The Double Bind

The Double Bind Chris Bohjalian

Resenhas - O Laço Duplo

Denise195 22/04/2022

Leitura muito boa.
Apesar dos indícios durante a condução da narrativa, o final surpreende.
História trata de amparo aos sem teto, doença mental, abandono, traumas, estupro.

Larissa1313 06/12/2021

Que livro!!!!
É um suspense maravilhoso, que prende você desde a primeira página e que te faz querer entender como funciona a mente humana.
É um livro capaz de te colocar muitas dúvidas ao longo da narrativa e ao mesmo tempo ser capaz de responder a todas elas. O final é surpreendente e deixa você sem palavras!

Maísa Andreoli 04/11/2015

Chris Bohjalian apaixonou-se pelo clássico O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, e foi inspirado nele que escreveu O Laço Duplo.

"Laurel pegou a foto e leu, escrito no verso a lápis, em caligrafia legível: "A verdadeira Gidget, não Sandra Dee." Folheou mais algumas imagens, todas em preto-e-branco, todas do final da década de 1950 e início da de 1960, até chegar a uma que pensou que pudesse ser o retrato de um Paul Newman muito jovem." - Pág. 37

Laurel Eastbrook tinha 19 anos, estava no segundo ano da faculdade em Burlington e adorava andar de bicicleta no morro Underhill. Em um de seus passeios, foi atacada por dois homens que tentaram estuprá-la e matá-la. Anos depois, já formada e com seus agressores na cadeia, Laurel, assistente social em um abrigo para sem-tetos, volta a se deparar com a fatídica tarde de domingo em Underhill.

"Whit estava abalado tanto pelo fedor e pela total falta de esperança do sujeito que Laurel havia recolhido da rua quanto por sua primeira visão do interior do abrigo. Porém, depois de ela ter trabalhado ali por quatro anos, mais o tempo em que fora voluntária, via que Laurel não estava nem ligando para aquilo. E ele, por sua vez, agora se sentia mais do que apenas encantado. Estava deslumbrado." - Pág. 189

Um idoso esquizofrênico sem-teto chamado Bobbie Crocker morre, deixando várias de fotos e negativos. A partir daí, Laurel passa a organizar o material para uma exposição em prol do abrigo, mas, entre as imagens de famosos dos anos 50 e 60, ela encontra registros do antigo clube onde passava seus dias de infância e de uma moça, muito parecida com ela mesma, andando de bicicleta no meio de uma floresta. A organização das fotos vira, então, uma obsessão. O autor insere o leitor dentro da mente de Laurel, e passamos a sentir sua insanidade no decorrer da trama. Uma obra surpreendente.

"Outro dia, a Gwen me disse alguma coisa que deu a entender que a Laurel tinha quase sido estuprada. É só isso que eu sei." - Pág. 281

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2014/09/dica-de-leitura-o-laco-duplo-chris.html

Jacke Blue Rose 02/06/2013

Um livro que você devora?
Este
Um livro que te prende o tempo inteiro e faz você imaginar cada cena?
Este
Um livro que é um quebra cabeça?
Este
Um livro que te surpreende no final e ainda te arrepia a alma?
Ah com certeza é ESTE!
SIMPLESMENTE AMEIIIIII

Rosana230 12/12/2010

SINCERAMENTE..Não gostei
Achei enfadonho, no começo até te desperta um pouco a atenção, mas o meio é bem chato, quase sonífero, e o fim, previsivel..comentários de criticos disseram que parece com o Sexto Sentido..fala sério..não chega a ser péssimo, só não me agradou..é bom para quem gosta de psicologia, devaneio, análises psicológicas, psiquiatria, estes termos..enfim..

thaísa g, 14/09/2010

Para ser franca, o livro é potencialmente desinteressante. Ou chato. Não é aquela história que te deixa aflito para terminar de ler, descobrir coisas... Não.
É um tema diferente.
Mas não é tão ruim de ler assim não!

O autor, Chris Bohjalian, pesquisa muito sobre psiquiatria e nos passa alguns tópicos de uma forma bem "entendível". Inclusive, no livro há a explicação do título.

Enfim, a melhor parte do livro, sem sombra nenhuma de dúvida é o final. Muito impressionante (mesmo).

Como o NEW YORK DAILY NEWS disse, é "um retrato assustador de como escolhemos guardar algumas lembranças e descartar outras."

Andrea Caputti 30/04/2010

Quando comprei não esperava muito do livro, mas o livro é surpreendente. Te prende todo momento, o desfecho final é muito bom. O final muito bem elaborado. Vale a pena ler.

San... 07/12/2009

Muito bom. A sinopse já esta aí para todo mundo saber, então vou passar apenas a minha visão do livro. A história é instigante, força o leitor a seguir em frente por conta da curiosidade que se instala a respeito do passado do sem teto falecido. O final do livro é realmente surpreendente, uma vez que o Autor omite, propositalmente, as pistas que levariam o leitor à conclusão lógica da história. Veja-se pelos relatórios médicos inseridos no contexto. Apenas no final o leitor acaba percebendo o que foi suprimido em tais relatórios médicos, que levariam, efetivamente, o leitor a perceber um outro contexto. Diga-se, apenas para dar um dica, que tudo foi um questão de sexo. E olha que estou dizendo de sexo e não de sexualidade. Boa leitura, vale a pena.

DIRCE 18/11/2009

Um mergulho no obscuro
Comprei esse livro apenas para me livrar do frete, já que ao incluí-lo na minha sacola de compras, atingiria a importância que isentava o pagamento do frete. Felizmente não tive motivos para arrependimentos, muito pelo contrário fiquei bem satisfeita com a aquisição, pois O Laço Duplo me “prendeu” logo nas primeiras páginas. Embora tenha iniciado a leitura com “ um pé atrás” porque acreditava ser um livro à la Agatha Christiee( apesar de já ter sido leitora dessa autora por muito tempo, hoje, este tipo de leitora não me seduz), logo fui tomada pela curiosidade e ansiedade de ver desvendado o mistério – uso a palavra mistério meio relutante porque, na verdade, acho que Chris Bohajasllan transita, mergulha na obscuridade de uma mente e quando, finalmente, nos traz á tona “compreensão dessa mente” não tem como não nos surpreendermos e até de sentirmos uma “pitadinha” de tristeza.
Bem, em respeito àqueles que pretendem ler esse livro, não me estenderei no meu comentário, pois corro o risco de “falar” demais, apenas ressalto que foi uma leitura bem prazerosa.

Aline Mor 17/09/2009

É uma leitura boa, gostei bastante e fiquei tão intrigada com a trama que parece não-ficção que fui procurar informações sobre os personagens no google. Acho que fiquei tão obsecada quanto a Laurel. Não sou doida, mas queria saber tanto quanto ela, rsrs. Descobri que há outro livro que fala do assassinato de Gatsby (um dos personagens), chamado o grande Gatsby. O Final é bem surpreendente, me fez parecer uma boba.
16/07/2016minha estante
Oi, Aline, tudo bem?
Estou interessada em vários livros que vc abandonou, alguns porque não tenho, alguns porque tenho e alguém próximo a mim quer e queria dar de presente.
Cantiga de ninar (não tenho, quero mto)
Cidade de Deus (não tenho, quero mto)
Muito longe de casa (tenho, quero presentear)
Infância (não tenho, preciso ler)
À espera de um milagre (não tenho, preciso ler)
O apanhador no campo de centeio (tenho, quero presentear)
Olga (tenho, quero presentear)
Cem anos de solidão (tenho, quero presentear)
A lista de Schindler (tenho, quero presentear)
O pássaro raro (não tenho, gostaria de ler)
O vendedor de histórias (não tenho, gostaria de ler)

Tem eles? Gostaria de trocar?
Beijos

Aline Mor 17/12/2017minha estante
Oi Jé, tudo bem? Desculpe a demora, meu perfil estava meio abandonado.
A maioria dos livros que abandonei era porque o tempo pra ler era curto e o donos os queriam de volta, então para não ficar segurando eu os devolvi. Desses da lista tenho apenas 2:
- muito longe de casa e cem anos de solidão. Mas Cem anos eu amo, consegui ler depois e quero mantê-lo, tb porque foi presente. Vou atualizar a estante e se quiser ainda trocar ou comprar o outro, me chame por favor. Um abraço

char. 13/07/2009

o começo é bom, o meio é levemente entediante, e o final é ótimo.

BáCamargo 12/07/2009

O Laço Duplo...
Um ótimo suspense, com uma história muito original. Para quem,assim como eu, gosta de um romance policial com um fundo psicológico, este livro é um prato cheio!
Apenas achei a história um pouco confusa por entrelaçar-se com a história de "O Grande Gatsby" e como ainda não li este livro, fiquei um pouco perdida na história.
Um conselho de amiga: não olhem a última página do livro, nem que seja só uma olhadinha, eu fiz isso e justamente por esse motivo estragou a surpresa do final, mas ainda assim teve um outro fato que também é revelado somente no final que me deixou literalmente de "queixo caído".
Vale a pena!
Milla.Dalbem 07/05/2016minha estante
E agora, como nao ler a ultima pagina? Rs

Fabrícia 28/06/2009

O livro é ótimo. A forma como o autor escreveu a história me levou a pensar que a realidade era mesmo aquela ali que estava escrita, mas o final é surpreendente e a maneira como os acontecimentos foram esclarecidos, sutilmente, revelados de forma indireta, me encantaram. A história é de Laurel, uma garota que sofreu um trauma na época da faculdade e anos depois entra em sua vida uma coleção de fotos de um ex-sem-teto. Não dá pra contar mais. Recomendo...

Luciana Esteves 22/05/2009

Muito BOM!
O livro é classificado como romance, mas acho que está mais para um suspense investigativo.
O livro fala sobre a trajetória de vida de uma moça chamada Laurel que é uma universitária e tem como hobby andar de bicicleta pelas estradinhas de terra de Vermont. Um dia em um de seus passeios por estas estradinhas, sua vida muda completamente (não vou falar o que é para não estragar o livro). Ela começa a trabalhar em um lar de desabrigados e conhece um sem-teto chamado Bobbie Crocker que vem a falecer pouco tempo depois. A partir deste momento Laurel começa a se interessar pela vida do sem-teto e começar a investigar a vida dele, até o momento que esta investigação vira uma obsessão e ela começa a ter alguns atritos com as pessoas que ama por causa da obsessão.
O final do livro é muito bom e surpreendente. Dou a nota máxima para o autor CHRIS BOHJALIAN.