Quatro Estações

Quatro Estações Stephen King
Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Lua 29/05/2022

O King escreve bem pra krl
4 estações é um livro que contém (obviamente) 4 contos . Que são eles : Primavera Eterna , Verão da Corrupção , Outono da Inocência e Inverno no Clube .
E esse é um ótimo livro para quem quer começar a ler os livros do King , porque são contos curtos e não possuem nenhum tipo de terror , mas sim um leve suspense.
Os contos não possuem conexão nenhuma entre eles , mas a maneira pela qual eles foram escritos é simplesmente PERFEITA
O meu favorito com toda certeza foi O outono da inocência , pelo suspense e talss

Thiago Leôncio 29/05/2022

Ótimos contos
Segundo livro de contos que leio do King e certamente muito melhor que o primeiro.

Quatro histórias muito boas, uma para cada estação do ano, em que o autor deixa de lado as abordagem sobrenaturais e nos leva por caminhos mais realistas.

O primeiro conto, Primavera Eterna - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, fala sobre a jornada na prisão de um homem condenado injustamente pelo assassinato da esposa, abordando de forma crua as situações que ocorrem dentro da cadeia.

O segundo, Verão da Corrupção - Aluno Inteligente, é sobre um garoto que descobre que um velho que mora no seu bairro é um antigo nazista alemão foragido e que passa a chantageá-lo para ouvir histórias sobre as atrocidades dos campos de concentração.

O terceiro, Outono da Inocência - O Corpo, é sobre uma jornada de descobrimento e amadurecimento de um grupo de quatro garotos de treze anos que sai em uma busca para localizar o corpo de uma criança morta em uma cidade vizinha.

O último, Inverno no Clube - Método Respiratório, é um conto dentro do outro, ele fala sobre um grupo de velhos que se reúnem em um clube informal para compartilhar histórias, e nele é contada a história Método Respiratório, ela fala sobre a batalha de uma mãe solteira nos anos trinta lutando para ter seu filho sozinha, em uma época em que isto não era bem visto pela sociedade.

Elias 23/05/2022

"Vem chupar meu pau grosso, seu marginalziho de merda"
Quatro Estações é composto por quatro novelas, cada uma representa uma estação do ano, as histórias não tem seu foco no terror, sendo mais puxadas para o drama.

1° Primavera Eterna - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank.
Um conto emocionante, bem puxado pro drama, conta a história de um homem preso injustamente que cumpre sua pena perpétua em uma prisão de segurança máxima, apesar disso, ele não perde em nenhum momento a esperança de receber justiça e ser novamente um homem livre. A novela que inspirou o filme "Um sonho de liberdade" possui personagens excelentes e um final que me fez encher os olhos de lágrimas.

2° Verão da Corrupção - Aluno Inteligente.
Um conto sufocante, um tanto nojento, indigesto, conta a história de um aluno exemplar fascinado pelo holocausto que descobre um antigo comandante nazista escondido em sua vizinhança com uma identidade falsa. Essa relação de parasitismo acaba por destruir ambos, mental e fisicamente, o final ficou entalado na garganta.

3° Outono da Inocência - O Corpo.
Um dos melhores contos/novelas que já li do King, a melhor história do livro conta a jornada de quatro amigos para ver o corpo de um menino que foi atropelado por um trem. Cada personagem tem um desenvolvimento perfeito e o desenrolar da história é ótimo, tem um final que é um bom soco no estômago.

4° Inverno no Clube - Método Respiratório.
Um conto que combina perfeitamente com o inverno, conta a história de um clube no qual idosos reunem-se para contar histórias. Achei o conto mais fraco dos quatro, mas amei a atmosfera e a ambientação, gostaria que fosse mais explorado, ficaram algumas pontas soltas que poderiam ter sido mais desenvolvidas.

Vivian24 17/05/2022

Excelente!
Interessante ver como, mesmo quando as histórias não deveriam ser de terror, o King transita para esse gênero. Meus contos favoritos foram ?o corpo? e ?o método respiratório?

Rasmus 16/05/2022

O Importante é a História, e não o Narrador.
Em "Quatro Estações" (cujo o título não faz muita diferença para o livro), o Stephen vai dividir o livro em quatro contos e todos eles não tem muito do sobrenatural deixando mais em uma vibe de drama.

Vou falar dos contos e a medida que eu for falando, eles estarão do melhor para o pior na minha opinião.

1° Lugar - O Corpo

De todos os 4 contos esse é o que vai carregar a estética Stephen King, começando pelo fato de ter um grupo de crianças como personagens principais na história, aqui o autor vai te fazer refletir com diversas frases, além de valorizar mais um pouco algumas coisas da vida.

2° Lugar - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank

Esse conto abre o livro, a pegada dele é a bem mais voltada para o sentimental de todos os outros contos. O maior fator desse aqui, é a grande pesquisa que o Stephen fez enquanto escrevia, fazendo com que a história em muita das vezes parecesse uma não ficção.

3° Lugar - Aluno Inteligente

Entre náuseas e dúvidas, "Aluno Inteligente" vai retratar uma espécie de amizade entre um jovem e um dos torturadores do período nazista. Achei esse conto até a metade meio arrastado, mas no meio dele acaba de alguma forma te prendendo muito até o final.

4° Lugar - O Método Respiratório

O mais comum dos 4, aqui se passa como duas histórias ja que conta sobre um clube misterioso, ao mesmo tempo que um dos integrantes desse clube vai contando a história sobre a luta de uma mulher grávida. É um bom conto, mas comparado aos outros 3, esse fica em último lugar mesmo.

Eli 16/05/2022

A melhor coletânea de contos que eu já li!
Quatro Estações foi definitivamente, a melhor coletânea de contos que eu já li na vida.
Neste livro, King nos apresenta quatro novelas que fogem um pouco do horror alá King. Mas sem perder a sua essência, principalmente no segundo e no quarto conto. Minha experiência com a obra foi ótima, e quero aqui dar uma breve pincelada sobre o que eu achei de cada conto:

1 - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank.

Um conto emocionante. Neste conto o King me apresentou um lado dele que eu ainda não conhecia. Foi uma experiência linda demais, que me fez derramar lágrimas com o desfecho da história.
Minha nota: 5 estrelas.

2 - Aluno Inteligente.

Este conto foi uma dos melhores suspenses que já li na vida. King narra a história de um jeito, que faz você sentir pena de certo personagem no começo, mesmo sabendo que ele é um cara mau, e depois nos mostra o lado dele que faz com que você tenha raiva dele, e se lembre de quem ele realmente é. O conto contém uma boa pitada de história, degradação moral e mental, tortura psicológica e viradas inesperadas de tirar o fôlego. A única coisa que eu não gostei aqui foi o final. Acho que poderia ter tido algo a mais.
Minha nota: 4,5 estrelas.

3 - O Corpo.

Um conto emocionante, comovente, reflexivo e nostálgico para mim em várias passagens. O King tem um toque único para escrever sobre crianças e amizade, que torna a leitura uma experiência deliciosa. A forma como ele descreve os sentimentos humanos aqui é magnífica, e os personagens são extremamente cativantes. Amei de paixão.
Minha nota: 5,0 estrelas.

4 - O Método Respiratório.

Este conto teria ficado mais incrível como um romance. Um horror de altíssima qualidade, com uma trama que me prendeu do início ao fim. A ambientação, os personagens, o clima de mistério e um final muito bom. Para quem gosta de histórias com aquela pegada terrorzão, este é uma ótima pedida. Adorei!
Minha nota: 5,0 estrelas

Além de contos com tramas muito boas, que originaram filmes de muito sucesso (com destaque para "Um sonho de Liberdade" e "Conta Comigo"), Quatro Estações é a prova que Stephen King é um gênio. Um autor que consegue transitar com maestria por temas variados em suas obras. Sempre surpreendendo e ensinando muito sobre a vida, os sentimentos humanos, fazendo várias referências super legais a cultura pop e entregando um conteúdo de entretenimento único ao leitor.

dudinka 11/05/2022

4 boas historias
eu real AMEI esse livro, amei todos os 4 contos de maneiras diferentes.
-Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank: INCRIVEL, sobre prisoneiros e a vida deles na prisao (e muito mais), quero muito ver o filme agora, te prende demais e um final muito bom também.
-Aluno Inteligente: meio sombrio , mas ao mesmo tempo muito real , uma conexão muito profunda nos 2 personagens principais. bem detalhado e grotesco as vezes, e me prendeu demais, queria saber oq ia acontecer
-O Corpo: PERFEITO, uma simples história de 4 amigos q se aventuram pra achar um corpo, mas muito mais que isso. gostei do filme também mas não tanto. no livro eh bem mais profundo e detalhado, me deixou reflexiva sobre a vida.
-Método Respiratório: único de terror aqui. sobre um "clube" onde pessoas contam histórias, e uma das histórias é a do título do conto. um final bom e com uma pitadinha de terror que me deixou meio com frio na barriga.

acho que minha ordem de favoritos seria O Corpo, Redencao de Shawshank, Aluno Inteligente (esses 3 muito empatados na verdade) e Metodo Respiratorio.

Camys Meneghini 06/05/2022

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank: Que conto delicioso! King tem o dom de criar personagens dúbios e cativantes, mesmo nossa história tendo dois detentos como protagonistas, a gente se pega torcendo por eles.
A maestria de um homem que nos conta uma história completa em um conto de 100 páginas, isso é para poucos.
__________________________________________________________________________
Aluno Inteligente: O conto tem por volta de 200 páginas, a primeira metade é um tanto maçante, mas quem conhece King, já está acostumado.
King constrói as histórias assim como um pedreiro constrói uma casa, primeiro a fundação, que você vê o desenho, mas não sabe onde aquilo vai dar, depois começa a subir as paredes, e você começa a formar imagens na sua cabeça, e acha que sabe como aquilo vai ficar, ai DE REPENTE, você tem uma casa pronta e decorada e você fala: MEU DEUS, EU NÃO ESPERAVA POR ISSO.
Quando a história estava sendo desenhada, eu esperava algo, mas não O ALGO que o King deu, eu só sei que quando estava na última metade, a coisa tomou um rumo e um ritmo alucinantes.
Eu amo King pelo modo aleatório que ele solta spoilers, mas sem dar um spoiler que tire teu plot do livro, porque aquele spoiler gera 300 trilhões de teorias, e você quase nunca está certo.
Outra coisa importante sobre o King é que ele não tem um pingo de pudor para descrever as cenas mais nojentas e nem as mais angustiantes, ele descreve estupros e maus tratos animais de forma perturbadora, eu pelo menos fico bem perturbada com certas cenas.
Enfim, entendemos como King é magnânimo porque um conto de menos de 200 páginas me rendeu uma resenha maior do que o que eu faço para outros livros com mais páginas. Paro por aqui, porque queria até falar mais, mas não consigo sem contar detalhes chave da história.
__________________________________________________________________________
O Corpo: Esse conto segue 4 adolescentes na estrada para encontrar um cadáver, durante o trajeto os 4 tem que lidar com as mais diversas situações.
Temos a narração de um dos quatro, em que ele mescla a narrativa entre essa história de quando tinha 12 anos e nos dá vislumbres de sua vida adulta.
Um conto sobre amizade e amadurecimento, mas nada idealizado.
Uma das minhas diversões durante esse conto foi captar referências a outras histórias do King.
__________________________________________________________________________
O Método Respiratório: CARAMBA, eu não esperava por isso, que conto sensacional.
Nesse conto temos duas histórias em uma, e detalhe que só tem 66 páginas!
Aqui o King nos fala sobre um clube, mas o clube, ao atravessar a porta, não é só um clube, e há muitas coisas fora do comum nele.
Nesse clube os seus convivas, já que não são chamados de membros, contam histórias, as mais especiais são as histórias de Natal, e é aí que um médico resolve contar a história de sua paciente grávida, a qual adere ao seu "método respiratório".
Todos os elementos da história são excelentes, nossa atenção fica presa em todos os momentos, e é impossível parar de ler, só consegui quando acabei.
Peguei uma referência no final, não sei se foi coisa da minha cabeça, mas acho que esse livro faz referência ao Kingverso.
Enfim, King é um dos meus autores favoritos, e inegavelmente, para mim, um dos melhores autores que já existiu.
Bruna Lima 07/05/2022minha estante
Adorei, fiquei curiosa!

Camys Meneghini 07/05/2022minha estante
Eu adorei os contos desse livro!

Luan 05/05/2022

Os peculiares contos de King
Quatro estações é um dos mais aclamados livros de Stephen King e traz consigo não uma história em formato de romance, como estamos acostumados, mas sim quatro contos, que estão entre os mais celebrados do autor, em meio aos vários que ele já escreveu. Todas as histórias são bem peculiares e únicas, mas trazem consigo os principais ingredientes mais conhecidos de King.

Em Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, o primeiro e melhor dos quatro contos, King conta a história de um homem preso injustamente que cumpre sua pena perpétua em um dos maiores presídios. O conto, que virou o aclamado filme Um sonho de liberdade, é incrível, desde os personagens, passando pelas falas, até o desenvolvimento. Merecia ser um livro único, explorando ainda mais possibilidades.

No segundo conto, Aluno Inteligente, o autor conta a história de um jovem estudante que se depara com um senhor em sua vizinhança que pode ter ligação com o nazismo. Esta relação dos dois, que se passa através de bastante tempo, poderá mudar a vida do menino e despertar sua pior versão. É o segundo melhor conto, mas é possível dizer que King pesou a mão em alguns momentos, principalmente abordando um tema delicado como é o nazismo.

Em O corpo, o autor traz um dos seus ingredientes mais comemorados. É a história de um grupo de quatro crianças que descobrem um corpo e viajam em uma aventura para vê-lo. Ler este conto nos remete às melhores histórias com crianças (mas não para crianças), como It, por exemplo. No entanto, apesar de ter gostado, achei a história arrastada. Com tantas possibilidades a explorar, o autor se deteve em abordar temas um pouco chatos, como trechos de livros escritos pelo narrador do conto, entre outros.

No último conto, talvez o mais fraco, King conta a história de uma mulher que vai lutar até as últimas consequências para dar à luz a seu filho. Eu gostei da história e fiquei preso em boa parte dela, mas isso só foi acontecer da metade pro fim. O início não tem ligação alguma com este plot e ficou bastante confuso. É, assim como O corpo, um conto que poderia ter sido ainda melhor se mais bem explorado.

De forma geral, é de fato um ótimo livro. São contos escritos pelo autor em momentos importantes de sua carreira, mas mais pro início da caminha dele como escritor. Talvez, um tempo depois, com mais tempo de estrada, ele pudesse ter trabalhado em alguns pontos. Mas ainda assim, ali estão as grandes características do autor que tanto no agradam.

Gabriel.Lopes 04/05/2022

King é o rei !!!
Se fosse para fazer um ranking das novelas desse livro, ficaria Assim :
1- o método respiratório
2- Aluno inteligente
3- O corpo
4- Rita Hayworth e a redenção de Shawshank

Mah Mac Dowell 30/04/2022

O livro apresenta quatro contos, cada um referente a uma estação do ano.
Lendo os livros do King em ordem cronológica, neste reparei uma certa mudança na escrita do autor, para melhor, o que me agradou muito. Infelizmente, os preconceitos do King ainda estão muito presentes.
Confesso que não sou muito fã de contos porque não me agradam finais em aberto.

O primeiro conto representa a primavera, e ganhou uma adaptação no cinema para o filme ?Um Sonho de Liberdade?.
Eu gostei bastante do conto, só o final me deixou meio desesperada para saber mais, em razão do final aberto.

O segundo conto representa o verão, e também ganhou uma adaptação para o filme ?O Aprendiz?.
Demorei um pouquinho para me localizar nesse, mas depois que peguei o ritmo, foi difícil largar a leitura.
Eu gostei que esse traz um pouco do contexto da segunda guerra, tema que eu tenho interesse em ler. Mas tem algumas partes, que eu entendi a intenção do King para firmar melhor a característica dos personagens, mas foram difíceis de ler. Muito pesadas, e que não acrescentavam muito à história. Entendi que foi mais para dar um sensacionalismo.
O plot era algo que eu não esperava, mas achei incrível a forma como foi conduzida.

O terceiro conto representa o outono. Também ganhou uma adaptação para o filme ?Conta comigo?.
De início, achei a história meio confusa, mas com o desenrolar fica mais fácil de entender.
Esse conto se resume a uma aventura vivida por quatro amigos adolescentes, que experimentam um misto de emoções, que facilmente são transmitidas ao leitor, do riso ao medo.
O legal desse é que, apesar de ser um conto, o final não é aberto. A história é fechadinho. O que me agradou.

O quarto conto representa o inverno, que, como não poderia deixar de ser, traz um conto de inverno. Apesar de sempre gostar do clima de natal, esse foi o continuar menos gostei, e menos aproveitei.

No geral, o livro foi melhor do que eu esperava. Para quem gosta de contos e tem curiosidade sobre os livros do King, recomendo.

Celton 16/04/2022

Excelente coletânea
Um dos livros mais famosos do King. 4 contos dos quais 3 foram adaptados para o cinema. Destaque para o clássico "A redenção de Shawshank" e "Conta Comigo". É de fato, são 4 histórias marcantes e intrigantes. Aqui temos um King que explora as relações humanas em situações extremas. Com uma leve pitada do sobrenatural em algumas delas , com exceção do último conto. Ali é o puro sobrenatural. Gostei muito dos contos: Rita Hayworth e a redenção de Shawshank e o aluno inteligente. O corpo é muito bom contudo poderia ser um pouquinho mais curto , queria ver mais do método respiratório.

Altamente recomendável.

Cacieli 09/04/2022

Fazia alguns meses que eu não lia Stephen King, e quando eu leio, sei exatamente porque tenho a certeza que vou continuar consumindo os livros dele, eu nunca tinha lido um livro de contos, confesso que até o penultimo conto estava achando muito estranho e não conseguia me conectar como nos outros livros, mas a maneira como ele consegue trazer uma carga quase sobrenatural (até de modo saudavel, para mim), me impressiona e me faz amar cada palavra que ele escreve. EU LERIA ATÉ A LISTA DE SUPERMERCADO DESSE HOMEM!!!

Laís 07/04/2022

Volto a reencontrar-me com mais uma história do King, desta vez, um conto. Já havia lido ?O Corpo? há uns anos atrás. Também já havia tido contato com RHEARDS mas nunca tinha finalizado. E o mais legal desses reencontros é ver o quanto as vezes me deparo com reações iguais ou completamente diferentes do passado. King sempre me impressiona.

Esse livro era um dos que mais queria ler e finalmente veio ai. Feliz por ter terminado esses 4 contos primorosos. É, com certeza, um belo livro de contos.

O Posfácio desse livro me encheu de sensações boas, como uma espécie de abraço. Muito interessante saber os momentos que o Mestre escreveu os contos, sobre pensamentos que ele teve - e, provavelmente ainda tem. Sobre o quanto ele realmente quis compartilhar essas histórias. E ainda bem!
Quando ele escreve: ?espero que tenha gostado leitor; que tenham lhe feito o que uma boa história deve fazer - fazê-lo esquecer de suas preocupações e leva-lo a um lugar aonde nunca foi. É a mágica mais gostosa que conheço.?
E foi exatamente assim que me senti, Mestre. Muito obrigada!

Meu ranking dos contos:
1º O Corpo;
2º Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank;
3º O Método Respiratório;
4º Aluno Inteligente.

Monalisa.Ribeiro 07/04/2022

Quatro histórias ligadas pela mudança das estações!
Cada uma narrando a jornada de diferentes personagens, sob diferentes momentos da vida.
As histórias não são de terror. Rotulado como escritor de terror, essas histórias são para provar que ele pode escrever histórias comuns, sem recorrer ao sobrenatural.
King constrói narrativas baseadas no dia a dia dos personagens e mostra sua habilidade em criar demônios sob uma nova perspectiva: em que a monstruosidade pode estar escondida em pequenos atos, dentro de nós mesmos ou ao nosso redor.
Os contos receberam ao meu ver algumas das melhores adaptações para o cinema (Um Sonho de Liberdade, Conta Comigo e O Aprendiz).

Nao vou falar sobre cada conto mas, deixo o meu amor pelo primeiro conto aqui (Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank), pra mim é o mais emocionante, viciante e intrigante. O cenário do presídio construído por King é perfeito e já antecipa qualidades que mais tarde viriam a ser comprovadas em À Espera de Um Milagre. A narrativa flui num ótimo ritmo e chegamos a um final brilhante e surpreendente.