Geografia da Fome

Geografia da Fome Josué de Castro

Resenhas - Geografia da Fome

Larissa Zuque 02/11/2019

A fome é um problema social!
Dizer que a fome é um problema social é, indubitavelmente, uma grandíssima obviedade. No entanto, como escreveu Darcy Ribeiro - em um brilhantíssimo texto com o título 'Sobre o Óbvio' - nossa realidade se apresenta em camadas sobrepostas que acabam por a falsearem; ideologicamente não desvendam - porque não querem desvendar - o real. Com isso, os cientistas trabalham desvelando essas camadas; tornando evidente as obviedades que estruturam nossa frágil realidade social.

Pois bem, Josué de Castro faz isso em a Geografia da Fome. Sim, o autor ainda estava preso em algumas amarras propostas por um visão determinista... No entanto, A Geografia da Fome traz à tona a realidade frágil de um Brasil com heranças coloniais entranhadas, não só em nossas relações sociais e econômicas, mas também nas modificações sistemáticas do meio, mostrando a devastação geográfica do Nordeste - antes como polo mais produtivo e rico do Brasil colonial - e posteriormente, como um solo desgastado e pobre como consequência dos anos de exploração. Fala de um país marcado pela monocultura, pela agro-exportação, do subdesenvolvimento como um projeto de nossas elites, enfim, de como isso gera o fenômeno doloroso da fome.

Em suma, é sempre necessário - principalmente em tempos de retrocesso como o nosso - reafirmar o óbvio! Por isso, Josué necessita ser lido, relido, revisitado!