O Retorno de Martin Guerre

O Retorno de Martin Guerre Natalie Zemon Davies
Natalie Zemon Davis

Resenhas - O Retorno de Martin Guerre

Gaby436 23/03/2024

Eu até gostei, mas a parte jurídica (metade do livro kkk) é muito chatinha e por isso nao vou dar 5 estrelas

Layse20 08/03/2023

Uma viagem por uma das maiores fofocas da França do sec XVI
Este livro é, depois do grandessissimo Queijo e os Vermes de Carlo Ginzburg, uma das obras feitas por historiadores que mais me empolgou na leitura. Digo isso sendo uma ainda aspirante a historiadora. Creio que, no futuro, posso ter opiniões mais diversas sobre esse livro, talvez até críticas, mas terei uma divertida memoria de quando o li pela primeira vez, nas férias da faculdade.

rayssagurjao 26/06/2021

Microhistória
O retorno de Martin Guerre, é uma narrativa escrita por uma historiadora que utiliza a microhistória para relatar o caso presente em um processo e escrito em narrativas do juiz do caso e de outro escritor sobre um impostor na França do século 16, o qual "tomou" o lugar de Martin Guerre (que tinha abandonado a família), fingindo ser este e sustentando a impostura por três anos, tendo inclusive uma filha com Bertrande (esposa de Martin) e tomando posse de seus bens e de sua vida no seio da família, até que ocorre o já sugerido pelo título do livro o retorno do verdadeiro Martin Guerre durante o processo estudado.

O livro aborda este caso a partir do documento processual, das narrativas anteriores sobre o mesmo, mas também de diversos outros documentos e relatos, nos apresentando não só a complexidade da impostura, como também os camponeses das aldeias no século 16 de onde hoje encontra-se a França, seus costumes, religiosidades e vida cotidiana.

André 15/07/2020

Um livro de história bem diferente dos tradicionais. A autora Natalie Zemon David faz diversos exercícios intelectuais e coloca em pauta muitas possibilidades, que ampliam significativamente o contexto do relato. Sensacional!

Alipio 27/06/2020

O Retorno de Martin Guerre
O Retorno de Martin Guerre é uma história " Sui generis ". O fato ocorreu no século XVI, na região de Artigat no Languedoc, região francesa.
Martin Guerre , um camponês de uma familia tradicional basca, casa-se aos 14 anos, com Bertrand de Rols ( 9 a 10 anos) filha de uma abastada família de Rols da Região de Léze, pois era desejo da familia casar cedo os seus filhos para que pudessem continuar neles a sua posteridade ( além dos bens e trocas de serviços).
Durante 8 anos, o casamento não fora consumado devido impotência de Martin Guerre. A família suspeita de feitiço e após alguns rituais, Martin consegue ter relação sexual com a esposa e engravidá-la.
Mesmo assim, Martin Guerra não estava feliz com a vida que levava e após desentendimento com seu pai, vai embora da região, abandonando a familia e parentes.
passados alguns anos, enfim reaparece na região um homem afirmando ser Martin Guerre, que na verdade era um vigarista chamado Arnaud de Tihl.

Arnaud de Thil foi recebido por Bertrand de Rols e por 3 anos conviveu traquilamente até que resolveu pedir ao " seu tio " Pierre Guerre , contas das propriedades o que causou estranheza,
diante de algumas atitudes concernente às tradições que eram praticadas entre as famílias basca. O conflito fora estabelecido e o caso indo à justiça para julgamento, pois o tio desconfiava que aquele homem era um impostor.
O caso fora julgado por um juiz respeitado e conhecido, Jean de Coras, que ficou convencido que o réu era realmente Martin Guerre. até que no final do julgamento aparece o verdadeiro Martin Guerre que estivera servindo no exército espanhol .
Era o Retorno de Martin Guerre.
Arnaud du Tilh é desmascarado e condenado à forca.
o grande dilema é: " Por que Bertrand de Rols calou-se durante três anos diante de tal farsa?"
É uma história sui generes instigante e extraordinária.
A historiadora Natalie Zemom Davis, baseou sua narrativa em registros de textos produzidos pelos próprios juristas da época, entre eles, o juiz que conduziu o julgamento, Jean de Coras que após o caso , escreveu um livro sobre a surpreendente história.

@livros.historia