História da Política Exterior do Brasil

História da Política Exterior do Brasil Amado Luiz Cervo...

Resenhas - História da Política Exterior do Brasil

Edu001 15/10/2023

Denso e completo
'Denso' por conter termos e expressões das ciências políticas e das relações internacionais que quem não tiver conhecimento sobre pode ou ficar perdido em algumas análises ou não "pescar" a explicação de um determinado trecho. Como o livro conta com notas explicativa de termos, conceitos e autores, fica para o leitor pesquisar enquanto ler.

'Completo' por compreender todo período histórico do Brasil, desde sua independência até o momento em que os autores escreveram (final do segundo mandato de Lula). Um bom ponto é que o livro é dividido mais pelos "movimentos da política externa" do que necessariamente por mudanças de governo, visto que uma mesma política externa foi executada por governos diferentes.

Porém, é preciso destacar que alguns períodos históricos estão mais completos que outros. O período entre Vargas e o Regime Militar são bem mais detalhados que os demais. Grande destaque para o capítulo que trata da Política Externa Independente (PEI) - que tendo período oficial curto (Governos Quadros e Goulart), mas influenciando a política externa como um todo a partir dali - , é super detalhada. O período dos anos 1990 até a contemporaneidade ocupa uma boa parte do livro, mas me pareceu "acelerada". Além disso, não entra em detalhes sobre acontecimentos relevantes da política externa brasileira. Mas esse ponto acredito ter sido proposital, pois daria um livro só para isso, visto o tanto de temas e acontecimentos diversos e complexos (muitos ainda em curso).