As aventuras de Ngunga

As aventuras de Ngunga Pepetela

Resenhas - As Aventuras de Ngunga

Mari356 24/03/2024

É um livro simples, com uma história simples mas bonita. Um infantojuvenil escrito para as crianças angolanas sobre crianças angolanas.
Fala sobre a luta de libertação de Angola e o MPLA.

José Ricardo 04/01/2024

Ngunga sempre esteve dentro de nós
Entre as muitas metas que tracei para 2024, está a leitura de autores que representem todos os países de língua portuguesa. E comecei o ano com Pepetela, de Angola.

"As aventuras de Ngunga" vieram de uma maneira curiosa. O livro estava no meu Kindle, nem sei há quanto tempo. Iniciei a leitura nos últimos dias do ano passado e, mesmo o livro sendo curtinho, interrompi por várias vezes a leitura. Ora para ler outras coisas (gosto de intercalar as obras) ora para cuidar dos afazeres da vida.

Mas (in)conscientemente eu poderia estar demorando um pouco mais para degustar a narrativa. O livro traz, mesmo em um ambiente de guerra, uma suave música interna que parece acompanhar esse menino de 13 anos que começa a se transmutar em homem diante dos nossos olhos.

De kimbo em kimbo, com ganhos e perdas, o protagonista às vezes conta apenas com a companhia do leitor. Está sempre em busca de algo ou de alguém.

Ele descobre o egoísmo, a corrupção, a mentira, a fome. Mas também encontra também a amizade, a solidariedade e até mesmo o amor.

Ngunga sempre esteve dentro de nós e só descobrimos isso quando o lemos. E quando o livro termina, ele fica. Fica no nosso "de dentro".

Paula1882 16/02/2023

Apesar de se passar durante uma guerra, de falar da maldade dos portugueses que não aceitavam a liberdade do povo angolano e de abordar os problemas que existiam até mesmo entre os camaradas, é um livro fofo. Que exista dentro de nós um pouco de Ngunga!

Francisca 09/12/2021

Que visão distinta que essa leitura me proporcionou. Muitas reflexões e questões de serem pensadas, a infância roubada de um menino de 13 anos pela guerra colonial na Angola. Leitura para uma cadeira da faculdade, mas muito interessante de ser feita.

SimoneSMM 24/01/2021

Ngunga é o adolescente, o sonhador, o solitário, o questionador, o observador, que em algum momento da vida existe em nós.
Órfão, sozinho, perdendo amigos, fazendo novos amigos, exercitando seu senso de justiça, exercitando a coragem de querer mudar o injusto, de defender o frágil no ser humano e de não querer ser escravo... quer ser "pessoa... não, animal doméstico "

bia 01/10/2020

Conheci esse livro através da minha professora de Gramática. Já tinha lido "Mayombe" ano passado e amei a história, a escrita, o tema. Não foi diferente em "As Aventuras de Ngunga".
Embora curto, é um livro muito bem escrito, adoro a forma direta mas meio poética que Pepetela escreve. A descrição das personagens, do ambiente caótico e natural, das relações entre personagens principalmente são muito bonitas e a construcao da história em torno delas também é maravilhosa.

Ana 07/08/2020

Esse livro é muito legal.
Senti como se fosse Mayombe contado pelo ponto de vista de uma crianca (Não quero dizer que um substitua o outro).

Gabriel 01/04/2020

A história se passa em torno de Ngunga, um menino órfão que percorre os kimbos de Angola durante a guerra de independência contra os portugueses. Eu seu caminho o menino de 13 descobre o valor das amizades que vai criando em meio ao infortúnios da guerra.

Militcha 25/12/2018

Livro encantador
Um livro simples, com uma pequena história do pequeno Ngunga que desbrava Angola no período das lutas de libertação.

O livro é interessante por retratar um contexto histórico e, mais especificamente, a relação dos locais com os colonialistas. Achei fantástica as simples lições de vida que o livro traz!

TatyBrito 18/02/2012

As Aventuras de Ngunga
As aventuras de Ngunga, romance de Pepetela (pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, combatente na frente leste, em Angola) foi escrito em 1972 em plena floresta de Mayombe e publicado inicialmente em forma de mimeografia.
A obra, que inicialmente continha um caráter pedagógico, apresenta em seus 29 capítulos curtos, a história do jovem órfão Ngunga, que com apenas 13 anos e cheio de inocência se vê sozinho no mundo, após ter perdido seus pais em um dos muitos confrontos entre guerrilheiros e colonialistas pela independência de Angola.
Ao longo da história vamos acompanhando o amadurecimento de Ngunga, que, andando de um kimbo a outro, começa a descobrir a corrupção, a fome, a mentira, a solidão e avalia quem está agindo realmente em favor da causa ou em benefício próprio. Além da luta constante, Pepetela menciona questões culturais, como a venda de mulheres.
A narrativa possui linguagem simples e se desenvolve a em cima dos diálogos entre personagens. O glossário auxilia bastante pois são utilizados muitos termos regionais.