Ruby Red

Ruby Red Kerstin Gier

Resenhas - Ruby Red

rubyjjane 16/04/2024

Rubinrot!
Meu Deus, eu amei. Já conhecia os filmes, então estava bem animada para ler a trilogia também e não me decepcionei. É realmente uma pena eles não terem sido lançados em português também.

Esse é um livro que tem uma energia bem nostálgica em toda a leitura, é divertido e legal de ler. Não é tão aprofundado assim, mas consegue tornar os personagens interessantes e eu gosto de vários deles. Algumas falas e cenas são iguais, realmente idênticas ao filme, então me diverti muito quando lembrava de alguma parte específica, saia marcando todas.

Eu amo livros com temática de viagens no tempo e esse conseguiu ser um achado incrível. Pretendo já ler os dois próximos volumes.

Hengen 07/02/2024

Leitura rapidinha...
Não tenho nada muito sofisticado pra dizer, a história é simples e fácil de seguir, a leitura e super rápida.

O livro não tem personagens complexos ou com uma grande profundidade, e todo o tema da viagem no tempo (se analisarmos demais) tem buracos no desenvolvimento.

Mas pra min esses são pontos menores, ja q eu não estava buscando a melhor história do mundo e sim algo entretido e de certa forma nostálgico, o livro cumpliu com as minhas expectativas gerais.

Por incrível que pareça o filme (do primeiro livro pelo menos) segue a história quase ao pé da letra.

Haylla.Lorrana 01/01/2024

Finalmente lendo Ruby Red!!
Conheci os filmes pelo YouTube e desde o dia que assisti a trilogia inteira fiquei com muita vontade de ler, mas não encontrava em lugar nenhum. Finalmente encontrei e li o primeiro e acho que no quesito gostar, o livro e o filme estão pau a pau. Amei a história, eu adoro a Gwyneth e o Gideon, mais a Gwyneth óbvio. Adoro o enredo de viagem no tempo e como a autora constrói, queria muito os livros físicos em português, mas não temos, infelizmente. Por fim, acho que é minha trilogia fav dr viagem no tempo e é isso.

Haechan 11/11/2022

Um bom ya
Minha primeira releitura de Ruby Red, confesso que não lembrava tanto das coisas, porque foi um dos primeiros livros totalmente em inglês que li, mas foi legal reler as anotações que fiz ao longo da leitura.
Sobre o livro, eu li ele por ser um livro alemão, e confesso que ser uma história contada na Inglaterra, tirou um pouco do brilho pra mim, okay que acredito que pro contexto da história do livro, talvez tenha sido uma boa decisão da Kirstin.
Sobre a Gwyneth, ela é uma ótima protagonista, eu gosto dela. Ela é sincera, uma querida, uma adolescente normal que foi enfiada nessa confusão, mas ela é corajosa e esperta, e é uma ótima contribuição pro Gideon.
Os personagens secundários no geral não são muito aprofundados no livro, mas eu gosto do estrelato da Lesley.

isa gusmão 02/02/2022

eu surpreendentemente adorei
aparentemente eu não superei fantasia YA, só não achava uma que eu tivesse gostado. eu adorei essa!! não tem nada de outro mundo, mas o enredo é bem original, a narrativa da protagonista é divertida, e todo mundo adora uma boa viagem no tempo!!

Izzy 20/09/2021

Leitura fácil e interessante sobre um assunto vasto
Ruby red é um livro que eu queria ler desde que tinha 12 anos e acredito que por isso acabei criando muita expectativa e me decepcionando um pouco com a forma como os acontecimentos foram se desenrolando e como teve a falta de abordagem de alguns assuntos, sendo assim acredito que essa abordagem que eu esperava será tratada ao longo da trilogia, considerando que a autora parece ser bem sagaz na questão de distribuição de informações. Entretanto, não deixa de ser uma ótima leitura e o fato de tratar de um assunto tão interessante como a viagem no tempo só faz com que o leitor acabe ansiando mais pelos próximos livros.
Agora falando sobre a protagonista, Gwen, não pude deixar de amar a forma como a autora realmente soube retratar ela como uma adolescente real e eu pude enxergar nela atitudes que eu já tive, até quando eu queria revirar os olhos por algumas coisas, ainda assim entendia o lado dela e isso foi uma das coisas que me fez gostar tanto dessa personagem, mencionando também quando ela foi incrível ao apontar a maneira que Gideon criticava isso nela. Já o final traz uma informação surpreendente e faz com que o leitor crie várias teorias e corra atrás da sequência, assim como eu fiz.

Agatha | @pa.pi.ro 08/07/2021

Gostei bastante do contexto todo, a histórias das famílias, da viagem no tempo, da sociedade secreta, o segredo... Os personagens são bem escritos também, a maioria é um pé no saco mas ok.

Mesmo o livro se passando em dois dias, acho que, pra uma introdução, ficou relativamente bom mas me deu aquela sensação de que poderia ter acontecido mais.

Jamile.Lucato 23/05/2021

Releitura divertida
A primeira vez que li Ruby Red foi em PDF e li muito rápido a trilogia. Foi favoritada na hora.
Agora, finalmente, consegui comprar os livros e está sendo muito legal relê-los (até porque eu já esqueci de quase tudo hehe).

Fiquei surpresa em notar que o tom deste primeiro livro é bem mais leve do que eu me lembrava, e Gwen parece tão novinha com seu jeito de pensar...
Tambem me surpreendi ao ver que o livro acaba no meio do ápice, coitados daqueles que tiveram que esperar 1 ano para ler a sequência.

[ABAIXO CONTÉM SPOILERS DE TODA A TRILOGIA]

Algumas coisas que achei legal mencionar por ser uma releitura e eu já saber algumas coisas:
- eu sei que o Conde pediu ao Gideon que seduzisse Gwen, e agora fica muito nítido quando ele começa a forçar essa "sedução". Fico me perguntando se vai ser evidente quando ele vai gostar dela de verdade, porque, caso contrário, acho que não vou os shippar tanto assim...
- tenho uma vaga lembrança do Conde ainda estar vivo com outra aparência no presente ao algo assim mas não lembro qual outro personagem ele é;
- ai que saudade da (e que vonyade de ter uma amiga como a) Leslie.

Evvy 21/12/2020

Nostálgico
Eu conheci essa história pelo filme lá em 2013, mas nunca tinha lido o livro. Confesso que, por saber muito do enredo, foi uma leitura mais emocionada e saudosista, sem grandes surpresas. O ponto forte da história é, com certeza, toda a mecânica de viagem no tempo. Normalmente eu não sou muito fã do gênero porque é tudo sempre muito complicado, mas a autora descreve tudo com muita facilidade. É tudo muito coerente dentro das próprias regras que ela criou. Eu gosto muito da personagem principal, a Gwendolyn (ou Gwyneth, na versão inglesa), que na maior parte do tempo é bem engraçada, mas como nenhuma protagonista é perfeita, tem alguns momentos inglórios. A narrativa em si é diferente, eu tive a sensação de que a trilogia é mais como um grande livro repartido em três, pelo simples fato de que todo esse primeiro livro se parece mais com uma introdução. Os personagens são apresentados, começam a ser desenvolvidos, e então o livro acaba, sem nenhum grande desfecho final ou cliffhanger elaborado para o próximo livro. Eu não achei isso necessariamente ruim, apenas diferente, visto que a maioria dos livros segue uma ordem de começo meio e fim mais delineada. Dito isso, acho que me sinto mais confortável em analisar a trilogia como um todo, e pelo que eu conheço sobre divergências das adaptações dos próximos livros, talvez algumas surpresas me aguardem.

Bárbara 13/12/2020

Livro adolescente sobre Viagem no Tempo
Eu amo viagens no tempo e o que me cativou e levou a ler Rudy Red foi a interessante mitologia que a autora criou para o tema - a qual, do meu ponto de vista, é bastante original. Entretanto, foi frustrante acompanhar a trama adolescente previsível. Sim, a eu de 15 anos teria amado, tenho certeza, mas a eu de 22 não teve muita paciência.

Basicamente: menina adolescente descobre que tem superpoderes, tem uma melhor amiga super legal, começa a viver umas aventuras e se apaixona. É o que eu disse: trama adolescente previsível, já tive minha cota na vida.

Pontos positivos são a originalidade da abordagem do tema e a capacidade da autora de construir a história sem deixar vácuos de informação ou cometer deslizes de coerência (o que em um livro sobre viagens no tempo, é muito difícil!).

Pontos negativos: achei a escrita sem graça, sem traço de originalidade; os personagens são planos, óbvios; protagonista fraca e sem personalidade; enredo previsível.

Também passei várias raivas com os machismos de época e seus ecos na atualidade durante a história e com a ingenuidade da protagonista. Creio que estamos em um momento histórico da nossa sociedade em que nossas produções culturais focam em valorizar a imagem da mulher e sua força, então é estranho encontrar personagens femininas tão apáticas. Mas 2011, época da publicação de Ruby Red, eram outros tempos, de toda forma e faz com que seja interessante observar esse ponto na escrita das publicações teen pop.

No mais, é divertidinho. Foi uma viagem no tempo para a minha adolescência de leitora compulsiva de mitologias que curtia esse enredo descobrindo-os-poderes-e-se-apaixonando. |Talvez a história cresça nos demais livros, mas nesse primeiro, achei pura enrolação, poderia ter tido mais acontecendo.

Lauraa Machado 25/02/2018

Uma leitura muito divertida!
Nota verdadeira: 3,5 mas eu arredondei para cima, porque esse livro é super divertido e me prendeu tanto que só parei de ler quando tinha acabado! Ele é super leve também, apesar das explicações da viagem no tempo serem bem criativas e cheias de detalhes, e totalmente dá para ler em um dia (como eu fiz).

Claro que ainda tenho algumas críticas a fazer, mas foi uma das leituras mais agradáveis que já fiz esse ano! Gostei bastante da protagonista, apesar de ela não ter nada de realmente especial, e adorei a sua melhor amiga, Lesley! Os personagens, ainda que sejam bastante juvenis e nem tão complexos, são interessantes e fora do clichê o suficiente para serem um ponto alto na história! Me diverti bastante com a narração da Gwen e suas interações com a Lesley! Quero mais!

A questão de viagem no tempo é completamente diferente de todos os outros livros que já li, ainda que não seja a mais intrigante (a mais certamente é do livro O Último dos Magos!). Desde a primeira viagem da Gwen, foi tudo bem divertido! Queria ter os próximos livros já para começar o segundo hoje mesmo! Estou cheia de teorias e confusa com tantas coisas, que preciso descobrir logo suas respostas!

Mas vamos às críticas? Como falei, os personagens são bastante juvenis. Isso não é exatamente uma crítica, mas, comparada com tantas garotas de dezesseis (principalmente personagens dessa idade, com as quais estamos acostumados), a Gwen pode parecer um pouco imatura. Eu pessoalmente acho que é impressão só, porque ela não fez realmente nada de imaturo, só é brincalhona sempre. Mesmo assim, não tem como negar que todo o livro tem uma atmosfera mais jovem do que precisava ter, o que faz todo o universo ser divertido e lúdico, mas me impediu um pouco de levá-lo tão a sério quanto eu levaria outros livros.

Para resumir, na verdade, talvez eu dissesse que esse livro é como um filme de sessão da tarde super bem feito. Ele não está no nível dos que ganham Oscars, mas tampouco decepciona em questão de entretenimento.

Minha outra crítica para o livro é o romance, que estava indo muito bem (ou seja, meramente se apresentando como uma opção futura) até que tudo se apressou no final. O livro inteiro é bem começo, tem a sensação de iniciação (imagino que o grosso mesmo da história esteja nos próximos livros), e o romance deveria acabar assim também. Não sei bem a intenção da autora, talvez ela queira mesmo que eu não me convença tão fácil pelo romance, talvez não. Vai saber!

Por último, apesar de eu ter adorado ler o livro todo em um dia, acho que ele poderia e deveria ter sido maior. É uma leitura tão leve, que a autora poderia ter introduzido algumas aulas básicas para viagens no tempo ou outras viagens sem tanto significado para dar ao leitor também a sensação de que está se estabilizando na história. Se você parar para pensar no final em tudo que aconteceu e no tempo que tudo demorou para acontecer, vai perceber que foi um pouco rápido e corrido. E não tinha essa necessidade! Esse livro é divertido demais para ficar entediante, então a autora poderia ter se dado o luxo de trabalhar mais em cima de algumas cenas e estender um pouco o desenvolvimento principalmente da relação entre a Gwen e par supostamente romântico.

Mas, como falei, o livro é bem divertido, eu adorei a leitura e agora estou me chamando de idiota por ter comprado só o primeiro livro com medo de não gostar! Seria tão incrível se eu já tivesse o segundo aqui comigo!

Nati 24/11/2017

"Ruby red is the first and is also the last."
Uma boa surpresa pra um livro que eu não tinha muitas expectativas. Adorei a maneira como a autora abordou viagem no tempo, que é um tema difícil de fazer dar certo porque pode ficar confuso, mas aqui se tornou simples e interessante, além de trazer um certo mistério. Gostei do aspecto meio paranormal inserido também, com as 'premonições' da tia da Gwen, e com a rima sobre o círculo e os poderes dos viajantes. A trama foi bem construída, apesar de ser bem previsível, e mesmo que este livro tenha sido mais uma introdução ao mundo e aos personagens, sem um clímax muito presente e um final meio abrupto, ainda assim a leitura fluiu super rápido e nem acreditei que já tinha terminado o livro quando virei a última página. Os personagens também são cativantes, e fiquei intrigada com a Lucy, o Paul e o Conde (que é um vilão bem assustador), além de amar a melhor amiga da Gwen, que é a personagem mais divertida da história.

A Gwen em si é uma personagem super relacionável e fácil de gostar, até porque ela é bem normal. Aliás, foi outra coisa que adorei no livro - a protagonista não tem absolutamente nada de 'especial', ela é totalmente comum, faz coisas que toda adolescente comum faz, é mediana na escola, não é nenhuma guerreira ou especialmente boa em nada, e quando jogada em uma situação absolutamente desconhecida em que está totalmente fora do seu elemento, sente medo mas tenta se virar. Com tantas personagens especiais e incrivelmente god-like na literatura fantástica e YA, senti falta de uma protagonista que vai aprendendo junto com o leitor e passa pelos perrengues como uma pessoa normal. A aproximação com esse tipo de personagem e a simpatia criada por ele vem mais naturalmente.

O livro não é livre de algumas falhas e clichés, mas no geral gostei muito e fiquei curiosa para seguir com a trilogia.

Naty 20/03/2016

Primeiro livro que leio sobre o tema viagem no tempo
Eu estava com pouco tempo para ler e bem ocupada, mas resolvi, mesmo assim, ler um livro. Quase todos os dias, eu lia esse livro de noite. Mesmo que a leitura tenha perfurado mais tempo, eu fico feliz de ter lido esse livro.
Esse é um ótimo livro para se ler para entretenimento. Ele não tem personagens profundos ou cenários fora do usual, mas me encantou mesmo assim. E mesmo eu lendo devagar, o que muitas vezes me cansa, eu sempre queria saber mais da história e com certeza pretendo continuar.
Agora, ao enredo! A nossa protagonista é uma menina de uma família um pouco estranha ( ela também é estranha em certas coisas) em que uma milhar acaba herdando um gene para a viagem no tempo. Todos acham que é sua prima que porta esse gene, mas, na verdade, é ela quem o porta e, enquanto sua prima foi preparada para fazer essas viagens desde criança, a nossa protagonista não faz a mínima ideia do que fazer nas outras eras. A história acaba tomando corpo aí e nos revela portar segredos e mistérios. A trama não é muito cheia de aventura. Só no final que ela fica mais cheia de ação.
Os protagonistas da história me pareceram ser bem clichês, mas um clichê uma hora ou outra não me faz mal. O fato de eles serem um pouco clichê não os tornou nem um pouco chatos para mim. Esse livro me fez lembrar um pouco do livro Morra por Mim da Amy Plum, um dos meus livros preferidos da vida e, se essa história tomar corpo como eu espero, eu realmente pretendo gostar.
Uma coisa que eu achei meio ruim foi o romance que foi rápido de mas, mas talvez haja uma explicação para isso ou talvez isso seja somente o que sempre ocorre em YA. A história no todo é bem divertida e legal com uma boa dose de mistério e ela é um marco para mim pois foi com ela que acompanhei meu primeiro livro sobre esse tema.
Há também um filme sobre esse livro o qual eu gostei, mas ele coloca algumas coisas que não existem no livro e troca a ordem de alguns acontecimentos. Acho que eles fizeram isso para tornar a história mais dinâmica. Quanto aos atores, os achei bons e até parecidos com os da história. Mas, como quase sempre, prefiro o livro.
Outra coisa é que esse é outro livro que consigo ler em inglês o que me deixa muito contente. O inglês não é facílimo, mas também não é difícil. Algumas palavras eu olhava no dicionário on-line que baixei no meu tablet e voltava à leitura. O interessante é que esse dicionário explica o significado da palavra em inglês, ou seja, é como se ele fosse um dicionário americano.
Recomendo a leitura principalmente para alguém que, como eu, queira ler um livro diferente, dinâmico e divertido e nada muito pesado. Lerei logo que puder Saphire Blue.
Míriam Pimenta 21/03/2016minha estante
Sou louca para ler essa série!

Naty 21/03/2016minha estante
Estou gostando bastante dela até agora. É uma história que me prendeu bastante. Mas já vi muita resenha negativa e espero que o livro só melhore.
Tenho certeza que, se autora abordar com maior profundidade os mistérios quanto à sociedade secreta e ao chronograph, a história pode crescer muito.
Tomara que também apareçam traições ou coisas do tipo.
Até agora, eu recomendo muito a leitura, mas espero que esse livro se desprenda mais de traços YA e consiga encorpar como uma história digna de nota.
Espero que Leia o quanto antes para podermos falar mais do que achamos e quero ter tempo suficiente para acabar logo o segundo livro.

Míriam Pimenta 21/03/2016minha estante
Também já li resenhas negativas, mas a temática principal viagem no tempo me chama muita atenção, vou ler assim que tiver uma folguinha da faculdade ^^

Naty 21/03/2016minha estante
Tomara que goste. Esse foi um tema novo para mim, mas gostei mais do que pensei que poderia.

Míriam Pimenta 22/03/2016minha estante
Espero que sim, espero que alguma editora publique a série por aqui.

Naty 22/03/2016minha estante
Realmente. gora não sei quando esse livro foi lançado. Acho que já faz algum tempo, então, duvido um pouco, mas nunca se sabe.

Naty 22/03/2016minha estante
Realmente. Agora não sei quando esse livro foi publicado, mas acho que ele é mais antigo, então, duvido um pouco. As editoras deveriam fazer uma lista para leitores colocarem sugestões de livros a serem publicados. Até aumentaria as vendas para elas.

Míriam Pimenta 23/03/2016minha estante
Isso seria realmente muito interessante, mas eles mal interagem com o público, acho difícil isso, mas com certeza ajudaria no marketing deles.

Karen.Catanzaro 17/09/2016minha estante
Naty, esse livro tem versão física no brasil?eu queria lelo.

Míriam Pimenta 31/08/2018minha estante
undefined

Alana 14/12/2012

Esperando ansiosamente o lançamento desse livro no Brasil.
Sabe aquele livro que você pega e não quer mais largar? Ruby Red é um desses. Eu realmente fiz um esforço para ler esse livro em inglês e valeu a pena, e muito. Você tem a Gwyneth/Gwendolyn, personagem principal, que narra em primeira pessoa, primeiro que ela é divertidíssima e sagaz porém, algumas vezes ela é um pouco sonsa mas para mim, isso é inocência mesmo. Ela é a ignorada da família (e que família), pelo fato de não ter o gene para viajar no tempo, todos pensam que é a sua prima Charlotte que tem o gene mas para a surpresa de todos, é a Gwyneth que têm. Lesley é a melhor amiga, parceira de crime, e uma graça, ela ajuda a Gwen em todos os momentos possíveis... Os personagens são espetacularmente bem desenvolvidos, inclusive Gideon. Ah Gideon... Suspirei semanas por ele, e ainda continuo suspirando quando me lembro dele, e olha que ele foi aparecer lá pela página 100 e pouco do livro. Ele não é exatamente o interesse amoroso que vemos em muitos livros mas é definitivamente o mais excitante de todos que eu já li, depois de Jace Wayland (Os instrumentos mortais). Se você está atrás de romance, vai se decepcionar nesse quesito com o livro, a aventura é o foco principal dessa história que não deixa de ser nenhum pouquinho menos incrível pelo romance ser quase extinto. Com uma história envolvente, de tirar o fôlego a cada página virada, Ruby Red é um dos melhores livros de aventura que eu já li na vida. E eu mal posso esperar para ler sua continuação, Sapphire Blue. E com certeza esse livro tem que ser lançado logo no Brasil porque essa história, merece muito mais fãs do que já tem.
Como muitos livros, ano que vem, em Março de 2013 sai o filme de Ruby Red (em alemão: Rubinrot), como o livro é Alemão, o filme foi produzido por alemães, ocorreram gravações em Londres (onde o livro todo se passa) e os atores (pelo menos principais) são uma graça!

Trailer legendado em espanhol: http://www.youtube.com/watch?v=txKNVv5-fbg
silvanasartori 01/11/2014minha estante
Esse livro tem traduzido no Brasil?
Gostaria de ler
Fiquei curiosa =x