Quatro Estações

Quatro Estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Lud 03/04/2022

Gostei dos quatro contos do livro. Só me incomodo que mais uma vez uma história do King tenha cena de maus tratos com animais, algo que me causa muito mal estar de ler (se eu soubesse que teria, provavelmente não teria lido). Mas todas as histórias me prenderam de alguma maneira. Eu queria ler principalmente pela curiosidade dos dois contos adaptados para o cinema, e gostei muito das narrativas. Tenho algumas ressalvas com alguns tipos de tratamentos do autor sempre mais agressivos a mulheres, então por isso e pelo cena violenta contra um animal, eu não conseguiria dar 5 estrelas pra esse livro. Mas recomendo, virou um dos meus favoritos do autor até o momento.

Rodrigo.Macedo 28/03/2022

Mágica verdadeira
Não tem nada melhor que ler um livro e esquecer que está lendo. Esse poder de fazer o leitor mergulhar na estória poucos autores fazem com tanto primor como o King faz. Quatro contos excelentes e pelo menos três tem uma pitada de terror. Com exceção do último que é uma colher cheia. O legal do King é q ele não é metido a ser sofisticado, não é de ficar enfeitando o que não precisa. Por isso que ele fala no posfácio que escreve pro povão.

mateus 16/03/2022

Ótimas histórias
Quatro ótimas histórias reunidas nesse livro.
Na primeira temos a história que inspirou o filme "Um Sonho de Liberdade" (que surpreendentemente é bem fiel ao conto), uma ótima história e provavelmente a que menos trás elementos de terror, bom pelo menos terror sobrenatural.

Na segunda, personagens extremamente bem construídos e com certeza feitos para serem odiados, não tem como gostar deles e o King fez um ótimo trabalho com isso, ainda não vi a adaptação, mas espero que também seja fiel ao conto.

Na terceira, confesso que eu achei meio arrastada e no final das contas sem muito propósito, tem até duas histórias paralelas que não fazem diferença na história, e eu achei o plot meio nada haver, mas enfim, ainda sim é interessante.

Na quarta, eu realmente não sabia o que esperar, fiquei bem confuso com algumas coisas, gostaria que algumas coisas tivessem sido mais claras, o final bem inesperado, provavelmente o conto mais fraco dos quatro presentes no livro.

Marcio Izidoro 11/03/2022

Perfeito!!!
Ótima coletânea de contos.

- 1 - "Rita Hayworth e a redenção de Shawshank" - uma ótima história, que eu já conhecia, devido a sua adaptação (Um Sonho de Liberdade), que é 99% idêntico ao livro (o que é um verdadeiro milagre)." - 5/5
- 2 - "Aluno Inteligente" - Uma história muito arrastada, mas muito interessante. O final é não é surpreendente, mas muito forte e realista. - 4/5"
- 3 - "O Corpo" - Mais um clássico do King que virou filme (Conta Comigo), e a história é maravilhosa, e muito bem escrita. 5/5"
- 3 - "O Método Respiratório" - Pra mim, seria o melhor dos contos desse livro... uma história que parece boba, mas que tem um final maravilhoso. E o Kingverso é ótimo. 5/5

Tatiane554 03/03/2022

Perfeito!
Mas um livro do King favoritado! Que maravilhoso !
Adorei os 4 contos ! O meu preferido foi o primeiro gostei tanto do conto quanto da adaptação, mais os demais contos também não ficam atrás !Gostei muito da experiência desse livro ! King arrasou s2

Recomendo a leitura!

jonathanrausch 28/02/2022

A Coletânea de novelas perfeita
A quatro estações da obra remete a algo além da sensação de passar por um período temporal em que certas coisas ocorrem, entrega uma vida representada por aquela emoção do período descrito.
Na primeira novela somos apresentados a alguém que foi condenado a prisão perpétua por ter matado a esposa e o amante, sendo inocente. De longe a melhor história do livro, e já vale o preço da obra unicamente por ele.
A segunda novela trata sobre uma criança que tinha curiosidade sobre o nazismo, e encontra alguém que poderia explicar-lhe tudo nos mínimos detalhes sobre, com experiência própria. O mais longo das novelas, e com uma história tão gostosa e agoniante. O fim não estraga a obra, mas tira por alguns segundos o bom gosto ruim que King tinha como meta produzir na obra.
A penúltima novela trata sobre a infância vista pela infância, trazendo o eu adulto e especulativo quanto recordador dessa tenra fase como alguém que é o representativo das vivências dos traumas, mas ainda assim o que quer impedir os traumas, ou não, já que narra sua história para nós quando agora, adulto e escritor. Uma história com aspectos autobiográfico de King, com outros nomes, mas com muitos detalhes que qualquer fã o veria sendo descrito, ao invés de mais um dos seus personagens que são escritor.
E, por fim, a última história é sobre a velhice, sobre as últimas esperanças e o gosto que queremos ter de algo que não sabemos buscar até o encontrar. O personagem encontrou? Ele acha que sim, mas são tantos mistérios, que talvez não.
Em suma, o livro vale cada centavo. Um dos poucos que valem o valor salgado que a Suma das Letras costuma cobrar pelas obras do autor.

Roberto.Vasconcelos 27/02/2022

As coisas mais importantes sao as mais difíceis de expressar
Uma obra maravilhosa , uma surpresa pra quem só espera encontrar terror e suspense.
O primeiro e segundo contos foram meus favoritos , até porque o primeiro me vi lembrando as cenas do filme que me deixaram nostálgico e satisfeito. O segundo conto é muito bem construído e foi chocante ver como a idade nada tem a ver com a malícia, o mal se esconde nas formas mais surpreendentes mas o final achei que poderia ter sido mais elaborado. O terceiro conto é emocionante e carismático , quando king escreve sobre crianças e amizade sempre faz algo memorável mas também acho que se estendeu demais em algumas partes. Já o ultimo conto é como uma sobremesa pra fechar o banquete... Foi o que menos gostei mas teve seu apelo de terror e foi marcante também. Enfim o livro como um todo foi muito bom e valeu muito a pena.
Sem falar na menção a "cujo" que me deixou animado. Um livro que mostra como a amizade pode influenciar alguém positivamente ou negativamente.

vag18 24/02/2022

Excelentes contos
Esse foi o primeiro livro de Stephen king que li, e foi uma experiência muito boa. As quatro histórias contidas nesse livro abordam os mais diversos temas, meu preferido é o conto Método respiratório, essa história apesar de ser curta consegue te prender de uma forma incrível. É simplesmente impossível imaginar o que vai acontecer no próximo parágrafo.

Wilber.Lacerda 24/02/2022

Incrível!
Os 3 primeiros contos têm adaptação para o cinema, e são filmes incríveis. Só perdem para os contos. O último foi uma grata surpresa. Um dos melhores livros do King!

Aryta 21/02/2022

4 novelas e 2 palavras: Que Livro!
Terminei a leitura e fiquei digerindo tudo que tinha acabado de ler. Esse livro conseguiu fazer o que eu achava impossível: Alcançou o posto de ?O Cemitério? no meu coração.

Como sempre, Stephen King consegue pegar o leitor e levá-lo para dentro de suas cidades, vivendo lado a lado com os personagens, conhecendo-os tão profundamente, que quando o livro termina, parece que você se despediu de pessoas muito próximas.

Mas, nesse livro ele se superou. Porque se já era incrível fazer isso em uma história que ocupa de 400 até 1100 páginas, imagina em uma novela? Agora, imagina conseguir repetir isso em 4 novelas seguidas, unidas no mesmo livro? É surreal!

E, falando nelas, mais especificamente, começamos na primavera, com ?Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank?. Nos deparamos com um narrador incrivelmente carismático. O problema? Ele quis de livrar da esposa, sabotou o seu carro e consequentemente (porque justamente naquele dia ela resolveu dar carona para uma vizinha e seu bebê), acabou matando três pessoas.

Então, condenado à prisão perpétua, ele conta a história de outro homem, também condenado à passar o resto da sua vida na cadeia, por ter assassinado sua esposa e o amante. Porém, diferente do narrador, ele alega ser inocente.

Assim, a primavera começa te levando para dentro de uma prisão, vivendo as dores e desafios de estar lá. Durante a história você inevitavelmente começa a pensar sobre perdão, sobre a função das penas, sobre o fato de que as pessoas, mesmo encarceradas, não deixam de ser pessoas (ou, pelo menos, não deveriam deixar de ser).

Seguimos e chegamos ao verão com ?Aluno Inteligente?, onde nos tornamos íntimos de um menino e de um idoso. O que eles tem em comum? A princípio e aparentemente nada, mas, tudo se transforma e você fica transtornado ao tentar ver o bem onde só deveria existir o mal e o mal onde deveria haver apenas o bem.

Mais uma vez é necessário enxergar ?pessoas? quando elas ocupam lugares destinados apenas para monstros. O verão corre por anos e os personagens vão te fazendo seguir por uma montanha-russa de sentimentos.

Sem tempo para respirar, o outono chega com ?O Corpo?, uma novela extremamente sensível, com uma carga de inocência tão grande por parte dos personagens, que faz você se sentir criança.

É uma história linda, com um plano de fundo mórbido, porém, que traz amizade, vulnerabilidade e inocência em quase todos os momentos. Existe também aquela alegria infantil muito pura, que parece se negar a ir embora, mesmo quando a situação não favorece isso.

Em ?O Corpo?, além de tudo, vivendo com os quatro meninos, questionamos o que fazemos com o que a vida nos deu. Existem coisas insuperáveis? Estamos condenados ou em segurança independente do que fizermos? Em outras palavras, nossa ?colheita? será sempre daquilo que ?plantamos? (já sabendo que alguns não recebem ao menos ?sementes?, enquanto outros ganham ?mudas?)?

E, sentindo que não vou conseguir fazer jus à história do outono, passo para o inverno, com ?O Método Respiratório?, em que com contos dentro da novela, consegue fazer personagens nos apresentaram outros personagens incrivelmente apaixonantes.

O conto narrado é muito emocionante e quando ele termina, com o leitor já completamente satisfeito, dentro da novela ainda existem surpresas. Isso deu um desfecho perfeito para o livro.

Enfim, mais um livro de Stephen King em que eu vejo muito aparente o lado humano. Não são histórias de terror, são histórias de vida, de coisas que talvez não existam e coisas que para muitos de nós é como se não existissem.

Recomendo esse livro para qualquer tipo de leitor. É sensacional!
Wallacy 22/02/2022minha estante
Tinha medo dessas novelas não fazerem jus aos excelentes filmes. Que bom que não acontece! Muito ansioso para ler! Parabéns pela resenha!

Dhewyd 22/02/2022minha estante
Eita, desbancou o Cemitério??? pra mim até então é o melhor do King!! Então já tenho que ir atrás desse rsrs! E como sempre, ótima resenha! Parabéns!

Aryta 22/02/2022minha estante
Wallacy, são excelentes. Os filmes que eu não assisti, agora eu estou doida para ver ?

Aryta 22/02/2022minha estante
Obrigada, Dhewyd ?! Não desbancou não, alcançou e está lá juntinho (?O Cemitério? é o meu queridinho eterno) kkkk
São obras completamente diferentes. Mas, acho que tive o mesmo sentimento lendo os dois livros: De estar muito lá dentro, sabe? Pode se jogar nesse! ?

Dhewyd 22/02/2022minha estante
Opaaa vou procurá-lo... Desse aí nunca havia ouvido falar.. mas como tá indicando... vou atrás rsrs

Francisco.Martins 22/02/2022minha estante
Para mim os dois primeiros contos são excelentes. O primeiro eu já tinha visto o filme umas três vezes então decidi ler o conto e mesmo assim não atrapalhou a experiência. Mas o segundo foi completamente arrebatador Acho que tem um mês que li esse conto e ainda penso nele!

Francisco.Martins 22/02/2022minha estante
Mas todos são ótimos e considero esse o melhor livro de contos do king

Aryta 22/02/2022minha estante
Não vi os filmes. Todo mundo comentando sobre eles. Preciso ver!

ghomartins 20/02/2022

Nesse livro dividido em 4 contos, tive a perfeição no conto Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, no aluno inteligente, não sei se foi comigo, mas não me interessei nem um pouco, estava cansativo e parei, no conto o corpo foi muito gostoso a leitura, me lembrou vagamente it, acho que o clube dos losers, me diverti bastante, o ultimo conto o método respiratório é um conto interessante com um final apreensivo.

Gostei muito da leitura

Bruna 16/02/2022minha estante
Uauuu com certeza entrará para meu extensos livros que lerei?

Marcos 16/02/2022minha estante
Bruna você precisa ler. A coletânea é maravilhosa, e das quatro novelas, três tem adaptação ??????????

Bruna 16/02/2022minha estante
Que daora!!! Certeza que lerei!!!

Marcos 16/02/2022minha estante
Boaaaa, vou aguardar para ver resenha em kkkkkk

comprido 06/04/2023minha estante
cade os spoller

Instagram: @leitor_eduardo 12/02/2022

Quatro Estações
De um modo geral, eu não gosto de livro de contos de Stephen King.
Todos os livros de contos que eu já li foram dele (Sombras da Noite, Tripulação de Esqueletos, Tudo é Eventual, Ao Cair da Noite, Escuridão Total sem Estrelas, O Bazar dos Sonhos Ruins, Com Sangue). Salvo um ou outro conto mais famoso, que me pegou de forma mais certeira, os maiores, que são quase uma novela, normalmente eu não curto muito. Minha opinião para QUATRO ESTAÇÕES É: o 1º conto é maravilhoso. Eu gostei da forma como atalhoadamente-te, Stephen King se debruça por tanto tempo na prisão. Não posso dizer que adorei o filme, sempre há diferenças entre a obra e adaptação. O 2º conto para mim foi o melhor. O adolescente inteligente era um personagem odioso e maravilhoso dentro da cerca do seu ódio, racismo, homofobia e xenofobia. Não gostei muito de Stand By Me. Eu tinha uma impressão que este conto era muito maravilhoso visto o sucesso do filme de 1994. Nunca vi o filme, pois prefiro ler a obra antes. Cheguei a conclusão de que dos 4 contos, foi o que eu menos gostei. Já o 4º conto, O Método Respiratório me causou uma baixa expectativa pelo seu início denso e explodiu minha satisfação positivamente devido ao frenesi da parte final do conto, da narrativa acelerada e detalhada do essencial.
5/5.

#StphenKing #QuatroEstações #StandByMe #TheShawshankRedenption

GleiciM 11/02/2022

Façanhoso!
Quatro Estações, cada qual referindo-se a quatro contos (ditos longos) excelentes e surpreendentes!
Primeiro livro que leio do aclamado Stephen! Grata surpresa! Agora entendo porque do seu sucesso. Decidi lê-lo mesmo sabendo que este livro é um tanto diferente do seu estilo costumeiro; mas só me trouxe mais ânimo para ler outros livros, aí sim, um terror do Mestre!
Três dos quatro contos já foram adaptados para o cinema, na verdade dois deles fazem parte dos meus filmes favoritos, e eu nem sabia que tinham sido escritos por King! Sendo eles: Um Sonho de Liberdade e Conta Comigo!
Todos os contos me surpreenderam muito, cada qual construída de forma tão formidável, que me fez e faz pensar, como este escritor constrói histórias tão diversas, tão singulares e com tantos detalhes; tem um repertório fantástico!
Enfim, já deu pra perceber que gostei bastante! (rsrsrsrs)