Darwin

Darwin Adrian Desmond...

Resenhas - Darwin
A vida de um evolucionista atormentado

Charly.nunes 13/02/2023

Que livro maravilhoso, é completo na biblide Darwin, fala desde o comecoda sua vida, quando e como surgiu sua paixão pela biologia, a interação dele com os outros cientistas e de como é complicado o meio academico, além de explicar bem claro sua teoria, anda expos os acontecimentos complicados da vida do cientista que moldou ele e a ciência. Talvez por estarmos descobrindo a teoria "junto" com o Darwin na sua linha de vida, fica mais fácil compreender toda a teoria, sua linha de raciocínio e as burocracia de se provar uma teoria científica

Daniel Lucca 29/03/2021

Uma vida atormentada
Desmond e Moore retratam Darwin totalmente genial e humano, o inglês mais importante depois de Newton. Desde a infância sempre questionador vivendo em uma sociedade conservadora onde se encontra literalmente entre a cruz e a espada. Inteligente e cativante.

"Penso em geral (e mais ainda, à medida que envelheço), mas não sempre, que agnóstico seria a descrição mais correta de meu estado de espirito"

Erikcsen 09/07/2018

Que biografia espetacular!
Darwin não era apenas atormentado por suas descobertas. Também era atormentado pelos seus problemas estomacais crônicos, pela morte de seus filhos ainda crianças (especialmente pela Annie) e pela descoberta de que seus problemas de saúde, sua fragilidade, eram hereditários. Ainda, Darwin era atormentado pela constante angústia ao ter de lidar com a decepção de Emma, sua esposa religiosa, (e de tantos outros religiosos, amigos ou não) frente ao surgimento de uma teoria considerada herética para a época, além de se preocupar com as implicações morais, religiosas, sociais e políticas que sua teoria evolutiva trazia para o seu século. Darwin também foi atormentado pelo seu próprio eu outrora religioso e agora mantendo-se em equilíbrio espiritual com suas descobertas.
Apesar disso, pode-se compreender Darwin como um dedicado naturalista e sensato cidadão, não usando sua abastada riqueza para se aproveitar de situações oportunas.
Esse livro conta muito mais que a história de alguém que dedicou sua vida para a ciência. Embora seu reconhecimento tenha sido principalmente por sua contribuição científica, Darwin foi uma pessoa diplomática, foi pai, amigo, conselheiro, engajado na comunidade interiorana onde vivia, e profundamente apaixonado pela sua esposa e pelos seus filhos.
Muito mais que admirá-lo pelo seu legado científico, devo admitir que passei também a admirá-lo pelo legado afetuoso que ele deixou.

Rafael 15/07/2011

Além da aula de evolucionismo e metodologia científica da época, e de ter me levado ao ambiente de 1800, foi muito bom conhecer o lado humano, frágil e trágico, do Sir Darwin.

Mari Popis 11/03/2009

O melhor livro, conta de forma maravilhosa a história de Darwin e ainda contém fotografias e desenhos. Depois de ler ele tem que ler a "Origem das espécies"

Edu Oliveira 04/03/2009

A melhor biografia de Darwin!
O grande mérito do livro de Adrian Desmond e James Moore, publicado originalmente em 1991 em língua inglesa, está em justamente humanizar o gigante que foi Charles Darwin. Desde o jovem colecionador de besouros que abandonou a medicina até o autor da retumbante Teoria da Evolução – a qual guardou inicialmente para si, num sofrimento que durou vinte anos –, o volume supera as seiscentas páginas, mas num estilo tão saboroso, rico e encantador que "Darwin: A vida de um evolucionista atormentado" tende a mobilizar nossas leituras como poucos lançamentos hoje.