A escravidão no Brasil

A escravidão no Brasil Jaime Pinsky

Resenhas - A escravidão no Brasil

Luiz Santiago 03/04/2024

Maravilhoso e necessário
Desmistifica essa mentira dos podcasts da extrema direita que quer fazer crer nos "bons tratos" ou "cuidado cordial" entre os racistas capitalistas escravocratas (elite da cana, café, etc) e os africanos escravizados.

[Plano Crítico]
planocritico.com
Annie Bitencourt 03/04/2024minha estante
Se ir mais fundo no período colonial no BR o impacto é gigante. Em história aprendi que extrema direita não estuda. Se estudasse não falariam tantas bobagens

Luiz Santiago 04/04/2024minha estante
Concordo plenamente!

Pedro.Vini 24/06/2020

Para quem tem interesse em estudar sobre a estrutura social brasileira, esse livro é muito bom. Nele podemos entender algumas características do longo período de escravidão no Brasil. Logo percebemos que hoje herdamos muito desse passado, um racismo estrutural que vem perdurando há bastante tempo. Mas também percebemos que houve resistência dos então escravizados, e que hoje em tempos de ?liberdade? também deve haver, mais do que nunca.

Hervily.Ribeiro 14/05/2021

De forma sucinta o autor apresenta importantes pontos históricos da escravidão no Brasil, desde o seqüestro dos negros até a abolição da escravatura.

Edmilson.Gomes 25/12/2021

Jaime Pinsky, falar alguns detalhes que desconhecemos, mas existe algo que esta muito presente na sociedade contemporânea a exclusão do negro, em
Lugares que era para esta presente, enfim recomendo sim para quem quer saber um pouco de história da sua própria história.
almeidalewis 25/12/2021minha estante
Gostei ??????

Anderson Menezes 22/04/2023

Lembrar do passado é não cometer erros futuros.
Estou revisando a história que já conhecia e nunca neguei e isso nos traz sequelas nos tempos atuais. O livro A Escravidão no Brasil, de Pinsky faz uma grande resumo do que foi a escravidão dos povos originários (os indígenas) e dos povos africados. Fazendo nos lembrar que são pessoas escravizadas pelo homem branco e toda sua crueldade em trazer, aprisionar e massacrar de forma humilhante e desumana pessoas que nasceram livres. Que nunca esquecamos nossas histórias.

Priscila 02/05/2021

Introdução rápida e de qualidade
Uma rápida introdução sobre a escravidão no Brasil. Mesmo sendo bastante curtinho o historiador consegue explorar bastantes nuances não comentadas nos manuais escolares. Recomendo como introdução ao assunto para estudantes ou de um modo geral para leitores interessados.

Marcos 31/08/2022

Apesar de ser um livros de apenas 100 páginas, ele consegue entregar o prometido.
O autor faz uma síntese bem elaborada trazendo informações e estatísticas realmente importantes.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2022

É um texto objetivo e ágil, engajado e muito bem documentado, que não deixa de lado questões centrais da história da escravidão no Brasil.
O autor revisou cuidadosamente sua obra, incorporando o resultado de pesquisas mais recentes. Aqui podemos ler sobre o tráfico, a vida cotidiana dos escravos no trabalho e na senzala, a vida sexual e a resistência oferecida pelos negros contra a escravidão.
Pinsky não aceita, contudo, a ideia, defendida em certos trabalhos, de que a escravidão permitia relações harmoniosas entre senhores e escravos: ele revela o caráter cruel da escravidão e sua influência perversa na formação de nossa sociedade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572441209

Rômulo 20/08/2020

Retrato fiel
Livro pequeno no tamanho mas de um conteúdo avassalador. Vendo todo tipo de racismo que ainda ocorre atualmente, temos uma ideia das atrocidades praticadas e vividas na época da escravidão no Brasil.

Marisol 23/12/2020

Breve e profundo
Escrito pelo historiador Jaime Pinsky, A Escravidão no Brasil é um livro essencial para se compreender não somente o aspecto histórico, mas principalmente o racismo em nosso país, já que “a herança escravista continua mediando nossas relações”. A obra mostra a origem da escravidão, características gerais, apogeu e decadência. Está dividido em cinco capítulos: Ser escravo, O escravo indígena, O escravo negro, Vida de escravo e Sugestões de leitura.

Pinsky aborda a perspectiva do negro escravizado, como essa população era marginalizada e punida severamente com aval da Coroa – violência institucionalizada, como ele mesmo menciona. Às custas do abuso e do sofrimento, o negócio era lucrativo - para traficantes, tratantes, senhores de engenheiro e ao próprio governo.

O livro conta ainda com diversas reproduções de quadros (de Debret e Rugendas, por exemplo), de fotografias, além de estatísticas. Apesar de breve (somente 95 páginas), senti que aprendi muito mais do que nos tempos de escolas.

Por fim, o autor aborda a força que os escravos tiveram para lutar pela liberdade, conquista que muito mais atribuída à princesa Isabel. Pinsky dá o devido mérito: “A abolição não pode ser reduzida a um ato de brancos”.

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Papareia dos Livros 28/03/2021

Bem dinâmico
É uma leitura contextualizada e pontual onde traz vários pontos de referência para o estudo da escravidão no Brasil, achei bem interessante.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

Paulo1378 17/07/2021

Um excelente livro para entender a sociedade escravocrata que ainda hoje manifesta sua herança maldita, que de forma estrutural ainda é bastante visível em nossa sociedade.

Marconi Moura 08/01/2022

6,5
É um pequeno livreto, de bolso, sobre o tema. É curto e um tanto superficial, mas agradável de ler e com informações interessantes.

echeysr 16/07/2023

A Escravidão No Brasil
É um livro curto, mas bem objetivo e ágil, não deixa de lado questões da história da escravidão no Brasil. Conta sobre o tráfico, o dia a dia dos escravos no trabalho, a vida sexual, e a resistência. Aqui é revelado o caráter cruel da escravidão e sua influência terrível na formação da nossa sociedade atual.