Aprender a Viver

Aprender a Viver Luc Ferry

Resenhas - Aprender a Viver

1 | 2 | 3 | 4

Gerson 22/07/2020

Em linguagem clara, apesar de bastante técnica, o autor nos leva a uma viagem que se inicia na filosofia clássica até chegar na filosofia humanista moderna, sempre buscando responder aquela questão primeira da Filosofia em geral: qual o sentido da vida?

Darllan.Senna 09/01/2019

Do Cosmos ao Caos
A Obra de Luc Ferry é um passeio didático pela filosofia. Este percurso é feito divinamente sem perder a genialidade. Não se contentando em ser apenas uma obra introdutória, o autor traz uma interpretação peculiar sobre o conceito de filosofia e suas aspirações. Creio que a partir daí é possível observar, ou homenageando os estoicos; contemplar a linearidade dos pensamentos. Dessa forma podemos ter mais facilidade na leitura destes autores e compreensão mais profunda de suas concepções.

Sandromar 14/07/2018

Título enganoso
A tradução do título, por assim dizer, não corresponde ao conteúdo do livro, o que pode afastar muitos dele (quando não adeptos a livros de auto-ajuda). Melhor título seria "Breve introdução a filosofia".

João Victor 26/03/2018

A primeira coisa que você deve ter em mente é que apesar do título, não se trata de mais uma autoajuda. O autor percorre as diferentes doutrinas filosóficas e de forma concisa e clara esclarece as características de cada uma delas.
Estabelece também uma aspecto importante na diferenciação entre filosofia e religião, onde a salvação por parte da religião viria através de um Outro, enquanto nas grandes filosofias a salvação viria em virtude da razão.
Excelente livro para quem é fã de filosofia, ainda que não concorde com algumas passagens, principalmente na forma como cita o comunismo. Vale a leitura.
Sandromar 01/07/2018minha estante
O título do livro o derruba!

Ivan Ilitch 12/02/2018

Bom para iniciantes
Considerei a leitura bastante proveitosa. O autor consegue explanar os conceitos das principais ?escolas? de pensamento filosófico. Em alguns momentos, a leitura fica mais densa e complexa, exigindo do leitor que releia alguns pontos, o que se deve ao fato, imagino, da dificuldade em se traduzir alguns temas.
De qualquer forma, considerei o livro como uma boa porta de entrada para o tema.

Eriksson 08/12/2017

Esclarecedor
Situo este livro em uma fronteira entre alguém que já leu alguns livros de filosofia e aquele que, tendo lido também, possui uma visão holística em relação ao texto. Embora forçosa, a estrutura de apresentação das filosofias( theoria, moral e salvação) é didática, e auxilia a memorizar cada corrente. Além disso, essa organização explicita o sistema internamente lógico que cada filosofia tão belamente constrói. O livro me auxiliou, principalmente, no capítulo sobre a pós-modernidade, esclarecendo alguns conceitos de Nietzsche. A leitura em si é fluida, embora ele apresente alguns termos filosóficos técnicos ao longo de seu discurso. Se fosse defini-lo: a argamassa para um iniciante(como eu) que deseja começar a construir as bases de sua casa.

Flavio 21/05/2017

O texto narra a história da filosofia desde os estóicos, passando pelos textos filosóficos do cristianismo, o modernismo europeu com Kant e Descartes, com uma análise interessante da filosofia de Nietzsche e seu desdobramentos no século XX. É um texto que explica como a forma de pensar de cada época influência, tanto a dimensão subjetiva, quanto a vida social.

Jorge Luís Stocker Jr. 01/03/2017

O livro funciona como uma ótima introdução ao pensamento filosófico e a história da filosofia. Tem uma linguagem bastante acessível (em alguns casos, excessivamente didática) e entrega uma visão geral, sistematizada e bastante sumária do tema. É claro que nesta linha, acaba apresentando-se um pouco raso e até evitanto alguns temas mais polêmicos. Altamente indicável como um ponto de partida e provocador de novas leituras. Quem já tem bastante bagagem de leituras na área encontrará pouco interesse.

Marta 22/09/2016

Filosofia
O livro é ótimo para quem quer iniciar seus estudos sobre filosofia, fornece um bom panorama da história.

Toleo 29/08/2016

Deve ser mastigado aos poucos
Luc Ferry faz uma viagem pela história da filosofia sempre abordando três pontos das visões religiosas e filosóficas milenares e contemporâneas, sempre buscando uma equação sobre que doutrina da salvação para se viver bem em busca de algum sentido. Ao final ele indica um caminho que preferiu seguir, ao qual chama de humanismo pós-nietzchiano. Livro excelente para visualizar a construção de pensamentos e significados ao longo da história da humanidade.

Beatriz 26/08/2016

Estudo da filosofia numa linguagem simples. Passando por diversas épocas e mentalidades filosóficas

1 | 2 | 3 | 4