O Pequeno Livro dos Beatles

O Pequeno Livro dos Beatles Herve Bourhis

Resenhas - O pequeno livro dos Beatles

victor 09/07/2022

proposta legal
gostei dos traços dessa HQ fazerem jus à trajetória dos Beatles, porque o traço do artista simplesmente encaixa. a HQ abriga muitas informações sobre a carreira deles, como banda e como artistas solo, desde o momento do nascimento dos fab 4.

no entanto, como toda obra feita por um fã, a trajetória dos Beatles é narrada do ponto de vista desse fã, de forma que a opinião do autor sobre os Beatles é basicamente o centro do livro. senti que ele omitiu algumas informações e que, claramente, o Beatle favorito dele é o John Lennon ? e provavelmente o menos favorito é o Ringo.

essas informações omitidas deram a impressão de que o John era uma pessoa bem melhor do que ele era de fato, e isso me deixa um pouco incomodado (talvez porque eu sempre gostei dos 4 como grupo, e não gosto de tentar eleger um Beatle favorito. acho que temos que reconhecer que os quatro artistas fizeram muita coisa, errada e certa, na vida, e que ninguém é melhor que ninguém).

eu também não tenho muito senso de humor pra piadinhas, então não achei tão interessante esse ponto cômico do livro. acho que esperava algo mais sério, mas entendo que nesse caso é a intenção do autor. só acho que desmerecer a carreira de alguns membros não é engraçado.

no entanto, é uma HQ muito interessante e que aborda muita coisa legal mesmo, conforme a proposta do título.

Wallace17 30/07/2021

Beatles, forever!
Depois que comecei a ler graphic novel, descobri uma nova possibilidade de apreciar uma boa história. O pequeno livro do Beatles é um bom exemplo disso. Em ilustrações lindíssimas é retratado a história do quarteto mais famoso do mundo! Como se conheceram! As primeiras músicas. Os primeiros shows!! Os primeiros sucessos. O estrelato mundial. Processo criativo. As tretas (e não foram poucas) Drogas, família e as fases de cada Trampo. Conta do relacionamento com empresário Brian Epstein. Por fim relata a separação dos caras e carreira solo que cada um seguiu. E fichas técnicas detalhadas de todos os trabalhos em grupo e solo dos Beatles. 10/10 esse trampo cuidadoso de cada álbum laçando. John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison o quarteto de Liverpool eterno!

site: https://www.instagram.com/p/BoQanF9H7C6/

LeandroBurla 02/09/2020

Simplificando os Fab4 de forma divertida e didática
Na data em que escrevo essa resenha, meu filho está com 8 anos de idade. Fã de rock desde que morou na barriga da mãe (sério!) é um beatlemaníaco desde bem pequeno. Eu e minha esposa gostamos, mas a movido por uma curiosidade infantil, municiado pelo Spotify e um bom gosto musical hereditário (pai e mãe muito rockeiros) tornaram nosso filhote um beatlemaníaco.
A curiosidade crescente do garoto levou a querer saber mais sobre a banda. Perguntou se havia uma biografia. Achamos algumas completaças, mas na faixa 500 a 1.000 páginas (é isso aí!). Meu filhote gosta de ler, mas não é pra tanto.
Daí lembrei desse livro. E foi a escolha perfeita.
Não estou dizendo que é um livro para crianças, mas a abordagem é bem atrativa para públicos de todas as idades e aos amantes da nona arte. A obra não é superficial, permeando as biografias dos Fab Four, assim como personagens importantes para compor a história da maior banda de rock de todos os tempos. Causos, citações, locais e (claro) as canções são retratadas numa linguagem divertida e que aproveita ao máximo o espaço para conferir o tom do momento com bastante conteúdo.
Por fim, o autor é um fã tão apaixonado quanto meu filho, que adorou o presente e devorou o livro em poucos dias. E em seguida tirei "uma casquinha" e passei a conhecer um pouco mais da história fascinante dos garotos de Liverpool.

Mily 29/04/2018

"Yeah yeah yeah..."
Como o nome já diz, nesta pequena* HQ é contada a trajetória de uma das, ou se não a maior, banda de todos os tempos: The Beatles.
Começamos essa jornada em Liverpool de 1940, onde ficamos sabendo sobre o nascimento, a infância e formação dos Fab 4, como ficaram conhecidos mais tarde. Aqui é possível perceber detalhes que talvez muita gente não saiba, por exemplo, o fato de Julia Lennon ter batizado seu filho (John Winston Lennon) em homenagem a Winston Churchill. Ao longo da leitura vemos outras dessas informações interessantes.
Ademais, achei o traço - carregado -apropriado para contar essa história, pois parece muito com aqueles desenhos de tirinhas de jornal que se fazia na época. Outra coisa legal que achei foi o autor pôr um pouco de seu "gosto" digamos assim, compartilhando em vários trechos dicas de álbuns para quem gosta dos Beatles escutar. O problema que vi foi que o autor te empurra várias informações, mas não explica melhor, ficando algo mais superficial mesmo. Porém, como já havia dito, é um pequeno livro dos Beatles, ainda assim é legalzinho.
Enfim, recomendo para quem quer conhecer, quem já conhece e gosta do assunto.

Thiago548 03/10/2014

Para fãs ou não de beatles...
Assim como no o pequeno livro do rock o francês Hervé Bourhis traça em forma de linha do tempo de forma divertida a história do nascimento até fim do quarteto de Liverpool, também conhecidos como beatles, narrando os fatos importantes da banda com discografia comentada da banda, dando nota pros determinados discos, mas não para por aí, além da falar da banda, comenta também as carreiras solo dos integrantes depois que o grupo se desfez. Mesmo pra quem não é fã de beatles como eu, vale a pena a leitura!

AmadosLivros 24/12/2013

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog!
E lá também tem muitos outros livros legais!
Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/02/o-pequeno-livro-dos-beatles.html

Spirit 14/09/2012

Beatles
Nesta HQ está retratada a trajetória do grupo inglês desde antes de sua foramção, passando pelos anos da Beatlemania, pela separação do grupo até se focar apenas na carreira solo de seus integrantes.

Sérgio 20/02/2012

It's getting better all the time!
Citação: "BEATLE POR UMA SEMANA!
JIMMY NICOL fica no lugar de RINGO em plena beatlemania. Durante os ensaios, estressado, repetiria com frequência:
'IT'S GETTING BETTER?
IT'S GETTING BETTER?'."

"O Pequeno Livro dos Beatles" é a segunda empreitada neste estilo perpetrada por Bourhis. O primeiro foi dedicado ao Rock 'n Roll em geral, mas acredito que as grandes bandas de Rock tem histórias para livros e mais livros... Então, se é para contar a história de UMA banda, por que não começar com A banda?

O livro é vendido como "a história dos Beatles em quadrinhos", mas eu discordo. Apesar de ser todo ilustrado, ele não tem uma narrativa sequencial; na verdade, tem o que eu chamo de "drops", pequenas gotas de informação para serem absorvidas facilmente. Explico: você pode abrir o livro em qualquer página, ler um pouco e encontrará informações que se encerram em si mesmas, diferentemente de uma história em quadrinhos, cujo desenvolvimento da história deve ser acompanhado desde o início para proporcionar entendimento. É um livro para deixar na mesa de centro da sala, e que qualquer visita irá folhear com curiosidade, e parar para ler algumas páginas (difícil é parar DE ler...).

Continue lendo em: http://catharsistogo.blogspot.com/2012/02/o-pequeno-livro-dos-beatles-herve.html

Manu 28/05/2011

Muito, MUITO legal
Altamente informativo, os detalhes dos desenhos acrescentam ao conteúdo e dei boas risadas com o humor do autor ao descrever certas situações e, principalmente, com as suas resenhas dos álbuns (tanto da banda quanto os das carreiras solo). O livro se destaca, também, por focar em proporções iguais nos anos ativos da banda e nos anos que se seguiram após o seu fim, até 2010. Outro ponto do qual gostei muito foi a atenção que o autor deu ao "personagens secundários" dessa grande novela que foi a carreira dos quatro eternos garotos de Liverpool. Enfim, o considero indispensável a qualquer fã da banda. É rico em conteúdo e muito divertido.

Robson Souza 11/05/2011

Maravilhoso!
Esta é uma história em quadrinhos, ou melhor, uma graphic novel. Mas usa uma narrativa diferenciada, com cada quadro com uma informação diferente, montando um mosaico em ordem cronológica.
Assim, o autor e ilustrador conta a história dos Beatles e pessoas relacionadas, desde o nascimento aos dias atuais.
O livro é completíssimo, com toda a discografia dos Beatles e dos seus integrantes comentadas e praticamente todos os momentos importantes para se entender a história da maior banda da história.
Está tudo lá, o contexto histórico-cultural-musical, as influências, outros artistas que cruzaram com a banda e tudo de forma muito bem-humorada e inteligente.
Obrigatório para todo fã dos Beatles!
Anterior a este, o Hervé Bourhis produziu outra obra-prima chamada O Pequeno Livro do Rock, com o mesmo projeto visual. Também fabuloso!

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com