Sobre a Potencialidade da Alma

Sobre a Potencialidade da Alma Santo Agostinho




Resenhas - Sobre a Potencialidade da Alma


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Gabriel Verçosa 13/09/2023

Toda a magnitude da alma para contemplar a Verdade
"É tão grande a alegria de contemplar a verdade, seja sob que aspecto a contemplemos, é tamanha a perfeição, a fé nas coisas verdadeiras, que ninguém suporá ter sabido realmente alguma coisa antes, ao supor saber algo, sem ter contemplado a verdade ela mesma."

Cap. 33, n. 75.
comentários(0)comente



Ed Carvalho 03/03/2022

Muito bom!
Quem lê Santo Agostinho achando que encontrará apenas pura teologia está enganado. Ele foi um dos maiores sábios da Igreja e deixou um grande legado. Os capítulos finais deste livro são maravilhosos.
comentários(0)comente



MSaverna 03/04/2021

Aprendendo sobre a alma
Um ?pequeno?tratado sobre a filosofia da alma.
Não é de fácil entendimento, pois é um livro que deve ser meditado.
Acredito que na releitura conseguiremos absorver ainda mais da forte filosofia agostiniana!
Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Geane.Gouvea 25/08/2020

Interessante diálogo.
Tratando da potencialidade da alma, Santo Agostinho traz destaque especial ao conhecimento sensível, como ao inteligível em si, respondendo a cinco indagações feitas e originadoras do livro.

Não quer ser um estudo de psicologia racional completo (nem esta denominação existia no tempo, embora existisse o tema).

Trata-se de uma primeira abordagem, na Patrística, e feita por quem a Igreja chamou, desde há dezesseis séculos, como o pai da cultura católica do Ocidente.

Uma leitura complexa mas, com diálogo interessante.
.
comentários(0)comente



Erick 15/05/2020

Excelente obra!
Santo Agostinho não foi considerado "doutor" por um acaso. O doutor de Hipona, renomado escritor eclesiástico, através dessa obra, procura mostrar as potencialidades da alma com o uso da retórica (base de sua formação), induzindo o questionador (Evódio) a encontrar as respostas com base em suas perguntas.

Obra primordial para estudantes de Teologia que visam não apenas entender o pensamento do santo, mas também, descobrir o entendimento da Igreja sobre o tema.
comentários(0)comente



Lucio 25/05/2018

Anima = Magnum Opus Divinitatis
Este é outro tratado do 'primeiro Agostinho'. A obra consiste num diálogo quase que 'socrático', com cadência de argumentos, digressões elucidativas e analogias. Agostinho vai falar sobre o que é a alma e quais são seus poderes, i. e., o que ela faz. Curiosamente, o tema da liberdade não é explorado aqui - senão timidamente no final -, sendo legado ao 'Livre-Arbítrio' e outros títulos.
Basicamente, a alma é algo imaterial. Agostinho se vale de analogias da geometria e das virtudes para provar a realidade de algo imaterial e, assim, justificar a existência imaterial da alma. Ao demonstrar seus poderes ele arremata a questão sobre sua existência 'separada', real, imaterial. Como imaterial, ela não pode ter as propriedades das coisas materiais e, assim, não pode ser quantificada, ter extensão e assim por diante. Evódio - o mesmo do 'Livre-Arbítrio', levanta uma série de objeções para tentar provar que a alma tem que ter extensão, e Agostinho rebate a todas com maestria - excetuando, talvez, o último argumento, o 'argumento da lagartixa', mas mesmo na insuficiência do argumento, Agostinho se dá bem apontando o porquê de uma esquivada não implicava em abandonar o que já haviam conseguido. Explora-se o poder da alma da sensação com um pouco mais de cautela do que quaisquer outros poderes. A razão é ilustrada em termos de elucidação e distinção da sensação. E a própria sensação é tema subordinado à ideia de extensão da alma, pois Evódio julgava que a alma precisava ter extensão para poder sentir por todo o corpo.

O tratado é mais filosófico do que teológico. De fato, teólogos terão pouco proveito para a discussão teológica em si, senão em Antropologia Teológica e essa na medida em que precisar da Antropologia Filosófica na tarefa da Teologia Filosófica. A porção final, dos sete graus de potência da alma, apresenta interessantes considerações morais e teológicas, podendo ser a parte mais apreciada por teólogos com interesses menos metafísicos e 'abstratos'.

O método paulatino, socrático e não raro digressivo poderá intimidar o leitor não acostumado às abstrações. A sequência com que Agostinho encadeia os raciocínios - embora estes sejam breves - pode desestimular o leitor que espera algo mais literário ou mesmo poético, como as Confissões. Agostinho até coloca partes que sugerem uma reprodução exata de um diálogo real, o que dá um certo ar de literariedade ao texto, mas mesmo assim ele ainda pode não ser o texto mais sugerido para alguém que não possua interesses acadêmicos.

Para a Psicologia agostiniana o livro é indispensável. Amplia-se o tema da sensação, e. g., com argumentos e perspectivas que não se encontram em outros textos. Agostinista, agostiniano e afins não podem deixar de ler! Teólogos não perderão seu tempo ao ler, mas não se faz absolutamente necessário. Quanto aos demais, que leia quem estiver curioso! É Agostinho. Não tem como ser ruim!
comentários(0)comente



Debora696 17/06/2014

Trechos do livro
A alma se torna menor quando se afasta do procedimento segundo a razao, e se faz melhor quando age de modo racional.

Quando a alma, abandonando a procura intelectual, deleita-se preferivelmente no conhecimento sensivel, e, por assim dizer, adere ao sensualismo e as habilidades com fins apenas materiais, nao faz outra coisa que inchar-se e prejudicar-se.

Os sete graus de magnitude da alma>>
- PRIMEIRO GRAU>> animacao, unificacao e organizacao, vida vegetativa.
- SEGUNDO GRAU>> sensacao, vida sensivel, instintos.
- TERCEIRO GRAU>> arte ou habilidade, proprio do homem, invencao e realizacao, vida racional.
- QUARTO GRAU>> virtude, bondade e louvor verdadeiro, pode haver receio da morte.
- QUINTO GRAU>> tranquilidade, sem temores ou intranquilidades, pureza do coracao.
- SEXTO GRAU>> ingresso, retidao.
- SETIMO GRAU>> contemplacao, alegrias do bem supremo e verdadeiro.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR