O Regresso

O Regresso Rosamunde Pilcher

Resenhas - O Regresso

Anne724 03/03/2024

O melhor que já li!
Li um total de 5 vezes, é muito bom ter leituras que te fazem flutuar e te envolve totalmente na história!!

Regis 14/02/2024

Uma história de crescimento em meio a tragédia da guerra
Esse é o primeiro livro de Rosamunde Pilcher que leio e reconheço que é uma boa leitura, simples e comovente fazendo jus a sua fama mundial.

A autora conta a vida de Judith Dunbar de forma tocante e sensível abordando suas relações familiares e de amizade durante a Segunda Guerra Mundial e seu inevitável amadurecimento nesse período tão duro e estarrecedor; cheio de perdas inestimáveis e sofrimento, em uma Europa completamente tomada pelo medo e a determinação de buscar a vitória diante de tanto terror.

Judith Dunbar é uma personagem interessante e sua história entrelaçada com a guerra é completamente crivel e cativante ao mesmo tempo.
Apesar dela não despertar a piedade do leitor voluntariamente, é difícil não se sentir tocada por tudo que ela enfrenta durante esse período tão conturbado da história humana.

O desenvolvimento de Judith é maravilhoso de acompanhar, mas não posso dizer o mesmo do desenvolvimento de outros personagens. Esse é um livro longo, onde a autora teve a chance de aprofundar todos os aspectos dos personagens, mas, infelizmente, não foi bem assim. Senti um pouco de falta de um aprofundamento maior nas emoções de alguns deles, e achei que o final do livro foi um pouco genérico, mas isso não me  atrapalhou muito gostar da história.

Em vários momentos a autora conseguiu me emocionar com sua narrativa descritiva e envolvente o que me fez apreciar bastante o livro: costumo gostar muito de histórias que abordam complexas relações familiares e que têm a guerra como pano de fundo, mas acho que minha expectativa para essa leitura foi grande e me frustrou um pouco. Não me entendam mal, gostei muito do livro, mas queria ter amado.

Já está em minha lista o best-seller da autora Os Catadores de Conchas e pretendo não ir com excesso de expectativas, como fiz com O Regresso, que me foi muito recomendado.

Recomendo para todos conhecer essa grande autora e a tocante história de Judith, pois vale a pena.
Mariana 14/02/2024minha estante
???????? ???? Gostei demais!!!

Regis 14/02/2024minha estante
Obrigada, Mariana! ? ?

Elton.Oliveira 14/02/2024minha estante
Já li bastante sobre a segunda guerra e não me canso de descobrir novas boas leituras.... Há um material muito vasto e diversificado sobre personagens fantásticos que vale muito dedicarmos um tempinho para conhecer .... Uma ótima resenha Regis !

Regis 14/02/2024minha estante
Obrigada, Elton! ?
Esse, também, é um período da história que eu gosto muito quando é abordado em filmes e livros. Se tiver dicas estou aceitando. ?

CPF1964 15/02/2024minha estante
Segunda Guerra...Sou especialista (sic) neste assunto. Apesar de ser de Exatas.

CPF1964 15/02/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Regis. Perfeita como sempre.

CPF1964 15/02/2024minha estante
Li umas 40 páginas do livro das Conchas.....

Elton.Oliveira 15/02/2024minha estante
Regis ... Os livros que li , referente às guerras mundiais ....

Com uma pegada um pouco mais suavizada li : Anne Frank, A Menina que roubava livros (para mim o melhor) , O Tatuador de Auschwitz , A Mercadoria Mais Preciosa.

Com um lado bem real , contado em detalhes , li : Os Bebês de Auschwitz, Eichmann em Jerusalém.

E também quis ler a biografia de Winston Churchill de Martín Gilbert pois sou fã do veinho e sabia que ele tinha participado das duas guerras ....

Creio que você já leu alguns desses ! Eu gostei de todos !

Regis 15/02/2024minha estante
Desses que citou já li dois, Elton... rsrsr
Já li: Anne Frank e A Menina que Roubava Livros, mas tenho curiosidade pela biografia de Winston Churchill desde que assisti The Crown.
Gostei das dicas, vou aumentar mais uma vez minha lista, já, quilométrica. Rsrs

Obrigada, Cassius! ?
Leu quarenta páginas e desistiu? É tão terrível assim?

Regis 15/02/2024minha estante
Cassius, eu li uns livros sobre as Grandes Guerras, mas vi muitos documentários, filmes e séries. Durante a pandemia assisti Band of Brothers e The Pacific.

CPF1964 15/02/2024minha estante
Você precisa ler O Rouxinol da Kristin Hannah. Um dos melhores com certeza.

CPF1964 15/02/2024minha estante
A maioria dos livros que leio são sobre Segunda Guerra.

Regis 15/02/2024minha estante
Vou anotar O Rouxinol também, Cassius. Obrigada pela dica. ?

Elton.Oliveira 15/02/2024minha estante
Vou pegar essa dica também ?

CPF1964 15/02/2024minha estante
Thayná terminou esta semana. 5 estrelas e favoritado.

Elton.Oliveira 15/02/2024minha estante
Já olhei e vi que tá topado nas estrelinhas .... Deve ser um baita livro ! ????

CPF1964 15/02/2024minha estante
Lembrando que o livro é de ficção. Porém os dados históricos foram preservados.

CPF1964 15/02/2024minha estante
De Não Ficção sugiro o do Martin Gilbert. Calhamaço.

CPF1964 15/02/2024minha estante
Prezado Elton... Se você não amar está autorizado a colocar o meu nome na boca do sapo...???

Regis 15/02/2024minha estante
Essa dica vai render até boca de sapo? ?????

Elton.Oliveira 15/02/2024minha estante
Já vou deixar um sapo aqui no terraço de casa .... ???? Mas creio que não vai ser preciso de tantas estrelinhas que tem no livro !!!

????

CPF1964 15/02/2024minha estante
Eu, Cassius.. portador do RG 123... e do CPF xxx.xxx autorizo para os devidos fins, Elton e Regis a colocarem meu nome na boca de um sapo caso os acima citados na curtam a leitura de O Rouxinol da Kristin Hannah. Sem mais para o momento e na plena convicção que o sapo não será utilizado despeço me... Atenciosamente, Cassius

Elton.Oliveira 15/02/2024minha estante
Grande Cassius ! Acho que vou te mandar pro sapo de qualquer jeito !!! Gostei de vc !!! ????

CPF1964 15/02/2024minha estante
Nada disso, Elton. Você irá favoritar o livro....

???

Regis 16/02/2024minha estante
Em meio a tudo, só estou com dó do pobre sapo se a leitura não for cinco estrelas. ?????

CPF1964 16/02/2024minha estante
Será 5 estrelas e favoritado, amiga Regis...

CPF1964 16/02/2024minha estante
Nova série no Ar.. Tipo Band of Brothers e The Pacífico.....MESTRES DO AR.

Regis 16/02/2024minha estante
Ouvi falar, Cassius, e vi que, assim como Band of Brothers, foi criada e produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks. Vou assistir assim que possível, são apenas dez episódios.??

Exatamente, Régis. Spielberg.

Elton.Oliveira 16/02/2024minha estante
Comecei a assistir .... A série é muito boa mesmo ! Cassius é o mestre das dicas ?!? ???

CPF1964 16/02/2024minha estante
???. Se estiver com insônia posso te recomendar um livro.

Elton.Oliveira 17/02/2024minha estante
Não meu amigo !!!
Você já me indicou um livro que automaticamente viraram dois na minha lista de leitura e mais uma autora que já quero conhecer mais.... já quero passar na frente de outros ???.... tô vendo que acompanhar,tanto vc ,como Regis, farão um estrago nas minhas listas ... Mas estou gostando!! ?

Regis 17/02/2024minha estante
Minhas listas também estão um verdadeiro caos, Elton, mas é divertido sempre ter ótimas dicas para escolher a próxima leitura. Já desisti de seguir a ordem da minha faz tempo. ????

HenryClerval 17/02/2024minha estante
Ótima resenha, minha linda! ??????

Regis 17/02/2024minha estante
Obrigada, Leandro! Você é sempre um fofo! ?

AndrAa58 18/02/2024minha estante
Obrigada pela resenha, Régis. É um romance histórico? Despertou minha curiosidade

Regis 18/02/2024minha estante
Por nada, Andréa. ?
É um romances histórico sim.

AndrAa58 18/02/2024minha estante
Oba! Adoro ?

jacqueline 24/01/2024

Achei um livro interessante, mas com um final muito banal . Acho que deveria ser mais detalhado o fim do livro e , não ter sido terminado somente com uma frase!

Wivy.Lima 15/10/2023

Como um abraço depois de anos.
Minha primeira experiência com Rosamunde Pilcher e já quero mais contato com outros livros da autora. Sem muitos floreios e sem palavras complicadas, a autora escreveu uma linda estória de amadurecimento com a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo. Claro que pode haver momentos de estresse por ser um calhamaço de mil páginas, mas a autora sabe manusear o trajeto de crescimento da protagonista, dos amigos da mocinha e os momentos antes, durante e depois da guerra.
No fim de tudo, sobra apenas o desejo de ter a mesma sorte da mocinha Judith - mesmo com tantos infortúnios e empecilhos - e conhecer um lugar como Nancherrow, e ter um lugar que se possa regressar.
Anne724 03/03/2024minha estante
Te recomendo O Dia da Tempestade dela

Elves com 2 E 07/09/2023

Eu esperava muito mais desse livro, tanto pela sinopse, quanto pelos excelentes comentários a respeito. Eu amo dramas familiares e principalmente, a temática da 2° guerra Mundial, sempre gostei de livros grandes, mas lógico, quando existe uma boa narrativa, que prenda a minha atenção, sem aquela famosa barriga, cheia de enrolação. A quantidade de páginas em O regresso, me fez acreditar que os personagens seriam bem explorados em seus sentimentos, levando-se em conta tudo que envolve a vida da protagonista, que já começa o livro tento que se afastar de seus pais e irmã mais nova, ainda muito jovem. A sensação que tive é que a autora focou mais nas descrições dos ambientes e dos fatos históricos, deixando de lado, os sentimentos envolvendo os personagens. Falta tempero no contar da estória, para sentir a dor dos personagens, se envolver nos momentos de ternura e familiares, ou torcer por algum casal. O envolvimento da protagonista com o suposto "mocinho" chega a ser brocante, como que para finalizar a história, ele é simplesmente jogado como uma última opção, no final do livro. Chega a ser impressionante o fato de ter conseguido finalizar o livro em duas semanas. Darei uma nova chance para a autora, mas pra esse não regresso mais.

jbueno2023 31/12/2022

Decepcionante
Adoro os livros da Rosamunde Pilcher, porém, me decepcionei com este. Ela poderia ter contado a história em 300 páginas, mas preferiu descrever cada cena minuciosamente, produzindo um calhamaço de 1091 páginas. Totalmente desnecessário metade do que foi escrito. Não recomendo.
Ane 08/01/2023minha estante
Sem contar que um livro dessa grossura se torna difícil manuseio, não acho posição confortável, pensei em desistir mas estou quase na página 800 então estou indo adiante.

jbueno2023 08/01/2023minha estante
Verdade Ane, todo o tempo tive vontade de desistir, mas agora falta pouco, vc consegue.

Ane 09/01/2023minha estante
Por acaso vc já leu o " Solstício de inverno? Dessa mesma autora, eu lendo o Regresso percebi várias coisas parecidas com o Solstício ?

jbueno2023 10/01/2023minha estante
Sim, eu lí Solstício de Inverno e gostei muito. Realmente, tem semelhanças, mas era muito melhor que este?

Ane 10/01/2023minha estante
Tbm achei o Solstício melhor que esse.

Izabelle 30/12/2022

Singelo, linear, e maravilhoso. Como um abraço.
Decidi ler o regresso após velo numa lista do TikTok de livros grandes. Nunca havia lido nada da autora, nem sabia da sua existência, porém por AMAR calhamaços, logo comprei. Esse livro é peculiar e não indico para todos pois:
1) tem quase 1200 páginas.
2) não há grandes acontecimentos ou plot twists, tudo já é meio esperado.
3) não há heróis, nem heroinas, e apenas um breve vilão.

Dito isso, minha opinião:
Esse livro me arrebatou pelos fatos de trazer paz com a história, da mesma de passar num ambiente tranquilo, cercado por paisagens, e situações triviais. O livro prece uma pintura do Monet ou do Renoir. A Judith foi a personagem da literatura que mais me identifiquei até hoje. É uma jovem mediana, sem grandes feitos, acostumada com a solidão e distância da família. Tb sofreu questões com o amor. Nos podemos acompanhar 10 anos de sua vida, que passam num piscar de olhos.. o livro é sobre ela, e como seguem seus dias durante 10 anos lidando com a distância da família, uma paixão, mudanças financeiras e questões interiores. Recomendo para quem gosta de calhamaços. Ler esse livro foi como um abraço.

Elaine 29/11/2022

Simplesmente o melhor livro da Rosamunde. Uma história linda e cativante. Vale a pena ler. E não se assustem com o tamanho, a história é tão envolvente que quando se dá conta já tem lido várias páginas.
Gislaine.Ribes 11/04/2023minha estante
Também considero o melhor livro dela. Sabes de alguma outra autora semelhante? Pois esta, como deves saber, faleceu.

Débora 24/07/2023minha estante
Tbm acho o melhor dela

Thainara Ramalho 24/11/2022

O Regresso
Que livro MARAVILHOSOO!
Leitura envolvente que te prende do início ao fim, personagens muito bem construídos e uma história incrível.

Reginaldo Pereira 27/03/2022

?A guerra terminou. Podemos fazer qualquer coisa.?
Estas são frases dos últimos parágrafos de uma obra bastante fascinante! Um ?tijolo? de 1.091 páginas, mas cuja fluidez é extremamente incrível (tanto que o li em 2 semanas)!
O livro conta uma década da vida de Judith Dunbar, a encantadora, admirável e corajosa heroína, entre os seus 14 e 24 anos; e tendo como pano de fundo o limiar da 2a. Guerra Mundial.
Juntamente com todos os personagens que surgem ao redor de Judith, o paralelo que a autora faz com a inicial sombra da guerra, a própria guerra em si e o pós-guerra, na minha opinião, são o ponto alto do livro. E nos faz pensar em tudo o que realmente ocorreu dentro dos lares, o impacto nos sonhos, na primeira metade da década de 40.
Outro ponto a se destacar é o detalhe descritivo de Rosamunde, que consegue nos transportar para cada local diferente descrito no livro.
Confesso que não me encantei muito com o final da obra. Me fez lembrar um pouco ?novela da globo?, com conclusões um tanto apressadas, rumo ao ?felizes para sempre?. Mas em nada isso diminuiu a sensação prazerosa de ter feito parte dessa aventura!
E só pra concluir: se o paraíso existe, ele dever ser muito parecido a Nancherrow!!

Jesse 20/02/2022

alguem me leva pra nancherrow
nao sei nem como começar essa resenha, pq esse livro foi um divisor de aguas na minha vida, tanto como leitora e como pessoa. entenda, sempre gostei muito de ler, porém o meu máximo eram livros de até 600 páginas, ou então livros de fantasia de 900 que você lê em um piscar de olhos. o regresso da rosamunde pilcher foi uma experiência completamente diferente.

o livro é um belo de um tijolo com as suas quase 1100 páginas, além de não ser um "livro fácil". conta sobre os dez anos da vida da menina judith dunbar, em meados de 1935-1945, durante a segunda guerra mundial. é um romance bucólico, extenso e denso. a autora foca em detalhes minuciosos na narrativa, se alogando em vários assuntos que para algumas pessoas, possa tornar a leitura maçante e cansativa, mas com essa história, percebi que romances descritivos desse estilo são os que realmente me cativam.

além que a escrita da pilcher é algo de outro mundo, ela te faz ter uma experiência com a história que chega ser bizarra. por ser tao descritiva, ela te joga para dentro do mundo que criou. muitas vezes parecia que eu estava vivendo tudo ao lado de judith, talvez se eu me esforçasse um pouco, pudesse até ouvir as falas sendo ditas pelos personagens. o cenário que ela criou é incrível, tanto cornualha, quanto nancherrow ( q eu me apaixonei completamente) a dower house, e a vida da judith em um geral. alem de ser um livro interessante para os amantes de história, pois mostra eventos históricos importantes no ponto de vista de uma jovem de 1940.

um livro que realmente vai me deixar saudade, mas que tb sinto um alívio ao ter chegado ao fim.
Reginaldo Pereira 17/03/2022minha estante
Comecei ontem e, apesar de já estar empolgado, sua resenha apenas reforçou a minha expectativa!!

LuKütter 02/08/2021

MA-RA-VI-LHO-SO
Quero um tempinho pra comentar depois. Agora engatei outras leituras.... e esse merece um comentário digno.

Tatiana.Ruiz 10/04/2021

Perfeito
Melhor leitura de 2020. Com certeza aprendi muito sobre a guerra e sobre os canos de concentração japoneses. Recomendo com intensidade

Laranfm 23/11/2020

Uma história linda, como todas da Rosamund pilcher, e como sempre Rosamund nos faz viajar e adentrar em uma outra época em um outro país... com personagens muito bem escritos você cria empatia pelos dramas pessoais deles e se encanta com a história! Um livro de mais de mil páginas que você simplesmente devora! Uma história que guardo dentro do coração!

Marina Cosette 25/08/2020

Livro maravilhoso, leve e bem construído
Amei, como tudo que Rosamunde criou. O livro é ótimo, a história é leve e te transporta as mais lindas paisagens da Cornualha. A única coisa que alguém poderia reclamar é o peso de segurar ele por tantas horas, mas vale a pena!

Tenho curiosidade de discutir a construção das personagens, caso alguém tenha interesse! :)
Leitura e . 25/08/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto