Para Gostar de Ler

Para Gostar de Ler Machado de Assis...

Resenhas - Contos Brasileiros

Fernando Figura 24/12/2018

Variedades de conto
A graça do livro é que há vários modos, formatos e estilos de contos. Uns mais líricos, outros mais longos, outros tristes, engraçados.

Gosto de todos. Talvez o que eu goste menos seja os contos do Moacyr Scliar. Mas é mera questão de gosto.

Li em alguma resenha aqui no Skoob que havia alguns contos incompletos. Acho problemático alguém dizer isso.

Talvez isso parta daquele clichê que o conto tem que tem aquela reviravolta e um final acachapante. Usando isso como régua universal, é claro que muitos contos parecem sem graça, anticlimáticos.

Por muito tempo tive dificuldades de enquadrar as pérolas de Wander Piroli como contos. São peças líricas com muito sentimento mas pouca coisa rolando. Talvez entrassem como crônicas, mas esse é um gênero confuso, que se metamorfoseia em grande velocidade.

Acho que o livro é uma porta de entrada para a prosa curta dos nossos grandes escritores. Desde os mais "canônicos" como Lispector e Machado até os menos lembrados como o grande João Antonio, meu autor preferido desta coletânea.

sam_sllvn 11/07/2023

Muito tranquila e gostosinha a leitura, você conhece um pouco sobre a vida de maravilhosos autores brasileiros e ainda se aventura por seus contos

Raul 22/03/2024

Autores clássicos de uma forma leve e descontraída
Li esse livro pela escola e achei muito interessante, são contos bem diversos, reflexivos, animados, natalinos, etc.
Eu recomendo para quem quer começar a ler esses autores que muitas vezes parecem difíceis e entediantes.

bianca1249 19/06/2023

Contos perfeitos de autores que tem uma escrita muito boa, meus favoritos foram ?Dezembro no bairro? e ?Nós, o pistoleiro, não devemos ter piedade?

Catarina 02/06/2023

Eu gostei muito, assim como outros clássicos nessa pegada de contos que já li. Amo, Lygia Fagundes, Clarice Lispector e Machado de Assis, e eles e outros se fazem presente neste livro.

Somente a edição que eu acho que não é tão boa, pois o livro arrancou TODAS as páginas de acordo com que eu ia virando cada página pra ler. Affs.

Eu comprei em um sebo, porém já comprei tantos outros e isso nunca tinha acontecido. Sem contar que ele não tá tão velho assim não, pois quando está eu nem compro. Ele não tem aquela costurinha, ele é tipo apregadinho/coladinho na lombada.
Enfim.. kkk acho que é a edição que é mal feita.

analu 22/01/2023

Alguns contos eu amei, outros eu não entendi nada.

Acredito que eu não tenha intelecto o suficiente para interpretar todo o conteúdo e as mensagens que alguns escritores nacionais desse livro quiseram transparecer, porque é tudo tão poético e é lindo, mas é muito abstrato e as vezes confuso. Mas gostei muito que pude conhecer um pouco da historia de cada autor, já que no final de cada conto tem uma pequena biografia do autor do conto em especifico.

Mayza7 21/10/2020

Diversos contos
Cumpri com a proposta do livro, instigando a criança a ler. Além de ser divertido e rico dos melhores contos. Vale a pena!!

Gláucia 08/08/2011

Contos Brasileiros 2 - Vários
Os autores aqui são Clarice Lispector, João Antônio, Lygia F.Telles, Machado de Assis, Moacyr Scliar, Murilo Rubião e Wander Pirolli e os contos são divididos nos seguintes temas: Encontros, Desencontros, Fantasias e Descobertas. A maioria rende bons momentos de leitura, alguns um tanto quanto tristes, porém lindos.

oLeitor 04/06/2009

De olhos para ela...
Clarice está bárbara, e é tudo que sei dizer, o resto li de complemento, com perdões, até o Sir Machado de Assis...