Inverno de Cinzas

Resenhas - Inverno de Cinzas

1 | 2 | 3 | 4

LetíciaBaldez 27/10/2023

[RESENHA] #INVERNO DE CINZAS | ADRIANA BRAZIL
No início da estória Helen Castilho uma jovem estudante está vivenciando a melhor época de sua vida. Ela encontrou Andrew Gamberini, um rapaz que ela se apaixonou antes mesmo de conhecer. Ela tem certeza no fundo de sua alma de que este amor é para sempre e que não medirá esforços para ficar ao lado de seu amor.
Mas tudo começa a mudar quando Andrew fica hospitalizado, logo após uma seção de quimioterapia, Helen fica ao seu lado, mas fica claro que ela não suporta a pressão e por isso acaba emagrecendo e seu semblante fica abatido, o que deixa Andrew extremamente chateado.
Visto que por ficar preocupada com ele e por faltar o trabalho por alguns dias, Helen é demitida da loja de perfumes que trabalhava e Andrew recebe uma terrível notícia. Uma notícia que abala suas estruturas e faz com que ele rompa seu romance com Helen, para viajar para São Paulo.
Andrew mesmo sem condições vai dirigindo até a casa de Helen, (seguido por Richard, seu melhor amigo) para se despedir da moça e declarar o fim do namoro. A notícia não é bem recebida por Helen que fica perplexa diante do término do namoro.
“Não sei o que fazer, não tenho para onde ir... Não me acho, não me encontro mais. Nas lembranças, achei um lugar silencioso para guardar minhas lágrimas”.
Andrew não deixa claro o motivo de sua partida, o que deixa Helen muito confusa e sem chão. Ao perceber que Andrew realmente foi embora, ela começa a se isolar de tudo e de todos, inclusive de sua família. Seus amigos tentam em vão animá-la, suas amigas tentam fazer com que Helen continue vivendo, mas tudo é em vão. Visto que Helen só se sente bem presa em seu quarto, escrevendo seus sentimentos em uma agenda.
O tempo vai passando e com ele Helen tenta viver sua vida, voltar a faculdade. Mas fica difícil, pois lá ela vê Richard e Alan que são os melhores amigos de Andrew. Ela começa a se esquivar dos rapazes alegando que ambos a faziam lembrar de algo que ela desejava esquecer.

E em meio a caminhos de amargura, ela se afasta de Alan e Richard mas logo percebe que não pode viver sem o carinho deles, o que a faz refletir sobre suas amizades e como está sendo egoísta com elas.
Os dias se arrastam lentamente e Helen comete alguns erros que só depois ela tem a oportunidade de consertar, e de entender os desígnios de Deus para a vida dela. Depois de tanto sofrer e de ficar só em seus pensamentos ela finalmente tem a oportunidade de concertar seus erros e se aproximar novamente de Deus e de seu amor, mas será que o orgulho e a mágoa a impedirá de seguir seus sonhos?
Bom bibouss, o livro é maravilhoso eu fico sem palavras para descrever a emoção que sinto em reler aquelas páginas de puro amor e tristeza. Fico pensando em como esta estória mexeu comigo e me deixou pensativa a respeito do que é realmente amar.
“Preciso me encontrar em meio a tantos remendos. Realmente, não serei eu mesma quando achar todas as partes. Ainda assim, preciso criar traços de esperança no meu coração tão ferido. Preciso calar seus gritos, chamando seu nome, tão magoado. Coitado, tem esperanças de que você pode ouvi-lo... E, em cada noite silenciosa que ele se aquietar, vou desejar que ele continue a bater e sobreviva em meio a tantas desilusões”.
Quando terminei de lê-lo, fiquei abraçada com o livro como se eu fosse parte da estória e finalmente tivesse encontrado a paz que eu tanto necessitava. Ao ver o desenrolar dos fatos fui tomada de uma alegria sem tamanho mediante o crescimento e amadurecimento de vários personagens, que me cativaram verdadeiramente.
Os protagonistas com seus defeitos e qualidade me mostraram a real essência do que é o amor, “Que tudo espera tudo suporta”. Essa frase é muito bela ao ser lida, mas ao ser vivido, é necessário que o amor de Deus esteja presente e guiando os caminhos, para que no futuro eles venham a se encontrar.
“Naquela manhã não era apenas meu corpo sentindo dores, sentia minha alma vazia, uma solidão, uma tristeza que não tinha Álex ou Andrew como motivo. Sarah tinha razão. Minha vida nunca mais foi a mesma desde o dia em que parei de Conversar com ele”.
Quanto ao livro físico, a capa é linda de morrer, combina perfeitamente com o enredo, as folhas são amarelas, a diagramação foi muito bem feita. A minha única crítica a o livro se deve a alguns diálogos que ficaram um pouco sem nexo. Mas isso só ocorreu duas vezes durante a leitura. Este livro em especial possui três narradores ao todo, dois protagonistas, portanto autodiegéticos sendo eles: Helen e Andrew e um narrador heterodiegético, ele é um personagem do livro, mas não o protagonista, sendo ele Alberto Gamberini, pai de Andrew.
Essa foi a resenha bibouss, espero que tenham curtido, se sim deem um like abaixo do título do post isso me ajuda muito na divulgação e crescimento do blog, e deixem nos comentários o que acharam e se já leram este incrível livro.

site: https://leticiabaldez.blogspot.com/2014/12/resenha-inverno-de-cinzas.html

Lumitala 07/08/2022

O que dizer desse livro?....
O começo dele é muito melancólico mas no desenvolvimento do livro tem um enredor,um romance, uns conflitos que.....VC NÃO QUER MAIS LARGAR. Por muito tempo foi meu livro preferido, mas agora é a SELEÇÃO. Recomendo!!

RUDY 28/04/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
O livro é o segundo exemplar da série, não tive oportunidade de ler o primeiro, mas pelo visto, podem ser lido de maneira independente, porque deu para entender perfeitamente toda a história deste.
A primeira coisa que me chamou atenção e me prendeu na leitura, foi a forma um tanto poetizada de linguagem que mostra assuntos doloridos e graves de uma maneira mais leve, embora os sentimentos sejam profundos e tristes.
O amor é lindo entre as personagens, entretanto, mostra que mesmo existindo amor, tudo pode ser cruel. E nesse momento, outro amor ajuda a superar as dificuldades, como o amor dos amigos e dos pais, além do amor de Deus. Várias reflexões são passadas durante o enredo e trazem grandes reflexões que tocam o coração.
Outro ponto que gostei muito foi o fato de ser ambientação em uma cidade brasileira, adoro quando os autores mostram uma parte do nosso país em seus livros.
O que me incomodou foi o fato da intransigência de Andrew, de seu egoísmo, apesar de entender seu ponto de vista, achei que para alguém que dizia amar tanto, fez sua amada sofrer sem necessidade e sem dar opções para ela. E também o fato dos amigos serem muito duro com Helen, apesar de não abandoná-la em momento algum, mas a tratavam como irmãos mais velhos e tentavam manipular a vida dela, não gostei nada disso.
Apesar das minhas críticas, o livro é uma história sublime, enternecedora, emocionante, cheia de surpresas, reviravoltas, desafios, encantador e mostra o quanto é importante a amizade, o amor dos pais e amigos e Deus na vida das pessoas. Mais que recomendo a leitura.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/04/resenha-21-inverno-de-cinzas-literatura.html
Michelle 26/09/2021minha estante
achei o título bem poético
e a trama densa

Angela Cunha 31/07/2022minha estante
Nossa, esse livro é tão antiguinho e mesmo assim, a essência dele se mantém viva!
Não tive oportunidade de ler, mas com certeza, ainda quero muito!!!
Beijo

Ariane 17/06/2016

RESENHA SERIE FOI ASSIM QUE TE AMEI
A série Foi assim que te amei é linda e encantadora, me trouxe muito aprendizado. Se está esperando por um livro cheio de reviravoltas e suspenses, aqui tem, mão não tanto.
É aquele livro mais calmo, retrata realmente a vida real. O que mais tem é romance, amizade, fé, Deus, família, uma leitura tranquila que aquece o coração, e nos traz esperança.
Aprendi tanto com essa série. Uma frase que me marcou muito é quando Helen fala que seu pai sempre a ensinou que ela não deveria querer ninguém menos do que um príncipe para sua vida, porque era isso que ela merecia.
Quantas vezes aceitamos qualquer "amor" só para não estar sozinhos, ou por não termos um exemplo de pai ou de um casamento feliz em casa, achamos que não merecemos algo bom e então escolhemos pelo mais ou menos que já ta bom.
Com esse livro aprendemos como é grande o amor de Deus, e que não precisamos estar perto para que ele nos alcance. Deus está ao nosso lado a todo momento, só precisamos querer que ele aja em nossas vidas. Os sonhos de Deus são sempre melhores que os meus.
A gente vê também como é importante termos verdadeiros amigos e cultiva-los, sem os amigos essa história não seria a mesma.

RESENHA DA SERIE COMPLETA NO BLOG

site: http://arianeeleuterio.blogspot.com.br/2016/06/blog-ariane-eleuterio-resenha-serie-foi.html

Nanda 08/04/2016

Já se passou muito tempo desde que resenhei Outono de Sonhos, mas o amor pelos personagens criados por Adriana Brazil é o mesmo (na verdade, só aumentou). No segundo volume da série, a história fica mais séria e consistente.

É muito difícil resenhar um livro que eu gostei, sempre fico com aquela sensação de que não passei tudo o que queria passar. Por conta disso que a resenha de Inverno de Cinzas demorou tanto para sair. Eu precisei de um tempo para digerir a trama e colocar as ideias em ordem, porque são muitos sentimentos envolvidos.

Mais uma vez a autora conseguiu criar um misto nas minhas emoções, amei e odiei Andrew e Helen, na mesma medida. E acredito que é isso que cria uma boa história, quando o autor consegue fazer com que o leitor tenha vontade de entrar no livro e falar escuta aqui, queridinha (o), vamos parar, ok?, porque foi mais ou menos assim comigo.

É impossível ler sem derramar lágrimas, pelo menos eu não consegui (chorei de soluçar). Toda a situação criada foi de cortar o coração, muito drama, gente. Mas não foi aquele drama de me fazer querer abandonar a leitura, foi mais do tipo de querer pegar os personagens no colo, abraçar e falar que estava tudo bem.

Mas calma, nem tudo é tristeza e solidão. Para alegrar Helen (e a toda a comunidade feminina) temos Alan, um dos melhores amigos de Andrew e galã da história. *suspira* A amizade que ele tem com a protagonista é linda e inspiradora, fica bem claro que ele é alguém que ela pode contar a todo o momento. Os outros personagens são muito bem construídos na trama, tudo na medida certa da ficção e trazendo um pouco de realismo.

Inverno de Cinzas é um daqueles livros que ao mesmo tempo em que quebram seu coração em mil pedacinhos, também te fazem acreditar que no fim tudo vai dar certo. É uma história apaixonante e envolvente. Vale a pena se jogar na leitura.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/01/resenha-inverno-de-cinzas-foi-assim-que.html

chris 03/10/2015

Muito envolvida...
Como não se apaixonar por esse livro? Como eu estava precisando ler algo assim, simples e emocionante! Um amor tão puro! Tão incrível! Um amor de arrancar suspiros. O casal principal me encantou e criei um carinho por todos os personagens!

No início, fiquei meio confusa se deveria ler ou não, pois já havia lido algumas resenhas e todas falavam do sofrimento pelo qual a Helen passava. Não gosto de livros tristes, mas confesso que amei esse livro. Me surpreendi, pois não ficava angustiada querendo que os personagens se encontrassem, queria viver página por página. Estou esperando ansiosamente pelos outros dois livros chegarem para continuar essa linda história da Helen e Andrew. Ansiosa!

Conchego das Letras 11/09/2015

Resenha completa
É tão difícil fazer resenha desse livro, uma história linda, cheia de amor, fé, amizade, superação! Gostei tanto, que li em uma noite e pode ter certeza que vou reler.

Inverno de Cinzas é o segundo livro da série Foi assim que te amei da autora Adriana Brazil, o primeiro livro é Outono de Sonhos (veja a resenha clicando aqui). Nesse segundo livro da série, a autora conseguiu se superar com a sua visão poética e isso me encantou profundamente.

Dessa vez Helen vai passar por momentos bem difíceis, um sentimento de perda, isolamento, angústia, tristeza, escuridão e afastamento da presença de Deus... o inverno passou pela sua vida!

Andrew fica hospitalizado após passar por um momento crítico da sua doença e o médico diz que é preciso ele fazer tratamento em São Paulo para conseguir ter chance de sobreviver. Sem contar o real motivo para a sua namorada, ele a deixa sem dizer pelo menos um adeus.

Helen fica desesperada, sem entender porque Andrew foi embora, ficando totalmente desolada. Seus amigos e seus pais fazem de tudo para dar apoio, mas ela foge de tudo e de todos, se isolando na completa solidão. O seu único momento de paz é quando escreve na agenda os sentimentos mais profundos da sua alma. Helen deixa de ser aquele menina doce e se torna uma garota revoltada.

"Não importa a força dos ventos, nem se a tempestade é demorada ou passageira, se ela vem ou não com o frio. Ela sempre irá mover algo do seu lugar original, mas o fato é que ela sempre virá com uma escolha, com uma emoção, um ganho ou uma perda". (p.13)

Os amigos desistem de se aproximar de Helen depois de um tempo. Para ela se encontrar verdadeiramente, ela precisava desse tempo para voltar a viver, consertar o que fez de errado e entender os motivos que Deus a fez passar por tudo isso. Depois da tempestade e todo o sofrimento, mesmo ainda triste, Helen tenta recuperar a amizade dos amigos, voltando a se aproximar e pedindo perdão pelo que fez.

Se eu já era apaixonada pela escrita da autora, depois da leitura do livro Inverno das Cinzas esse sentimento dobrou, triplicou... Nele pude refletir sobre vários sentimentos que passamos na nossa vida, uma busca pelo amor verdadeiro e nunca perder a fé que devemos ter em acreditar em Deus.

E, finalmente, vamos saber um pouco mais da continuação e do final do conto O Príncipe e a Plebeia.

Definitivamente impossível terminar a leitura e não ter um turbilhão de sentimentos, chorei de alegria. Fiquei mais convicta de que devemos acreditar ainda mais no amor e ser feliz. O inverno vai embora e agora vêm a primavera, acompanhada das flores e sua beleza encantadora.

Gostou dessa resenha, feita por Daya Maciel? Quer ver as imagens ou ler outras resenhas? Então entre em nosso Blog!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/09/resenha-inverno-de-cinzas.html#more

Bia Santana | Viciados em Leitura 24/06/2015

Inverno de Cinzas, Adriana Brazil
Pois é, depois de devorar Outono de sonhos, eu devorei Inverno de cinzas em um dia. Pegar este livro pra resenhar é difícil, porque esta é a terceira resenha que faço na vida e por este ser o segundo livro de uma série, o que torna tudo mais complicado, mas eu não vou soltar spoiler não, pode continuar lendo.

Mais uma capa linda, totalmente de acordo com o título e o livro. No topo de cada início de capítulo desta vez, nós temos galhos secos e folhas ao vento. Adoro esses detalhes!

Bom, depois de tudo o que aconteceu no primeiro livro da série, Outono de sonhos, Helen, aquela menina romântica, centrada, responsável e sonhadora se vê completamente perdida. Num dia a vida dela vira de cabeça pra baixo, o chão é tirado de seus pés e ela já não sabe o que fazer. Não têm mais sonhos, felicidade e nem expectativas.

A depressão e a tristeza tomam conta dela e Helen passa a maior parte do tempo dentro de seu quarto, colocando seu sofrimento pra fora através das palavras em sua agenda. Em Inverno de Cinzas, nós vemos a importância dos amigos e da família num momento como esse.

"O tempo tem passado devagar; embora não tenha controlado o tempo, ele parou. Ainda estou naquele dia em que tentei achar os argumentos que poderiam me trazer um talvez, ou alguma outra palavra parecida, apenas para tornar minhas conjecturas um tanto mais verdadeiras. Qualquer uma que me fizesse excluir o fim."

Helen está tão triste e ressentida que acaba se revoltando, fazendo algumas besteiras e com isso, desapontando alguns de seus amigos e até mesmo os seus pais, que estão sempre ao seu lado. Sabe aquela velha história de dar valor somente quando se perde alguém? Pois então, é bem isso que acontece, mas fiquem tranquilos, o tempo, assim como a estação vai passando e tudo se ajeita. Adriana Brazil mostra muita bem que até uma menina certinha, que conversa com Deus e vai à igreja, é humana, vulnerável e também erra.

Uma coisa que eu achei bem bacana nesse segundo livro, é que temos POV (ponto de vista) de Andrew, então é bem legal estar na cabeça desse personagem tão querido. Tanto ele quanto Helen são dois lutadores, e mais uma vez a gente vê que a fé é tudo, pois todo mundo passa por momentos ruins, por testes. Todo relacionamento tem problemas, mas quando há amor de verdade, tudo se resolve.

"Ele tentava me acalmar com seu abraço, eu soluçava em meio a tantos sentimentos perdidos. Segurou meu rosto com as duas mãos, seus olhos ainda estavam com lágrimas; ele me beijou, suave e cheio de carinho. Ao sentir seu beijo senti a cumplicidade dos nossos sentimentos tão autênticos. Da pureza do nosso interior sendo esculpido por seus lábios apaixonados, fixando no interior de cada sentimento meu a certeza do seu amor declarado..."

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2015/01/resenha-inverno-de-cinzas-adriana-brazil.html

Três Leitoras 03/04/2015

Resenha: Inverno de Cinzas
Inverno de Cinzas é o segundo livro da série Foi assim que te amei, sinceramente comecei a ler já imaginando quanto eu ia chorar. Adriana Brazil fez desse livro uma visão bem poética e isso me encantou profundamente, é uma história linda, cheia de amor, fé, amizade, superação. Li ele em uma noite, termino de ler já com vontade de reler.

Helen passa por momentos difíceis, um inverno completo com sentimentos de perda, isolamento, angústia, tristeza, escuridão e afastamento da presença de Deus.

Andrew fica hospitalizado após passar por um momento critico da sua doença e o médico diz para ele fazer tratamento em São Paulo, sem dizer o real motivo deixa Helen sem dizer adeus.

Helen sem entender porque seu amor a deixou encontra-se em um conflito emocional. Seus amigos e seus pais tentam apoiar, mas Helen fica muito confusa e desnorteada e se isola de todos, inclusive de Deus. Seus amigos tentam de tudo para fazer Helen voltar a viver, mas não conseguem. Só encontra refúgio quando escreve na sua agenda os sentimentos mais profundos da sua alma. Helen se torna uma garota revoltada, completamente diferente da forma que foi criada.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-inverno-de-cinzas.html

Ellem - @colecionandoprimaveras 28/03/2015

Lindo, Lindo!
Em Inverno de Cinzas temos a continuação da história da Helen e do Andrew. As coisas estão muito bem entre os dois até que Andrew tem uma piora no seu estado de saúde e precisa ficar internado. Helen fica muito preocupada e acaba faltando as aulas e o emprego pra ficar quase o tempo todo no hospital com ele.
Andrew fica muito triste ao ver que Helen está sofrendo muito e até 'abandonando' sua vida por causa dele, então, quando ele recebe uma notícia muito impactante, acaba tomando a decisão de terminar tudo com ela e se mudar pra São Paulo.
Helen fica arrasada com o fim do namoro, principalmente porque Andrew não conta pra ela o motivo da sua decisão, apenas diz que vai ser melhor pra ela.

E é aí que começa todo o drama de Helen, ela se vê perdida sem Andrew e não sabe bem como guiar sua vida, então se afasta dos amigos que ela tem em comum com Andrew e começa a mudar radicalmente para tentar escapar do sofrimento.

A maior parte desse livro é bem dramática, você se pega com os olhos úmidos em muitos capítulos.
Se você estiver esperando pela protagonista super certinha do primeiro livro, vá desistindo, pois ela se torna muito diferente. A Helen fica bastante revoltada com tudo e comete muitas besteiras. Mas ainda é aquela personagem que consegue prender a gente.

Em alguns momentos, fiquei super chateada com os amigos de Helen achei que eles eram muito duros com ela. Tadinha, ela estava sofrendo, tinham que pegar mais leve kkkk

Mas, no geral, eu gostei bastante do livro, a Adriana continua com aquela sensibilidade pra escrever que toca os nossos corações. Recomendo bastante a leitura.

site: http://colecionandoprimaveras.blogspot.com.br/2015/02/resenha-inverno-de-cinzas.html
Aninha 28/03/2015minha estante
Amoooooooooooooooooooo

Daya 18/03/2015

Impossível não se emocionar

Com o tempo Helen percebe que precisa voltar a viver, consertar o que fez de errado e entender os motivos que Deus a fez passar por tudo isso. Tenta recuperar a amizade dos amigos, inclusive Richard e Alan que são os melhores amigos de Andrew.

A autora conseguiu me prender do início ao fim do livro, nele pude refletir sobre vários sentimentos que passamos na nossa vida. Como disse na resenha do primeiro livro, eu não sabia que Adriana era cristã, depois de ler o primeiro livro que fui pesquisar. Mas nenhum momento ela força algo sobre a religião, o livro é puramente amor verdadeiro, a fé que devemos ter em acreditar em Deus.

O conto O Príncipe e a Plebeia foi tão marcante no primeiro livro e nesse não poderia ser diferente, onde podemos saber mais um pouco da continuação e do final.

Impossível chegar ao final do livro e não ter um turbilhão de sentimentos, chorei de felicidade. Adriana conseguiu fazer ter um final surpreendente que nos faz acreditar ainda mais no amor. O inverno começa ir embora e depois dele vêm a primavera, as flores começam a florescer...

site: http://www.tresleitoras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-inverno-de-cinzas.html

1 | 2 | 3 | 4