Depois do funeral Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

Thais.Oliveira 24/08/2022

Depois do Funeral
Não foi o primeiro livro da Agatha Christie que eu li, e não posso dizer que foi um dos meus favoritos. Mas, particularmente, eu adoro as histórias que envolvem o Hercule Poirot e, como também Miss Marple, então a minha experiência com este livro foi empolgante, rápida, bem no estilo da autora, que se não prestar atenção aos personagens e suas ações, não vai conseguir descobrir quem é o assassino (eu mesma não adivinhei).

Jéssica 07/01/2023

Realmente não espera que o assassino fosse quem era, mas, honestamente, nunca sei mesmo. Como sempre os nomes me confundiram muito e eu vivia esquecendo quem era quem, mas isso é mais uma dificuldade minha que erro do livro.
De qualquer forma, é legal?

Fernanda631 31/07/2023

Depois do funeral
Depois do funeral foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em março de 1953.
Mais uma das histórias com Poirot.
Na mansão dos Abernethie, após a morte do patriarca Richard Abernethie, um rico industrial morre e toda a sua família se reúne para se despedir, o advogado da família, Sr. Entwhistle reúne os herdeiros para explicar sobre o processo da herança. É interrompido pela irmã mais nova do falecido, Cora Albernethie, que questiona se ele morreu de causas naturais ou se foi assassinado.
E é aí que a trama começa, porque outro assassinato acontecerá e ninguém sabe quem pode ser responsável por eles.
São vários os personagens e todos potencialmente suspeitos. Apesar disso, não me perdi na leitura, a escrita é tão boa, que leio com muita facilidade.
Após a misteriosa e repentina morte do Sr. Richard Abernethie, seus irmãos e irmãs se reúnem depois do funeral para a leitura do testamento deixado por ele. Entre seus irmãos está Cora, a quem seus familiares não veem há mais de vinte anos. Cora é uma mulher excessivamente tola — diria até mesmo quase infantil — e, após a leitura do testamento, faz um comentário infeliz em torno da morte de seu irmão Richard: a de que ele fora assassinado. Já conhecida por seus comentários constrangedores e inoportunos, os irmãos e sobrinhos de Richard Abernethie lhe dão pouca atenção para sua insinuação tola e absurda, no entanto, o questionamento de Cora — “ele foi assassinado, não foi?” — deixa a dúvida no ar, o que levanta a suspeita entre os presentes, inclusive a do senhor Entwhistle, amigo e testamenteiro de Richard. Quando Cora é brutalmente morta por uma machadinha enquanto dormia, e apesar de o assassino tentar despistar as suspeitas quebrando uma janela para dar ideia de que fora um roubo, fica claro que ela fora assassinada, provavelmente por desconfiar de que a morte repentina de Richard não foi por causas naturais. Para tal, o assassino, tanto de Cora como de Richard, deveria ser um dos seus próprios familiares!
O advogado resolve chamar seu amigo, Hercule Poirot, para solucionar este caso complicado.
Com um palpite cada vez mais forte de assassinato — a desconfiança inicial seria por conta do dinheiro de Richard, do qual todos dependiam —, e que a morte de Cora fora o meio que o assassino encontrou para calá-la, o senhor Entwhistle contata Hercule Poirot para investigar as duas mortes, e ele não descansará enquanto não desvendar mais este caso.
A Agatha nos apresenta personagens bem construídos e localizados na história, cada qual deles com um motivo para querer a morte de Richard. Sempre achei incrível a forma como ela conduz nossas suspeitas, nos faz mudar de ideia com facilidade conforme o decorrer da história e a apresentação dos personagens. Me impressionou ainda mais o final, que é realmente surpreendente, e foge de qualquer suspeita, qualquer linha de raciocínio, um plot-twist digno de Agatha Christie.

Yeza0 31/08/2023

Agatha como sempre muito perfeita em tudo, eu de fato só não esperava que fosse me apegar aos personagens da Família Abernethie (fiquei tensa só de imaginar algum deles sendo o assassino). A fidelidade em descrever cada traço de personalidade é TANTA que cheguei a me questionar se não foi baseado em fatos reais hahahahah.
Eu de verdade esperava mais da hora da descoberta e revelação de quem seria o assassino, fiquei imaginando mil maneiras de como Hercule Poirot poderia ter desmascarado a pessoa e revelado. Mas mesmo assim, foi um livro que me manteve ali focada e eu não largava ele por nada, qualquer oportunidade eu estava lendo para descobrir o final.

Com certeza lerei outros!!!!

literatina 13/09/2023

Sinceramente acho que foi o livro mais envolvente que já li dela, e de quebra todos eram TÃO suspeitos que não tinha como largar o livro um segundo de tão agoniante que era não chegar a uma conclusão

já entrou na listinha de melhores lidos do ano

ncamilafreitas 13/10/2023

é minha segunda experiência com agatha christie e assim como da primeira vez me prendeu muito, adoro o mistério dos livros. foi uma leitura muito boa, saber mais da família e as particularidades de cada um. a história me envolveu demais.

gosto bastante dessa sensação de curiosidade, de desconfiar de todo mundo e tentar descobrir quem foi. poirot como sempre incrível, sinto vontade de ler todos os livros com ele desvendando os casos. sempre que eu parava de ler, me dava vontade de voltar e ler mais.

assim como da outra vez, sempre sinto que a conclusão é feita de forma muito rápida e parece que estava na minha cara e eu fui feita de boba. adoro isso.

li nessa edição que eu ganhei do meu irmão faz muuuito tempo e amei muito. a capa dura mas envelhecida e as folhas amareladas, perfeito.

luadsn 18/10/2023

Leitura muito fácil e desenvolta. A trama é genial e o plot é algo que realmente me pegou, não esperava por aquilo, recomendo.

wardiary 24/10/2023

O início do livro foi muito entediante ao meu ver, mas o decorrer da história me cativou num nível que nem consigo descrever. Realmente foi o melhor livro com uma família cheia de segredos e com um assassinato no meio, isso na minha opinião, claro.

Marja 21/12/2023

É sempre quem a gente menos espera!
Mais um livro muito bem elaborado que te prende ate o final. Infelizmente alguns erros de digitação, mas que não impactam muito a leitura

aline221 12/01/2024

Confesso que em certas partes achei meio confuso porém foi um livro que me deixou muito curiosa pra continuar lendo cada vez mais.. a autora soube muito bem fazer o leitor suspeitar de tudo e de todos e no final veio com um plot twist. gostei bastante do livro apesar de tudo.

Rita 31/01/2024

Um bom livro da Agatha Christie, que conseguiu me prender.

Não fiquei surpresa com a solução do mistério, mas gostei dela.

Gostei também de todos os detalhes do livro que contam um pouco sobre um momento histórico. É sempre interessante como a ficção pode ser um registro de um pedaço da história humana, que aqui é a Inglaterra alguns anos após Segunda Guerra.

camila.roda 31/01/2024

Depois do funeral
Foi a minha primeira leitura da Agatha Christie e eu gostei demaisss. Com toda certeza quero ler mais obras dela, gostei muito do enredo e de como eu simplesmente nao fazia ideia KKKKKKKKKK