O Poço e a Mina

O Poço e a Mina Gin Phillips

Resenhas - O Poço e a Mina

Beehlla 29/08/2023

Resolvi não mudar a nota
Esse livro se passa em 1931, ele já começa com um bebê sendo jogado dentro do poço da propriedade da família Moore. O livro segue com as duas irmãs Tess e Virgie, tentando descobrir quem fez essa maldade, elas fazem uma lista de possíveis mulheres, as que tiveram filhos nos últimos meses, e vão eliminando as que possuem seus bebês "são e salvos". Ao mesmo tempo narra a história da família Moore, a rotina deles e também o emprego do pai na mineradora da cidade. É abordado o racismo, as desigualdades e a luta das famílias moradoras de Carbon Hill.
A primeira vez que li esse livro, a nota foi 3,5 ?. Decidi não mudar a nota, pois ele é bom, mas poderia ter mais suspense referente a investigação. Mas é um livro bom e leve e te prende fazendo os personagens te conquistarem.

Vanessa 14/05/2020

Familia Moore
Ao andar da leitura do livro você começa a se sentir parte da família Moore, sofre com todas as situações que eles enfrentam, sente solidariedade por cada um individualmente.
Um livro que cumpre sua proposta, porém não há nada de sensacional sobre.

Jessé 06/09/2019

Simples mas eficaz no seu propósito.
Descobri esse livro fazendo algumas compras no site da Editora Manole, e navegando pelo site, encontrei esse livrinho. Estava na promoção por 10 reais, então pensei: há tá baratinho. Vou comprar.

Posso dizer que tive uma agradável surpresa. Mesmo porque andei pesquisando e notei que o livro é bem desconhecido entre os leitores aqui no Brasil.

O livro tem uma estória bem simples, mas muito gostosa de ler. Adoro essas estórias que se passam nos anos 30, e os cenários e as famílias retratadas, me lembrou muito filmes como Forrest Gump, The Man in The Moon, The Cider House Rules, entre outros.

Além de tudo a autora fez uma pesquisas bem legal sobre a cidade de Carbon Hill, e outras cidades mineradoras daquela época.

Outra coisa bem legal, é que a narrativa, alterna entre os 5 membros da família Moore, e presenciamos os acontecimentos sobre o ponto de vista de cada um.

Pra um livro de estreia, a escritora foi muito feliz. Recomendo pra quem esta procurando uma estória bem leve, divertida, que vai te deixar bem feliz ao final da leitura.

Daniela742 25/03/2013

A história começa quando Tess, uma menina de 9 anos, vê uma mulher que ela não reconhece jogando um bebê no poço de sua família. A partir desse ponto a autora faz uma crítica bem construída sobre a época em que vivem os personagens - a depressão americana -, principalmente sobre as precárias condições dos trabalhadores mineiros e a segregação racial. O livro flui com muita facilidade. Um ponto bem interessante é que cada personagem conta sua versão sobre o mesmo fato.

Não tem como não se encantar com a família Moore. Na busca para descobrir a identidade da tal mulher eles nos mostram os costumes e os acontecimentos da época. Eu recomendo!

Andréia Sk 05/11/2011

Muito bem construído, o livro relata os acontecimentos descrevendo o que os personagens PENSAM e não o que fazem. Interessante observar os diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto e como isso pode levar a conclusões precipitadas, ou como o compartilhamento de informações pode ajudar a resolver alguns mistérios da vida...

Jhonatan 10/03/2011

Por Jhonatan (CooltureNews)
Acesse www.coolturenews.com.br para mais resenhas e muitas promoções

“Ao fechar este livro, você sentirá saudade destes personagens.” – Fannie Flagg, autora de Tomates verdes fritos.

Se continuar assim, creio que tornar-se-á uma mania, em minhas resenhas, discordar das opniões de outros autores quanto aos livros em questão. Entretanto, quando você se depara com uma obra tão boa e cativante quanto “O Poço e a Mina” você é obrigado a ser um tanto quanto atrevido a ponto de querer corrigir as palavras da autora Fannie Flagg; os personagens deste livro não te deixam com saudade quando você termina suas histórias, isso acontece muito antes disso. Logo nas primeiras páginas você já se sente parte da família da Tessie.

O enredo principal da história inicia-se em uma noite em que Tess estava na varanda, observando de longe o seu poço, e flagra uma mulher – a qual ela não reconhece – jogando um bebê lá dentro. Chocada com tal acontecimento, ela conta isso à sua irmã, Virgie, e posteriormente à seus pais, Albert e Leta, os quais inicialmente não acreditam na garota. Entretanto, no dia seguinte, Leta acaba tendo uma desagradável surpresa quando, ao tentar tirar água do poço, acaba puxando de lá um pequeno cobertor.

“Depois que ela jogou o bebê, ninguém acreditou em mim pelo maior tempo do mundo. Mas eu continuava a ouvir o barulho da água.” – Página 13

A partir de então, durante todas as as noites, Tess tem pesadelos com o bebê, sonhando que estava lá no poço, junto com ele. Ela e Virgie decidem, então, tentar encontrar a Mulher do Poço, para descobrir quem ela é e os motivos para ela ter cometido tal ato, imaginando que assim os pesadelos de Tess teriam um fim.

Entretanto Gin Phillips não para por aí, existem várias outras coisas que acontecem paralelamente a “investigação”. Com uma crítica social e moral fortíssima vemos o trabalho nas minas de carvão, o preconceito com pessoas negras, o trabalho infantil e muitas outras coisas que nos fazem parar para refletir. Esse realmente é um daqueles livros que dá tapas na nossa cara. Se Albert mostrou à seus filhos a vida das crianças que precisam trabalhar na lavoura, o que toda sua família não mostrará à vocês?

Outro fator que traz uma magia toda especial para esse livro é o fato de ele ser narrado em primeira pessoa por cada um dos cinco membros da família de Tess, fazendo com que as personagens ganhem vida autônoma. Sendo assim, a cada momento você vê a história do ponto de vista de uma delas, fazendo com que você se identifique com suas características específicas e únicas, com seus medos e suas dificuldades.

É incrível como Gin consegue te colocar na visão da Tessie, com sua grande imaginação e sua inocência; de Virgie, com suas preocupações com o futuro; de Jack, o irmão cassula, que nos mostra o que ainda está por vir no futuro da família; de Leta, seu pesado trabalho em casa e sua preocupação constante sobre seus filhos; e Albert, com sua aventura abaixo da terra coberto de poeira e mais poeira de carvão. Todos os personagens são cativantes e interessantes, até mesmo a Mulher do Poço nos consegue trazer uma lição importante.

Procure conhecer essa belíssima história e suas várias facetas. Desde a inocência de Tessie, até a responsabilidade de Albert, tudo neste livro te encantará e te marcará. Uma história emocionante, carivante, bela e moralizante.

“Eu pensei: será que mamãe algum dia olhou para o poço e pensou em como sua vida poderia ser mais fácil?” – Página 26
Daniela742 27/11/2012minha estante
Ja tinha interesse em comprar o livro, depois que li sua resenha essa vontade só se confirmou...!