Espera

Espera Maggie Stiefvater

Resenhas - Espera

Virginia 16/11/2023

Procura-se terapeuta
Linger - um amor adiado é o segundo livro da trilogia e dá continuação à história de amor entre Sam e Grace, introduzindo novas personagens e abrindo os escopo para outras já conhecidas.

Sam conseguiu sobreviver à cura de Isabel e agora é humano a tempo inteiro. Não precisa mais de se preocupar com o inverno e o frio. Ele agora pode ser só mais um rapaz normal, com a vida toda pela frente. Depois de tanto tempo negada essa possibilidade, Sam sente-se perdido, sem um rumo claro e definido para a sua vida. Para além disso, com a ausência de Beck, é ele agora o responsável pelos lobos de Mercy Falls e o rapaz não sabe como lidar com essa nova responsabilidade. A sua única constante é a sua namorada, Grace.

Grace não podia estar mais feliz: Sam é o seu namorado e ele agora é humano. Mas, mais uma vez, a sua felicidade pode ser de curta duração. O seu corpo está a ser acometido por febres e fraquezas, como se quisesse transformar no lobo que ela nunca foi. A acrescentar a isso, Grace tem ainda que lidar com a crescente animosidade dos pais para com Sam.

Gostei do facto de neste livro, a autora ter afastado os dois um do outro para lhes dar espaço para crescer e assim explorar mais as suas personalidades individuais. Uma coisa que eu vi por essa internet fora foi a crítica aos pais de Grace. Sim, os pais de Grace não são os melhores pais. Por anos, deixaram-na à sua mercê, tomando atitudes que fazem lembrar dois adolescentes, nunca demonstrando genuína preocupação com a filha. Agora, com a presença permanente de Sam na vida de Grace, parece que de repente acordaram para a parentalidade e passam a controlar mais a filha, quase que adquirindo uma atitude hostil em relação a Sam. Naturalmente, Grace ressente-se dessa súbita atenção, o que os afasta ainda mais. Pessoalmente, creio que ambas as partes estão erradas e que necessitavam de uma boa conversa. A forma como os pais de Grace agem para com a filha não é correta, mas as próprias atitudes de Grace para com os pais também não é correta. Esta guerra que permeia todo o livro irritou-me um pouco, pois tudo se resolveria se apenas as personagens falassem umas com as outras, sem pensarem que possuem a superioridade moral.

Para além de Sam e Grace, Stiefvater introduz o ponto de vista de mais duas personagens: Isabel e Cole St. Clair. Gostei muito do facto da autora ter dado mais destaque a Isabel e da amizade improvável que se forma entre Grace e Isabel. Cole St. Clair é uma nova personagem que chega a Mercy Falls. Foi interessante os paralelos que se formaram entre Cole e Sam. Enquanto Sam nunca quis ser um lobisomem, Cole, por outro lado, abraça totalmente a situação, vendo na transformação uma forma de libertação. Tentar descortinar esta personagem foi realmente desafiante.

Em suma, creio que teria aproveitado melhor o livro, não fosse toda a situação entre Grace e os pais que me incomodou bastante.

Thuane.Larissa 18/05/2023

Mais do mesmo do primeiro livro, só que com um casal secundário que se tornou para mim, mais interessante doq o principal

Kaicchan 09/04/2023

Demorado e poético
Em Espera acompanhamos a continuação da história de Sam e Grace, dessa vez entrelaçados com o ponto de vista de Isabel e de um novo personagem, Cole.

Particularmente gostei mais de Calafrio do que de Espera, achando a trama um pouco demorada demais para se desenrolar e um pouco de ?mais do mesmo? do que foi encontrado no primeiro livro, mas a escrita poética e quase mágica de Maggie me fizeram gostar muito de cada capítulo que li.

Um livro que dá para ser lido rapidinho e que, provavelmente, é uma boa ponte entre o primeiro e o terceiro da trilogia.

Márcia 22/02/2023

A escrita poética da autora me irrita em alguns momentos (não sou fã), dando vontade de pular parágrafos inteiros do livro.

Diferente de Calafrio, em que a historia engata logo nas primeiras 100 páginas, esse demora mais. Poderia dizer inclusive que ela só começa de verdade lá para o final, deixando um gancho maravilhoso para o terceiro - e não tão ultimo assim - volume da "trilogia".

Nesse segundo volume Cole - um novo lobo - é apresentado e com uma Isabel mais madura e calejada pelos acontecimentos de Calafrio, forma-se outro par romântico. A dinâmica entre os dois é completamente diferente da dinâmica doce e amorosa do primeiro casal - Grace e Sam.

Ambos são reservados e não querem deixar transparecer sua vulnerabilidade nem para o outro nem para o mundo. Do tipo que estimula o leitor para que eles se abram um para o outro e as coisas derem certo; também estimula algumas risadas.

Vi pessoas aqui dizendo que gostaram mais do segundo casal que do primeiro. Para mim, a segunda historia seguiu de forma paralela, apenas tirando o foco do casal - e da história - principal. Em dados momentos eu queria continuar a ler Sam e Grace, mas Isabel e Cole entravam em foco, cortando o barato, se é que me entendem.

Basicamente ao ler Espera, senti falta de Calafrio.

Jess 19/02/2023

É realmente um livro da Maggie Stiefvater?
É chato. Muito chato. Eu não tenho nada de bom para falar sobre essa leitura, e senti muita raiva de como os personagens e os relacionamentos entre eles são abordados.

É mais uma história insuportavelmente tediosa de adolescentes que acham que o mundo está contra eles, do que uma história de pessoas que se transformam em lobos durante o inverno. Teria sido uma boa história, se fosse melhor desenvolvida.

Me deu sono e uma enorme vontade de abandonar a leitura desde o início. Mas não sou esse tipo de leitora, e me odeio um pouco por conta disso.

Beatriz 30/01/2023

Agora tem um novo lobo, chamado Cole! Vários desafios acontecem, tanto por causa dele, quanto por outros motivos! Mas será que a solução dele vai ser boa ou vai arrumar mais confusão?
O livro acontece pelo passado de Sam, presente de Cole e futuro de Grace!
Quanto mais vai chegando o final do livro, mais fica interessante e cada vez mais é difícil parar de ler!

Juju 14/11/2022

?Esta é uma história de amor. Nunca imaginei que houvesse tantos tipos de amor nem que o amor pudesse levar alguém a fazer tantas coisas diferentes. Nunca imaginei que houvesse tantas formas diferentes de dizer adeus.?

Lorraine26 24/09/2022

Bem razoável
Como ganhei o livro, não li o primeiro volume da série, com isso, me senti perdida em alguns momentos da leitura. E o livro em si não me motivou a querer ler os outros da série, talvez daqui um tempo eu dê uma segunda chance ao livro.
No geral, achei a história lenta e cansativa, ficou razoavelmente melhor e com emoção muito depois da metade do livro. Cole e Isabel são chatinhos, mas a forma sarcástica como eles comunicam é até legal, conseguiu ser menos chato do que o casal principal.

Clio0 04/06/2022

Se você comprou esse livro antes de ler o primeiro, não se desespere: a trama é igual. Em Calafrio, Grace ajuda Sam a se livrar da maldição dos lobisomens. Em Espera é a vez dela. Raso assim.

Há um pouco mais de desenvolvimento dos personagens, mas isso se dá devido a temática que a autora resolveu abordar como pano de fundo: a ânsia de amar. Algo assim poderia ser plenamente justificável no primeiro livro (zoofilias a parte), porém torna o segundo monótono, evidenciando a repetição da trama.

Esse tipo de tática de escrita é geralmente empregada e muito bem vinda em fanfics, cujo principal propósito é enriquecer a história original. Em um livro publicado da própria autora se torna pura encheção de linguiça.

Vic 03/04/2022

o primeiro é o melhor
O primeiro livro é muito melhor do que o segundo, embora eu esperasse que esse fosse ser mais legal por ser a continuação. Espero demais que o terceiro tenha explicações melhores e que o Sam tenha mais participação, é incrível como eu sempre me apego mais aos personagens masculinos do que aos personagens femininos, as autoras sempre consegue deixar as pp chatas e meio burras no desenvolver da história.

Os pais da Grace são ridículos e eu fico extremamente incomodada com o jeito que eles agem, também não curti o que aconteceu no final e a explicação me pareceu ruim, acho que eu preferia que fosse um tipo de doença contagiosa do lobo morto na floresta, faria mais sentido pra mim.

Henrique.Zara 02/04/2022

Algo precisa mudar
Neste livro temos um sentimento de que algo precisa acontecer pra mudar o status quo o tempo todo. E quando ocorre parece uma bomba explodindo. Mal posso esperar para ler o próximo Livro.