Emagrecimento: Quebrando mitos e mudando paradigmas

Emagrecimento: Quebrando mitos e mudando paradigmas Paulo Gentil

Resenhas - Emagrecimento: Quebrando mitos e mudando paradigmas

Mireille 10/07/2015

O livro é puramente científico, o que quer dizer que é cheio de referências bibliográficas acadêmicas. Muito do conteúdo é recheado de termos técnicos específicos da área, que eu pulei e fui pra conclusão do capítulo/parágrafo. Às vezes a leitura é maçante, então, quem é leigo como eu sofre um pouco. MAS, o fato de ser embasado em tantas referências traz credibilidade à pesquisa do autor, que ao meu ver procura analisar os estudos com um viés neutro, sem ser tendencioso. Mesmo sendo um livro técnico consegui absorver alguma coisa (pelo menos a essência do que estava sendo exposto nas partes mais "complicadas").
O que mais me impressionou é como mesmo após tanto tempo ainda estamos começando a entender o real funcionamento do corpo humano em relação à atividades físicas. O que é legal deste livro é que desde o começo o autor explicita que está longe de ser uma obra definitiva sobre emagrecimento: ao contrário, o objetivo é estimular cada vez mais a busca pelo conhecimento. O que ele deixa claro é que, dadas N pesquisas que foram completadas ao longo de anos, é importante prestar atenção ao fato de que existe uma convergência para os "verdadeiros" procedimentos de perda de peso/gordura.
E os resultados destes anos de pesquisas científicas a respeito do emagrecimento podem chocar muitas pessoas!

Tozatti 28/03/2021

Excelente livro para os profissionais de educação física ou para quem busca perda de peso através de exercícios eficientes.

Fabiana.Marino 25/08/2021

Muito embasamento teórico!
As pessoas pensam que para emagrecer é necessário apenas débito calórico. Entretanto, o professor Paulo gentil apresenta nesse livro, através de muito embasamento teórico, que não é apenas uma questão matemática. E desmistifica a questão que o exercício aeróbio é o indicado para emagrecer. Adorei o livro! Já estou colocando em prática ??

Hudson 20/01/2011

Para profissionais
Ótimo título para profissionais da área e não para leigos que pouco conhecimento poderão absorver.

Toda a obra baseia-se em artigos científicos para sustentar as ideias apresentadas, o que vem a fazer necessário um certo conhecimento do organismo humano pelo leitor, para que tenha uma boa assimilação.

O começo da obra apresenta o funcionamento de alguns aspectos do organismo humano, tais como: Metabolismo, musculatura e tecido adiposo. Posteriormente trata das abordagens sobre a questão do controle de peso demonstrando a baixa eficácia dos exercícios aeróbicos e o sucesso da musculação.

Anderson Theodoro 13/10/2020

Muito técnico, mas motivador
Muito técnico, mas motivador. Paulo expõe matérias e artigos científicos para comparar os vários meios usados para o emagrecimento.