Destino

Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

_marice 27/07/2013

Ao contrário da teoria do apocalipse, em Destino o futuro é bom. As coisas são muito desenvolvidas – tecnologia, por exemplo. Mas, toda sociedade tem que ter alguém que a controle. É ai que entra a Sociedade (quanta criatividade...).

A Sociedade é o governo deles. Para o seu “bem estar”, ela escolhe tudo por você. E quando digo tudo, é tudo mesmo: com quem vai casar, o que vai comer, que roupa vai vestir, com o que vai trabalhar, entre outras coisas.

E é nesse futuro que vive Cassia Reyes. Cassia é uma adolescente normal. Ela obedece as regras, faz o que mandam. O livro começa com ela indo para o seu Banquete do Par. Lá vai ser escolhido o seu futuro marido, seu Par. Para a surpresa de todos, Cassia e seu Par já se conheciam – algo que era muito difícil de acontecer.

As coisas se complicam quando, no dia seguinte, Cassia vê o rosto de outro garoto no microcartão que recebeu na noite anterior, que até então, era sobre o seu Par.

Já li Destino já faz um tempinho. Eu tenho mania de fazer a resenha assim que termino de ler, mas deixo sem postar. Isso acontece com todo livro. Enfim...

Antes de começar a ler, estava muito empolgada. Já tinha visto tanta teoria para o futuro, que queria ver qual seria dessa vez. Mas assim que comecei a lê-lo minha empolgação virou pó. Não que o livro seja ruim, porque não é, mas eu estava esperando mais ação.

No entanto, depois do capítulo cinco, ela voltou. A partir daí, Cassia começa a se perguntar o porquê de obedecer a Sociedade, o porquê confiar cegamente nela. A cada capítulo você sente sua rebeldia.

Tiveram momentos que eu fiquei furiosa. Sério. Você vê aquelas regras e pensa “Mas que coisa estúpida, porque obedecer?”, mas a nossa querida Cassia obedece sem pestanejar.

Acho que esse livro foi a introdução para o próximo, Crossed. Esse, espero eu, deve ser melhor do que Destino.

site: http://mundo-da-noite.blogspot.com.br/

Angelo 03/08/2013

Me encantei pelo livro, pelo enredo. Recomendo!

Taci 10/08/2013

Cassia vive numa sociedade do futuro em que tudo é decidido pela sociedade, incluindo a própria morte das pessoas. Após ter seu banquete do par, onde é anunciado quem será seu par pro resto de sua vida, ela recebe um tipo de cartão que contém todas as informações sobre ele. Quando ela resolve dar uma olhada no cartão, já que ela conhece absolutamente tudo sobre seu par, que é seu melhor amigo, Xander, ocorre um erro estranho mostrando rapidamente a foto de outro rapaz. Então Cassia tenta descobrir porque os funcionários cometeram um erro, e coisas estranhas começam a acontecer.
Quando fui ler Destino coloquei muita expectativa no livro, acreditava ser um pouco parecida com A Seleção ou Divergente entres outras distopias, mas bem, não foi nada como esperado. Pra dizer a verdade, eu me decepcionei com Destino, demorei três a quatro dias para termina-lo.
Primeiro, Cassia é uma personagem que não gostei nem um pouco, segundo, esperava um triangulo amoroso em que Cassia deveria escolher e nós leitores ficaríamos em dúvida de quem mais gostamos. Cassia não deu nem um pingo de ousadia a Xander, e a maioria das cenas ocorria em torno de Ky e as conversas na montanha. E Ky não me conquistou nem pra amigo, e desejo e muito que Xander ficasse com Cassia, pena que quase não aparecia no livro.
O livro nos dá uma perspectiva do futuro e de analisarmos o nosso papel na sociedade, mas fora isso eu não gostei tanto assim. Eu só não o abandonei porque sou muito curiosa pra deixar uma história não terminada. Mas confesso que estou um pouco curiosa sobre o que vai acontecer no segundo livro da série de Ally.

site: www.carinhodaspalavras.com.br

Karini.Couto 24/08/2013

Destino é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Ally Condie.

A Sociedade decide quem será seu par e com quantos anos irá conhecê-lo, a Sociedade decide no que irá trabalhar, a "Sociedade" decide a quantidade de comida e o que você irá comer e até mesmo com quantos anos você irá morrer! A Sociedade decide tudo por você!

A Sociedade visa à perfeição e a eternidade. A Sociedade cuida de você, mas somente se você não se rebelar!

Em Destino conhecemos Cassia, uma jovem de 17 anos que acaba de conhecer seu par no "Banquete do Par", uma espécie de baile que a Sociedade promove para que os jovens possam conhecer aquele com quem fará o contrato (casamento). Cassia fica surpresa ao ver que seu par está bem perto, algo praticamente impossível de acontecer, seu par é seu melhor amigo de sempre! Xander! Tudo parece bem até que ao inserir o micro cartão no terminal para saber mais detalhes sobre Xander (algo que pudesse ainda não saber), Cassia se surpreende com uma imagem de Ky e a partir daí começa a se questionar sobre as escolhas que a Sociedade tem para com os cidadãos e aos poucos começa a ver Ky com outros olhos.

Falar sobre Destino é no mínimo interessante, uma obra onde podemos perceber várias semelhanças com a nossa sociedade, mesmo que Destino se passe em um tempo futuro!
Fico me perguntando como realmente será nossa sociedade daqui a séculos? Como viveremos? Vou deixar essa pergunta para que a imaginação de vocês, que já leram esse livro, possa pensar a respeito! E aqueles que ainda não leram possam já se indagar a respeito disso!

O livro retrata a "necessidade" do governo em nos controlar em busca de uma maior harmonia e perfeição. Em busca de uma vida regrada aos interesses da sociedade, onde falhas não são aceitas e erros não são permitidos! Onde não há conflitos, onde todos são "teoricamente" tratados como iguais; vestindo as mesmas roupas, comendo as mesmas coisas, vivendo sob os mesmos padrões!

O livro é realmente bom, porém eu senti falta de ação. O livro é poético, e com várias mensagens nas entrelinhas para que possamos refletir sobre o futuro da nossa própria sociedade! Porém o livro é meio parado e o romance entre Cassia e Ky não me convence, pois antes de Cassia ver o rosto de Ky no terminal, ela não era apaixonada por ele, nem mesmo percebia bem ele, apesar de pertencerem ao mesmo grupo de adolescentes que interagem dentro dos padrões da Sociedade. Se Cassia não tivesse visto a imagem de Ky no terminal tudo continuaria como deveria ser, pois ela era uma jovem exemplar, alguém preocupada com as regras, alguém que almejava ser tudo aquilo que a Sociedade espera e aí de repente após ver uma "falha" no terminal ela começa a repensar tudo? Sei lá, foi forçado demais!

Existe uma luta acontecendo; pelo menos é isso que ficamos sabendo perto do fim do livro. Uma luta daqueles que não concordam com os padrões impostos pela Sociedade, mas isso fica praticamente pincelado, acredito que no próximo livro teremos um foco maior nessa parte! A estória tem um potencial enorme para ser "a série", mas a Ally Condie meio que jogou tudo no nosso colo e disse se vira! Faltou um desenrolar mais rico em detalhes, faltou mais ação, algo que esperamos de um livro com essa temática, mas na grande parte do livro ele foi morno, com muitas informações, porém sem grandes explicações e detalhes.

Não me entendam mal.. O livro é bom! Mas ele poderia ser bem mais que isso! Ele poderia ter sido um dos meus favoritos do gênero, mas faltou muito para isso! O tema proposto é excelente, mas achei muito corrido! O final do livro me deixou curiosa para saber o que vem a seguir então logo teremos resenha de "Travessia", segundo livro da série e espero que a autora nos mostre a estórias de forma menos corrida e que nos passe mais informações sobre a Sociedade, sobre Cassia, sobre Ky, Xander e todos os personagens secundários e principalmente sobre a luta!

Destino ficará na minha estante guardadinho, pois acredito no potencial da série! E acredito que Ally Condie possa me surpreender com os próximos livros! E acredito que essa triologia possa se tornar uma das minhas favoritas!

site: http://www.mixliterario.com/2012/06/resenha-destino-ally-condie.html

Só Sobre Livros 18/09/2013

Felicidade Programada
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/felicidade-programada-renata-lima.html

Duda 18/09/2013

destino
Eu amei esse livro, ele fala sobre uma garota que vive na sociedade como é chamado o lugar, os ideres da sociedade decidem tudo que ela faz, quanto tempo ela se diverte, em que ela irá trabalhar e até mesmo com quem ela se casará, só que a sociedade tambem erra e ela começa a ver que nada daquilo é pro bem dela e começa a contestar a sociedade.

Lu 04/10/2013

Eu tinha esse livro há um bom tempo parado na minha estante e uma vez eu queria muito o ler, mas a vontade aos poucos foi passando, não sei exatamente o porquê. De alguma forma me arrependo de não tê-lo lido antes, pois de fato eu nunca imaginei que gostaria tanto dessa distopia. No entanto, quando eu penso o que falar dela eu penso: “sei lá”. Contraditório? Um pouco, mas essa é uma daquelas coisas que apenas não conseguimos explicar, porém vou tentar passar da melhor forma o que eu senti e o que eu achei desse livro para vocês.

Até esse livro eu nunca tinha parado para pensar como uma distopia seria de fato se acontecesse em nosso mundo, sinceramente não acredito que alguém tenha o poder de tirar o amor das pessoas como em Delírio, ou que tenhamos crianças com superpoderes como em Mentes Sombrias (que é a melhor distopia que já li), mas depois de Destino tenho certeza que seria como nesse livro.

Pois as pessoas não deixaram de sentir, mas tudo o que elas vivem é controlado. Quando dormem, quando comem (e quanto também), o que vestem, o que falam, o que sonham, com quem casam, quando podem ter filhos, no que trabalham, quando morrem. E é nessa sociedade que somos apresentados a Cassia, uma garota que sempre viveu nessa sociedade e acreditou nela, até que por acaso ocorre um erro na escolha do seu par, que mudará toda a sua vida. E então conhecemos o Ky, um cara misterioso que faz esse livro valer a pena.

A Cassia é uma garota normal, que sinceramente não é a melhor protagonista, mas também não é insuportável, é apenas normal, o que não me desagradou, nem me agradou, pois eu senti que o fato de ela ser assim deixou o livro um pouco parado. Acredito que se ela fosse mais emotiva ou mais guerreira as coisas teriam acontecido antes e eu não acharia ele “sei lá”, pois teria mais ação, mais dinamismo.

Quando as pessoas falam desse livro parece que vamos ter um triângulo amoroso por causa do erro que aconteceu com o cartão do par da Cassia, e de fato existe um pseudo-triângulo, mas ele é tão pequeno e até sinto que ele tinha chances de existir no começo, mas a autora mata cada parte dele aos poucos, tornando-o totalmente inexistente o que só me fez vibrar. Mas apesar de não existir esse triângulo, os nossos mocinhos são nada mais que perfeitos.

O Xandler é o cara mais fofo do mundo, o companheiro para todas as horas, o melhor amigo, e não tem como não torcer para que ele seja feliz. Mas o meu grande amor é o Ky, que é lindo, perfeito, carinhoso, inteligente e misterioso, tem algo sobre ele que é fascinante demais e que faz você querer ler o livro cada momento mais e mais.

Sinto que os meus sentimentos em relação a esse livro são confusos, mas o recomendo. Sinto que vocês têm que conhecer esse mundo, pois ele é de fato um livro bom, e que abre os nossos olhos para o que poderia acontecer em uma sociedade futura.

site: http://www.lendoaoluar.com/2013/09/resenha-destino.html

Kamila 11/11/2013

"A minha forma de não entrar docemente"
Imagine uma Sociedade onde tudo é controlado por um grupo de pessoas, os Funcionários, que decidem tudo na sua vida, desde o que você come e veste até o dia em que você morre - todos os cidadãos morrem exatamente no seu aniversário de 80 anos. Uma outra coisa que é comandada pela Sociedade é com quem você casa, existe uma escolha a ser feita: se você quer se casar e formar uma família ou ser um Solteiro. Ao escolher se casar, você é convocado pela Sociedade no ano seguinte ao seu aniversário de 17 anos para o Banquete de Pares e lá você irá conhecer o seu Par, a pessoa que é perfeitamente compatível com você quanto a genética, com a finalidade de gerar filhos perfeitos e tornar a Sociedade ainda mais imune de Aberrações e Anomalias. Foi dessa forma que eles conseguiram acabar com várias doenças, o Câncer por exemplo.

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros"

Nossa personagem principal é a Cassia Reyes, o livro começa exatamente no dia do Banquete de Par dela que está muito empolgada e ao mesmo tempo nervosa, pois, é a ocasião pela qual ela esperou a vida inteira, o dia em que ela verá o rosto do seu par e escutará seu nome pela primeira vez. Mas quando Cassia é chamada para conhecer seu Par o Terminal (a televisão) que deveria exibir o rosto do garoto se apaga, o que significa que o seu Par é da mesma província que ela, algo extremamente raro de acontecer. E para completar, o garoto que é designado para ela é Xander, o seu melhor amigo.

Não poderia ter acontecido algo melhor, suas famílias são amigas e moram na mesma rua, o que significa que nenhum dos dois precisará se mudar. Eles próprios ficam muito felizes com isso e ela acha desnecessário o micro cartão que recebe da Sociedade com todos os dados de Xander e as Instruções de Namoro, afinal, ela sempre foi sua melhor amiga e o conhece melhor que ninguém. Mas no outro dia, ao colocar o micro cartão no Terminal a imagem do rosto de Xander aparece e após alguns instantes o Terminal desliga e quando volta a funcionar aparece o rosto de um garoto diferente, Ky Markham.

Ky e Cassia não são muito próximos, mas ele faz parte do seu grupo de amizade e costumam sair junto às vezes. A verdade é que Cassia nunca prestou muita atenção nele, mas depois do ocorrido começa a reparar mais e como coincidência, passam a fazer a mesma Atividade de Recreação e aos poucos vão se envolvendo e conhecendo um pouco mais um ao outro.

"Nosso tempo juntos parece uma tempestade, parece o vento selvagem e a chuva, parece algo grande demais para ser controlado, mas poderoso demais para escapar."

Além de conhecer o passado de Ky ela passa a saber mais sobre o que está por trás da Sociedade, coisas que ninguém sabe ou desconfia, e o mundo que ela passou a vida todo amando vai se desabando aos poucos e dando lugar a um lugar manipulador e hipócrita, que diz ser tão preocupado com seus habitantes mas que indiretamente os mata, fazendo-os viver como experimentos e envenenando-os aos poucos.

Um dos meus gêneros preferidos é Distopia, pois retrata claramente o mundo em que vivemos e apesar de ser livros futurísticos e por isso ter um certo exagero, a possibilidade de acontecer algo desse tipo com nossa sociedade é gigante, e já acontece se você parar para analisar. Somos constantemente manipulados a fazer o que um grupo de pessoas acha certo, muitas vezes deixando de ser nós mesmos para seguir um padrão ridículo que é criado ao decorrer do tempo.

Eu gostei desse livro por isso, as descobertas da personagem foi muito bem construída e deu para perceber e acompanhar seu amadurecimento. Nem o triângulo amoroso, que é algo que não suporto, me irritou, principalmente porque a Cassia é sincera e isso é uma característica que me fez gostar ainda mais dela.

"Há tanta coisa que eu quero. Sinto isso com tanta intensidade que sou água, um rio de quereres, recolhido na forma de uma garota chamada Cassia."

Outro ponto positivo do livro é a sua escrita, a Ally escreve de uma maneira muito doce e o livro é recheado de poesia, foi muito gostoso de se ler. Enfim, indico bastante esse livro, principalmente para quem gosta de Distopia e Romance. ♥

site: gostoliterario.blogspot.com.br

Leitor Sagaz 18/11/2013

Você não pode mudar seu destino!
Começo perguntando a você. Isso mesmo você ai! Como escolher entre a perfeição e a paixão??Entre a segurança e o risco???Sabe a resposta?? Também não!hehehe

Destino é o primeiro livro de uma trilogia " Matched" que foi lançada pela Suma de Letras, veio com uma capa simples mas que chama muita atenção, apesar da letra pequena conseguiu me prender com a narrativa fácil e bem desenvolvida.

Esse livro me fez questionar tudo que a nossa sociedade impõe sobre nós, nossos pensamentos, críticas, amores, valores, coisas que nos são implantadas desde que nascemos. Isso não me parece certo. São como ditadores, dizendo de que horas devemos dormir, o que precisamos comer, quem devemos amar.

Onde fica o livre arbítrio?

Aqui vamos acompanhar a Cassia na sua longa jornada de amadurecimento e nas descobertas que irão surgir no processo.

Para Cassia tudo parecia correto, nunca pensou uma única vez questionar o que a sociedade dizia. Tudo era do jeito que era.

Seu grande dia, o baile do Par tinha chegado onde seria anunciado o nome daquele que ela deveria conhecer e se casar. Havia imaginado isso várias vezes acontecendo, o telão se acendendo e mostrando para todos um rosto desconhecido que seria no futuro seu marido, companheiro e pai dos seus filhos, mas naquela noite foi diferente, o telão se acendeu e revelou a foto de Xander seu melhor amigo. Uma alegria surgiu em seu peito quando olhou para o outro lado do salão e viu Xander sorrindo para ela. Conhecia tudo nele, a beleza, inteligência, simpatia e a familiaridade de se estar junto. No dia seguinte viu em seu micro-chip aparecer a foto de outro garoto como sendo seu par, o sensível Ky.

A Sociedade nunca cometia erros. Como explicar o que aconteceu a ela?
Como escolher entre Xander e Ky?Ela tinha essa escolha?

"A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."

Essa meu caro é uma caminhada que não será fácil de acompanhar, primeiro porque mudar o sistema vai contra todas as regras, segundo pode ser o rompimento de uma grande amizade.

A autora me surpreendeu com esse livro, me envolveu, mergulhei de cabeça na vida de Cassia e senti com ela todas as dores de suas escolhas. Depois que comecei a leitura não consegui parar de ler, tanto que terminei em um dia.

Super recomendo essa leitura, não tenham medo de se apaixonar, depois quero que vocês me digam o que acharam. Certo??Combinado??Então tá!

Boa leitura!

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/10/resenha-destino-ally-condie.html

Dani 09/12/2013

Fiquei surpresa
Esse livro me surpreendeu muito. Eu fui ler porque estava na minha lista, mas eu achava que não gostaria, pois ando detestando todas essas histórias com triângulos amorosos, sociedade controladora e adolescentes. A única que salva é Jogos Vorazes. Mas eu amei! Li em poucos dias e não conseguia largar mais. Teve alguma coisa ali e outra aqui que me incomodou, mas nada muito sério. Estou doida para ler o próximo.

Isa 16/12/2013

Um começo satisfatório
Destino foi um dos livros que eu hesitei em ler no começo. Não conhecia ninguém que já ouvira falar dele, somente o vi nas redes sociais e vagamente me interessei, mas tinha minhas dúvidas pois não sabia se valia a pena comprá-lo, o único modo de lê-lo. Porém, quando me foi presenteado,não tive outras dúvidas.
Destino se trata sobre uma sociedade distópica (ou utópica, como quiser nomear) cuja característica mais marcante é o controle sobre seus cidadãos: o Estado escolhe o seu trabalho, onde você vive, o que come, o que veste, com quem você casa, a que idade terá seus filhos, tudo determinado por estatísticas deste governo. Nesse mundo, todos possuem o necessário para viver uma larga e feliz vida até os 80 anos, idade em que "morrem", sem temer sequer doenças como o câncer, privados do direito natural humano que é a escolha. Os seres humanos são até mesmo classificados de aberrações ou anomalias por se infringem alguma regra. Há uma lista de 100 canções/pinturas/poemas que a população pode admirar, sem ter o direito de criar nada novo.
Então, quando começamos a ler este futuro apresentado por Ally Condie, nós pensamos que é um ambiente sufocante e que a protagonista Cassia Reyes passará o tempo todo se rebelando contra este sistema, né? Errado.
Quando conhecemos Cassia, de 17 anos, ela está mais que conforme com a Sociedade, o governo que controla tudo. Quando seu melhor amigo é escolhido para casar com ela, Cassia está muito mais que feliz. Esse aspecto foi o que me chamou a atenção, a conformidade e até admiração da população por um governo que os priva da liberdade de escolha, algo que me lembrou imediatamente de sociedades como a Alemanha Nazista e a Rússia Soviética, ou a aclamada distopia 1984, de George Orwell.
Um ponto positivo para a autora, sem dúvida, mas como ela fez Cássia abrir os olhos foi algo um pouco clichê e de fácil saída: romance. Em seu microcartão de noivado, em vez de aparecer a foto de seu melhor amigo e futuro marido, aparece a de outro garoto, Ky Markham, classificado como aberração por algo que sua família fez. Somente então ela começa a questionar a Sociedade e a sua vida, enquanto Ky lhe "conta" (de certa forma) sobre certas situações que ocorrem debaixo do paraíso que é a sociedade.
Não me levem a mal, gosto de romance quanto qualquer outra garota. Porém, o romance aqui descrito em Destino é um pouco meloso. Com direito a poemas proibidos, montanhas, desenhos relatando histórias de passado... a narração é em primeira pessoa, e achei que a autora tentou ser um pouco... não sei, poética, mas de qualquer forma pareceu forçado. O romance sem dúvida foi o foco do livro, tanto que o melhor amigo e futuro amigo designado, Xander Carrow, não aparece tanto no livro. Por isso, quando terminei de ler Destino, não pude deixar de pensar que queria saber mais da Sociedade e a população conformista, de Xander, ou do avô de Cassia.
A escrita é fluida, constante, sem reviravoltas surpreendentes, a não ser que você se surpreenda no final, como eu me surpreendi. Se você busca um livro que seja de um ótimo entretenimento, um romance fofo e personagens cativantes de qualquer forma, leia Destino. Mas se busca uma distopia digna de crítica ou de reflexão, leia 1984.

Mariana Storck 17/01/2014

Destino - Ally Condie - 3 estrelas
Como vocês viram pela sinopse, "Destino" vai contar a estória da Cassia, sobre a personagem eu não senti nada, não é aquele por quem eu me identifiquei e fiquei com vontade de ser sua amiga pro resto da vida, fiquei indiferente em relação a ela. Quado se vive em uma sociedade em que tudo é controlado não se tem muito o que fazer e isso era o que mais me incomodava no livro, de um jeito bom é claro, por que o que você come, o que você escuta, aonde você mora, com quem se casa, aonde se diverte, o seu trabalho... nada disso é escolhido por você e sim por quem comanda essa sociedade, e já que a nossa protagonista Cassia nasceu em um meio assim pra ela é normal, então ela aceita tudo o que é imposto.

Xander é o amigo (perfeito) de Cassia, Ky é uma aberração que mora em sua rua, Em é sua melhor amiga e tem mais algumas pessoas em seu grupo de amigos. Tudo normal, tudo tranquilo, até a noite em que ela descobre quem será o seu par e ela recebe um micro cartão com as informações sobre ele, mas o problema mesmo é que aparece uma outra pessoa completamente diferente no cartão e que em hipótese nenhuma poderia vir a ser seu par, só que ela acaba se apaixonando por esse outro rosto, e é ai que as coisas começam a ficar difíceis pro lado dela.

A narrativa é bem tranquila, e com palavras de fácil compreensão, diagramação ótima e a edição está linda todas as capas dessa trilogia são simples e bonitas pra dizer a verdade.

O motivo de eu ter dado apenas 3 estrelas foi por causa da personagem principal, achei ela muito sem graça e as lembranças dela me irritavam bastante. Se ela via uma pedra ela lembrava de alguém ou algum acontecimento na vida dela e tem hora que isso fica massante. E vamos combinar, se a estrela do livro é chata acaba perdendo um pouco a graça, o que a favoreceu (em minha opinião) foi o fato dela não ser melosa, ela tava apaixonada pelo cara e mesmo assim estava mais preocupada em proteger a família e em como poderia estar com ele ao mesmo tempo. Mas compensou um pouco o universo que a autora criou e como eu gosto bastante de distopias com essa não foi diferente, tudo bem planejado.

Porém estou com uma grande esperança em relação ao segundo livro (que eu já comecei a ler, aguardem a resenha), pois a narrativa será intercalada entre a Cassia e um outro personagem, então não vou ter que ficar aguentando tantas lembranças assim, e também promete ser mais emocionante e movimentado! É aguardar pra ver o que me espera!

site: http://portaoazul.blogspot.com.br/