A juventude de Machado de Assis 1839-1870

A juventude de Machado de Assis 1839-1870 Jean-Michel Massa

Resenhas - A juventude de Machado de Assis

Wanda Concurseira 26/02/2023

O ensaio mais original
Este ensaio intelectual sobre a juventude de Machado de Assis é um dos mais importantes que já se escreveram até hoje (e por que não o mais ?). O pesquisador e escritor francês Jean - Michel Massa, através de anos de pesquisa e dedicação exclusiva, ultrapassou todas as barreiras e nos premiou com uma nova perspectiva nos estudos machadianos.
Massa desconstrói vários "mitos", várias conclusões errôneas acerca da vida e personalidade de Machado de Assis, muitas dessas ideias que nos foram ensinadas nas escolas e na faculdade caem por terra por meio de um estudo e abordagem meticulosa. Além do mais, o ensaio tem como enfoque os primeiros 30 anos da vida de Machado e não apenas os anos de glória que se deram posteriormente aos 30 e em que a crítica brasileira sempre teve uma preocupação extremamente concentrada. Este primeiros anos são essenciais para conhecermos profundamente o nosso maior escritor, cuja obra é uma decorrência de toda essa vida repleta de experiências.
É um livro sensacional para quem é apaixonado (a) pelo nosso eterno, imortal bruxo do Cosme Velho. É um livro essencial para os pesquisadores e estudantes da vida e obra Machadiana.
????