Sob o Céu de Novgorod

Sob o Céu de Novgorod Régine Deforges

Resenhas - Sob o Céu de Novgorod

quasemineira 22/07/2016

A mais bela história de amor
Como a própria autora diz na capa, esta é a história romântica mais bela de todas!

Como característica de Régine, muito mais que uma história de amor, esta é uma biografia de Ana, princesa da Rússia que teve que ser casar com o rei da França, Henrique.
A história se passa na Idade Média, metade do século XI e a autora consultou diversos especialistas para tornar este livro um relato rico de detalhes dos costumes da época. Mesmo que você não goste de romances, este não é um romance comum, é uma história precisa da tradição do romance histórico francês.

Como leitor, a gente se perde nas aventuras, paixões, cavaleiros, monarquia, batalhas, rituais de bruxaria e paixões arrebatadoras. O melhor do livro é entender como a vida naquela época é diferente da Idade Média que estamos acostumados à ver em filmes e livros - que geralmente se passa no século XVI.

Eu gostei da corajosa princesa Ana logo no começo, por ser diferente das princesas que conhecia que viveram neste período. Esta gostava de cavalgar livremente pelas terras da Rússia e participar da caçadas junto do pai. Mas então, ela se casa e descobre que lugar de mulher é dentro do castelo, bordando, supervisionando os criados e dando herdeiros ao trono. E passa seus dias sonhando em voltar para a sua querida cidade, Novgorod.

Este último item foi o mais difícil porque o rei não esconde de ninguém que gosta de homens mesmo correndo o risco de ser excomungado da Igreja.

Todos os personagens da histórias são cativantes, mesmo os vilões, justamente ninguém se prende no título de herói e vilão. Um capitulo você odeia Raul de Crépy, o conde que sonha em possuir a princesa a qualquer custo e em outro, você passa a gostar dele. Doidera né? Mas a leitura flui bem e consegui terminar em poucos dias.

Para os apaixonados por história, este livro é ótimo! O final é o mais emocionantes, surpreendente e lindo de qualquer outra história de amor antiga.

Leiliane R. Falcão 19/07/2015

Emocionante!
O final de livro mais emocionante, lindo e triste que já li na minha vida!
A construção dos personagens foi incrível. Achei o andamento da história um pouco incômodo, mas não tirou o brilhantismo da história.
Acabei o livro já com vontade de reler. Super recomendo!

Thaís Venzel 08/05/2014

Ana de Kiev era filha do grã-duque de Kiev. Ela era amada por todos e muito famosa pela sua beleza. Ama sua terra e sua maior tristeza era deixá-la. Amava Felipe, seu melhor amigo que também a amava. Porém, recebeu um pedido de casamento de Henrique I, o rei da França. Por mais que não quisesse se casar e ir para a França, esta era sua obrigação, e assim o fez. Um casamento que condenou sua felicidade durante anos e anos. Ficou viúva, casou-se novamente, desta vez por amor. Seu segundo casamento entrou em crise após a morte de seu enteado. No fim de sua vida, reencontra Felipe que nunca havia deixado de amá-la, e volta para Kiev, onde passou os últimos minutos de sua vida.
A história tem uma ótima narrativa, dinâmica e envolvente. Eu, particularmente, amo histórias que se passam na realeza, principalmente estas antigas, que descrevem os vestidos maravilhosos da época. Régine soube como envolver seus leitores e despertar seus sentimentos. É muito triste saber que ela fora tão rejeitada em seu casamento com Henrique I, pois este não gostava de mulheres e só cumpria seu papel de homem para dar herdeiros para França. Foi revoltante para mim lidar com a insensibilidade do rei e com a infelicidade de Ana.
Mesmo que infeliz com o casamento, Ana era adorada por todo o reino, o que lhe ajudava suportar todos aqueles dias. Numa sociedade e numa época em que a mulher não tinha voz e nem ação, a única coisa que lhe restava era a beleza e o amor de seu povo.
Felipe, seu amor de Kiev, seguiu Ana até a frança e lá viveu disfarçado por todos os anos em que lá Ana ficou. Suportou terríveis provações, e apesar de só poder amá-la a distância, assim o fez até que finalmente, no final da vida de Ana, pode ter seu tempo com ela.
Um final emocionante e surpreendente. Triste, mas lindo.
Uma obra pouco conhecida, mas que se tornou uma das minhas queridinhas. Indico a todos.

site: http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

Ana Célia 21/04/2013

Ana princesa de Kiev
Romance histórico situado na baixa idade média, conta a história de Ana, filha do Grão-Príncipe de Kiev, vivia em contato com a natureza, cavalgava, participava de caçadas na companhia de seu pai e irmãos. Jovem e romântica, acostumada com uma corte sofisticada, é prometida em casamento ao rei da França. Coroada rainha aos vinte anos e obrigada a adaptar-se a uma vida melancólica no castelo, a heroina do romance revela-se doce, caridosa e com muita coragem e poder de sedução. Um dos romances mais belos e favorito que já li.

Estaliane 10/04/2013

Maravilhoso...
Chorei um pouco no final, Princesa Ana vai estar sempre me minha memória....