Plano de Ataque

Plano de Ataque Ivan Sant'Anna

Resenhas - Plano de Ataque

Tiago Queiroz 10/10/2021

Sensacional
O livro é excelente. O autor conta todo o planejamento dos atentados de 11 de setembro e sua execução, começando desde o atentado de 1993. Praticamente metade do livro é sobre o planejamento, a preparação e a vida dos terroristas antes do fatídico dia. O autor também narra tudo o que se sabe que aconteceu a bordo das aeronaves sequestrados e a ação (ou inação) das de certas autoridades.
Um ponto fraco é a falta de uma análise dos danos causados às estruturas que as levaram a colapsar, bem como uma explicação de como um terrorista com limitada experiência foi capaz de atirar um avião a 900 km por hora em cheio contra um prédio de apenas 5 andares.
De qualquer forma, essas falhas não tiram o mérito da obra, que continua sendo um livro objetivo e eletrizante.

Felipe Sampaio 10/07/2012

Resenha: Plano de Ataque, Ivan Sant'anna
Esse livro relata mais do que uma história real, relata várias pequenas histórias que emocionam e envolvem todos os que por ventura participaram dela de alguma forma.
Posso dizer que também faço parte dessa história. Acompanhei pela tv, desde o anúncio do primeiro avião até a constatação dos atentados.
Nunca imaginei que fosse tão triste descobrir determinadas histórias e uma coisa me intrigou:
O QUE DIZER PRA QUEM VC AMA NO SEU ÚLTIMO SEGUNDO DE VIDA?
Pris Vieira 11/07/2012minha estante
Diga - eu te amo! ;)

OssosDePapel - Instagram 27/09/2022

A narrativa é forte, impactante e extremamente angustiante. Prepare-se para sofrer! Talvez você perca o sono ou fique introspectivo e melancólico; talvez você chore, roa as unhas ou arranque os cabelos. A tensão é tão intensa que seu corpo vai dar um jeito de extravasar.

Preciso dizer que a religião salva, mas também mata. (A intolerância religiosa, no entanto, é um mal ainda maior.)
Mestizo 28/09/2022minha estante
Amei a resenha hahah

Rodrigo 07/06/2013

Ler algo novo sobre o maior atentado terrorista do século parece ser algo não muito fácil dada a quantidade de fatos que nos foram apresentados desde 2001. Essa foi minha primeira impressão ao saber sobre este livro. Ledo engano.

A quantidade de informações detalhadas, focadas em pessoas e não simplesmente nos fatos, falando sobre quem foram os terroristas, quais as suas motivações, como eram as pessoas que conviviam com eles, quem foram os heróis dessa tragédia, as famílias, e etc é instigante.

O livro é altamente informativo e emocionante. Lágrimas me vieram aos olhos por diversas vezes. O ritmo é ágil e faz com que o leitor fique preso à leitura.

Recomendo a todos que tem sensibilidade e curiosidade sobre os fatos do 11 de setembro de 2001.

O livro vai ficar em minha estante pra sempre, para que meus filhos e netos tenham referência sobre esta demonstração insana sobre o ponto em que o homem pode chegar. Seja de heroísmo ou covardia.

Matheus 24/05/2021

Triste
O livro conta o passo a passo do ataque de 11 de setembro, desde seu planejamento até as pessoas e seus envolvimentos.
Uma triste realidade de mentes doentias e fanáticas.
Vitimas unidas para evitar uma desgraça ainda maior.
Acredito na representatividade do luto a esse dia tão trágico.

Julia Morales 10/09/2021

Instigante do começo ao fim
Sou muito fã de documentários e já li outro livro do autor também, então acabei escolhendo o livro para saber um pouco mais sobre o 11 de setembro. O autor descreve muito bem os momentos dos ataques, sendo sim um livro forte, é bastante interessante pelo fato de apresentar o passado dos terroristas. Para quem gosta do tipo, é um livro muito bom!

Maria 09/10/2023

11 de setembro: um plano evitável
Diante de todos os fatos mencionandos pelo autor, que particularmente demonstrou a riqueza e veracidade de informações, tenho que o 11 de setembro foi um tragédia que poderia ter sido evitada desde o início. Acredito também que essa concepção é minha e de mais uma porcentagem de pessoas que assistiram os episódios.
Entretanto, as mais de mil vítimas no ar e na terra, serviram de lição a avião e a segurança de um país. Ou seja, é triste imaginar que precisam de acidentes/tragédias para que possam evitá-las de acontecer um dia.
O livro narra a história desde o planejamento, os responsáveis e todas as trajetórias dos voos, o que faz ser uma boa leitura.

daniel.vasco.716 19/03/2022

Plano de Ataque relata a trajetória dos homens que planejaram o atentado e daqueles que seqüestraram os quatro aviões ? reconstituindo episódios ainda pouco conhecidos do drama humano dos terroristas e também das suas vítimas.
Operação Aviões,esse foi o nome dado pelos líderes da Al Qaeda para o ato terrorista que abalou o planeta.

Leandro 30/07/2023

11 de setembro
Ivan nos conta aqui neste livro cheio de detalhes sobre o atentado terrorista acontecido nos Estados Unidos no dia 11 setembro de 2001

Centenas de vidas interrompidas por extremistas religiosos (autodenominados mártires de alá )

Douglas.Duavy 28/08/2022

Detalhista sobre o que foi o 11 de setembro
Esse livro conta MT coisa que eu desconhecia não só sobre o ataque como tbm sobre os terroristas. Ele da tantos detalhes que as vezes vc se transporta para a célula de Hamburgo, para os voos, para as torres e sente o pavor do que foi o 11/9. Achei MT completo com MT informação.

Kamila 19/11/2011

A prosa de Ivan Sant’anna é muito boa e “Plano de Ataque – A História dos Vôos do 11 de Setembro” é um daqueles livros que você não consegue deixar de lado. O autor faz um relato humanizado dos acontecimentos daquele dia, com certas passagens que nos deixam extremamente emocionados (ler a história de Ed Beyea; a do mensageiro do banco de investimentos que ficou preso no elevador e se salvou no último instante; a de famílias inteiras que morreram nos aviões e os minutos do vôo 93 – com os passageiros se despedindo de suas famílias – é de cortar o coração). Ao mesmo tempo, o autor mostra que, até mesmo na maior nação do mundo, a falta de preparo para encarar o que aconteceu naquele dia foi imperdoável – tantas vidas poderiam ser salvas se as duas torres tivessem sido imediatamente evacuadas (o mesmo despreparo seria visto quatro anos depois, quando Nova Orleans foi devastada pelo Furacão Katrina). Enfim, por mais dolorosa e verdadeira que seja, a leitura de “Plano de Ataque – A História dos Vôos do 11 de Setembro” é indispensável, até mesmo para a gente entender o mundo louco em que a gente vive – afinal, ninguém está a salvo.

Amanda 09/10/2012

O que há por trás de 11 de setembro.
Toda e qualquer pessoa que queira discutir sobre o que foi o maior atentado terrorista que os EUA sofreu, deve primeiro ler esse livro.
Ivan Sant'anna (brasileiro) narra de forma imparcial os fatos que ocorreram antes do atentado.

Leonardo.Rodrigues 12/11/2020

Uma ótima fonte para saber mais sobre o 11 de setembro
Eu sempre dizia que não gostava de livros de não-ficção, mas devo dizer que Ivan Sant'anna tem desconstruído esse meu pensamento a respeito desse gênero de livros. Ao ler Caixa Preta, percebi a genialidade do autor em escrever sobre tragédias aéreas de um modo mais humanizado e menos engessado, como costumam ser as grandes reportagens sobre esses assuntos.
Em Plano de Ataque, Ivan Sant'anna continua com essa pegada de humanizar as tragédias. A narrativa do atentado se mistura com as narrativas pessoais de quem, por um lado, planejou e executou os ataques ao WTC e ao Pentágono, e por outro, de quem sofreu a tragédia na pele. O autor escolhe falar de personalidades interessantes, que trazem ainda mais carga emocional a sua narrativa que, por si só, já diz respeito a uma tragédia que mexeu com o emocional do povo estadunidense e, de modo geral, de quase todas as pessoas do planeta naquele 11 de setembro.
É uma obra perfeita (que talvez seja um pouco complicada a leitura por conta de toda a complexidade da história que Sant'anna conta). Mas vale muito a leitura.

Betty 11/09/2010

Eram pra ser 10 aviões
O Plano era pra seqüestrar 10 aviões, mas ficaria dificil por a termo todos ao mesmo tempo.

Os alvos seriam World Trade Center, Pentagono, Casa Branca, Capitólio, U.S. Bank Tower (Los Angeles), Sears Tower (Chicago), Bank of America Tower (Seatle), Space Needle (Seattle) e Empire State Building (NY).

Fabio 24/04/2022

11/09
Sempre quis me aprofundar nos acontecimentos do 11/09, e nada melhor que um livro.
O autor tem a habilidade de fazer com que eu estivesse ali, presenciando os fatos, assim como fez em outro livro, caixa preta.

Recomendo em quem tiver interesse no assunto.