Crimes

Crimes Ferdinand Von Schirach




Resenhas - Crimes


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Karol 10/07/2023

Este livro começa chocante e termina emocionante
É um pouco difícil resenha um livro que possui uma coletânea de histórias, umas são ótimas, outras são boas e outras simplesmente são chatas.

Cada histórias, segundo o autor se trata de fatos reais, e este fato é que leva ao impacto no leitor. Como eu informei no título dessa resenha o livro começa com uma história impactante e termina com uma história emocionante, o que me leva a pensar que o autor foi muito sagaz ao pensar na distribuição dos "contos", isso me levou a ignorar algumas histórias não tão interessantes no meio e ficar com a sensação que o livro passou diversar emoções e boa escrita por todo o livro. Claro caso a pessoa leia o livro de forma aleatória esse efeito pode não ser sentido.

Enfim, o saldo do livro foi positivo, muito por conta da primeira e da última história, que quase me arrancou lágrimas em público, importante falar que estas foram as histórias que eu mas gostei, todavia as outras histórias também são boas.
comentários(0)comente



Arsenio Meira 22/09/2012

Acho altamente improvável alguém que deixe de reler esta obra. Contos que formam um mosaico da natureza humana, seu lado obscuro, os dramas, o suspense que permeia alguns atos, as famosas frações de segundos que podem levar tudo abaixo. E situações cotidianas, aparentemente banais, mas que escondem um fim trágico.
comentários(0)comente



Foxback 19/01/2022

Pequeno Grande Livro
Nao importa se os casos sao ficçao, historias reais ou baseados em fatos. O autor escreve de maneira rapida e objetiva ( e extremamente bem ). Alterando momentos de extrema violencia com outros de certa forma ate poeticos, o autor nos leva por um caminho de questionamentos sobre o comportamento humano ( quem sao as vitimas ? quem sao os algozes ? ) e a Justiça ( ou a falta de ). Uma leitura surpreendente e fascinante. A primeira grande surpresa do ano. Recomendo muito !
comentários(0)comente



Bea 31/01/2022

INCRIVEL
A cada conto eu queria mais e mais, chegou ao fim e eu quero mais. alguns emocionam e outros me fazem querer saber da verdade. Indico para todos os tipos de leitores, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Faline.Ferreira 10/01/2024

Chocante
Como o nome do livro diz, são crimes de todas as maneiras possíveis.
A escrita é fluida , muito bem escrita e estimulante .
São contos que transmite raiva, angústia, tristeza, revolta e melancolia.
O último é triste , mas real.
comentários(0)comente



Silvia AC/DC 26/04/2021

Muito bom
Muito bom, mas tem 1 defeito... curto demais :(
Mariana 26/04/2021minha estante
Nossa parece super interessante, já adicionei aqui




Beatriz 09/11/2023

Várias historias de crimes todas contadas por um advogado.
Muito bom de ler e varios relatos chocantes e incriveis de como podem ser os seres humanos.
comentários(0)comente



Silvio 01/01/2013

Ferdinand von Schirach é um respeitado criminalista na Alemanha, logo o fato de escrever um livro com histórias tendo crimes como ponto principal levou muitos a considerar se eram relatos de acontecimentos reais. Ficção ou não, seus contos são de alta literatura por fugir do lugar comum do romance policial, abordando histórias profundamente humanas e muitas vezes perturbadoras numa narrativa direta e sem sentimentalismos. Ao nos apresentar os personagens e as situações em que os crimes aconteceram, colocando-nos no papel de testemunhas (ou jurados), leva a uma reflexão sobre como o conceito de 'certo' e 'errado' são relativos.
Exemplos são estão em "Fahner", conto sobre um médico que assassina a esposa, e "O etíope", um menor abandonado que assalta um banco. É difícil, para não dizer impossível, não ficar do lado dos "criminosos".
comentários(0)comente



Carlinha 23/10/2023

Interessante
"Crimes" é um livro de contos curtos escrito por Ferdinand Von Schirach, um ex-advogado de defesa. Interessante por parecer situações reais e bem críveis.

São narrativas de vários casos criminais, cada história apresenta um caso diferente, tem alguns bons, alguns dispensáveis e alguns ótimos!

Passeamos por questões relacionadas à culpa, inocência, punição e responsabilidade. A escrita é gostosa, clara e precisa, sem termos técnicos e complexos.

Vale a leitura.
comentários(0)comente



Bruno.T 05/08/2023

Ferdinand von Schirach tem a capacidade de escrever sobre o direito e a justiça em tons kafkanianos, de cores cinzas. Há algo como justiça? Sim, há.

Mas o que é justiça, o que faz um crime, quem comete e porque comete, além do direito enquanto um aparato normativo de ordem civil, podem não ser coisas tão claras, a discrição fica por conta do respeito ao intelecto do leitor.
comentários(0)comente



Igor.Borges 01/02/2021

Um bom livro
O criminalista alemão Ferdinand Von Schirach descreve, através de contos, alguns dos crimes em que trabalhara durante sua labuta na advocacia criminal. Alguns contos são excelentes, outros achei medianos. É normal em um livro de contos. O que realmente torna o livro interessante é a sua abordagem no que tange a relação entre crime e autor. Nem tudo é o que parece ser, nem tudo que reluz é ouro. Outro ponto interessante no livro é a possibilidade de enxergar melhor a relação advogado e autor de um crime. O senso comum acredita que o advogado criminalista é um defensor de bandido e só. A relação advogado e réu no processo penal é bem mais profunda e complexa do que essa relação simplista, e se você for atento, vai perceber isso na obra; porque o autor não explica essa ideia, ele apenas relata o que houve e a interpretação é sua.
Não dou uma nota maior talvez por causa da oscilação dos contos: alguns me agradaram e outros nem tanto. O autor tem uma escrita fluida e agradável. É um bom livro e pode acrescentar em bagagem cultural a você.

comentários(0)comente



Livy 30/06/2011

Histórias verídicas
http://nomundodoslivros.blogspot.com

Este é um livro que traz contos de crimes impressionantes e um tanto "surreais". Mas ao término da leitura, ao me aperceber que Ferdinand Von Schirach relata casos reais, fiquei chocada. A narrativa é forte, direta e instigante (mas não sem alguma emoção). O advogado Ferdinand utilizou sua própria experiência em casos bizarros de crimes para escrever este livro. Além da narrativa, Von Schirach nos presenteia com finais de reflexão, nos fazendo pensar sobre a excência humana, seus sentimentos mais primitivos, os absurdos e estranhos caminhos da mente. Outro fator interessante é que o próprio autor está presente durante a narrativa, afinal ele é, muitas vezes, o advogado que tem a tarefa de defender um assassino ou criminoso para o qual todas as provas apontam.

"O primeiro golpe, que abriu seu crânio, foi mortal. Espalhando pequenos fragmentos ósseos, o machado penetrou até o cérebro, e o corte partiu seu rosto ao meio. --- pág. 16"

Não estranhe ao ler o livro e pensar em muitos dos filmes e séries que você já deve ter assistido. Mas o interessante é pensar: a arte emita a vida? Sim! Aliás, nem chega perto! Como pode o ser humano capaz de cometer tantas loucuras? É realmente dificil de acreditar e entender. Von Schirach também aborda assuntos de moral, do certo e errado, a justiça e suas contradições. No decorrer da leitura também percebi que para desvendar o mistério de alguns contos, sempre há um detalhe que passa sem percebermos, com finais enigmáticos.

Cada história abordada nos traz retratos de alguam pertubação e deturpação psicológica e de conduta. Incesto (O Violoncelo), canibalismo (Amor), esquizofrenia (Verde), violência extrema (A Tigela dos Tanata) entre outros. Dentre os casos expostos eu achei muito interessante o fato de que cada um nos desperta um sentimento e em alguns casos, até mesmo "entender" o acusado. Fähner, A tigela dos Tanata e O violoncelo me deixaram realmente assustada, contendo cenas de extrema violência.O modo como as vítimas são mortas, ou encontradas é de arrepiar! Em outros casos como Sorte, O espinho e O etíope os sentimentos são o de pesar e torcida, afinal, apesar das mentes pertubardas, todos tem uma razão de ter chegado até o ponto em que chegaram. E o meu favorito foi O etíope, pois termina bem, de forma que o bem supera a justiça.

Resumidamente eu diria que o livro tem uma presença forte e marcante no mundo editorial. Apenas o fato de presenciarmos fatos reais, é o bastante para nos chocar e fazer refletir. Acredito que este é um livro que agradará a muitos gostos e principalmente quem gosta de livros que abordam temas policiais e psicologicos.
comentários(0)comente



Xandy Xandy 29/01/2024

Choca e comove.
Cada conto do livro descreve um crime bem violento ou inusitados, e conta com o mesmo advogado como narrador.
São histórias sobre canibalismo, roubos frustrados, assassinatos de parceiros motivados por ciúme e muitas outras...
O leitor começa a leitura com um conto completamente estarrecedor e termina a leitura com um último conto extremamente tocante e emocionante.
A pergunta que se faz é a seguinte: seriam estas histórias realmente verdadeiras? Ou apenas pura invenção de um autor com uma mente ao mesmo tempo muito perturbada e extremamente brilhante?
Só lendo muito para saber a resposta!
comentários(0)comente



Ana 26/09/2013

Crimonosos envolventes
Não posso afirmar que Ferdinand Von Schirach é um criminalista competente, mas com certeza é um excelente "contador de histórias". Lendo o livro, é impossível não se sensibilizar com os dramas vividos e as decisões trágicas tomadas pela violoncelista Theresa ou pelo sofrido Frank Xaver, entre outros. O autor vai muito além do Código Penal Alemão: em cada cliente, ele não vê somente um infrator, mas um ser humano pleno não só em defeitos mas tambpem em qualidades, como compaixão e fraternidade.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR