Depois do funeral

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

Silvana 07/02/2024minha estante
Não foi bem esse o motivo né

JuliaAbreu19 07/02/2024minha estante
vc fala por causa do quadro que valia muito?

Silvana 08/02/2024minha estante
Exato. Ela queria o quadro.

JuliaAbreu19 08/02/2024minha estante
a seila, me pareceu meio foda ela matar alguém por causa de uma coisa que ela poderia ter fingido um assalto e tals, mas sim era o motivo de vdd

Silvana 11/02/2024minha estante
Latrocínio é isso

Fabio Shiva 19/01/2020

Astúcias de Agatha
Foi uma delícia reler esse livro! Dessa vez eu lembrava claramente da trama, então pude acompanhar de camarote a maneira magistral como Agatha vai apresentando ao leitor as pistas para a solução do mistério. A Rainha joga limpo com seus leitores, e realmente deixa todas as peças do quebra cabeça à mostra e bem visíveis. Por outro lado, a autora é muito astuciosa ao apresentar as dicas verdadeiras embaralhadas em meio a uma profusão de pistas ilusórias. E o mais impressionante é a habilidade de induzir o leitor a apostar em falsas premissas.

Agatha Christie jamais quebra as regras do romance policial, mas consegue “dobrar” essas regras de forma insuperável, chegando ao ponto de subvertê-las. A solução do mistério é inesperada porque, antes de ler tal livro, o leitor não chega a considerar aquela possibilidade específica como uma solução possível. Ao final da leitura, ludibriado mais uma vez, o leitor satisfeito é obrigado a admitir: “sim, essa é uma solução válida, uma boa solução. Eu nunca pensaria nisso, mas não posso dizer que o jogo não foi justo.”

Foi assim que Agatha obteve alguns de seus maiores êxitos, como “O Assassinato de Roger Acroyd”, “A Casa Torta”, “E Não Sobrou Nenhum (O Caso dos Dez Negrinhos)” e “Assassinato no Expresso Oriente”. Obras às quais se soma, certamente, “Depois do Funeral”.

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Alcione13 19/01/2020minha estante
Também estou relendo ela esse ano. E alguns não lembro nada. Então serei enganada novamente pela rainha. Coisa que amo.
Principalmente quando a solução é tão óbvia que não acreditamos.

Fabio Shiva 20/01/2020minha estante
Oi Alcione, valeu pelo comentário! Realmente, gostamos mais quando somos enganados em um livro de Agatha do que quando acertamos a solução, né? Eu já li praticamente todos os livros dela duas ou mais vezes!

Alcione13 20/01/2020minha estante
Também já li e reli que até decorei rsrs
Amo

Fabio Shiva 20/01/2020minha estante
Não consigo enjoar de ler Agatha! Pretendo ler a Autobiografia em breve.

Alcione13 20/01/2020minha estante
Está entre meus desejados. Assim que conseguir comprar,lerei.

Felipe 16/06/2015

Elomar 18/06/2019minha estante
Pau no seu cu!

Andre.Crespo 03/08/2009

Li e não me arrpendi!
Sempre ouvi muito falar sobre a Agatha Christie! Tinha até um certo receio em lê-la, de tanto que falavam dela! É aquela coisa, quando se fala tanto em algo, ou ele é muito ruim ou é uma completa maravilha. Posso dizer que Agatha não foi esplêndida, mas muito boa assim mesmo.

Quando se lê um livro, a maior preocupação que se tem é se ele envolverá o leitor ou não; se a história será ou boa ou uma chatice. Agatha conseguiu criar uma história BEM envolvente, que não chateou em momento algum! E isso ajudou e muito no fato de eu ter gostado ou não. E é claro que eu gostei muito!

A primeira coisa que tenho a falar é que nunca imaginaria que tal pessoa fosse o verdadeiro assassino! Minhas suspeitas estavam voltadas desde o começo para um lado totalmente diferente! Nunca desconfiei dessa tal pessoa, porque não tinha motivo algum! Agatha Christie demonstra assim que deve-se sempre suspeitar de tudo e de todos, até de quem menos tem razões para se cometer um crime!

Falando agora sobre a jeito dela escrever, percebi que gosta de ser simples e direta, sem enrolações. Mostra um crime, os envolvidos, o ambiente em que o mesmo acontece, as circunstâncias; e deixa que a gente faça as próprias ideias de quem teria sido o assassino! Ou se houve até mesmo um assassinato!

Pelo que li apenas nesse livro, percebi que ela escreve de uma forma agradável, simples, que flui com naturalidade. Qualquer um pode lê-la. Isso não significa que seja algo fraco, mas sim algo ótimo e fácil ao mesmo tempo, o que é difícil de se econtrar em um livro!

Certamente, pretendo ler mais livros dela!!!
Mari 19/06/2011minha estante
Acabei de ler este livro. A linguagem é acessível, o que não significa "baixa literatura". Sempre que leio um livro dela, ( antes desse, havia lido Um brinde de cianureto), tento imaginar "quem matou", e geralmente sou surpreendida pela solução do mistério. Para variar, o personagem de quem menos suspeitei era o criminoso, por um motivo que eu não havia imaginado. Pretendo ler mais livros desta autora.

Thiago 29/11/2014minha estante
Ela é simplesmente demais, não tem autora igual quando se trata de romance policial.

Dan 04/02/2016minha estante
Quando era menor li outro volumes da autora e achava muito difícil de acompanhar. Hoje estou lendo este e achando bastante simples, como disse o Alexandrer. Só quero acabar logo e descobrir a verdade! rsr
Tenho certeza que mais uma vez serei surpreendido

Maria 06/10/2021

É um livro da Agatha Christie então é impossível não ser bom kkkkk
Tá longe de ser um dos melhores dela que eu já li, mas o plot e os personagens são bem legais! A escrita tbm é ótima e me envolveu mto
Thaci 06/10/2021minha estante
Amo os livros dela, já vou ler esse

Maria 07/10/2021minha estante
leia siim! vale a pena!!

claudioschamis 26/03/2009

Pode ser depois, antes, ou até durante. Aghata sempre consegue dosar todos os ingredientes para fazer (quase)sempre excelentes mistérios. O quase sempre é que não simpatizei com Miss Marple. Depois de ter "conhecido" Hercule Poirot, dificilmente outro detetive de Agatha irá conseguir chegar perto.
Suliany 02/06/2014minha estante
Engraçado, eu também gosto tanto de Poirot que acabo não simpatizando com Miss Marple, rsrsr

celo 02/09/2021

Rainha do crime realmente
Uma das melhores revelações do criminoso que a Agatha já fez, fiquei em suspense até as últimas palavras.
Qlucas 02/09/2021minha estante
meu deus o Agathafã kkkk
'-'

celo 02/09/2021minha estante
vou ler todos os 80 livros

Vênus_Alice 17/08/2023

Depois do funeral
Eu simplesmente fiquei muito envolvida ali. Ao contrário dos outros, nessa história parecia que todo mundo era suspeito.
Estava difícil eliminar, tinha muitos personagens para desgostar.
Deu para pegar bem o clima do momento que a Agatha escreveu o livro, no período doa Segunda Guerra, onde todos foram afetados, a economia estava um caos e o clima tenso.
O detetive nunca decepciona.
Flávia Menezes 17/08/2023minha estante
Bela resenha, Alice! E eu quero muito ler Agatha porque nunca li nadinha dela. E ótimo saber que esse vai ser um pra ir pra lista. ?

Vênus_Alice 17/08/2023minha estante
Oi Flávia, acredito que vai se divertir muito lendo ela, é uma leitura agradável! ?

Dadá 20/12/2021

Tia Agatha nunca decepciona
Como sempre, chutei todos os suspeitos e não acertei nenhum. E viva a rainha do crime!
Agatha dispensa apresentações. A leitura é sempre fluída e o final surpreendente.
Kabrine 20/12/2021minha estante
De vez em quando dou sorte de acertar mas é raro!

Dadá 20/12/2021minha estante
Com a Tia Agatha é assim! hahaha

miya 01/05/2020

Foi o primeiro livro da Agatha Christie que consegui terminar de ler. Já tentei vários outros da mesma escritora, mas nunca fluía a leitura, mesmo sendo de um gênero que gosto bastante, tanto que até troquei os livros. Bem, esse livro foi cansativo demais no começo. Li várias resenhas e não achei sequer uma negativa desse livro, no máximo alguma que criou expectativas demais e se decepcionou ou que os outros da autora eram melhores. Pois então, após eu insistir um pouco, me vi grudada no livro, o que fez eu terminar rapidinho.
Enfim, o que parecia óbvio para mim se transformou em uma idiotice quando soube o enorme plot twist que Agatha havia criado. Foi um livro surpreendente bom para mim, acho que é impossível não ficar chocada com o final dele. Os personagens me deixaram muito envolvida na história, e a cada capítulo eu ficava mais desconfiada (da pessoa errada, claro).
Bem, acho que é uma ótima recomendação para quem quer se aventurar no gênero. E vou ir atrás de outros livros da Agatha, com certeza rsrs eu amei demaissss.
Anderson 01/05/2020minha estante
Já tentou até os badalados (O Caso dos Dez Negrinhos/E não sobrou nenhum) e O Assassinato no Expresso do Oriente? Eu só li esses dois dela e gostei tanto que li cada um de uma vez só.

miya 01/05/2020minha estante
Anderson, eu tentei O Assassinato de Roger Ackyord e Os Crimes ABC. Não consegui ler nenhum.
Eu me interessei bastante pela sinopse de O Caso dos Dez Negrinhos, acho que vai ser o próximo dela que vou ler. Os outros, só ouvi falar mesmo. Vou pesquisar mais sobre. Muito obrigada pelas indicações.

Line 01/06/2012

Uma sociedade sob investigação
Mais do que um mero romance policial, Depois do Funeral configura-se como um verdadeiro tratado psicológico. Não no sentido mais concreto da palavra, e sim no que diz respeito ao modo utilizado pelo excelente Hercule Poirot na condução e desvendamento do caso.

Através de"conversações" e, por conseguinte, de uma minuciosa observação-análise dos envolvidos, Poirot consegue desvendar o crime de forma tão engenhosa que chega a nos deixar, pobres leitores e espectadores do espetáculo, boqueabertos. Porque, não se trata de simples evidências, pistas seguidas. Trata-se de perfis humanos estabelecidos, cada um com suas ambições ocultas trazidas à tona, seus desejos sombrios revelados, tudo figurando como possíveis "motivos" para o crime, porém mais ainda como denúncia de uma sociedade hipócrita onde o dinheiro e sonho material falam mais alto do que os escrúpulos.

Dessa forma, a obra se revela uma obra de ficcção na qual o entretenimento não é o resultado final. Ele está atrelado a um "despertar" pra lógica da nossa sociedade e das mazelas que nela existem, seguindo a ideia de que o pensamento humano é um labirinto que muitas vezes tentamos percorrer, porém quase nunca conseguimos decifrar seus infinitos caminhos. Agatha Christie, além de ser a dama do crime é observadora do homem, por vezes assassino dele mesmo.
Will 24/01/2013minha estante
Realmente, a maioria das obras da Agatha Christie podem ser rotuladas como romances policiais com mistérios e assassinatos, mas considero como o fator mais importante e característico da autora é sua excelência em criar suas personagens, e como ela faz isso com perfeição! Considero Depois do Funeral como uma obra bem psicológica, não que outras ao estilo não sejam, mas essa em especial tomou caminhos particulares pra desvendar o profundo eu do ser humano. O assassinato e mistério são apenas um teor a mais nesse estudo meticuloso das mentes, tão qual fiquei mais interessado em saber sobre os desfechos dos personagens do que o suposto criminoso. Só discordo quanto ao fato de Poirot ter desvendado o crime engenhosamente e somente através das análises psicológicas e conversações das personagens, é óbvio que todo desenrolar de um crime necessita de uma prova, mas a autora o costuma vangloriá-lo por seu papel em penetrar na mente humana e descobrir o ímpeto dos humanos envolvidos, porém foi necessário que dessa vez ele seguisse algumas pistas e até contasse com análise de objetos como as flores, tudo bem que as personagens tem participação em relação à tais pistas mas no final fora preciso usar de ambos os métodos, psicológico e evidência.

Line 24/01/2013minha estante
Concordo com você, Willian, porém eu não afirmei que ele não precisou seguir pistas materiais para desvendar o crime. Apenas acho que nesse romance, em particular, foi preciso ir bem mais além da busca por estas evidências para que o assassino fosse descoberto. Não que em outras obras dela isso não aconteça, eu mesma só li algumas delas e, por isso mesmo, nem tenho condições de falar isso. É só que entre as que eu li essa me chamou especialmente a atenção por esse fato. Poirot se utilizou tanto das pistas materiais quanto da análise psicológica, magistralmente.

Marcelo Jr 25/09/2013

Depois do funeral... quero conhecer mais as mentes tão fabulosas no Livros de Agatha Christie.
Meu primeiro livro em que tenho minha primeira experiencia de conhecer esta grande escritora de que todo mundo fala e enche o peito para falar nos romance de Agatha Christie.... "O assassino é sempre quem você menos imagina, e só descobre no final" Cara depois de ler este livro quando voltei a biblioteca, fui logo pegar outra obra da escritora!

Eu simplesmente amei, de inicio fiquei meio confuso mas o livro me pegou de jeito, e que cada momento de uma pagina virada mais a sua mente intrigante fica, e vários momentos em que você tem de para e ficar quieto e em sua mente: "Que foda", "Como Assim?", "Porra" *0*

Fiquei fascinado, realmente gostei mesmo da obra, e sim...as Pessoas estava sempre com a Razão em falar bem a respeito de Christie, pois realmente ela merece o titulo de "RAINHA DO CRIME", ela é grandiosa, fico intrigado com a mente desta Mulher...ele conhece mesmo a mente humana, seria 'Miss Marple' (de outra obra, não dessa) escrita e criada sob influencia da própria mente de Agatha...quero dizer que 'Marple' seria um espelho da própria Christie, se é que vocês me entende...

Tiago Ceccon 17/02/2009

Fraquinho, fraquinho..
Nada de especial. O clima de suspense e tensão parece, desde o princípio até o final, forçado e artificial.

Mateus 28/03/2009

Este foi o primeiro livro que li da Agatha christie, e foi o que despertou minha paixão por essa célebre autora. A cada livro ela se surpreende mais, levando-nos a ter em mãos grandes obras primas.
Guilherme Roque 11/02/2011minha estante
Também foi o primeiro livro da Agatha Christie que li.
Ótimo!