Perseguido

Perseguido Luiz Alfredo Garcia-Roza




Resenhas - Perseguido


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


laurinha 14/04/2023

Gosto dos livros e da escrita do autor, mas sinto que ele sempre peca na hora de finalizar, com esse não foi diferente. Assim, não curti o final e acho que algumas partes ficaram confusas e que os personagens foram introduzidos e elaborados de forma rasa, assim como suas motivações.
comentários(0)comente



Wolsey 11/04/2023

Excelente, também.
Já é o quinto livro da série e nenhum repete a fórmula. Mas todos muito bons.
Em "Perseguido" os demais personagens têm maior participação, o que deixa a trama mais dispersa e nada cansativa. As questões não se concentram apenas nos devaneios do Delegado Espinosa, mas a intrincada trama, contada em 3 partes, é grata novidade.
A psiquiatria como pano de fundo chega a perturbar as sensações do leitor.
Quem é o psicopata? Todos os personagens envolvidos existem, realmente? O personagem sumiu, morreu ou é fruto da imaginação?
Difícil parar a leitura antes do último parágrafo.
comentários(0)comente



Patricia.Pires 26/03/2023

Algumas coisas são mais complicadas que outras
O autor é psicanalista e constrói os personagens com base na divisão freudiana entre histeria, neurose e perversão, entrando nas suas subcategorias. O que faz brilhantemente.

Do ponto de vista jurídico, tudo está mais que correto. Dá para entender a razão de uma das respostas ficar no plano da especulação.

Acaba sendo necessário entender esses dois mundos - o do direito e da psicanálise - para que se entenda a profundidade existente e não posta em todas, aquelas deixadas nas entrelinhas.
comentários(0)comente



dimitriluz 07/08/2022

Bom livro
Garcia-Roza é um mestre e tem o dom de nos instigar a percorrer suas histórias, sempre ansiosos pelo desfecho, mas, ao mesmo tempo, torcendo para que não acabe tão rápido. Como vários aqui mencionaram, muitas lacunas ficaram em aberto, não houve tanto nexo causal para algumas. Mas sinto que era justamente o que ele queria: que cada um desse sua interpretação e desfecho de acordo com o que captada da leitura.
comentários(0)comente



Danilo Moreira 20/06/2022

Trama que empolga, envolta em muitos pontos de interrogação
O autor vai nos jogando várias peças de um complexo quebra-cabeças. Afinal, qual é a de Jonas? Até que ponto Dr. Nesse está certo no seu relato de que está sendo seguido, num plano maligno de seu paciente?

No começo a gente até compra essa ideia, mas com o passar do livro, percebe-se que Dr. Nesse não é um tipo simpático. Me parece quadrado, esnobe, desumano e frio com a família.

Com o avançar da obra, você percebe que toda a família Nesse é estranha e seus comportamentos têm significados nebulosos.

As investigações cabem ao delegado Espinosa e seus parceiros Welber (me identifiquei com o fato de ele morar longe e querer morar mais perto rs) e Ramiro. Tenho a sensação de que o autor gosta bastante deles principalmente de Espinosa, já que compartilha conosco os gostos pessoais dele, nos trazendo uma figura até simpática, viva e agradável, diferentemente do aspecto sombrio da família Nesse.

Os acontecimentos me deixaram com certa agonia, transmitida também pelos personagens investigadores, que têm muitas dificuldades para traçar uma linha que dê sentido e conexão a tudo.

Confesso que o final me decepcionou um pouco, pelo menos não o vejo como à altura da expectativa que a obra construiu em mim.

É a primeira vez que leio Garcia-Roza e, apesar do final, gostei do estilo de escrita e pretendo ler outros livros dele.
comentários(0)comente



Jess 24/04/2022

????
Oiii, é o meu quinto livro do autor e o meu preferido até o momento esse foi o livro em que eu mais fiquei instigada para saber o que ia acontecer a trama te prende de uma forma que você não consegue parar de ler, devorei ele bem rápido, só não dei 5 estrelas pois ficou uma pergunta sem resposta.
comentários(0)comente



Patyys2 18/03/2022

Perfeito!
Esse livro de longe foi o melhor que já li do gênero mistério e ficção policial, e na minha opinião entra também terror psicológico e suspense.
O livro conta a história de um psiquiatra que se sente perseguido por um paciente, sendo que este desaparece alguns meses depois e é dado como morto e a partir daí fica difícil distinguir se esses fatos são verdadeiros ou produtos da sua imaginação conturbada.
Estou a procura de um livro tão bom quanto para ler, alguma indicação?
comentários(0)comente



bibia 10/01/2022

Uma leitura boa
Sem muito enrolação, os personagens são estranhos, a história um pouco confusa fazendo com que o mistério seja intrigante, o livro te prende até o final. De certa forma fiquei um pouco desapontada, esperava mais do final, mas para uma ficção policial, o livro é bom, gostosa a leitura, uma trama que prende apesar dos pesares.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
dimitriluz 07/08/2022minha estante
Muito bom! Na minha opinião Letícia matou o pai. Creio que o próprio Nesse fosse psicótico e estivesse forjando a tal perseguição e encontros com o já falecido Isidoro. O que você acha?




Paulo1584 22/07/2021

Perseguido?
Não tenho costume de ler literatura policial, mas um amigo me fez ler este. Gostei.
Não é uma obra daquelas que você diz "nossa, que personagens bem elaborados, que trama, que história".
Pra falar a verdade, as personagens são um pouquinho superficiais, sendo uma delas -- Jonas ou Isidoro, p. ex. -- um tanto "estranha".
A trama envolve um psiquiatra, dr. Nesse, e seu misterioso paciente que tem nome Isidoro, mas prefere ser chamado de Jonas.
Ocorre que Jonas se aproxima da família do psiquiatra e ele (dr. Nesse) teme que esteja sendo perseguido pelo sujeito que ele julga "psicótico". Não é nenhuma informação sigilosa, pois no prólogo já sabemos desse problema...
Enfim, o autor não tem técnicas muito elevadas de escrita, em minha humilde opinião (sem ironia, realmente não sou leitor do gênero). No entanto, ele consegue entregar uma narrativa que instiga o leitor a avançar e seguir até o final (acho que li em três sentadas). É um excelente entretenimento, recomendo!
Thais645 22/07/2021minha estante
Adoro Garcia-Roza e acho que ele realmente tem esse dom, de conduzir uma boa história sem os artifícios pirotécnicos e cheios de viradas e plots, tão comuns hoje em dia. É uma leitura aparentemente sucinta e serena, mas em que vários outros fatores se desenrolam paralelamente à trama. Acho que ele faz um bom investigativo com maestria.




Mips 07/06/2021

Quase Perfeito
É um livro viciante, você começa a ler e só para quando acaba. Apesar de ter gostado bastante do livro e me envolvido com a história, o final deixou muitos furos que me impedem de dar 5 estrelas. Mas é muito interessante a ótica do livro de tentar te confundir sobre quem seria o perseguidor da história, a essência dele é que todos podem cometer atos bons e ruins. É um bom livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clarice.Einhardt 17/12/2020

Delicioso
Um livro delicioso sobre um delegado do Rio de Janeiro.
Qualquer livro do delegado Espinoza é diversão garantida . Ele e seus ajudantes são incríveis nas investigações dos crimes em questão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Thais645 08/03/2021minha estante
Adoro o delegado Espinosa e gostei muito desse livro, como de todos outros do Garcia-Roza




Mr. Torres 14/04/2020

Amei!
Daquelas leituras que te mantém sempre atento e te deixa até ofegante com o suspense das cenas. Pretendo ler todos do autor.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR