A sabedoria nossa de cada dia

A sabedoria nossa de cada dia Augusto Cury

Resenhas - A sabedoria nossa de cada dia

Nathalia Almeida 31/05/2022

Conhecer-te
" [...] O amor tem uma capacidade muito maior de imprimir marcas e traços do que os pinceis, as laminas, as notas musicas e asa ideais. Mas como é possivel o eu mar os outros, se não tem uma relação afetiva e carinhosa com ele mesmo e com a sua propria existencia? [...]"

Helen.Francineli 25/09/2021

Reflexivo
Imaginei que "o segredo do pai nosso 2", iria realizar a reflexão sobre a oração do pai nosso. Cury nesta obra, falou muito sobre como devemos tratar o nosso eu, como devemos colaborar com nossa sanidade e evitar as janelas killer e como reeditar a nossa história.
Fez alusões em alguns momentos, com estrofes da oração e a comparação de alguns fatos com a nossa psique.
Esperei mais, porém serve de aprendizado.

jmfrolim 20/04/2021

Simples e Inesperado
O livro é simples, o autor vai direto ao ponto, mas o que é engraçado é nessa segunda parte de Pai Nosso (a oração mais feita no mundo e menos compreendida segundo o autor) é a riqueza de mensagens que se pode extrair de algo tão simples.

O livro não tem em pretensão de ser religioso ou teológico, portanto, quem possuir essa expectativa provavelmente não vai gostar da leitura, não é também um conteúdo de autoajuda, na verdade o que o autor faz é mostrar através das mensagens na oração ferramentas (ou comportamentos) que ajudam a cuidar da emoção.
Segundo o autor ao proferir essa oração Jesus queria provocar o "choque intelectual, e não apenas espiritual, na humanidade. Queria desengessar a mente humana para que homens e mulheres, religiosos e céticos enxergassem Deus, a existência e as relações sociais por múltiplos ângulos. Todo ser humano cria um deus no seu imaginário, mesmo os céticos. Um deus que frequentemente é distante e alienado, ou tirânico e controlador."

De forma clara o objetivo do livro é mostrar de forma simples e que seja compreensível, conceitos importantes sobre como cuidar da emoção, como a mente funciona, como são construídos os pensamentos, como o cérebro (o nosso hardware) armazena os pensamentos, como fazer para gerenciar os pensamentos e controlar as emoções positivas e negativas, lógico que não totalmente, mas de modo a não ser refém delas.

Mostra também a diferença entre o pensamento real e o virtual, todos esses conceitos são bem abstratos e fazem parte da tese de doutorado do autor, ainda assim ele expressa isso de forma simples para qualquer pessoa que ler o texto possa compreender e utilizar as ferramentas de gestão da emoção!
Toco 11/05/2021minha estante
Como faço para comprar?

Andrei Goleiro 22/10/2023

Superou minhas expectativas
Um livro muito interessante,o autor aborda os segredos do pai nosso ,faz uma grande crítica ao meio religioso,mostrando o ponto de vista da filosofia e psicologia ao observar a oraçao do pai nosso.

Um livro que indicaria para qualquer um. Vale a pena.

Erica 30/03/2020

Uma análise da segunda parte da oração do Pai-nosso sob um olhar psicólogico e filosófico

Lídia 24/06/2022

muitos insights com esse livro
A riqueza em cada página desse livro me faz somente admirar mais o autor e a psicologia! Essa obra além de relatar bem sobre essa parte ?a sabedoria nossa de cada dia? da oração do pai nosso traz também uma visão da mente humana por meio da Psicologia no teor que muitas pessoas não param pra refletir, inclusive eu mesma. Vale muito a pena a leitura, ver como Jesus é sábio e demonstrou sabedoria em cada palavra da oração do pai nosso é muito lindo de se ver.

Vivi 14/06/2023

A sabedoria nossa de cada dia
É um livro curto, muito bom para gerar ótimas reflexões.
Não havia ainda lido nada desse autor, que inclusive é brasileiro, ele disserta sobre a oração do Pai Nosso.
Eu gostei das reflexões que ele propõe ele dialoga com várias áreas.
Leiam!

Sayonnara 15/04/2020

Leitura boa e didática, percepção das próprias características durante a leitura.

jAlia372 20/06/2022

lindo!!!
demorei muito pra ler mas é um livro muito lindo!!!! explora a psicologia da oração do Pai nosso e fala sobre coisas que nós mesmos inventamos e colocamos como obstáculos, amei cada pedacinho e vou recomendar pra todo mundo!!

Amanda.Ferreira 19/11/2020

Devo ser teimosa em ler os livros do Cury ainda. Pq são sempre livros que floreiam muito, vão pra outra direção, pra depois voltar e às vezes nem se consegue fazer a conexão. Tema interessante, abordagem prolixa!

May 20/06/2014

Nos dai hoje...
Gosto muito e acho super interessante a forma como Augusto Cury ver e lida com as coisas... Já li alguns outros livros do autor e gostei bastante, ele me faz refletir sobre diversas coisas que haviam passado despercebidas por mim devido a rotina do dia a dia entre outros... Nessa obra, Cury nos mostra de fato a verdadeira sabedoria através de pensamentos inteligentes e questionadores.
Uma coisa que me deixou um tanto intrigada, foi a repetição de algumas coisas que também apareceram nos seus outros livros, mas de uma vez, longe da história ter ficado chata, mas achei repetitiva todo aquele papo que já tinha visto nas suas outras obras... Mas é um livro que vale a pena ser lido.

Danielle M Tostes 17/04/2022

Nesse segundo livro, o foco é no ser humano e nas suas necessidades diárias. Ele traz diversas reflexões sobre a maneira saudável de se viver, tratando principalmente do cuidado com a saúde mental e sobre como gerenciar pensamentos e emoções. Gostei bastante!

Denise 09/04/2020

Incrível, assim como o primeiro livro. Para quem tem interesse na área de psicologia, e até para quem não conhece muito, livro bem esclarecedor.

Brenda.Leticia 10/02/2022

A mesma linha de livros anteriores
Quem conhece a escrita do augusto Cury e já leu diversos livros dele, sabe que o autor gosta de usar várias expressões para uma mesma ideia. Em suma o livro é bom pois te faz refletir sobre a vida em diversos aspectos e e isso que eu gosto nos livros do Cury. Cada um traz uma mensagem diferente apesar de terem algumas coisas em semelhança.

Letícia Motta 04/08/2020

OS SEGREDOS DO PAI-NOSSO II
Na intenção de desvendar os mistérios nas palavras de Jesus e de revelar seu poder transformador, Augusto Cury escreveu a coleção ‘’Os segredos do Pai-Nosso’’ e este é o segundo livro. Apesar dos dois livros se completarem, eles são independentes, não importa a ordem lida. O primeiro livro fala sobre os estudos sobre as características de Deus, já o segundo fala sobre a personalidade humana, seus conflitos e dilemas.

O livro em si analisa cada trecho da oração do Pai-Nosso com um olhar mais psicológico e menos espiritual, por isso os termos ‘’conflitos’’ e ‘’dilemas’’ usados na sinopse. Essa leitura nos ajuda a desmembrar o Pai-Nosso para conseguirmos aplicá-la no nosso cotidiano, e nos mostra a importância do equilíbrio, da saúde mental, que muitas vezes encontramos nas nossas crenças. Quando temos uma relação saudável com nossa religião e nossas crenças, sejam elas quais forem, nós nos aproximamos do nosso equilíbrio, e com esse equilíbrio atingimos o amor, nosso autocuidado, nossa felicidade, nosso auto-conhecimento (entenderam aonde quero chegar, né?).

Não foi uma leitura fácil pra mim, por ler obras do Augusto Cury há um tempo, encontrei vários trechos e análises repetitivas de outros livros dele, o que me desmotivou um pouco, e o tema pra mim foi algo muito invasivo, mas isso é uma opinião MUITO pessoal minha, acredito que religião não seja algo discutível então em alguns momentos houve um pequeno desconforto, foquei no propósito do livro que era a análise mais psicológica e até mesmo filosófica em alguns momentos, mas como era de se esperar, o conjunto da obra me deu um resultado muito positivo. Dr. Cury sempre encontra uma brecha nos seus livros para dar aquela sensação de que fala diretamente com o leitor e isso é gostoso demais nos livros dele.