Como Esquecer

Como Esquecer Myriam Campello

Resenhas - Como Esquecer

Dandara 06/08/2022

Como esquecer
Cheguei a esse livro através de um grupo de leitura do qual participo, Leia Mulheres João Pessoa. É uma leitura incrível, Myriam Campello faz uso das palavras de uma forma que ainda estou impactada com a sua escrita. É uma história profunda, bonita e, por vezes, parece que a estamos vivendo. Terminei e já planejo começar a releitura, simplesmente apaixonada e encantada!

jaircozta 20/04/2020

o que resta depois do abandono
#livro Como Esquecer - anotações quase inglesas
#autora Myriam Campello

Descobri este livro por meio de uma pesquisa que fiz em 2016 como curador de um projeto chamado Telas Abertas, realizado pela Vila das Artes, em Fortaleza, Ceará. A proposta era montar uma mostra com cinedebate sobre filmes baseados em livros que versassem sobre relações homoafetivas. O filme homônimo foi estrelado pela magnífica Ana Paula Arosio.

Na história linda escrita pela carioca Myriam Campello, conhecemos Júlia, personagem central que narra o processo de luto, abandono e a tentativa de autocura após o término do relacionamento com Antônia, personagem-lembrança. Antônia é uma memória quase demoníaca, um espírito que, mesmo depois de escolher terminar o relacionamento (fato já sabido no primeiro momento de leitura), permanece atormentando Júlia em memórias.

Longe de uma narrativa piegas, essa obra se firma como um clássico da literatura queer que merece ser lido por mais pessoas.

Esse livro foi muito importante para mim, como foi a leitura de Água Viva, da Clarice Lispector, pois ambos tratam de fim de uma relação com tamanhas lucidez e dignidade consigo e com a outra pessoa, que se torna impossível não entender os próprios medos e se manter na superfície, mesmo que dolorosamente.

Eu preciso dizer que Myriam Campello entrou para o meu hall de escritoras brasileiras que merecem um lugar na nossa literatura, porque demos espaço demais para homens com escrita medíocre nas letras.

Um livro para sobreviver e reaprender a andar sobre essa corda-bamba que é amar e ser amado, assim defino-o.
Julia 18/04/2021minha estante
vc tem o livro em PDF? quero muito

Clarice 17/04/2020

Vc gostou de Dias de abandono?
A autora Myriam Campello é tradutora, contista e romancista, brasileira do Rio de Janeiro recebeu nos anos 70 o prêmio Fernando Chinaglia II pelo seu romance de estreia, Cerimônia da Noite. De lá pra cá publicou mais 5 romances e diversos contos e me causou muito estranhamento que eu só tenha ouvido falar seu nome a partir da adaptação de Como Esquecer para o cinema, em 2010 e com a Ana Paula Arósio no papel principal (filmaço, por sinal!).
Julia é uma professora de literatura abandonada pela namorada com quem teve uma longa relação, ela vai morar com seu amigo Hugo, enlutado pela morte recente do namorado e Lisa, que acabou há pouco uma relação. Com uma prosa poética e fluida, uma escrita madura carregada de referências literárias e criação de metáforas sobre a melancolia provocada pelo fundo do poço, pelo luto por uma pessoa viva, Myriam Campello coloca na personagem Julia toda sua própria erudição numa jornada profunda e inesquecível de quem tenta superar uma dor de amor. Impossível não sentir empatia pela Julia.
Não querendo comparar as autoras, mas já comparando... tenho fortes motivos pra indicar essa leitura para quem gostou de Dias de abandono, de Elena Ferrante. Achei importante fazer essa colocação pq 'Como esquecer' é bem menos conhecido e isso pode fazer alguém mais se interessar por ele. Se vc ler os 2 me conta se isso faz sentido!

Não vou mentir que vai ser fácil encontrar esse livro por aí, eu comprei na estante virtual pq só encontrei lá, a edição da Editora 7letras está impecável. Dá uma chance!

Marquesa 04/11/2016

Amo o filmeeee

Jac 11/04/2011

Como não lembrar
Sem muitas bagatelas, esse é o tipo de livro que consegue provavelmente, despertar sensibilidade até numa pedra topazio. Eu particularmente, não precisei me identificar com a situação de Júlia pra entendê-la direitinho. "Como esquecer" é um livro incomum que fala basicamente (por meio de anotações quase inglesas) de erros comuns que uma pessoa apaixonada consegue cometer, e do inferno que ela vive depois de um abrupto término de um relacionamento. Por alguns momentos eu esqueci que a autora era brasileira por conta de tantas referências que ela faz a obras/coisas/mitos estrangeiros. A amiga que me emprestou o livro, preferiu não sublinhar nenhuma parte em especial, já que o livro todo em si, é espetacular. Um trecho pode falar por si só: "No entanto, quando subo a bordo para a inédita viagem, feliz de chegar enfim ao porto perfeito, meu barco é o Titanic."
Cristina.Amaral 21/05/2021minha estante
Sou louca pra ler esse livro, mas sempre que procuro está esgotado. A adaptação dele pro cinema é meu filme de romance preferido...