Crimes

Crimes Ferdinand Von Schirach

Resenhas - Crimes

Karol 10/07/2023

Este livro começa chocante e termina emocionante
É um pouco difícil resenha um livro que possui uma coletânea de histórias, umas são ótimas, outras são boas e outras simplesmente são chatas.

Cada histórias, segundo o autor se trata de fatos reais, e este fato é que leva ao impacto no leitor. Como eu informei no título dessa resenha o livro começa com uma história impactante e termina com uma história emocionante, o que me leva a pensar que o autor foi muito sagaz ao pensar na distribuição dos "contos", isso me levou a ignorar algumas histórias não tão interessantes no meio e ficar com a sensação que o livro passou diversar emoções e boa escrita por todo o livro. Claro caso a pessoa leia o livro de forma aleatória esse efeito pode não ser sentido.

Enfim, o saldo do livro foi positivo, muito por conta da primeira e da última história, que quase me arrancou lágrimas em público, importante falar que estas foram as histórias que eu mas gostei, todavia as outras histórias também são boas.

Arsenio Meira 22/09/2012

Acho altamente improvável alguém que deixe de reler esta obra. Contos que formam um mosaico da natureza humana, seu lado obscuro, os dramas, o suspense que permeia alguns atos, as famosas frações de segundos que podem levar tudo abaixo. E situações cotidianas, aparentemente banais, mas que escondem um fim trágico.

Foxback 19/01/2022

Pequeno Grande Livro
Nao importa se os casos sao ficçao, historias reais ou baseados em fatos. O autor escreve de maneira rapida e objetiva ( e extremamente bem ). Alterando momentos de extrema violencia com outros de certa forma ate poeticos, o autor nos leva por um caminho de questionamentos sobre o comportamento humano ( quem sao as vitimas ? quem sao os algozes ? ) e a Justiça ( ou a falta de ). Uma leitura surpreendente e fascinante. A primeira grande surpresa do ano. Recomendo muito !

Bea 31/01/2022

INCRIVEL
A cada conto eu queria mais e mais, chegou ao fim e eu quero mais. alguns emocionam e outros me fazem querer saber da verdade. Indico para todos os tipos de leitores, vale muito a pena.

Faline.Ferreira 10/01/2024

Chocante
Como o nome do livro diz, são crimes de todas as maneiras possíveis.
A escrita é fluida , muito bem escrita e estimulante .
São contos que transmite raiva, angústia, tristeza, revolta e melancolia.
O último é triste , mas real.

Silvia AC/DC 26/04/2021

Muito bom, mas tem 1 defeito... curto demais :(
Mariana 26/04/2021minha estante
Nossa parece super interessante, já adicionei aqui

Beatriz 09/11/2023

Várias historias de crimes todas contadas por um advogado.
Muito bom de ler e varios relatos chocantes e incriveis de como podem ser os seres humanos.

Silvio 01/01/2013

Ferdinand von Schirach é um respeitado criminalista na Alemanha, logo o fato de escrever um livro com histórias tendo crimes como ponto principal levou muitos a considerar se eram relatos de acontecimentos reais. Ficção ou não, seus contos são de alta literatura por fugir do lugar comum do romance policial, abordando histórias profundamente humanas e muitas vezes perturbadoras numa narrativa direta e sem sentimentalismos. Ao nos apresentar os personagens e as situações em que os crimes aconteceram, colocando-nos no papel de testemunhas (ou jurados), leva a uma reflexão sobre como o conceito de 'certo' e 'errado' são relativos.
Exemplos são estão em "Fahner", conto sobre um médico que assassina a esposa, e "O etíope", um menor abandonado que assalta um banco. É difícil, para não dizer impossível, não ficar do lado dos "criminosos".

Carlinha 23/10/2023

Interessante
"Crimes" é um livro de contos curtos escrito por Ferdinand Von Schirach, um ex-advogado de defesa. Interessante por parecer situações reais e bem críveis.

São narrativas de vários casos criminais, cada história apresenta um caso diferente, tem alguns bons, alguns dispensáveis e alguns ótimos!

Passeamos por questões relacionadas à culpa, inocência, punição e responsabilidade. A escrita é gostosa, clara e precisa, sem termos técnicos e complexos.

Vale a leitura.

Bruno.T 05/08/2023

Ferdinand von Schirach tem a capacidade de escrever sobre o direito e a justiça em tons kafkanianos, de cores cinzas. Há algo como justiça? Sim, há.

Mas o que é justiça, o que faz um crime, quem comete e porque comete, além do direito enquanto um aparato normativo de ordem civil, podem não ser coisas tão claras, a discrição fica por conta do respeito ao intelecto do leitor.

Igor.Borges 01/02/2021

Um bom livro
O criminalista alemão Ferdinand Von Schirach descreve, através de contos, alguns dos crimes em que trabalhara durante sua labuta na advocacia criminal. Alguns contos são excelentes, outros achei medianos. É normal em um livro de contos. O que realmente torna o livro interessante é a sua abordagem no que tange a relação entre crime e autor. Nem tudo é o que parece ser, nem tudo que reluz é ouro. Outro ponto interessante no livro é a possibilidade de enxergar melhor a relação advogado e autor de um crime. O senso comum acredita que o advogado criminalista é um defensor de bandido e só. A relação advogado e réu no processo penal é bem mais profunda e complexa do que essa relação simplista, e se você for atento, vai perceber isso na obra; porque o autor não explica essa ideia, ele apenas relata o que houve e a interpretação é sua.
Não dou uma nota maior talvez por causa da oscilação dos contos: alguns me agradaram e outros nem tanto. O autor tem uma escrita fluida e agradável. É um bom livro e pode acrescentar em bagagem cultural a você.

Livy 30/06/2011

Histórias verídicas

Este é um livro que traz contos de crimes impressionantes e um tanto "surreais". Mas ao término da leitura, ao me aperceber que Ferdinand Von Schirach relata casos reais, fiquei chocada. A narrativa é forte, direta e instigante (mas não sem alguma emoção). O advogado Ferdinand utilizou sua própria experiência em casos bizarros de crimes para escrever este livro. Além da narrativa, Von Schirach nos presenteia com finais de reflexão, nos fazendo pensar sobre a excência humana, seus sentimentos mais primitivos, os absurdos e estranhos caminhos da mente. Outro fator interessante é que o próprio autor está presente durante a narrativa, afinal ele é, muitas vezes, o advogado que tem a tarefa de defender um assassino ou criminoso para o qual todas as provas apontam.

"O primeiro golpe, que abriu seu crânio, foi mortal. Espalhando pequenos fragmentos ósseos, o machado penetrou até o cérebro, e o corte partiu seu rosto ao meio. --- pág. 16"

Não estranhe ao ler o livro e pensar em muitos dos filmes e séries que você já deve ter assistido. Mas o interessante é pensar: a arte emita a vida? Sim! Aliás, nem chega perto! Como pode o ser humano capaz de cometer tantas loucuras? É realmente dificil de acreditar e entender. Von Schirach também aborda assuntos de moral, do certo e errado, a justiça e suas contradições. No decorrer da leitura também percebi que para desvendar o mistério de alguns contos, sempre há um detalhe que passa sem percebermos, com finais enigmáticos.

Cada história abordada nos traz retratos de alguam pertubação e deturpação psicológica e de conduta. Incesto (O Violoncelo), canibalismo (Amor), esquizofrenia (Verde), violência extrema (A Tigela dos Tanata) entre outros. Dentre os casos expostos eu achei muito interessante o fato de que cada um nos desperta um sentimento e em alguns casos, até mesmo "entender" o acusado. Fähner, A tigela dos Tanata e O violoncelo me deixaram realmente assustada, contendo cenas de extrema violência.O modo como as vítimas são mortas, ou encontradas é de arrepiar! Em outros casos como Sorte, O espinho e O etíope os sentimentos são o de pesar e torcida, afinal, apesar das mentes pertubardas, todos tem uma razão de ter chegado até o ponto em que chegaram. E o meu favorito foi O etíope, pois termina bem, de forma que o bem supera a justiça.

Resumidamente eu diria que o livro tem uma presença forte e marcante no mundo editorial. Apenas o fato de presenciarmos fatos reais, é o bastante para nos chocar e fazer refletir. Acredito que este é um livro que agradará a muitos gostos e principalmente quem gosta de livros que abordam temas policiais e psicologicos.

Xandy Xandy 29/01/2024

Choca e comove.
Cada conto do livro descreve um crime bem violento ou inusitados, e conta com o mesmo advogado como narrador.
São histórias sobre canibalismo, roubos frustrados, assassinatos de parceiros motivados por ciúme e muitas outras...
O leitor começa a leitura com um conto completamente estarrecedor e termina a leitura com um último conto extremamente tocante e emocionante.
A pergunta que se faz é a seguinte: seriam estas histórias realmente verdadeiras? Ou apenas pura invenção de um autor com uma mente ao mesmo tempo muito perturbada e extremamente brilhante?
Só lendo muito para saber a resposta!

Ana 26/09/2013

Crimonosos envolventes
Não posso afirmar que Ferdinand Von Schirach é um criminalista competente, mas com certeza é um excelente "contador de histórias". Lendo o livro, é impossível não se sensibilizar com os dramas vividos e as decisões trágicas tomadas pela violoncelista Theresa ou pelo sofrido Frank Xaver, entre outros. O autor vai muito além do Código Penal Alemão: em cada cliente, ele não vê somente um infrator, mas um ser humano pleno não só em defeitos mas tambpem em qualidades, como compaixão e fraternidade.