Crônicas 4

Paulo Mendes Campos

Resenhas - Crônicas 4

So856 17/02/2024

Crônicas 4 ??
Um bom livro para se distrair e relaxar. Conta com crônicas engraçadas, profundas e poéticas. Me trouxe a sensação de ser uma Helena numa novela do Manoel Carlos. Ótimo para leitores iniciantes.

ju_pinho 24/09/2022

gostei bastante
as cronicas sao divertidas ( maioria ) e da pra perceber o estilo de cada escritor

Rubem Braga - cartas e um que de piadas
Carlinhos - altas criticas sociais
Fernando Sabino - historias engraçadas
Paulo Mendes Campos - ate agr n entendi os textos desse cara. um filosofo!!!

Daniel.Malaquias 11/06/2022

Crônicas maravilhosas
Nossa como é bom ler crônicas. Melhor ainda se as mesmas forem tão boas quanto você esperava que fossem. Adorei o tom, a forma da escrita e o jeito único que cada autor possui para contar uma história. Essas crônicas são ótimas e merecem ser lidas pelo maior número de pessoas. Simplesmente me apaixonei.

Evelize Volpi 28/05/2022

Sequencia de livros de crônicas .
Escrito por Mestres da Literatura Brasileira.
Leitura fluente, rápida.
Uma delicia de ler.

Flávia 07/04/2022

Resenha
Li esse livro por causa da escola , mas algumas das crônicas achei interessante e com assuntos legais enquanto outras não entendi muito bem

Bruna.Toledo 01/06/2021

Médio
Tem umas 3 crônicas realmente muito boas. As outras quebram o galho pra passar o tempo.

carmen.fogaca 01/11/2020

Um dos meus primeiros livros. Me abriu a curiosidade por este fantástico mundo .

Nicole 09/07/2020

Li para a escola. As crônicas são bem legais e é um ótimo livro para a introdução ao gênero.

nilorabi 27/08/2016

Coleção incrível
Essa coleção é simplesmente incrível

Murillo 25/04/2012

Interessante, curto e esperto
Para Gostar de Ler - Volume 4 - Crônicas é a continuação da série de livros da Editora Ática, que tem por característica a reunião dos mais célebres escritores brasileiros. Neste quarto volume estão presentes novamente Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos. E os temas apresentados ao longo destas 76 páginas são Utilidades, Estilos, Observações, Palavras e As expectativas e a realidade. Em cada tema há uma crônica de um escritor.

As crônicas mais interessantes do volume 4 são: “O Telefone” a cômica história de um cidadão inconformado com o serviço telefônico prestado e “O crime (de plágio) perfeito”, outra crônica com um sutil humor, onde o próprio autor assume ter plagiado crônicas de Carlos Drummond, ambos de autoria de Rubem Braga. “Os Diferentes Estilos” um texto de Paulo Mendes Campos que mostra várias versões em, como já diz o titulo, diferentes estilos para um fato comum na vida carioca. Fernando Sabino escreve “Com o mundo nas mãos”, onde vemos a inocência de toda criança que descobre aos poucos o mundo ao seu redor. Agora a melhor crônica é “Para Maria da Graça” de Paulo Mendes Campos. Nas 4 páginas (um texto que pode ser considerado longo) P.M.C. escreve de modo inteligente e interessante, transmitindo valores e usando como base “Alice no país das maravilhas”.

Após a leitura do volume 2, eu já estava familiarizado com o estilo da série e isto me permitiu um aproveitamento bem maior. Realmente um livro light e interessante, com seus textos curtos e inteligentes mas com uma linguagem um tanto rebuscada. Vale a pena!

Gláucia 21/07/2011

Crônicas 4 - Vários
Simples e sensacionais. Os temas aqui são: Utilidades, Estilos, Observações, Palavras, As Expectativas e a Realidade.
Os autores: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos.

Rafael 11/12/2010

ADOREI!
Simplesmente especial! Poderia ler crônicas até apagar. Minha critica? Curto demais...

Lari 26/01/2011minha estante
Curti demais esse livro tbm!

izabellinha 26/11/2010

Para não gostar de ler
Esse devia ser o nome: Para não gostar de ler!O autor colocou várias cronicas(mto chatas) e que te confundem!

Fernanda :) 23/04/2010

Essa série reúne excelentes nomes da literatura brasileira, em contos e crônicas leves e fáceis de ler, simplesmente viciante. Tenho um enorme carinho por essa coleção, pois como o próprio nome sugeste, ajudou a despertar minha paixão pelos livros e pela literatura. Recomendo a todos que estão no processo de flerte com os livros, aquele comecinho de relacionamento com a leitura, paixão que acaba se tornando amor e vício.

Nilane 18/03/2009

Aprendi a gostar de ler
Com essa coleçãozinha aprendi a gostar de ler. Tinha 14 anos na época minha mãe estava internada no hospital e eu fazia companhia a ela, todos os dias e como não tinha a "bendita" televisão, naquela época adorava hoje em dia nem ligo, me deliciei muito com os contos. Pra mim foi uma conquista maravilhosa lê-los, pois tinha muita resistência a leitura. Era uma viagem fenomenal, ampliei o meu vocabulário e fiz com o que os dias que se passaram depois fossem mais tranquilos. Hoje sou apaixonada por todos os escritores que participaram dessa coletânea, só continuo um pouco alheia ainda do Paulo Mendes Campos.
Indico para os jovens dessa idade, dos 14 aos 17 anos, que ainda não possuem esse prazer. Garanto que vão adorar.