Sete Faces da Ficção Científica

Marcia Kupstas

Resenhas - Sete Faces da Ficção Científica

Jose.Neto 26/10/2022

Prometeu e entregou.
Comecei a ler pois estava procurando uma história que havia lido na juventude mas não lembrava qual o nome do livro/autor e que felizmente faz parte de uma das histórias da obra (Aqui não existem nuvens).

As outras histórias também são otimas, ainda mais pra quem curte demais o gênero.

Joninha 14/05/2021

O livro abandonado que resolvi ler.
Como você viu no título, eu deixei para ler os livros que estavam "jogados" aqui no meu armário e peguei esse.
Esse livro é extremamente curtinho (você lê em horas) e é divertido! Ele cria um pequeno conto e desenvolve ele de uma forma nem acelerada e nem arrastada (obviamente, afinal, ele é curtinho he he).
O meu conto favorito é o do Genghis que é fenomenal - É uma espécie de terror cósmico que brinca um pouco com o conceito de criador e cria - E o meu outro conto favorito foi o Aqui Não Existem Nuvens, que é super interessante e reflexivo (inclusive, aquele final explodiu a minha cabeça).
Eu coloquei o livro com essa classificação, porque eu não achei ele um masterpiece talvez pelo seu formato narrativo. Mas em geral, ele é bem completinho e divertido.

Bruno Pereira 06/07/2014

Rôbos, experiências e viagem no tempo
O livro reúne um arsenal dos clássicos da ficção científica. Atenção especial para os contos: "Aqui não existem nuvens" e o "Expresso Oriente está fora do horário".

Em "Aqui não existem nuvens" a história se passa em uma utopia onde agentes são comandados por uma organização para vasculharem o céu à procura de uma fissura. Isso mesmo, pois as pessoas desse mundo vivem sob uma cúpula e a fissura dessa cúpula resultaria no fim da humanidade, porém o agente Karmel com apenas uma frase tem sua percepção da realidade alterada e assim ele e sua parceira iniciam uma busca para encontrarem a verdade sobre aquele mundo. O enredo é fantasticamente original e o final totalmente inesperado. Em minha opinião o melhor conto do livro.

O "Expresso Oriente está fora do horário" conta a história do casal Nartan e a gracinha Yuli que está viajando em um trem no planeta de Marte que pode fazer viagens para o passado. Ir para o futuro é totalmente proibido e quando algo dá errado nessa viagem é que a história toma outro rumo. Uma mistura de humor com ficção científica torna essa história a minha segunda favorita do livro.