022minha estante
fato! essa resenha é antiga, depois disso li IT e O Cemiterio! bem melhores!

Paula 19/09/2022

O melhor e o pior do ser humano...
Gostei muito de conhecer o King dos anos 80, mas ainda prefiro os atuais. O primeiro e o último contos foram os que mais gostei. Me deixaram super instigada para saber como a trama se resolveria, além do autor deixar pequenos comentários ao longo do conto que me deixavam curiosa pelo final. O conto O Corpo só me pegou mais ao fim. E o segundo conto foi o que mais me desagradou, pelo o quanto poderia ter sido mais enxuta as cem primeiras páginas. De modo geral são ótimos contos, que me transportaram para as épocas retraradas e mostraram o pior e o melhor das pessoas. Mas quem quer conhecer King acredito que não seja o melhor para iniciar, tem outros livros tão bons quanto e se consegue entender melhor o que o autor quer passar. Também vai do gosto literário.

Andresa.Vasconcelos 18/09/2022

Não serviu pra mim, se pá li errado
Li no momento errado, porque não me apaguei em nada e em ninguém. Triste? Com toda razão, porque gosto do king.

grey 16/09/2022

quase 4 estrelas
stephen king mais uma vez me ganhando nas últimas páginas... quando terminei o segundo conto eu já tinha decidido que esse seria o livro que eu menos ia gostar do king, ia ficar na frente de O Iluminado como o livro mais difícil de ler por ser cansativo, mas... mudei de ideia logo que comecei o terceiro conto e no último eu já tinha esquecido todo o meu desagrado com o início do livro, as últimas histórias são simplesmente viciantes e maravilhosas! não tem como abandonar o livro e só por elas eu quase dei 4 estrelas pra esse, porém lembrei que se não fosse elas eu teria desistido do livro, então vai 3,5 mesmo.

ps: mesmo os primeiros contos não tendo me agradado tanto tenho que dizer que o final de cada um deles me chamou atenção, são ótimos e geniais.

e eu continuo gostando cada vez mais desse autor maravilhoso desgraçado.

Rodrigo 11/09/2022

Quatro estações
Coletânea de quatro contos/novelas de Stephen King, que pelo tamanho parecem mais mini romances.

Três desses contos viraram filmes, sendo os mais conhecidos: The Shawshank Redemption (Um Sonho de Liberdade), baseado no conto Rita Hayworth and Shawshank Redemption e Stand by Me (Conta Comigo), adaptação do conto The Body.

É uma das minhas antologias preferidas de King, recomendo a leitura e os filmes.

Fernanda.Despirto 07/09/2022

Me recomendaram começar com esse do Stephen?
Gostei do estilo da escrita dele.
Com certeza lerei outros.
Os contos são bons, o segundo foi o único que não gostei muito.
Mas, apesar desse segundo, vale a pena a leitura.

Emerson 24/08/2022

O melhor conto deste livro para mim é, O Corpo. Não desmerecendo os outros 3 que são ótimos, mas este tem uma memória afetiva, associo ao filme conta comigo. Recomendo para quem quer conhecer o estilo da escrita do autor, 4 excelentes histórias.

hollowIl 19/08/2022

por que não fizeram um filme de metodo respiratorio?
já havia visto conta comigo mil vezes e mil vezes digo é meu filme favorito, shashawk é brilhante e digno do Oscar e Apit pupil é magnífico, saudoso e lindo bad renfro, a supresa foi de fato o Inverno no Clube, mas não esperava menos de King, como o nome já diz... King

Gabirhead 15/08/2022

King
Quatro estações é um livro de contos que traz muito além do terror, trata de esperança, da obsessão, da lealdade e do amor de uma mãe.

akasaori 10/08/2022

Feliz de ter lido esse livro, esperava um pouquinho mais, mas foi muito bom de todo modo. As quatro histórias são bem diferentes entre si, algumas mais legais do que outras, mas estou animada pra ler as próximas antologias do king

Hellohell 06/08/2022

Segundo livro de contos do Stephen King
Como o próprio título já traz, são quatro contos, cada um ambientalizado em uma estação do ano.

Esse livro foi muito maçante pra mim, eu gosto quando o King descreve as cenas com riqueza de detalhes, mas aqui ele passou do limite. O que é uma pena, pois os contos são muito interessantes e intensos, mas o excesso estragou a minha leitura.

O que eu achei mais legal nesse livro é que os contos não são interligados mas trazem uma semelhança entre si: Todos falam do poder da amizade! (Algumas boas outras... Nem tanto).