Nadja

Nadja André Breton

Resenhas - Nadja

Carla Martins 06/02/2013

Nadja
Uma amiga me indicou este livro, dizendo: "Nadja é o livro da minha vida". Aí, a curiosidade veio, bateu e ficou. Comprei o livro na feira anual da USP e logo comecei a ler. Para curtir a história e penetrar na trama é preciso mergulhar de cabeça no surrealismo. E, para ter idéia do que me esperava, bastou olhar a capa do livro. Nadja é imaginação pura.

Ler a obra foi uma experiência ótima, mas completamente diferente.

André Breton é o narrador-personagem do romance. A história gira em torno de sua busca por Nadja pelas ruas de Paris. Durante a trama, os dois se enconotram por acaso algumas vezes e desencontram-se em outras ocasiões.

O mais legal do livro é que, apesar de a história ser completamente fantasiosa, intimista e subjetiva, o autor recheia o livro com fotos de locais reais de Paris, dando o tom de realidade na medida certa ao leitor.

Fora a importância do romance, tido como expressão máxima do "Manifesto Surrealista", Nadja vale a pena principalmente porque viver a vida sempre com base apenas na realidade nua e crua é chato demais.

Quando eu conseguir terminar a fila de livros que tenho pra ler, vou reler Nadja. Acho que esse é o tipo do livro que se deve reler de tempos em tempos, pois cada vez as descobertas serão diferentes e surpreendentes.

O Manifesto Surrealista

O Manifesto do Surrealismo foi publicado pelo escritor francês André Breton em 1924, e trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte.

Seguido do Dadaísmo (movimento que propunha a oposição por qualquer tipo de equilíbrio), o surrealismo impunha o chamado automatismo psíquico, "estado puro, mediante o qual se propunha transmitir verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio o funcionamento do pensamento; ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral".
mj 24/11/2013minha estante
mas eai,porque o dois ???