Léia Viana 10/02/2012
Leitura técnica - Área de T & D (RH)
O livro aborda de maneira bem estruturada, pesquisada e analisada a Gestão do Desempenho, com uma leitura de fácil compreensão, principalmente para aqueles que não estão familiarizados com o assunto.
A gestão do desempenho é um sistema de informações estruturado de forma abrangente e contínua, sob uma perspectiva sistêmica, interessado na produção do conhecimento sobre a relação do homem com o trabalho. Nem sempre as empresas investem no desenvolvimento do potencial humano, às vezes, o aproveitamento do potencial humano é inadequado, principalmente quando não há o retorno de feedback entre as partes envolvidas: organização e colaborador.
Em uma visão panorâmica, a gestão de desempenho é um processo construído para interagir o universo corporativo, interligando unidades de negócios, as equipes, os indivíduos e a liderança, por meio de planos elaborados sob um enfoque sistêmico.
A mudança da visão mecanicista do gerenciamento do desempenho para uma visão mais orgânica não ocorre por acaso, pois ela precisa de uma liderança atuante, que reconheça o seu papel estratégico neste alinhamento.
É sabido que as equipes comprometidas revelam, um desempenho excelente ao serem avaliadas e até desenvolvidas dentro dos objetivos da organização.
Leitura recomendada!