Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

M. Scheibler 18/05/2012

A ideia da trama é interessante, pois retrata um futuro próximo onde as pessoas têm toda sua vida regulada pela Sociedade, inclusive quando vão morrer.

Analisando essas regulações, temos como ponto positivo, na minha opinião, a determinação da morte de todos aos 80 anos. Levando-se em conta que poucos atingem essa idade, seria algo a se relevar afirmativamente. Doenças são erradicadas e ninguém mais morre cedo.

Porém, nos demais casos, haveria coisas negativas. Perderíamos o direito de nos juntar àqueles que amamos de verdade, pois até com quem casaremos a Sociedade determina. O sentimento de amor inexistiria para determinar os relacionamentos. Os pares são determinados por um grupo que analisa as características de cada indivíduo. O que comemos é devidamente controlado e racionado. Onde trabalhamos também, o que impede alguém de poder estudar e direcionar o seu futuro.

Ademais, a obra é de uma monotonia constante. Não há nada que dê um agito à trama, o que torna a leitura desgastante. A personagem principal limita-se a entender o sentimento que a toma em relação a uma pessoa que não foi determinada como seu par. Uma pessoa que não pertence a sua sociedade e foi classificada como inferior em função de algo que os pais fizeram.

Para quem gosta de um livro com aventura, suspense e muitas reviravoltas, recomendo passar longe dessa obra. Quem busca algo mais filosófico e conservador, pode encontrar um prato cheio.

House of Chick 05/05/2012

Começo essa resenha fazendo uma pergunta. Como você se sentiria se a sociedade escolhesse onde você mora, o que você come, com quem você vai casar e até mesmo quando você vai morrer? Acho que a sua resposta deve ser parecida com a minha, eu me sentiria frustrada, presa. Mas e se a gente nunca tivesse conhecido a liberdade de escolha. Será que iríamos nos sentir assim?

O livro Destino nos conta a história de Cassia, uma menina que acaba de completar 17 anos e está super empolgada com o banquete do par (um jantar onde os jovens que escolhem se casar, vão para que a sociedade determine quem vai ser o seu par, ou seja, o seu futuro marido / mulher). Nesse jantar todos os jovens recebem um micro cartão que contém os dados do seu par, para que eles possam se conhecer, saber tudo sobre o outro.

Tudo parece perfeito na vida de Cassia, o jantar dela sai exatamente como ela imaginou e ela tem plena confiança nas escolhas da sociedade, mas tudo está prestes a mudar quando o rosto que aparece no seu terminal, quando ela coloca o micro cartão, não é o rosto do seu par, apresentado no banquete (seu amigo tão querido que ela conhece desde sempre), mas sim um outro rosto também conhecido, porém alguém que ela nem havia prestado tanta atenção.

Agora Cassia se encontra em dúvidas sobre o seu destino e vive uma história de incertezas principalmente sobre as escolhas da sociedade. Seu avô já está prestes a completar 80 anos (a idade onde está na hora de morrer) e no seu banquete final ele dá um presente para ela que a faz questionar muitas coisas.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/08/destino-ally-condie.html

Jackie 30/04/2012

Maravilhoso!!!
Este foi um livro que realmente excedeu minhas expectativas. Apesar de ser um pouco lento do desenrolar dos acontecimentos, as mudanças pelas quais a protagonista vai passando traz o leitor pra dentro da trama, a pensar como ela pensa, a sentir como ela se sente.

A parte de como a sociedade funciona me remeteu lembranças de "utopia" de Thomas More, uma sociedade perfeita (dependendo do ponto de vista), no entanto diferente de More, o ponto de vista da protagonista vai mudando, exatamente por ela ser uma cidadã local e começar a questionar os motivos pelos quais algumas coisas influenciam sua vida.
Faz-nos pensar em qual seria nossa posição se estivessemos em uma sociedade como esta no lugar de Cássia.

A parte do romance é um pouco clichê, dois rapazes, um melhor amigo desde a infância, aquele primeiro amor, e de repente surge aquele cara misterioso que chama a atenção da protagonista. No entanto quem disse que clichê é sinônimo de ruim? rs.

Indico o livro sim!! Principalmente para o público mais jovens com idéias ainda em formação.

Henri B. Neto 29/04/2012

Resenha: ''Destino'', de Ally Condie
Quando eu peguei Destino para ler, confesso que tinha muitas esperanças de que ele entrasse como um dos meus favoritos. Afinal, a história tinha tudo para me conquistar: Uma premissa interessante de distopia, a promessa de um triângulo amoroso jovem-adulto bem sucedido e, também, a fácil conexão de uma leitura em 1ª pessoa. Sim, eu demorei para ler ele, mas estava contando com a vitória antes mesmo da partida começar. Só que, a minha relação com o livro não chegou nem perto do que eu achei que chegaria. Para falar a verdade, eu não estaria sendo sincero se não dissesse que a história passou longe disto.
Eu não vou negar que o pano de fundo seja interessante, longe de mim. Mesmo com todos os problemas que eu tive, reconheço que este universo distópico é sim instigante. Toda a ideia de um governo que controla tudo, desde do seu nascimento até o dia da sua morte, é tanto assustadora quanto fascinante. Gostei da explicação do por quê o mundo ''aceitar'' viver neste sistema opressor, e a forma como toda a Sociedade funciona é bastante verossímil e condizente com a trama. Entretanto, as minhas ressalvas quanto ao livro terminam por aqui.
No geral, a minha leitura de Destino foi bastante... Chata. Se eu quisesse ser um pouquinho mais eufemista aqui na resenha, eu diria que foi arrastada. Não acontece nada muito empolgante durante a narrativa, e o cotidiano ''suburbano sci-fi'' é quem dita o ritmo da história. O que, traduzindo para o bom português, eu diria que o livro é totalmente paradão, sem uma única cena de ação ou de perigo real sequer. Nenhuma cena que te faz segurar o livro com força. Nada de nada. E isto é tudo.
Vejam bem, eu não veria problema algum se a história fosse conduzida desse jeito, mas tivesse personagens cativantes e que me fizessem torcer por eles ao longo da trama... Só que, infelizmente, não é assim. Eu nunca tive problemas muito grandes com protagonistas de livros em primeira pessoa, mas a Cássia me irritou demais. E isto é algo muito difícil de acontecer, já que geralmente eu entendo as motivações deles. Mas o caso da srta. Reyes foi uma tremenda exceção. Eu achei a personagem completamente egoísta e fútil, escondida por detrás da imagem para lá de clichê de garota sonsa.
As motivações que a levam à ''contestar'' a Sociedade, o por quê dela se interessar pelo misterioso Ky, tudo para mim surgiu do nada e floresceu no raso. A garota simplesmente age por vontade própria , e só depois para pra pensar nas consequências que podem recair sobre as pessoas que ela ''supostamente'' ama. Para se ter uma noção do tamanho do meu descontentamento com o andamento da história, eu ficava feliz quando algo de ruim acontecia com ela. E torcia para acontecer mais. E, indo de encontro à toda a minha natureza de menosprezar os ''garotos aleatórios'' de triângulos amorosos YA, eu sempre me colocava no lugar do coitado do Xander durante todo o tempo, e isto só servia para me deixar com mais aversão pela Cássia.
Mas, como tudo nesta vida, eu consegui superara este drama... Com o final do livro, eu fiquei tão radiante por estar terminando aquele meu calvário, que corri para ler outros livros. E o mais surpreendente? Enquanto com Destino, eu levei uma semana inteira para ler um pouco mais de 230 páginas, no mesmo tempo, eu consegui ler outros dois volumes com o dobro do tamanho. E isto me deixou realmente muito triste, pois o balanço geral da minha leitura da distopia foi tremendamente decepcionante. Só pela sinopse, nós víamos que a autora tinha uma premissa bastante interessante nas mãos, mas não soube aproveitá-la como poderia - e como devia, devo acrescentar. Depois disto, não sei se vou encarar Travessia, o segundo volume da trilogia... Posso até comprar pela capa (comos vocês sabem que eu faço! =X). Mas, se eu for ler, vai demorar bem mais do que o tempo que eu levei para pegar Destino da minha estante.
Muiiito mais...
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Jessica Online 01/06/2012minha estante

"...eu ficava feliz quando algo de ruim acontecia com ela."
kkkkkkkkkkkkkkkk
ADOREI!

:-)

Isis 12/06/2012minha estante
Concordo completamente: leitura arrastada, personagens insonssos. Como boas idéias podem ser desperdiçadas assim? ¬¬'

Babi 17/04/2012

Destino - http://tintapink.blogspot.com
Ally Condie criou um universo distópico incrível. A Sociedade é baseada nas probabilidades e escolhe tudo por você: com quem irá casar, onde irá trabalhar e quando irá morrer. Destino conta com uma protagonista que muito sutilmente quebra as regras... É uma ótima pedida para os fãs de distopia.

E lá vamos nós, mais uma distopia na minha vida, mais uma história pra me deixar pensando por um bom tempo. E é isso que boas distopias fazem: elas te fazem pensar. Mesmo depois de ter lido, e faz um certo tempo, eu continuo aqui, pensando com os meus botões sobre toda a mensagem do livro, todas as experiências... Foi tão bom.

Destino é o tipo de distopia que faz você, primeiramente, achar que a vida de todos é perfeita que não faz mal não ter escolha se todos vivem felizes e seguros, faz você acreditar que o sistema de pares não é falho e que se o nosso mundo fosse assim, talvez, quem sabe, não houvesse tanta desigualdade, tristeza e dor na humanidade. Mas, pelos olhos de Cassia, percebemos que não é assim, que nada é tão perfeito quanto aparenta, que perdemos muito quando não podemos escolher, perdemos mais do que podemos imaginar.

"Agora que descobri como voar, que direção devo seguir noite adentro? Minhas asas não são brancas nem emplumadas. São verdes, feitas de seda verde que estremece ao vento e se dobra quando me mexo — primeiro num círculo, depois numa linha, finalmente numa forma que eu mesma inventei. A escuridão atrás de mim não me preocupa, nem as estrelas à frente."

Cada um dos personagens me cativou de alguma forma, alguns eu odiei (a maioria dos Funcionarios), outros amei(Xander, Ky e o avô), e Cassia, a protagonista, foi uma coisa complicada, não sei o que sentir por ela... É muita inocência numa pessoa só!

E, terminada a leitura, penso que não vivemos em uma sociedade perfeita, vivemos em uma sociedade livre, ou quase isso, levando em conta que em alguns países tudo é censurado, em alguns países ninguém tem direito de escolher com quem casar e onde trabalhar e... De qualquer forma, ninguém deve decidir como e quando devemos morrer. O fato é, agradeço por não viver em uma sociedade assim, agradeço por não viver dessa forma. Destino coloca muitos assuntos nos quais pensar.

E... Não posso esquecer de citar: SOU TEAM KY!!! apesar de AMAR o Xander.

Recomendo!

->http://tintapink.blogspot.com

Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2011/12/destino-matched-1-ally-condie.html

(...)
A Sociedade escolhe tudo, desde suas roupas até com quem você se casa. Tudo é feito seguindo uma lógica, nada de escolhas, nada de acasos, tudo é friamente calculado. Você tem uma regalia ou outra, como escolher o vestido para o Banquete do Par (entre os já disponíveis, e você tem que devolver depois) e escolher sua última refeição. É, a Sociedade controla até quando você vai morrer. Doenças como câncer, entre outras, foram eliminadas; incluindo o livre arbítrio.

A Cassia era só uma garota normal, até que foi vítima de uma inédita falha no sistema. Daí, ela começa a enxergar a realidade ao seu redor e a querer lutar contra ela. Tudo pelo Ky, que é o rejeitado da Sociedade, por motivos ainda não revelados, e deixa o Xander, super lindo e atencioso de lado.

A falha do livro é a falta de detalhes no que diz respeito a Sociedade. Algumas coisas não são bem explicadas, não da pra entender muito bem o que está acontecendo no cenário como um todo. Tudo fica muito fechado àquele mundinho da Cassia e mesmo nele a autora deixou de explicar muita coisa.

(...)

steh 11/04/2012

Há pouco tempo li um livro que tenta passar a mesma idéia de "Destino", mas não consegue. Inclusive achei que não fosse gostar do livro, quando me contaram que se tratava de uma sociedade "bolha" e tudo mais. Achei que ia ser louco como "Cidade da Penumbra" e quase deixei de ler, mas ainda bem que li!

"Destino" é o primeiro livro da trilogia "Matched" de Allie Condie, aqui no Brasil lançado pela Editora Suma de Letras.

O livro conta a história de uma sociedade isolada chamada Orien, dividida em várias províncias e onde tudo é controlado pelo "governo"(os Funcionários, como eles chamam no livro). Ninguém faz nada fora do padrão que lhe foi determinado. Resumindo: todo mundo é pau mandado do governo, e quem desobedecer uma ordem que seja, leva advertência, ou até mesmo pode ser designado a sair da sociedade.

O que eu adorei da capa é que mostra exatamente o que É o livro: Uma garota numa bolha. Cássia Reyes vive a vida dos sonhos, até que um erro ocorre no seu destino e ela começa a se questionar sobre a sociedade. Ela passa a guardar vários segredos e isso a deixa muito confusa sobre tudo, Na verdade a sociedade implanta todas essas idéias nela, para que ela fique confusa, mas a sociedade não conhece os segredos de Cássia, não só seus, mas das pessoas próximas a ela que confiaram nela.

E ela tá certa de querer saber as respostas, de se revoltar. Ela, apesar de cheia de dúvidas, ergue a cabeça e segue em frente, vai atrás do que ela quer! Isso foi o que me deixou mais curiosa de ler a continuação, pena que ainda vou ter que esperar um pouquinho pois ainda não foi lançada :(

Também fiquei feliz de saber que vai virar filme. Apesar de o livro ser pequenininho (240 páginas, só), o cenário é perfeito para uma adaptação, e no filme acho que vamos poder ver um pouquinho mais do que só o ponto de vista da Cássia!

Uma coisa que me perturbou muito no livro é que todo mundo é "induzido à morte" ao completar 80 anos, e logo no comecinho do livro Cássia perde alguém por esse motivo e isso mexeu tanto com a minha cabeça que até sonhei 2 vezes sobre isso, sobre como as pessoas ficaram se sentindo depois e etc...80 anos pois a sociedade acha que é a idade onde já se teve o tempo satisfatório de vida, porém ainda não se tornou dependente dos outros e "demente" de velhice.

Bruna 08/03/2012

Destino, por Ally Condie
Cassia pensa que vive em uma sociedade perfeita. Ao completar 17 anos Cassia Reyes, se encontra em seu banquete do par, o lugar onde ela irá descobrir quem vai ser seu companheiro, seu amor por toda a vida. Quando lhe é anunciado que esse amor é seu melhor amigo desde a infância, Xander, Cassia pensa que tudo está perfeito.
Porém quando Cassia insere o cartão de informações do seu par, Xander, algo acontece. Não é apenas o rosto de Xander que está lá, a outro rosto... O de Ky. Mas o sistema não comete erros, como o rosto de outro garoto foi parar no cartão de Xander ? É isso que Cassia precisa descobrir.
Destino traz a nós um mundo futurístico, onde o sistema controla basicamente tudo. Desde a hora em que cada um tem que acordar, até a porção de comida que cada um precisa comer. A sociedade promete dar aos seus cidadãos uma vida perfeita, longa e satisfatória, porém controlada. O que você faz, com que idade você morre, é tudo controlado pelo sistema. Revoltante. Não dá pra não se revoltar com a sociedade. Ficamos torcendo ao longo do livro para que Cassia abra os olhos e veja que a sociedade que se diz perfeita não é tão perfeita assim.
O final do livro nos deixa com um gostinho de quero mais. Destino é fofo e instigante. Adorei o livro e com toda certeza recomento para todos.

Francisco 15/02/2012

Destino (Matched)
Parece ser um ótimo livro. Ao contrário do que possa sugerir o título do livro em português, a leitura é muito boa e interessante. Esse livro descreve uma "sociedade do futuro" ... (resenha em construção)

gabbsnunes 19/01/2012

Destino - Matched (Ally Condie)
Imagine-se vivendo em uma era onde toda a sua vida é decidida pela Sociedade: o que você come, o que você veste, onde você mora, onde trabalha, com quem vai casar e até quando você deve morrer. É nessa sociedade que vive Cássia Reyes, uma garota de 17 anos que está prestes a descobrir quem será seu par, o companheiro que irá construir uma família com ela no futuro.

No dia do anúncio, o Sistema de Pares da Sociedade revela que o par ideal de Cássia é Xander Carrow, ninguém mais, ninguém menos que seu melhor amigo. Parecia a escolha perfeita, até que algo extremamente incomum acontece: a tela se apaga e no lugar da foto de Xander, a foto de outro garoto surge: Ky Markham.

Mesmo nunca tendo visto Ky com outros olhos, a idéia de que ele talvez pudesse ser seu par ideal, mexe com Cássia e a faz mergulhar em questionamentos e dúvidas a respeito de si mesma e da Sociedade em que vive. Até onde vale a pena sacrificar a liberdade de escolha em prol de uma melhor qualidade de vida?

A idéia central do livro é muito boa, a sinopse que me fez lembrar o clássico 1984, de George Orwell, foi o que me fez desejar ler esse livro. Porém, embora não tenha sido uma decepção completa, para mim, Destino deixou um pouco a desejar. A leitura é fácil, rápida, mas não contém grandes seqüências de ação, talvez por se tratar do dia-a-dia da personagem... Também senti um pouco de falta de maiores explicações sobre a evolução da sociedade, de que forma ela chegou ao ponto de ser como é.

Mas acho que o que mais me incomodou é que embora teoricamente Cássia, Xander e Ky formem um triângulo amoroso, pelo menos nesse primeiro livro, parece ficar claro a preferência de Cássia por um deles, visto que este aparece na história (e nos pensamentos dela) com muito mais freqüência que o outro (e pelo o que vocês podem notar, eu torço por esse outro, mesmo que os dois sejam fofos, cada um ao seu modo. Hehehe.)

De qualquer forma, aguardo o segundo livro com esperanças de que seja melhor que o primeiro, e recomendo o livro, nem que seja só para nos fazer refletir e valorizar a liberdade de escolha que ainda temos. ;)

Felipe 08/01/2012

Resenha - Destino, Ally Condie
DESTINO
de Ally Condie,
editora Suma de Letras.

Cássia confia absolutamente na Sociedade.Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para constituir uma família.
Ela acabou de completar 17 anos e o grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro.
Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso e íntimo dela a tantos anos - , tudo parace bom demais pra ser verdade.
Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo - o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece desmoronar.
Agora Cássia vê a sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo Mundo.

Lá, na sociedade eles, os moradores não tem que se preocupar com nada, por exemplo, com dinheiro, pois tudo do que eles precisam é oferecido pela Sociedade. Não se preocupam com roupas, pois a Sociedade oferece-lhes roupas para toda situação, desde exercícios, à festas. Teve certos momentos da história que dava vontade de morar naquela Sociedade perfeita, mas graças a Deus, essa passava rápido rs'. E Cássia, durante a história você desenvolve uma paixão por ela, se identifica com certas coisas. Tem também o Xander, um garoto que pelo que me parece segue rigorosamente as regras, até certa parte , porque depois...se rebela. Destino é foi uma ótima leitura, uma leitura muito agradável.

Tudo em seu devido lugar, ja imaginou viver assim, não poder escolher noivo? Sua casa? Sua comida? Suas roupas? Então, Cássia vive assim durante toda sua vida, até que aparece Ky, um garoto que já era amigo de Cássia na infância, mas que depois perderam contato.Ele reaparace misterioso e tem uma história de vida um tanto comovente. É dele o segundo rosto que aparece no microcartão de Cássia. A sociedade é perfeita, portanto não admite nenhum erro; mas se apareceram dois rostos no cartão, então ela não é tão perfeita assim. Não é? Eu odiaria viver lá, e tenho quase certeza que vocês também não, por que lá eles não podem nem correr em público!

Nesse livro, a protagonista - Cássia, vai perceber como é absurdo viver nessa sociedade, como viveram até agora.
A história foca muito na vida dela, em seus dia repetitivos, e a sociedade faz sim com que todos os dias de sua vida seja exatamente iguais. Chega a ser previsível

Não, não foi como outros - em que na maioria - não apostava nada. Em Destino eu apostei, e valeu a pena, nele apostei pois a capa e sinopse me cativaram; porém não foi tudo isso que esperava , mas foi uma ótima leitura. Como já disse uma leitura muito agradável. Um livro fino, rápido e contagiante. Já to louco pra ler CROSSED, o segundo volume da trilogia.

Avaliação: 5/5

Enfim, para finalizar o livro é 10! Vale super a pena.